Tensão na Ásia: EUA enviam novos aviões caça-submarinos ao Japão

Boeing 737 de Patrulha – P-8A Poseidon e ASW (Guerra Anti-Submarino)

O primeiro avião patrulha P-8 Poseidon da Marinha dos Estados Unidos chegou ao Japão, como parte de uma campanha que vai ampliar a capacidade americana de caçar submarinos e outras embarcações em águas próximas da China, num momento de tensão crescente na região.

O reforço militar americano, que já estava previsto antes da criação pela China de uma zona de defesa área que cobre ilhas controladas pelo Japão e reivindicadas por Pequim, inclui seis aeronaves que serão levadas à base aérea de Okinawa este mês. A primeira chegou no domingo, disse um porta-voz da Marinha dos EUA à Reuters. A missão nas águas a oeste do Japão será a primeira do novo avião.

O caça, construído pela Boeing sobre o avião de passageiros 737, foi idealizado para substituir o P-3 Orion, da Lockheed Martin, que está em serviço há mais de 50 anos. A chegada do primeiro P-8 aconteceu um dia antes da visita a Tóquio do vice-presidente americano, Joe Biden, numa viagem que está sendo ofuscada pela disputa territorial entre Japão e China no mar do Leste da China.

REUTERS

Fonte: Terra

69 Comentários

  1. O P-8A Poseidon, e o bixo, eu fico me perguntando se não poderiamos ter desenvolvido uma aeronave ASW, a partir do Embraer 190/195, ao invés de o Entregando Henrique Cardoso ter comprado 9 células caindo aos pedaços de Orions no deserto dos EUA, que ficaram mais de 10 anos sendo modernizadas na Espanha.

    • por LUCENA
      .
      .
      Pulguento,você sabe o quê um americanófilo do naipe do FHC é capaz,desse tipo só pode saí esse tipo de coisa…Hahahah…..até parece que você não conhece um congenere seu ?….Hehehhe

      • Congenere meu lunaticocena ?
        Não sou socialista, não sirvo a George soros, como o Entregando Henrique Cardoso, não fico defendendo legalização de putarias traslocadas da Kanabis, portanto ponha o lixo do FHC na canta dos seus, meu caro capacho de Trotski, o ei dos idiotas uteis..

      • Congenere meu lunaticocena ?
        Não sou socialista, não sirvo a George soros, como o Entregando Henrique Cardoso, não fico defendendo legalização de putarias traslocadas da Kanabis, portanto ponha o lixo do FHC na conta dos seus, meu caro capacho de Trotski, o rei dos idiotas uteis..

    • Não sei se o custo para o desenvolvimento de tal plataforma seria compensador, não sei qual foi o custo para a aquisição e modernização desses 9 orions. O fato é que em um mundo governado por metas de inflação, superavit primário, especulação financeira etc… questões estratégicas como o avanço tecnológico propiciado pelo desenvolvimento de uma plataforma dessas acaba ficando em segundo plano em alguns governos. Espero que o tal do pré sal leve algum frio na espinha da nossa sociedade em geral, para que surja uma politica de desenvolvimento tecnológico em um sentido bem amplo, independente de estarmos sendo governados por alguém de esquerda, direita ou vegetariano rs… Pois isso faz parte da democracia.

  2. Acho que a China é a que menos deseja um confronto neste momento , seria facilmente derrotada .
    Os yankees iriam adorar , esse o cenário que eles precisam pra reativar sua econômia e tomar mais um folego na hegemonia mundial.

  3. ós gringos estão enviando apenas para garantir a suas bases militares pois a militância para retirada deles já começou faz tempo
    coitado do japao e coreia do sul tao longe de deus e com bases americanas em seu território
    japao boi de piranha dos americanos ate quando esse povo japonês ter paciência com os gringos

      • Ele e o helvecio da moeda são dois miseráveis intelectuais… copiar é com eles mesmos… como vc disse, figuras insignificantes… até para esquerdopatas…

      • zoinho remelento você e seu filho o teropodre não acertam nada em geopolítica ,pois não passam de capachos de gringo
        pulgas amestradas de anglosionistas .

  4. “O caça, construído pela Boeing sobre o avião de passageiros 737…”
    ————————————

    °__O … Esta foi de doer!

  5. O que a China está fazendo é testar o limite de seus prováveis adversários, ou seja, até aonde será que eles vão.

    É bem verdade, que num futuro não tão distante, podemos ter conflitos armados naquela região. Meu único receio é que se a China (num futuro) entrar em guerra com os EUA e seus aliados, Russia e todos os ‘anti-imperialismo norte-americano’ terão um motivo ideal para também entrarem em guerra, e assim caminharemos para a 3º Guerra Mundial, aonde armas espaciais de destruição em maça, robôs e ciberguerra estarão presentes.

    • Ta bom , vc acredita infantilmente que a china sera um imperio bonzinho e iluminado kkkk, vai se decepcionar, a historia sempre se repete, nao ha naçao que alveja ser um imperio boazinha e amiguinha.isto so existe na cabeça de pre-adolecentes,se prepare , ja estao surgindo os anti-imperio-hans !

      • o Leandro mello esta correto ,falou o eu esta acontecendo e o que pode vir a acontecer
        já o teropodre acha que fazendo campanha barata contra a china vai ganhar um pirulito ,do titiu pedofila Sam

      • Em momento algum eu disse que a China se tornará um império ‘bonzinho’, eu apenas citei o que poderá acontecer num futuro não tão distante.

        A China, se um dia vier a se tornar a maior potência mundial, com toda certeza veremos um sistema econômico tão voraz, quanto ao dos Estados Unidos do século XIX, o que para mim não será nada bom.

