Morre Nelson Mandela, ex-presidente e líder histórico da África do Sul

Nelson Mandela

O ex-presidente e líder histórico da luta contra a segregação racial da África do Sul, Nelson Mandela, morreu nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013. A notícia foi transmitida à nação e ao mundo pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma.

“Meus amigos sul-africanos, nosso amado Nelson Rolihlahla Mandela, o presidente fundador da nossa nação democrática, foi embora. Ele morreu em paz, na companhia da sua família, por volta das 20h50 (horário sul-africano) neste dia 5 de dezembro”, comunicou Zuma em rede nacional, enquanto uma multidão de sul-africanos, permeada por policiais e jornalistas, se mobilizava na frente de sua casa, à espera da notícia. “Ele está descansando. Ele está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu um pai”, resumiu Zuma.

Mandela tinha 95 anos e há muito lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta contra o Apartheid, regime segregacionista que imperou durante décadas no seu país. Ele passou 27 anos preso para depois se eleger presidente da África do Sul, de 1994 a 1999.

Durante o último ano, Mandela havia passado muitos meses internado em condições críticas, mas recentemente retornara para seu lar, onde permaneceu até hoje, ao lado de familiares e amigos.

Após o comunicado de Zuma, o povo em frente à casa de Mandela começava a cantar e orar, enquanto o mundo começava a absorver a notícia e prestar sua homenagem unânime a um dos mais importantes e determinantes nomes do século XX. “Estou profundamente triste pela morte de Nelson Mandela, um campeão pela justiça. Ninguém como ele fez tanto pelos valores e aspirações das Nações Unidas”, disse o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, perante a imprensa, em Nova York.

“Personalidade maior do século XX, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul”, afirmou Dilma Rousseff. “Com sua valente dignidade e sua incansável disposição para sacrificar sua própria liberdade pela liberdade dos outros, Mandela transformou a África do Sul e comoveu a todos”, resumiu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Uma grande chama se apagou no mundo”, resumiu o premiê do Reino Unido, David. Cameron.

Uma vida de resistência, sonho e luta contra a segregação e a favor da união

Nascido em 18 de julho de 1918 no vilarejo de Mvezo, no distrito de Umtata, região sul-africana de Transkei, Rolihlahla Mandela foi o grande nome da luta contra o fim da divisão entre brancos e negros na África do Sul.

Em 1962, Mandela foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e por viajar ao exterior sem autorização. Em 1964, foi novamente julgado e condenado à prisão perpétua por sabotagem e por conspirar para outros países invadir a África do Sul. No julgamento, ele se declarou culpado da primeira, mas jamais assumiu a segunda acusação.

Mandela passou 27 anos preso. Os primeiros dezoito, na ilha de Robben. Em 1976, recusou uma revisão da pena em troca de retornar para sua região de origem. Em 1985, também rejeitou a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada. Ele finalmente foi libertado em 11 de fevereiro de 1990, quando sufocado pelas sanções internacionais, o regime do Apartheid iniciou um processo de abertura e soltou o principal rosto de sua oposição.

Em 1991, Mandela foi eleito o presidente do Congresso Nacional Africano, principal partido negro do país que fora banido nos anos 60 e recém retomava as atividades. Engajou-se de corpo e alma ao fim do regime segregacionista e, em 1993, conquistou o prêmio Nobel da Paz ao lado do presidente Frederik Willem de Klerk por seus esforços conjuntos pela reconciliação do povo sul-africano.

Em 27 de abril de 1994, foi eleito presidente nas primeiras eleições multirraciais do país, colocando um ponto final no regime segregacionista que governara a África do Sul por 46 anos. “Nós enfim atingimos nossa emancipação política. Nunca, nunca e nunca de novo deixemos que essa linda terra experimente a opressão de um pelo outro”, disse em seu discurso de posse, em 10 de maio de 1994.

Fonte: Terra

21 Comentários

  1. Eu sei que muita gente vai subir nas tamancas, e tentarão distorcer os fatos,mas é a mais pura verdade !

    Nelson Mandela tinha amigos que muito lhe ajudaram na sua luta contra o apartheid , entre eles estava Muamar Kadafi a quem Mandela foi pessoalmente agradecer na Líbia tão logo saiu do seu cativeiro,outros foram as forças armadas cubanas que juntamente com as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola feriram de morte o regime segracionista da África do Sul na Batalha de Cuito Cuanavale levando ao fim o regime de segregação racial su-lafricano !

    Mandela ainda se colocaria a favor da questão palestina e de muitos outros movimentos sociais !

    O único líder do século XX que poderia estar à altura de Mandela era o Mahatma Gandhi !
    Descanse em paz Mandela,seu exemplo sera eterno !

