Marinha interrompe produção na plataforma de Frade por suspeita de bomba

A Marinha do Brasil afirmou por nota ter sido informada por volta das 19h de sábado, 30, da existência de uma caixa com material suspeito de ser explosivo a bordo da plataforma petrolífera do Frade, na Bacia de Campos, a 230 km de Macaé (RJ).

Três embarcações – os navios patrulha Amazonas e Gurupá e a corveta Barroso – foram deslocados para a região, assim como equipes de mergulhadores de combate, fuzileiros navais, policiais federais e Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Rio. Foi formado ainda um gabinete de crise, e a Amazonas assumiu, na madrugada de domingo, as operações na plataforma, cuja produção naquele momento foi interrompida.

Na manhã deste domingo, exames de raio X constataram que se tratava de material inerte e sem dispositivo detonador. Foi aberto inquérito sobre o incidente, com previsão de conclusão em 90 dias.

Em nota, a Marinha afirmou que o alarme falso não causou nenhum incidente além da paralisação da operação. Segundo o comunicado, a tripulação está pronta retomar as atividades na plataforma e aguarda apenas a autorização oficial. “Até o momento, não existem registros de acidentes pessoais. A segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana estão asseguradas. Não ocorreu poluição hídrica”.

Liberação. No começo da tarde, a Marinha do Brasil informou ter autorizado a retomada das operações de plataforma petrolífera no Campo do Frade. A estrutura, fundeada na Bacia da Campos, a mais de 200 quilômetros de Macaé (RJ),  foi liberada depois de uma varredura  detalhada em suas instalações.

“A MB (Marinha) está preparada para defender as plataformas petrolíferas, estando de prontidão para responder às possíveis ameaças. Este episódio evidencia a importância de uma Marinha bem equipada para garantir os interesses do Brasil no mar, naquilo que chamamos ‘Amazônia Azul’”, afirmou a Marinha em nota. A Chevron, majoritária no campo, não divulgara, até o meio da tarde, informações sobre a retomada de operações.

Fonte: Estadão

24 Comentários

  1. “A MB (Marinha) está preparada para defender as plataformas petrolíferas, estando de prontidão para responder às possíveis ameaças. Este episódio evidencia a importância de uma Marinha bem equipada para garantir os interesses do Brasil no mar, naquilo que chamamos ‘Amazônia Azul’”, afirmou a Marinha em nota”

    A MB pode estar de prontidão,mas apta a responder às possíveis ameaças as plataformas petrolíferas e a nossa ”Amazônia Azul’ ,eu tenho dúvidas,a nossa marinha infelizmente carece ainda de muitos recursos !

  2. O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” dirigiu-se para as proximidades da plataforma e, desde a primeira hora de hoje, assumiu o Comando da Cena de Ação. Grupos Especiais de Retomada e Resgate de Mergulhadores de Combate (GERR-MEC) da MB, juntamente com a PF e CORE/PCRJ, estão a bordo da plataforma

    Sério e preocupante incidente na tarde se Sábado (30NOV13). MB confirma ser material com potencial explosivo. Como pode ter chegado lá com os controles de acesso impostos pela Petrobras.

    MARINHA DO BRASIL

    COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL – SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

    Rio de Janeiro, 1 de dezembro de 2013.

    NOTA À IMPRENSA

    A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, por volta das 19 horas de ontem (30), tomou conhecimento, que foi encontrada a bordo da plataforma Frade, localizada na Bacia de Campos, a cerca de 230 km de Macaé (RJ), uma caixa, segundo informações de bordo, contendo material suspeito de ser explosivo.

    Considerando a tarefa de defender as plataformas petrolíferas, garantir a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança da navegação, a MB adotou as providências cabíveis, dentre as quais, destacam-se:

    • Um Gabinete de Crise foi instalado, de modo a coordenar o emprego da MB, da Policia Federal (PF), da Coordenadoria de Recursos Especiais da Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro (CORE/PCRJ) e de outras instituições, se necessário;

    • O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas” dirigiu-se para as proximidades da plataforma e, desde a primeira hora de hoje, assumiu o Comando da Cena de Ação. Grupos Especiais de Retomada e Resgate de Mergulhadores de Combate (GERR-MEC) da MB, juntamente com a PF e CORE/PCRJ, estão a bordo da plataforma; e

    • A Corveta “Barroso”, o Navio Patrulha “Gurupá” e um helicóptero “UH-14”, transportando equipes especializadas de Fuzileiros Navais, foram deslocados, a fim de,
    caso necessário, apoiarem às operações.

    Ressalta-se, ainda, que as operações da plataforma foram interrompidas, e medidas de prevenção à poluição hídrica foram adotadas.

    As equipes do GERR-MEC da MB, da PF e do CORE/PCRJ, afastaram, na manhã de hoje, a suspeita do material ser explosivo. Exames de raio-X indicaram que a caixa contém material inerte e não possuí dispositivo de detonação. O material será periciado pela PF.

    Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação foi aberto, com previsão de conclusão em até 90 dias.

    Até o momento, não existem registros de acidentes pessoais, a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana estão asseguradas; assim, como não ocorreu poluição hídrica. A tripulação está em condições de, quando autorizado, retomar a operação da plataforma Frade.

    Assessoria de Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval

    http://www.com1dn.mar.mil.br

    • Obrigado Maluquinho.

      É interessante notar, que mesmo com os recursos mal-aproveitados, a Marinha ainda consegue manter-se um ‘alto grau’ de emprego de suas forças.

      Parabéns à Marinha.