        O bom disso tudo (se é que pode ter algo bom) é que não será um mundo unipolar, como ocorre hoje, mas sim um mundo multi-polar.

    • Eu não entendo a dúvida de alguns colegas. Você foi bastante coerente no que disse. O mundo é uma caixa de surpresas. A China ‘provavelmente’ se tornará em breve a primeira economia do mundo… pode acontecer que não? Claro que pode, mas mesmo assim ela estará na frente, junto aos grandes. As estratégias chinesas de hoje são ‘as mesmas’ dos americanos de 1945 pra cá… é a vez deles… e eles com toda certeza não são os coadjuvantes do cenário atual…. já nossa amada terrinha….zzzzzzz…. confio tanto na China quanto confio nos EUA, e assim seria se fosse Zamunda ou a Federação de Comércio com o supremo chanceler no comando. O que as pessoas se esquecem é que a China de hoje é a mesma de um povo que no passado sempre foi beligerante. O Brasil devia fazer uma análise mais séria sobre estes povos e se garantir o mínimo possível, porque seremos presa interessante e fácil para eles num futuro próximo se não abrirmos nossos olhos agora. Na ultima grande guerra fomos colocados na alça de mira tanto dos alemães quanto dos americanos.

  6. O caça, construído pela Boeing sobre o avião de passageiros 737, foi idealizado para substituir o P-3 Orion, da Lockheed Martin, que está em serviço há mais de 50 anos. A chegada do primeiro P-8 aconteceu um dia antes da visita a Tóquio do vice-presidente americano, Joe Biden, numa viagem que está sendo ofuscada pela disputa territorial entre Japão e China no mar do Leste da China.==== E quem vai segurar os DF-21, 15 .Quem viver verá.Sds.

    • Quem viver verá a China de joelhos novamente perante o ocidente por não saber dirimir seus problemas logísticos com mais discrição… faltou mais moderação do PCC chinês na ânsia de crescer a qualquer custo… não se pode querer ser o único polo industrial do mundo levando outros a destruição porque tem um bilhão de escravos que trabalham para comer e olhe lá… se os chineses pensarem melhor, buscarão mais parcerias honestas e menos poderio bélico…

      • pronto baixou o alcoolico anônimo da resistência ,
        só porque você gosta de ser capacho de gringo não significa que o resto do mundo goste ,zoinho não passa de um espirito opaco
        novamente você em geopolítica muito lixao ,continua não acertando nada
        mas como capachão é ótimo pulga adestrada dos anglos sionistas rsrsrsrs

      • Nossa !!!… falou o catedrático das Agulhas Negras… rsrsrsrsrsrsrs… não sabe nem onde escondeu seu mijador… rsrsrsrsrs… deve ter prendido o mesmo no zíper da braguilha qndo foi urinar… rsrsrsrsrsrs… sabe cumé… criança não sabe fazer nada sozinha… rsrsrsrsrsrs… vou chamar o titio molusco pra te ajudar a sair dessa… se bem que ele também não sabe abotoar a camisa sozinho… iiii… danou-se… rsrsrsrsrsrsrs…

      • walfedo esse ai é um assalariado puxa saco de coronelismos rsrsrs
        profissão do zoinho azul é ficar tirando catota do nariz dos tucanos
        o famoso pau mandado ,que odeia pobre e brasileiro o famoso coxinha rsrsrs

      • Sim… não sabia que sou rico ???… melhor, milionário… rsrsrsrsrsrsrs… japonesinho paraguaio cumunistinha descamisado, preocupadinho se estou explorando algum cumpanheirozinho que votou na dilma porque tem medo de perder o bolsa miséria perpétua… rsrsrsrsrssrs… ainda não aprenderam que vcs não tem condições alguma de tentar me avacalhar porque estou com a verdade… rsrsrsrsrsrs… vcs são uns inúteis… vão levar uma chamada qndo forem prestar contas ao partidão da bolsanet que vcs recebem e não fazem por merecer… eu já disse: o pt tem que investir mais grana para contratar gente mais preparada para trollar na net… é investimento… o pt tem que deixar de ser sovina… rsrsrsrsrsrsrsrs…

      • Mais um pandego, acha que todo mundo depende de dinheiro publico e bolsa lanhouse para postar comentarios kkkkkkk, falta mais um para completar o trio dos Tres patetas kkkkkkk,nao pude risistir, desculpaeu kkkkkk

      • por LUCENA
        .
        .
        Contando com você,o pulguento e o patetão azul,já são três…..Hahahah,se você pensou no Tiriless ai já são quatro;a não ser se você não saiba contar até quatro,isso é ate compreensível..rsrsrsr…o número 4,se não sabe,é só contar quanto patas que você tem..Hahahah…..

      • por LUCENA
        .
        .
        Hahahahahah…com certeza…hahahahahahahh…..deve ser os sobrinhos do tiuzão!!!……hahahahah..

      • Completando(respondendo) ao Walfedro.
        .
        .
        .
        Alguém está trabalhando para que vc tenha tempo para escrever tantas besteiras, não é mesmo?

  7. O caça, construído pela Boeing sobre o avião de passageiros 737, foi idealizado para substituir o P-3 Orion, da Lockheed Martin, que está em serviço há mais de 50 anos. A chegada do primeiro P-8 aconteceu um dia antes da visita a Tóquio do vice-presidente americano, Joe Biden, numa viagem que está sendo ofuscada pela disputa territorial entre Japão e China no mar do Leste da China.==== E quem vai segurar os DF-21, 15 ?Quem viver verá.Sds.=== Existe uma união de interesses,pragmatismo, entre os Russos e os chineses….essa é a hora p vermos se ela verdadeira ou pura retórica…q esses falcões tenha juizo…quem viver verá.sds.

