EUA manifestam ‘profunda preocupação’ com zona aérea chinesa

Os Estados Unidos manifestaram nesta sexta-feira sua “profunda preocupação” com a decisão de Pequim de proclamar uma zona de defesa aérea sobre o arquipélago em litígio entre Japão e China, mas afirmaram que seus aviões continuarão operando “normalmente” na região.

“Estamos profundamente preocupados com a declaração da China de 23 de novembro sobre uma zona de identificação aérea sobre o Mar de China oriental”, informou o departamento de Estado.

A nota destaca que a “liberdade de voo e de outras atividades previstas nas leis internacionais dos espaços aéreos e marítimos são essenciais para a prosperidade, estabilidade e segurança do Pacífico”.

O Pentágono já havia garantido que as forças militares americanas continuariam operando “normalmente” no espaço aéreo sobre o arquipélago em litígio, após Pequim anunciar a decolagem de vários caças para vigiar os aparelhos que sobrevoam a região.

“Temos voos que passam pelo espaço aéreo internacional através do Pacífico, incluindo a zona que Pequim entende” sob seu controle aéreo, declarou o coronel Steve Warren, responsável do serviço de imprensa do Pentágono.

“Estes voos são coerentes com as políticas americanas, conhecidas de longa data, sobre a liberdade de navegação em muitas partes do mundo”, disse o coronel Warren, acrescentando que “os Estados Unidos operam e seguirão operando normalmente nesta zona”.

Mais cedo, o tenente-coronel Eric Brine destacou que “continuaremos sendo sócios dos nossos aliados na região e operando normalmente”.

Um pouco antes, citando um funcionário de alta patente da Força Aérea chinesa, a agência de notícias Nova China havia anunciado em Pequim que “vários aviões de combate foram enviados de urgência para verificar a identidade” de aviões americanos e japoneses. Aparelhos de ambas as bandeiras entravam na zona de identificação de defesa aérea estabelecida no último fim de semana.

Citado pela Nova China, Shen Jinke disse que a patrulha chinesa, que incluía pelo menos dois caças, identificou dois aviões de vigilância americana e dez aparelhos japoneses, entre eles um avião de combate F-15.

No último sábado, as autoridades chinesas instauraram unilateralmente uma Zona Aérea de Identificação (ZAI) sobre uma grande parte do mar da China Oriental, entre a Coreia do Sul e Taiwan, que inclui um pequeno arquipélago controlado por Tóquio, as ilhas Senkaku, reivindicadas por Pequim.

AFP

Fonte: Terra

52 Comentários

  1. Isso mesmo mandem F-15 e avioes alguns aviões americanos,só falta os coreanos entrarem tb na patrulha.
    Volto a repetir algo muito grave está acontecendo,para o Governo Chinês querer desviar atenção para um inimigo externo.

    • O único problema é que quem começou esse imbróglio foi o Japão, mais precisamente o prefeito de Tokyo, não a China.

      • barca a china já chamou o japao para compartilhar a soberania das ilhas ,o governo japonês fantoche e=de gringo quer e faz o japao virar apenas um boi de piranha na mao dos americanos e esses é que a população do japao tem que expulsar pois pode durar 300 anos mesmo assim os gringos vao querer continuar la com suas bases
        na coreia do sul o povoquer a união coma coreia do norte novamente políticos fantoches querem a coreia do sul apenas como um boi de piranha nas mãos dos americanos
        quem é o patinho feio na asia o estranho no ninho são os estados unidos

  2. A China nao chegou até aqui se envolvendo em brigas desnecessárias…..

    É melhor ter calma e paciência…. Continuar reforçando a musculatura

    É apenas questão de tempo até a China tornar-se a maior economia do mundo… E uma maquina militar temível…

    Os dias de unilateralismo americano estao com os dias contados… Isso é independente das esperneadas dos americanopatas trilogienses,…

    • Pq tanta torcida por uma país que nos ameaça economicamente?

      Se depender dos chineses vamos plantar soja e criar gado para sempre.
      Os chineses não são nossos aliados, vão nos expulsar dos mercados de produtos manufaturados, não entendo pq tanta torcida.

      • Porque são doentes ideológicos… não tente entende-los pela óptica do racional… são psicopatas… não querem o melhor para o país… por isso votam no pt…

      • Os Chineses não são nossos aliados, nem os americanos. Não existe gente boazinha nas corporações mundiais. Mas foi o crescimento da China, o aumento do consumo de comodities, que permitiu ao Brazil vender seus minérios e alimentos por preços melhores, livrando-se do FMI e cia. O mesmo ocorreu por todo o globo. A ascensão da China libertou o mundo operário, criando competição e melhores preços por nossos produtos.