    • Caro Maluquinho, o FPSO Frade não é operado pela PB nem os serviços de suporte (supply vessels e trocas de turma por operação aérea) os quais são contratados e fiscalizados pela própria Chevron.
      Este incidente tá mais pra falta de “handover” de alguém que fez algum trabalho e não informou que deixou material ou caixa pra trás…
      De qualquer maneira a MB mostrou que está atenta e pronta para agir… .muito bom!
      Abraço

  3. Começou a vitimização com vistas ao pleito de 2014… os alienados agora passarão a procurar supostos interessados e advinha quem eles nomearão como prováveis atores desse teatro ???… rsrsrsrsrsrsrs… nem preciso nominar… acredito que seja uma operação de falsa bandeira, e nesse caso sei até a cor da mesma: vermelha com estrelinhas amarelas… e todos engolirão a isca de bocas abertas, como uma truta… alguém já parou para notar que assim foi nos caso das passeatas de junho que foram orquestradas pelos esquerdistas pró governo que muitos aqui denunciaram estar por detrás dos grupos radicais que promoveram os quebra-quebras da ocasião ???… há que se ter cautela e investigar profundamente os autores do trote, se é que foi um… até porque, somente pessoal autorizado tem acesso a plataforma, eu suponho…

    • nas manifestaçoes você vibrava e falava que estava certo ,como muda o discurso rápido já esta preparado para votar no aebrio never rsrsrs
      fraco pra caramba !!! mas também o que se esperar de um entreguista apátrida

      • alias foi as manifestações que te acordaram novamente ,nos já tínhamos colocado você na sua cova rasa ,você não passa de um walkindead rsrsrs apátrida e anti brasil

      • Vc pratica a máxima do seu ídolo lenine: “Xingue-os do que você é, acuse-os do que você faz…… como o que vc diz não vale nada, cachorro loco, to cagando pra vc…

      • Vai votar na madame porque recebe seu mensalinho, VENDIDO ???… o que ela prometeu ???… um aumento do bolsa voto ???… será que vai dar pra comprar uma calça jeans de marca ???… rsrsrsrsrsrsrs…

      • Mas ladrões, incompetentes e traficante são os que se alinharam ao pt, sem falar dos que estão nas fileiras do partidão… cuidado com o que fala que vc pode estar entregando seu cumpanheiros… as farc e o foro de são paulo são exemplos maiores dessa coligação entre traficantes e o pt…

  4. Pessoal não é estranho esta história como este material foi parar na plataforma quem a levou aonde foi colocada pois pelo que sei não é qualquer lugar que uma esplosão destruiria a plataforma e se não me emgano existem cameras nas areas de alta segurança filmando 24 horas HA TAMBEM PELO QUE ME LEMBRO ALGUNS COMENTARISTAS E POLITICOS DESTE AMADO BRASIL SÃO CONTRA OS INVESTIMENTOS NAS FORÇAS ARMADAS ALEGANDO QUE O BRASIL NÃO TEM INIMIGOS O CARA QUE COLOCOU TAL ARTEFATO NA PLATAFORMA DEVE SER UM BAITA AMIGÃO NOSSO UM BEIJO NO CORAÇÃO DELE ele é nosso amigão mesmo.

    • Sem contar que uma boa parte da população diz que o Brasil é uma país ‘pacífico’. Hahã… Basta olharem para o nosso passado para verem que a história brasileira é cheia de revoltas populares, massacres, guerras-civis e guerra contra outras nações. É bem verdade, que o Brasil atual não possui inimigos, mas isso não significa que num futuro não tenhamos um.

      Ps: O primeiro paragráfo não foi para você Luiz Anselmo.

  5. Um navio pequeno que chegou rápido, provavelmente outros meios participaram como submarino e aviões patrulhas .
    Precisamos de mais navios e submarinos pequenos e espalhados , dividindo a frota em lotes conforme surja uma nova plataforma, precisamos de Vants e mais P-3 Orions.
    Chega de gigantismos … não é estratégico.

    Não façam o jogo do bandido.

    • Concordo. Gigantismo não garante eficácia, ao contrário pode tornar-se em tiro ao alvo fácil. Depois de se acertar ao alvo, não tem-se mais obstáculo, ou seja, como o Stadeu comentou: “não é estratégico”.
      Desconheço os portos de nosso Marinha, mas nosso Brasilzão deveria ter, no mínimo, sete portos da Marinha junto ao oceâno, subdividindo os navios para cobrir toda nosso costa. Cada ponto destes apoiado com força aérea.

  6. Isso mostra a fraca Infra Estrutura que temos no Brasil. Se tivesse algo realmente perigoso ia tudo pro espaço e nada poderia ser feito.
    Mas na verdade eu queria mesmo era que as coisas fossem reais e queria ver as caras e bocas que os Políticos iriam fazer.

  7. Polaco
    4 de dezembro de 2013 at 0:45

    Isso mostra a fraca Infra Estrutura que temos no Brasil. Se tivesse algo realmente perigoso ia tudo pro espaço e nada poderia ser feito.
    Mas na verdade eu queria mesmo era que as coisas fossem reais e queria ver as caras e bocas que os Políticos iriam fazer.=== Amigo, vc está até certo.Talvez ,pudesse ser de outra forma…Assim essas n ‘ortori//’ eleitas por nós, nós somos os culpados pelas ações dos mesmos,esses trastes( abaixo a Ditadura do voto Obrigatório), tomariam vergonha e comprariam, construiriam novos subs, uns 15, e compraria novos caças(Su-35 ‘S’) p a n FAB e (36 rafales C)p MB c T&T dos mesmos.P ontem.Sds.

Comentários não permitidos.