    • giancarlos,

      É justamente por isso que os japoneses estão reforçando seus meios de defesa em terra e estão expandindo sua frota de navios AEGIS.

      Quanto aos russos… Se realmente estourar uma guerra, mais fácil deixarem China e EUA se pegarem sozinhos.

      • rr você um cara tao técnico ,achar que os russos ficariam de fora ,os russos depois de Hitler aprenderam que ficar de fora para depois serem atacados não compensa
        esse espaço aéreo já é chinês e se osjapas forem espertos negociam o compartilhamento das minúsculas ilhas com a china
        os americanos não vao comprar treta do japao ,acabou de usar israel putenfia rsrsrsrs como boi de piranha e deixou ele israel falando sozinho para as paredes rsrsrsrs
        o japao é a mesma coisa ,quem não conhece os estados unidos que comprem eles

      • Vao futurar vendendo armas para os chinas ,uma vez iniciada a peleja todas fabricas militares chinesas serao varridas pelos tomahanks e B2, os russos vao ficar trilionarios vendendo para os chinas, bom pra eles ,os russos !

      • teropode,

        Em caso de guerra, creio que seria mais fácil os russos não venderem nada… Mais fácil seria permitir a produção licenciada de equipamentos em território chinês…

        Quanto a industria chinesa, ela muito provavelmente sobreviveria, sendo levada para o interior… Apenas um ataque em profundidade, com mísseis balísticos, poderia neutralizar os principais parques industriais chineses ( e isso poderia levar a guerra para outros níveis; níveis esses que ninguém estaria disposto a encarar )…

        De toda a sorte, não creio que ocorra guerra. Todos tem muito a perder…

      • Sabia resposta _RR_
        Nenhum país do mundo encararia uma guerra contra um país com poder similar de contra ataque, e esse é com certeza o caso da China. E ao comentário de bombardear com B-2 e outros vetores mais, duvido piamente, a China possui o mesmo sistema anti aéreo da Rússia, o S-300 entre outros modelos similares que já provaram sua eficiência contra caças e bombardeiros desse porte.Ou seja, não vai rolar China VS EUA, o máximo que pode acontecer, é eles se atracarem com o Japão, e tanto a Rússia como os EUA financiarem seus aliados de forma subliminar.

      • RR o problema chines esta justamente na capacidade e ESPAÇO adequado para esconder suas fabricas, nao terao a sorte da urss que pode espalhar fabricas pela imensidao sovietica, sem contar ai os embargos, pode crer , a russia vai vender ate papel higienico para a china ! Uma outra observaçao eque apos o fiasco da guerra do vietnam ,aonde nao se utilizou ataques aos alvos estrategicos por receio de uma guerra total, hoje o EUA respira a doutrina do ataque supressor , nao irao cair na besteira de ficarem brincando com fogo ,pois a china trasmite mais perigo hoje doque a urss na decada de 70 !

      • _RR_
        Num sei não viu, a China com certeza já antecipou essas atitudes americanas, agora o porque disso tudo é que é muito obscuro ainda.

  8. por LUCENA
    .
    .
    É O FANTASMA “CHICO” ASSOMBRANDO !
    .
    .
    .
    A História humana conta sobre as guerras travadas pelas grandes potência em especial,há uma que podemos colocar neste contexto;a 1º GM ( IGM ).
    .
    Em um contexto sobre a busca da supremacia territorial na colônias europeias,as grandes potência daquele época,viviam sobe uma tenção armada.
    .
    Em um atentado contra um nobre desconhecido em um lugarzinho nos cafundós da Europa,fora o estopim para que a IGM acontecesse.
    .
    Essas ilhas são um grande potencial para que os chineses decidam reaver todas as possessões marítimas,inclusive Taiwan.
    .
    Essa situação é mais uma forma dos chineses balizar a capacidade de comprometimento americano com relação aos seus aliados,visto que na história do comprometimento americano para com os seus aliados,sempre foram balizado nos interesses americano,grandes potencia não tem amigos e os seus aliados são delineados pelos interesses deste.
    .
    Na história desse comprometimento americano com os seus “aliados”,vemos diversos exemplos,como na “guerra da lagosta”,das Malvinas,o famosos tratado entre os seus “parceiros” americanos.como os americanófilos buscam afirmar,pois bem esse não existe pois,para os EUA os países latinos sempre foram colocados em último plano,pela força dos seus interesses…é óbvio,afinal é uma potência que nunca irá colocar a sua capacidade e o seu staus-quo em xeque para defender seus “aliados”.
    .
    Essa situação pode sim levar os EUA entrar em confronto com os chineses,a questão é,se vala a penas para eles arriscar a sua condição em uma ilha que é muito importante para o seu “aliado” japonês?
    .
    O caso mais recente com relação a essa “santa aliança” com a vaca-sagrada,foi o caso do programa iraniano,mais uma vez,os interesses americano falaram mais alto do que os interesses dos sionistas e dos sauditas,onde os americanos por trás dos bastidores,estão fazendo o verdadeiro jogo com os aiatolás,e que continua o desenrolar dessa história,onde os interesses das potência falam mais alto.
    .
    Essas ilhas podem ser como hoje o que fora o assassinado do arquiduque Austrio-Hungaro, Francisco Fernando Carlos Luís José Maria de Áustria,que pela força dos verdadeiros interesses da potência,possam querer se “vingar” das dores do “chico”.
    .
    Para os Americanos o que estará em jogo é a sua capacidade de manter alianças estratégica,para os Japoneses e os chineses a sua geopolítica e o potencial mineral que há debaixo daquelas águas,todo isso que sendo avaliado pelas potências,EUA,Japão,China……. e a Russia.
    .
    A Rússia tem interesses neste episódio pois isso lhe mostrar qual será o comprometimento dos EUA com os seus “aliados” no que se refere ao Ártico,mais outra coisa que promete aparecer o fantasma do “chico”.

