Submarino japonês I-400 classe Sen-Toku da 2ª Guerra é encontrado na costa do Havaí

Cientistas que vasculham o leito do oceano Pacífico nos arredores do Havaí descobriram um submarino japonês da Segunda Guerra Mundial, considerado uma maravilha tecnológica que estava se preparando para atacar o Canal do Panamá quando foi abatido por forças dos EUA.

A embarcação de 400 pés (122 metros) da classe Sen-Toku, um dos maiores submarinos pré-nucleares a serem fabricados, foi achado em agosto a sudoeste da ilha de Oahu, segundo cientistas da Universidade do Havaí em Manoa. O submarino estava desaparecido desde 1946.

O I-400 e seu “gêmeo” I-401, achado na mesma região em 2005, eram capaz de dar uma volta e meia em torno do planeta sem reabastecer, e era capaz de abrigar três bombardeiros de asas retráteis, que poderiam decolar minutos após a emersão do submarino, segundo os cientistas.

O submarino foi achado por acaso no leito marinho rochoso a cerca de 700 metros de profundidade. Durante muito tempo, acreditava-se que ele estivesse mais distante da costa.

“Topamos com isso quando estávamos procurando outros alvos… É como ver um tubarão em repouso”, disse Jim Delgado, pesquisador a bordo da embarcação submersível Pisces 5, que viajou até o local do naufrágio.

Submarinos classe I-4000 e classe I-200

Segundo o arqueólogo, que trabalha para a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), o submarino foi torpedeado, ficou muito danificado e caiu quase de bico.

Na época do ataque norte-americano ao submarino, os EUA disseram não ter informações precisas sobre o local, numa aparente tentativa de impedir que a tecnologia caísse nas mãos da União Soviética, que exigia a devolução das embarcações para o Japão.

A descoberta do I-400 foi anunciada na segunda-feira, depois de a NOAA repassar suas conclusões para o Departamento de Estado dos EUA e para autoridades japonesas, segundo os pesquisadores.

REUTERS

Fonte: Terra

15 Comentários

  1. Agora vão restaurá-lo e implantar nova tecnologia nele, irão implantar também o motor ondulatório e assim criar uma Arma-Ondulatória, capaz de fazer frente ao Império dos Gamilas.

    Ironias a parte, foi um grande achado!

  2. A embarcação de 400 pés (122 metros) da classe Sen-Toku, um dos maiores submarinos pré-nucleares a serem fabricados, foi achado em agosto a sudoeste da ilha de Oahu, segundo cientistas da Universidade do Havaí em Manoa. O submarino estava desaparecido desde 1946.

    O I-400 e seu “gêmeo” I-401, achado na mesma região em 2005, eram capaz de dar uma volta e meia em torno do planeta sem reabastecer, e era capaz de abrigar três bombardeiros de asas retráteis, que poderiam decolar minutos após a emersão do submarino, segundo os cientistas.=== Parabéns aos Nipos,e vejo a razão do interesse dos Chineses nesse tipo se arma, se possível ontem será bem melhor e + poderoso hoje… Qto ao BRASIL..Sds.

  3. O mais incrível é que o Japão construiu essa fantástica armas nos anos 40, coisa que TALVEZ o Brasil não consiga nos dias atuais !
    Fica provado que tudo é uma questão política,que quando se quer se faz !

      • ”Si vis pacem, para bellum” = é na paz que se prepara para guerra.

        Meu caro Leandro Mello há um outro ditado que diz :
        ”_ Um homem prevenido vale por dois !”, ameaça reais nos já temos (4ª frota dos EUA),falta nos é vontade política mesmo,vontade de fazer acontecer !

        Se não criarmos formas de dissuasão em tempos de paz,sera muito mais doloroso cria-la sob ataque, a nossa hora é agora !

  4. Interessante , eram hidroaviões que decolavam impulsionados pela catapulta, mas pelo jeito, pousavam na água. Quando as condições de mar permitiam, recuperavam os aviões para dentro do navio usando um guindaste. Se o mar não permitia a recuperação, viravam aviões descartáveis, de uma só missão….

    Em condições de mar que impossibilitassem o pouso na água, para recolher pelo menos os pilotos, as missões aéreas ou seriam abortadas, ou seriam do tipo kamicaze…

  5. Curiosidade:

    O motor dos caças só podia entrar em funcionamento com a porta do hangar aberta, possibilitando a entrada do ar… Para isto o submarino teria que vir a tona e consequentemente, ficando exposto…

    A fim de encurtar o processo de lançamento e eliminar a necessidade de demorados aquecimentos do motor e para evitar que os Aichi fossem catapultados com um arranque a frio, enquanto os aviões ainda estavam fechados no hangar, era feito o aquecimento do óleo de motor, para cada avião em cerca de 60 ° C (140 ° F) numa câmara separada, bem como a água quente do radiador, que depois eram bombeados para dentro do motor, precisamente antes do lançamento… Desta forma, a temeperatura do motor do avião estaria próxima da temperatura de funcionamento normal logo depois de serem ligados…

  6. César Pereira
    4 de dezembro de 2013 at 15:33

    O mais incrível é que o Japão construiu essa fantástica armas nos anos 40, coisa que TALVEZ o Brasil não consiga nos dias atuais !
    Fica provado que tudo é uma questão política,que quando se quer se faz ! === BINGO…falou tudo …vide a situação da n FAB,e do n VLS quer melhores exemplos,trágico.Sds.

  7. Brasil? MB? Se bobear vão fazer uma proposta para comprar o ‘defunto’, gastar milhões e superfaturar mais alguns milhões e aí teremos o I-400M! o rei do estaleiro! hehehehehehehehehehehehehe

Comentários não permitidos.