    • Cesar, complementando seu comentário:

      Mandela recebeu apoio de Kadhafi e dos cubanos em sua luta contra o apartheid… Ao mesmo tempo em que EUA, Israel e Inglaterra apoiaram com unhas e dentes o regime do apartheid, enquanto isto foi possivel!

      Israel chegou até mesmo a transferir tecnologia para o regime racista da Africa do Sul construir sua bomba nuclear, eram regimes irmãos…e Infelizmente, o regime de apartheid continua vivo em Israel até hoje.

  2. Para mim Mandela morreu no Uns dias antes de 11 de Fevereiro daquele ano. comeco de Fevereiro de 1990. Renegou a bandeira de libertacao dos africanos em troca de compromisso, que permetiu uma camada minoritaria dos africanos atingir uns privilegio economico negado a maioria. Foi por isso que a burguesia internacional que por mais de 25 anos o considerava um terrorista e que seu lugar era a prisao onde passou 27 anos, de repente passou recebe-lo com galas, e tapetes bordados a ouro.A burguesia internacional mudou de ideia de como defender seus interesses?Nao. ela continua a mesma, sempre buscando defender seus interesses, custe o que custar, seja la qual for o meio necessario. Quem mudou, quem recuou, quem renegou, foi Mandela, e acima de Mandela o partido politico a que pertencia, que nada mais era que uma frente do partido comunista da africa do sul, que seguia orientacao do partido comunista sovietico de Moscow que na epoca estava entregando a economia sovietica ao Fundo Monetario Internacional, isto e para Wall Streeet.

    • Leia o que o comunista JOJO escreveu acima para vc aprender alguma coisa e parar de falar merda… cresça e apareça…

  3. Um grande líder se foi … e que, mesmo após 27 anos de prisão política, nunca usou a retórica do revanchismo para atacar ou perseguir quem quer que seja.
    Abraço,

  4. “Tudo o que os EUA querem é o Petroleo Iraquiano”

    Lembro-me como se fosse as palavras do Grande Mandela na ONU !!!

    .
    Realmente é um apena a partida deste ícone !!!

    • Perfeitamente… e será lembrado por isso… ao contrário, o imperador de Garanhuns não solta o osso… é a diferença entre um estadista de verdade e um psicopata socialista…

  5. por LUCENA
    .
    .
    .
    Nelson Mandela,em vida era tratado como um Ícone da liberdade contra povos oprimidos,até mesmo pelos seus opressores e também, daqueles que apoiaram os seu opressores quando a África do Sul estava refém de uma horda de simpatizante neonazista.
    .
    Nelson Mandela,assim como Ghandi que mostraram para o mundo, o quanto o ser humano tem o seu valor de grandeza perante ao mundo e ao mesmo tempo, quanto é insignificante,pequena é as forças da opressoras,como fora sempre e será.
    .
    Os dois ,quando este militaram na África do Sul contra o conservadorismo da ignorância,pois na sua época,estiveram enfrentando heroicamente a mesma força que está ai,reprimindo o povo através do terrorismo que esta força espalha pelos quatro cantos deste mundo.
    .
    Nelson Mandela,Ghand,Luter king,Abrão Lincoln,D.Herder Cãmera,Madre Tereza de Calcutar,Dra. Zilda Arn,Herbert José de Sousa(Betinho),…etc;e tantos outros que lutaram contra a opressão e o sofrimento humano de uma forma nobre;todos estão no lugar onde fiam os homens e mulheres justos…na eternidade da glória,junto com os iluminados,com as sua coroas lá com o altíssimo,o Deus da Justiça e do Amor.
    .
    .
    Salve Mandela !!!!

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      O HOMEM QUE FEZ O IMPOSSÍVEL
      .
      O continente africano perde o seu maior herói e revolucionário
      .
      .
      Na noite da quinta-feira 5, o presidente sul-africano Jacob Zuma anunciou a morte do ex-presidente Nelson Mandela, líder vitorioso da luta contra o Apartheid. Com 95 anos e doente de infecção pulmonar e problemas de estômago, próstata e visão, ficou internado de junho a setembro e prosseguiu com tratamento intensivo em sua casa até o falecimento.
      .
      Formado em Direito, Mandela aderiu em 1943 ao Congresso Nacional Africano, partido socialista anticolonial e antirracista existente desde 1912. No ano seguinte, foi um dos fundadores da juventude do partido e tornou-se o principal líder regional do CNA nos anos 1950.
      .
      Acusado de ser comunista, foi detido em 1952 e em 1956. Ao atuar na clandestinidade, foi (com ajuda da CIA) preso mais uma vez em 1962 e desta vez condenado à prisão perpétua.
      .
      Apesar de ser classificado como terrorista e agitador comunista pelo regime racista branco e seus aliados, inclusive Ronald Reagan e Margaret Thatcher, o crescimento da resistência interna e do boicote internacional ao Apartheid obrigou o governo de Pretória a transferi-lo para uma prisão na Cidade do Cabo em 1982 e tentar negociar a partir de 1985. Em 1990, já idoso, foi libertado e passou os quatro anos seguintes organizando a transição para a democracia.
      .
      Eleito primeiro presidente negro do país, governou de 1994 a 1999, desmantelou as instituições racistas, investigou os crimes do regime branco, promoveu a reforma agrária e uma integração racial pacífica. Tornou-se, desde então, um herói nacional e mundial, embora os EUA só tenham se lembrado de retirá-lo da sua lista de terroristas em 2008.
      .
      .
      *********************
      .
      (*)fonte: [ cartacapital.com.br/revista/778/o-homem-que-fez-o-impossivel-3349.html ]