    • Lucena:

      “Para os Americanos o que estará em jogo é a sua capacidade de manter alianças estratégica…”
      ———————————
      Concordo,
      más provavelmente há outros fatores envolvidos:

      —————————–

      “Dollar Survival Behind US-China Tensions” [excertos]
      Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

      Por trás da provocação dos EUA à China: a sobrevivência do dólar

      1/12/2013

      Por Finian Cunningham

      A escalada das tensões militares entre Washington e Pequim no Mar do Leste da China tem sido explicada, sempre superficialmente, por a China ter declarado uma Zona Aérea de Identificação de Defesa (ZAID). Mas a razão real da ira de Washington é o anúncio, pela China, de que o país planeja reduzir suas reservas de dólares norte-americanos.

      O movimento de descarregar parte significativa dos 3,5 trilhões de dólares norte-americanos que a China armazena como reservas, combinado à sempre crescente compra de petróleo em todo o planeta em que os chineses estão empenhados, usando nessas compras moedas nacionais, é ameaça mortal contra o petrodólar norte-americano e toda a economia norte-americana.

      Essa ameaça contra a viabilidade dos EUA – que já balança à beira da bancarrota, endividamento recorde e quebradeira generalizada – pode explicar por que Washington respondeu com tanta beligerância à decisão dos chineses, semana passada, de definir uma Zona Aérea de Identificação da Defesa (ZAID) que cobre cerca de 400 milhas do litoral do Mar do Leste da China. Pequim informou que a ZAID visa a impedir manobras de aviões espiões sobre o território chinês (há décadas há aviões militares dos EUA que sobrevoam, sem qualquer notificação, território chinês. (…)

      Além de tudo mais, como Pequim já comentou, os EUA e o Japão, aliado dos EUA depois da guerra, têm, os dois países, suas próprias Zonas Aéreas de Identificação da Defesa. É absolutamente inconcebível que aviões espiões e grandes bombardeiros chineses apareçam nos céus da Costa Oeste dos EUA, sem que o Pentágono ordene feroz retaliação. Aparentemente, o Pentágono pode(ria), mas o resto do planeta, não. (…)

      Os EUA e a imprensa-empresa norte-americana controlada estão apresentando a ZAID que Pequim acaba de declarar como se se tratasse de a China “flexionar os músculos e escalar tensões”. E Washington insiste que estaria nobremente defendendo seus aliados japoneses e sul-coreanos contra o expansionismo chinês.

      De fato, as explicações devem ser buscadas noutro lugar.

      A causa mais provável para o surto de militarismo de Washington contra Pequim é o anúncio de que os chineses começam a desinteressar-se de “salvar” o dólar norte-americano. Os EUA estão, isso sim, ameaçando agredir a China, se o país insistir na decisão de política econômica anunciada no final de novembro. (…)

      A China – a segunda maior economia e a maior importadora de petróleo – construiu e continua a construir negócios de compra de petróleo com seus principais fornecedores (entre os quais Rússia, Arábia Saudita, Irã e Venezuela) que implicam compra e venda nas respectivas moedas nacionais desses países. Esse desenvolvimento é grave ameaça ao petrodólar e ao status do dólar como moeda de reserva global.

      O mais recente movimento de Pequim, anunciado dia 20/11 e que dá notícia de que a China trabalha para livrar-se de suas depauperadas notas de dólar, trocando-as por uma cesta de outras moedas, é sinal claro de que os dias da economia dos EUA estão contados – como Paul Craig Roberts observou semana passada.

      É claro que a China tem pleno direito de declarar sua ZAID, como tem pleno direito de defender o próprio território. Mas, para a forma mentis imperialista, megalômana de Washington, a “ameaça” chinesa à economia dos EUA e ao fracassado “modo de viver” norte-americano seria ato de guerra. Por isso – não por causa de alguma ZAID – é que Washington está reagindo tão furiosamente (e tão desesperadamente) contra um simples corredor aéreo declarado pela China, que foi usado como o pretexto de que os EUA precisavam, para mais violência.

    • Excelente post!

      Mas creio que dê para resumir tudo dá seguinte forma:

      “Na história, vemos que o ser-humano tende a cometer os mesmos erros, semelhante à um cachorro que volta ao seu vômito”.

  9. RR_
    3 de dezembro de 2013 at 14:45

    giancarlos,

    É justamente por isso que os japoneses estão reforçando seus meios de defesa em terra e estão expandindo sua frota de navios AEGIS.

    Quanto aos russos… Se realmente estourar uma guerra, mais fácil deixarem China e EUA se pegarem sozinhos. === Vc está certo, até pode ser, + com certeza serão os Russos q vão alimentar às FAs do Dragão p ver o mesmo ferir à águia severamente, mas, ñ mata-la. E acredite, ñ haverá atake nuclear. Radar AEGIS o Sinos estão c os deles assim como os Russos….Quem viver verá.Sds.

    • Os Russos realizaram um intenso exercício militar esse ano junto à China, e cada vez mais eles estreitam esses laços. Para mim, se estourar uma 3ºGM, à Rússia vai encontrar um motivo ideal para atacar os países europeus e retomar de volta, aqueles que já pertenceram à extinta URSS e todos sabemos que a Rússia sozinha, pode fazer frente a Otan.

      • “Rússia vai encontrar um motivo ideal para atacar os países europeus e retomar de volta, aqueles que já pertenceram à extinta URSS e todos sabemos que a Rússia sozinha, pode fazer frente a Otan.”

        Nada como uma boa piada para alegrar o dia!

        Completa falta de noção sobre as capacidades atuais russas. Incrível como as pessoas falam sobre o que não sabem.

      • Falta de noção? Como assim meu caro?

        A Rússia é tido por ser a 2ª colocada no Rank das maiores forças armadas de acordo com o site Global Firepower, e para isso, não é preciso nem de site. A Rússia sozinha pode fazer frente à OTAN sem muita dor de cabeça, ou você se esqueceu que alguns países membro da OTAN estão se ‘desarmando’?

        A Rússia sozinha, tem um contingente maior do que da maioria do países Europeus juntos (não é atoa que ela possui um dos maiores exércitos do mundo)! Possui um poderio bélico e tecnológico muito superior à grande parte do mundo, isso já diz muita coisa, não acha?

        Em um cenário hipotético, a China, Coréia do Norte e aliados atacariam pelo pacífico, enquanto a Rússia atacaria pela Europa.

      • Leandro Mello,

        Supondo que o confronto permaneça apenas com forças convencionais ( sem utilização de armas nucleares, biológicas ou químicas ), apenas o que existe das forças combinadas da OTAN já seriam capazes de deter qualquer marcha russa em direção ao ocidente; pelo menos até a “cavalaria” chegar…

        Lembre-se de que o Pacto de Varsóvia não existe mais e os países do leste se alinham a OTAN em peso. Mesmo as ex-republicas soviéticas hoje não estariam lá tão dispostas a lutar ao lado da Russia…

        Ao marchar para oeste, portanto, os russos estariam diante de um grande dilema, pois não tendo mais as forças que haviam dispostas na Europa e os aliados que possuiam, teriam muito terreno a cobrir e tendo que passar sobre países que não estariam dispostos a permitir passagem ou até mesmo lhes ofereceriam aguerrida oposição…

        Por fim, existe a MOAB, uma arma não nuclear de grande poder destrutivo e que teria o poder de uma pequena arma nuclear tática… Em outras palavras, se a situação ficasse mais complicada, as forças russas poderiam ser detidas nos seus eixos de avanço na base da força bruta mesmo…

  10. “Durante os meus anos no topo do serviço de inteligência do bloco soviético, infelizmente conheci muito bem diversos tiranos, e é fato que eles desprezam quem se curva diante deles.” – Ion Mihai Pacepa

    O artigo abaixo foi publicado no PJ Media em 22 de setembro de 2012 e foi escrito pelo general romeno Ion Mihai Pacepa, oficial de mais alta patente que desertou do bloco soviético.

    * Quando você se curva a um tirano, ele odeia você mais ainda *

    Segundo o Departamento de Estado, o assassinato do embaixador Christopher Stevens e dos três oficiais americanos encarregados de defendê-lo foi uma reação impulsiva, repentina e não planejada a um filme de baixo orçamento chamado “A Inocência dos Muçulmanos”. Isso não passa de uma canção de ninar de conto de fadas para fazer dormir a indignação americana. A única reação a esta fantasia parece ter sido entre os líderes terroristas muçulmanos, que a entenderam como uma ordem para atacar impunemente as nossas embaixadas em todo o mundo. A embaixada americana no Paquistão está agora sob cerco. Milhares de outros muçulmanos “furiosos” estão gritando “Morte à América” e queimando bandeiras americanas na frente das nossas embaixadas no Egito, Indonésia, Sudão, Kwait, Afeganistão, Tunísia, Iêmen, Alemanha e Grã-Bretanha, para citar só algumas.

    Durante os meus anos no topo do serviço de inteligência do bloco soviético, infelizmente conheci muito bem diversos tiranos, e é fato que eles desprezam quem se curva diante deles. Em abril de 1978, o presidente Jimmy Carter aclamou Nicolae Ceausescu, o déspota comunista romeno, como um “grande líder nacional e internacional”. Eu estava de pé ao lado dos dois na Casa Branca, e mal podia acreditar no que ouvia. Horas depois, estava no carro com Ceausescu, saindo da Casa Branca. Ele pegou uma garrafa com álcool e o passou por todo o rosto, em reação a ter sido afetuosamente beijado pelo presidente americano no Salão Oval. Com nojo, Ceausescu disparou uma ofensa contra Carter.

    Três meses mais tarde, o presidente Carter assinou o meu pedido de asilo político, e eu disse a ele quem realmente era Ceausescu, e como havia reagido àquele beijo na Casa Branca. Entretanto, na memorável data de 19 de julho de 1979, vi pela TV, incrédulo, o presidente Carter repetir o gesto. Ele beijou carinhosamente Leonid Brezhnev nas duas faces durante o primeiro encontro deles, em Viena.

    Também é fato que Brezhnev desprezava as pessoas que se curvavam a ele. Cinco meses após o infame beijo Carter-Brezhnev, uma equipe terrorista da KGB assassinou Hafizullah Amin, primeiro-ministro do Afeganistão, educado nos Estados Unidos, e o substituiu por uma marionete russa. Em seguida, a União Soviética invadiu o Afeganistão, e o presidente Carter protestou timidamente boicotando os Jogos Olímpicos em Moscou. Este novo sinal da fraqueza americana incentivou o regime Taliban e o terrorismo de Osama Bin Laden.

    Na década de 1990, o governo americano praticamente ignorou o primeiro assalto de Bin Laden ao World Trade Center, os atentados a bomba contra as embaixadas americanas na África e o ataque ao destroyer USS Cole. No mesmo período, confiamos as nossas tarefas de segurança nacional e de política externa às mãos das Nações Unidas – cuja resposta veio no dia 3 de maio de 2001, quando a ONU expulsou os Estados Unidos da Comissão de Direitos Humanos.