    • Pra mim tem uma pessoa que foi muito mais que todos estes juntos ANITA GARIBALDI.
      Uma mulher a frente de sua epoca.
      Tida como a primeira feminista.
      Heroina de tres mundos.
      Na Italia é heroina nacional e no Brasil por vir do seio do povo e ser revolucionaria nem é lembrada.

  6. O apartheid foi sem duvidas um dos regimes mais asquerosos da história moderna, o racismo idiota institucionalizado, deplorável.
    Mas devemos jogar luz a verdade histórica dos fatos, ambientes assim, são ferteis para a criação de falsos herois, NELSON MANDELA FOI UMA FARSA, ate mesmo os negros mais intelectualizados da Africa di Sul de hoje, sabem disto. Pouca gente sabe, mas a libertação de Mandela em 1990 foi parte de um acordo com a família Rockefeller. Eleito Presidente da África do Sul, Mandela assinou uma declaração dando toda a concessão de exploração de diamantes para a família Rockefeller, mantendo os negros africanos ainda como escravos nas minas de diamantes (um pouco dessa realidade é mostrada no filme Dia…mante de Sangue, que tanto desagradou Mandela). Em 2006 foi publicado no journal The New Republic uma reportagem sobre a participação do Sr. Mandela nas minas de diamante. http://amigosdadireita.blogspot.com.br/…/nelson-mandela…
    Mandela ordenou o famoso bombardeio da Church Street, e foi na hora do rush para maximizar as baixas de mulheres, crianças e bebês Africâner (brancos da África do Sul).

    • Ele descobriu a verdade na metade da vida… depois, deixou de fazer bobagens e realmente virou um exemplo para sua geração, conduzindo seu povo pelo equilíbrio e pragmatismo… fez um grande governo de transição… um Moisés do sul…

      • Não foi nada olhos azuis, isto foi um engodo das elites globalistas, tanto que a desigualdade social na Africa do Sul continua um abismo,uma sociedade fragmentada por diversas tribos e etnias,a violência urbana e gigantesca, ele não investiu na educação e qualificação profissional dos negros como devia, mas sim em politicas populistas de manutenção de poder de seu partido corrupto.

        http://homemculto.com/…/nao-chore-a-morte-de-nelson…/

        http://www.youtube.com/watch?v=F39l9zy1p-U

        http://omacartista.blogspot.com.br/…/um-terrorista…

        http://www.nybooks.com/…/06/mandela-communism-exchange/

        http://www.dailymail.co.uk/…/Mandelas-passing-looming…
        http://afrikaner-genocide-achives.blogspot.com.br/…/whe…
        http://portalconservador.com/nao-chorem-a-morte-de…/

      • Me referia somente ao fim do governo separatista e da política do apartheid… mas perante suas palavras eu me calo… vc com certeza sabe o que fala… eu tinha outra impressão… é bom ouvirmos quem tem mais conhecimento sobre o assunto… muito grato, amigo Fábio… sempre fala com conhecimento de causa… eis mais uma prova então que os esquerdopatas mudam a casca mas continuam sendo o que realmente são: loucos por poder e riquezas… não tem realmente interesse em libertar o povo… TRÁGICO… não a toa o girino, filho do sapo barbudo socialista está bilionário… só eles podem ser burgueses… e a imprensa esquerdopata engana-nos a todos… isso é bom para eu aprender a não acreditar que esquerdopatas podem realmente mudar…

  7. A esgotosfera estatal, financiada com o dinheiro dos nossos impostos, já está fazendo imensa ginástica verbal para comparar Nelson Mandela a Lula. Nada mais falso e desonesto. Agora que partiu Nelson Mandela não merecia ser tão aviltado. Mandela era humilde e fazia questão de não jactar-se da própria grandeza. Por outro lado Lula é vaidoso e messiânico. Mandela, entre o cárcere e o poder, sempre manteve uma moral irrepreensível e inabalável. Já.Lula sempre foi amoral, traço esse que se exacerbou com a sua chegada ao poder. Mandela nunca se corrompeu.E jamais teria como aliados Sarney, Maluf e Collor.

Comentários não permitidos.