    Mal havíamos colocado os pés no século XXI quando os terroristas de bin Laden desencadearam uma implacável guerra contra o nosso país, com os catastróficos ataques terroristas de 11 de setembro. Logo depois, a Coreia do Norte retirou-se do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, expulsou os inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica e deu início a uma venenosa campanha antiamericana. “Vamos exterminar os nossos inimigos declarados, os imperialistas americanos!” é o slogan coreano estampado nos habitáculos dos jatos, nas cabines dos marinheiros e nos postos de sentinela do exército.

    Quando Ronald Reagan se tornou presidente, os Estados Unidos estavam sendo tratados com desprezo pelos tiranos mais insignificantes ao redor do mundo. A União Soviética marchava em Angola, Vietnã, Cuba, Etiópia, Síria, El Salvador, Nicarágua, Peru e, é claro, no Afeganistão. O presidente Reagan reverteu esta situação chamando os tiranos e as suas tiranias pelos seus verdadeiros nomes, e os tratando como tal. Você se lembra do “Império do Mal”? Segundo a agência de notícias soviética TASS, estas palavras demonstravam que Reagan era um “anti-comunista lunático e belicoso”. Mas foi precisamente este “anti-comunista lunático” o vencedor da Guerra Fria de 44 anos e foi ele quem restabeleceu a grandeza aos Estados Unidos.

    Infelizmente, em 1993, tivemos outro presidente sem personalidade, que retomou a política de Carter de se curvar ante os déspotas comunistas. Em 22 de abril de 2000, durante a Semana Santa, entre a Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa, agentes do presidente Bill Clinton prenderam e mandaram de volta para a Cuba comunista um menino de seis anos, que havia sobrevivido miraculosamente a um naufrágio no qual morrera a sua mãe; ela estava tentando livrar o filho único da tirania de Fidel Castro.

    Para Fidel, o esperto e fotogênico Elián González era um “traidor” que podia se tornar um símbolo de liberdade tanto para os exilados de Miami quanto para o povo de Havana, e prejudicar a imagem de Castro no país e no exterior. Assim, tão logo Elián foi encontrado vagando pelo oceano em uma bóia, Fidel Castro reuniu 300 mil cubanos nas ruas de Havana para protestar contra o “sequestro” de Elián pelos Estados Unidos. Fidel tentou, então, atrair Elián de volta – como Ceausescu havia tentado me atrair quando escapei da Romênia. As duas avós de Elián foram despachadas para os Estados Unidos levando álbuns com fotos dos parentes do menino, de colegas de escola, casa, cachorro, papagaio e da carteira escolar vazia “aguardando o seu retorno”. Cuba deu às avós roupas novas e pagou as despesas da viagem. Elas estavam, é claro, acompanhadas por agentes cubanos coordenando cada um dos seus movimentos nos Estados Unidos.

    Elián, por si, não caiu nos truques de Castro. Infelizmente, o presidente Clinton e a sua procuradora geral, Janet Reno, engoliram a isca, e o menino voltou para Cuba. Logo em seguida, o Pravda começou a exultar: “como o rompimento de um grande dique, a queda americana na direção do marxismo está acontecendo com velocidade de tirar o fôlego, contra o pano de fundo dos passivos e infelizes não-pensantes – desculpe-me, caro leitor –, quero dizer: do povo.” [2]

    Elián González tornou-se um símbolo internacional de liberdade. Hoje, a casa em Miami onde ele viveu como uma criança livre é um museu simples, no qual os visitantes podem ver um relicário popular para o menino – agora, um prisioneiro de 19 anos de idade numa ilha comunista de mortos de fome. O uniforme escolar de Elián ainda está pendurado no armário ao lado de muitas roupas que ele nunca teve a chance de usar. Também está em exposição uma foto gigante da Associated Press mostrando um agente federal americano apontando uma arma automática para Elián, escondido num guarda-roupas. [3]

    *

    De acordo com as leis internacionais, as nossas embaixadas são parte do território dos EUA, e um ataque armado contra uma embaixada americana é considerado um ato de guerra contra os Estados Unidos. Até o momento, tudo indica que o ataque armado contra o nosso consulado em Benghazi foi planejado e executado por terroristas. Se isto for comprovado, o assassinato do embaixador Christopher Stevens foi, realmente, um ato de guerra contra os Estados Unidos.

    Um sentinela da segurança líbia no consulado, ferido gravemente no assim chamado ataque “espontâneo”, testemunhou que “não havia uma única mosca do lado de fora” até 9:35 da noite, quando pelo menos 125 homens armados atacaram o complexo vindos de todas as direções. Lançaram granadas de mão enquanto gritavam “Deus é grande”. Feriram o sentinela, e em seguida foram para as vilas que fazem parte do complexo do consulado.

    Por sua vez, o presidente interino da Líbia, Mohamed el-Megarif, disse que os terroristas escolheram uma “data específica” para o ataque, e que “estrangeiros” participaram dele.

    O nosso embaixador na Líbia foi assassinado no dia 11 de setembro de 2012, dia de luto nos Estados Unidos pela morte de quase três mil americanos, também vítimas de terroristas islâmicos. Acontece que este dia é, na verdade, a celebração de um aniversário importante para o Kremlin – 125 anos do nascimento de Feliks Dzerzhinsky, o fundador da KGB, agora renomeada FSB.

    Esteve o Kremlin envolvido no assassinato do nosso embaixador na Líbia? Ainda não sabemos. Mas sabemos que o embaixador foi morto com armas e munição russas. Também sabemos da propensão do Kremlin e de suas agências de inteligência pelo uso do simbolismo, uma arma emocional habilmente manejada por todos os czares russos e pelos seus sucessores comunistas.

    O emblema da União Soviética era formado pela foice e pelo martelo para simbolizar a aliança entre o proletariado e os camponeses. O emblema da KGB era uma espada e um escudo, simbolizando os seus deveres: colocar os inimigos do país sob a espada e abrigar e proteger a revolução comunista. A maior parte das organizações terroristas financiadas pela KGB eram chamadas de movimentos de “libertação” para simbolizar o compromisso do Kremlin de libertar o resto do mundo da “tirania americana”. A Organização para Libertação da Palestina no Oriente Médio (criada e financiada pela KGB), o Exército de Libertação Nacional da Colômbia (ELN), criado pela KGB com a ajuda de Fidel Castro (que depois se envolveu profundamente em sequestro de pessoas e aviões, atentados a bomba e guerrilha), e o Exército de Libertação Nacional da Bolívia, criado pela KGB em 1964 com a ajuda de Ernesto “Che” Guevara, são apenas alguns deles.

    Acima de tudo, é fato que o chefe da KGB, Yury Andropov, e os seus vice-reis do leste europeu, abriram uma garrafa de champagne para comemorar a explosão da bomba terrorista na Zion Square em Jerusalém no dia 4 de julho de 1975, que deixou 15 mortos e 64 feridos. Foi um insulto direto aos Estados Unidos, cuja data nacional é o Quatro de Julho. Também é significativo que o primeiro ataque ao World Trade Center de Nova Iorque, concebido para derrubar a Torre Norte sobre a Torre Sul e gerar uma carnificina, aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1993, quando o Kremlin celebrava os 41 anos do primeiro teste nuclear soviético. O ataque suicida contra o destroyer USS Cole, no qual morreram 17 marinheiros e ficaram feridos 39, ocorreu no dia 12 de outubro de 2000. Era o aniversário do início da principal ofensiva israelense, ocorrida em 1973, decisiva para a vitória na guerra do Yom Kippur. O significado das fracassadas tentativas dos atentados a bomba em Detroit e Nova Iorque no Natal de 2009 não precisa de explicação.

    Por fim, sabemos que, durante a Guerra Fria, a KGB era um estado dentro do estado, mas agora a KGB é o estado. Em 2003, três anos após o antigo oficial da KGB Vladimir Putin se sentar, com estardalhaço, no trono do Kremlin, cerca de seis mil oficiais aposentados da KGB – a organização responsável pelo massacre de 20 milhões de pessoas apenas na União Soviética – ocupavam o governo federal e os governos locais da Rússia.

    Não estou mais no olho do furacão, nem tenho inside information para saber se o criminoso ataque ao nosso consulado em Benghazi foi concebido pelos antigos oficiais da KGB, hoje governantes da Rússia. Mas o nosso FBI é uma excelente organização, capaz de descobrir a resposta. Infelizmente, por razões políticas, a administração e os líderes do Partido Democrata têm tirado conclusões rápido demais, sem conhecer a verdade. Para eles, o prestígio e a segurança da administração parecem ser muito mais importantes do que o prestígio e a segurança dos Estados Unidos.

    Os americanos são pessoas orgulhosas do seu país e o amam com ternura. Esperemos que em novembro eles escolham proteger a segurança e o prestígio dos Estados Unidos, e não da administração atual.

    [1] Sang-Hun Choe, “N. Korea fuels hatred of all things American,” The Associated Press, January 15, 2003, internet edition.
    [1] President Nicolae Ceausescu’s State Visit to the USA: April 12-17, 1978, English version. Bucharest: Meridiane Publishing House, 1978, p. 78.
    [2] “American capitalism gone with a whimper,” Pravda, April 27, 2004.
    [3] Elián González saga still vivid for many, 10 years later,” CNN, April 22, 2010.

    Há que se observar que TODOS os presidentes entreguistas dos USA foram democratas (esquerdalhas americanos)… assim lá como cá…

      • A VERDADE DÓI… o cara era só um GENERAL… não aguentou ver tanta sacanagem… ele constatou fatos lamentáveis… o ocidente não tinha ideia com quem estava lidando… BANDIDOS, FACÍNORAS, DEMENTES… agora sabem…

    • Quanto desequilíbrio. Resumindo o pensamento do cristão, somos santos ungidos, os outros são demônios. Será que uma política mais humana, com um pouco menos de competição e um pouco mais de respeito para com outros povos não seria mais adequada. Sem a pretensão de ser cherife do mundo, mas um parceiro para a solução de problemas como saneamento básico, analfabetismo, segurança alimentar, desastres ecológicos e naturais. Não seria mais fácil vender o “american way of life” conquistando corações e mentes do que massacrando corpos?

      • Vc é disléxico, amiguinho ???… quem massacrava corpos eram os esquerdopatas de então… os americanos foram ingênuos em não perceber a infiltração esquerdopata, assim como nós, nos centros de formação da juventude… ademais, vc não tem nada a somar ao que postei… como sempre, tentando desvirtuar os fatos…

      • walfedo esse texto do zoinho azul postou ta parecendo mais um romance de bichona a qual ele deve fazer parte
        se você ler ele , voce percebe que tudo começou por uns beijos trocados entre os presidentes rsrsrs
        só o zoinho azul mesmo para trazer esses textos de bichona da coleção dele ,rsrsrsrs
        sem maldade alcolico anônimo mas com esses textinhos seus você não convence nem a você mesmo ,nem seu filho o teropodre baba ovo de caucasiano rsrsrs

      • “Sem a pretensão de ser cherife do mundo, mas um parceiro para a solução de problemas como saneamento básico, analfabetismo, segurança alimentar, desastres ecológicos e naturais.”

        Uma vez peguntei isso a alguns americanos no Strategypage e eles me responderam:

        Antes de ajudarmos ou outros países é preciso que eles mesmos se ajudem, não adianta ditribuir dinheiro a govenos corruptos e imcompetentes que já roubam, desperdiçam e administram mau os poucos recursos que tem.

        “Não seria mais fácil vender o “american way of life” conquistando corações e mentes do que massacrando corpos?”
        Mas não foi isso que fizeram com a gente? Não é isso que estão fazendo com a Rússia e a China?

  11. Pra finalizar…. esse ‘caça’ que caça submarino (rsrsrs) deve ter um equipamento embarcado fantástico. É contra este tipo de ameaça que deveríamos nos preparar (sonho meu)…. mas acredito veementemente que temos condição de chegarmos neste nível, mas para tal deveríamos sumir com a corrupção e com a letargia que assola nosso país. Alunos em colégios públicos que não são reprovados… que tipo de adultos serão?!

    E, visualmente, o bixo é bonito demais!

  12. PÉ DE CÃO ( 3 de dezembro de 2013 at 17:03 ),

    ARC ( 3 de dezembro de 2013 at 23:34),

    Acredite… Os russos não iriam entrar nessa. E o motivo é simples: após a guerra, eles poderiam expandir sua influência sobre a Europa e Asia com um risco muito menor de China ou EUA intervirem. Para eles, seria mais lucro ficarem quietos e ver no que ia dar, haja visto que o equilíbrio de poder seria sensivelmente alterado… Se entrassem nessa guerra, além de correr o risco de ter que suportar uma ofensiva americana, poderiam ter o foco desviado de parte dos seus interesses atuais, em manter-se em paridade com as potências europeias. Fora, evidentemente, o risco de uma guerra nuclear…

    Quanto a disposição americana em lutar… Acredite que não é do feitio deles deixar as coisas passarem batidas naquela região. A intervenção no Vietnam prova isso. E os americanos tem um pacto formal de defesa mútua com o Japão… Toda aquela localidade ainda vai contar com bases americanas por muito tempo…

    Quanto a posição chinesa, peço aos amigos que por gentileza que observem o mapa:

    http://www.worldatlas.com/webimage/countrys/asnewzzz.gif

    Os chineses estão virtualmente confinados em seus mares… As ilhas e países ao redor não estão sob controle chinês e são verdadeiros trampolins para a China, além de funcionarem como uma “barreira”, dispondo de bases através das quais se pode projetar poder sobre toda aquela parte de mundo. Nenhuma parte do litoral chines está definitivamente segura, e é possível um ataque com misseis convencionais partindo do mar ( não que isso venha a ser realmente tentado um dia; mas é sim viável… ).

    Os americanos e japoneses, tendo a vantagem de contar com uma frota vastamente superior ( além das bases no Pacífico ), podem decidir onde, como e quando atacar. Seria extremamente difícil para os chineses conter a avalanche de mísseis que podem aparecer de qualquer parte, principalmente se levarmos em conta os submarinos armados com mísseis ( sendo esses últimos extremamente difíceis de serem localizados )… Esse é um dos motivos pelos quais os chineses pensam tanto em uma frota naval com porta-aviões, destróieres AEGIS, SSBNs e tal ( como uma forma de equilibrar o poderio para manter seus interesses em suas águas e poder levar a guerra a outros mares )…

    Por fim, vale lembrar que os chineses já tiveram ( ou tem ) disputas com praticamente todos os seus vizinhos em algum momento de sua história… Não é pra menos que até mesmo países como o Vietnam procuram acordos comerciais e cooperação com países do ocidente e a Russia…

    De toda a sorte, eu acredito no pragmatismo dos chineses… Os japoneses, que aprenderam a ser tão pragmáticos quanto eles, sabem perfeitamente que não devem começar. No final, pode ser mesmo que ocorra um acordo pelo qual ambos os países possam dispor das ilhas. Mas no que tange a disputa, os japoneses fincaram a bandeira primeiro…

    • Falou tudo RR… só falta alguém agora ter a brilhante ideia que os chineses também podem ter base em cuba, Brasil, Venezuela para contrapor os americanos… rsrsrsrsrsrsrs… como se isso fosse se tornar factual… para os americanos, o pacífico é um mare nostrum

      • Caro Blue Eyes,

        Me arrisco a dizer que qualquer pedaço de água que não esteja coberto por aviação em terra pode virar um “mar americano” hoje…

        Quanto a bases chinesas por aí… Não digo o Brasil, mas creio que outros países da América Latina poderiam realmente cogitar tal coisa. E manter uma instalação militar fora de casa não seria nada de outro mundo para os chineses…

        Mas no final, acho que nem isso… O bloqueio em Cuba pelos americanos em 1962 já mostrou que não é lá uma boa ideia provocar os americanos tão perto de seu território… E não creio que os chineses queiram pagar pra ver…

  13. teropode ( 4 de dezembro de 2013 at 20:22 ),

    O principal problema não seria com relação as fábricas em si. Elas poderiam ser descentralizadas, mais ou menos como os alemães fizeram na Segunda Guerra Mundial. O pior, nesse caso, seria aquilo que não podem ser simplesmente movido ( hidrelétricas, usinas nucleares, portos, aeroportos, e por aí vai… ), e que é vital para o esforço de guerra.

    O amigo acerta acerca do bloqueio… A industria chinesa não pararia pelas bombas, mas poderia sim lentamente parar ( ou retrair consideravelmente ) pela falta de recursos e, principalmente, viveres apropriados para sua mão de obra. Nesse caso sim a Russia pode faturar alto…

    Contudo, quanto a produtos russos, falo apenas com relação a armamentos mesmo… Estaria a Russia disposta a vender armas aos chineses com a pressão de todo o Pacífico + EUA ( e provavelmente a Europa também ) em cima…? Talvez sim, talvez não… No meu entender, vai depender do que os russos julgariam ganhar ou perder no longo prazo e se eles estariam dispostos a correr os riscos.

Comentários não permitidos.