      • wafredinho peidabundario, só é isso graças aos AMERICANOS, como já foi de matéria do plano brasil, 70% do produto industrializado chines é de subsidiaria americana.

        eu não compro um produto chines, eu compro um produto de marca americana fabricado na china.

        tudo se resume aos americanos,dura realidade pra você

      • Burro é você japonesinho paraguaio! Você sabe a diferença entre “fabricado na china” e “fabricado pela china”? Claro que não! Mas se um dia souber aí a gente conversa….

      • Caro japonês paraguaio, vc está defendendo o escravismo chinês ???… porque ???… porque chinês não é gente ???… que preconceito mais vil, meu caro !!!… quer dizer que o partidão chinês pode ter escravos e explora-los porque todos tem os zoinhos puxados, todos igualzinho ???… que mentalidade mais tacanha… e meu caro, quem criou competição mundial por pregar o livre comercio foram os ingleses e depois os yankes… rsrsrsrsrsrsrss… vai ter que começar a estudar história mundial no ensino médio, se é que já passou por ele… rsrsrsrsrsrsrs… sem contar que o governo chinês PROIBIU a venda de minerais estratégicos para todo mundo, incluso nós e ao mesmo tempo estoca minérios brasileiro vendidos a preço de banana ou trocados por quinquilharias… rsrsrsrsrrsrsrsrs… os “índios” nacionais ainda estão trocando ouro por espelhinhos, só que agora chinês e não português… rsrsrsrsrsrsrsrs… como esses esquerdopatas são limitados… tacanhos mesmos… vamos lá pt… vamos meter a mão no bolso e pagar gente mais qualificada para defende-los na net… esses ai não tão dando conta do recado… aqui não é a China… para ter bons empregados tem que pagar bem… ainda… rsrsrsrsrsrsrsrssrs…

      • Larga deser ridículo. A Ascensão da China não libertou mundo operário algum. Pode ter aumentado a demanda por nossas commodities mas por outro lado acirrou a concorrência com nossos produtos de alto valor agregado. Para profundo desgosto seu meu caro japonesinho paraguaio nossos empregos especializados, especialmente na EMBRAER, são mantido em grande parte “Peluzamericanú mau”

      • Meu caro Tireless ate que no começo concordo com voce mas quando chora perdas nos produtos de valor agregado meu caro ai faça-me rir e colocar a MONTANER como o bibelozinho intocavel do Brasil ai senti cosquinha debaixo do saco bem no talo do pinto.
        Aquele que visa disputar mercados deve primeiro capacitar-se para competir e essa é maior deficiencia Brasileira anterior ate mesmo a quadrilha dos Irmãos Petralhas.
        E meu caro a meu ver a EMBRAER deveria indenizar o Estado Brasileiro por tudo o que recebeu por todo esse tempo as custas do contribuinte Brasileiro e mudar-se de vez pra Florida para acordar para a realidade e ver que la não andaria pra frente pois os Zamericanus maus segregacionais não permitem nada que tenha origem estrangeira papar o mercado deles.
        A EMBRAER é um fantoche nas mãos dos Americanos e usada para atrapalhar as pretenções Brasileiras de sair da dependencia Americana.
        Veremos se a Madame fechar com a Sukhoi o que vai ser da EMBRAER se vai ser solidaria a Americanos e ser eterna montadora ou se tera a coragem de ficar junto com o Brasil.

    • Bastou surgir a china e vc abandonou o boquete aos filhos da mae russia ,kkkk, isto eque eh ser vira-lata, mas como sempre se decepciona, se prepare para ser empalado por seus novos clientes de babaçao !

      • então quer dizer que você é o boqueteiro dos anglos saxiao ,alias como você mesmo fala caucasiano ,todo caucasiano o teropodre faz um bola gato rsrsrs
        PEDERASTIA É CRIME ,MOCOTREVA !!!!!!

      • Pé de Cão esse ai é o Vadiozinho que mudou de nome.Agora tem dois Nicks,um pra dar de moralista e outro para desentupir a veia bostérica.
        Se deixassem esses merdas no vacuo sossegavam as hemorroidas pois são como macacos na jaula se aparece alguem fazem macacadas se não aparece ninguem ficam no fundo depressivos.

  3. A China nao chegou até aqui se envolvendo em brigas desnecessárias…..

    É melhor ter calma e paciência…. Continuar reforçando a musculatura

    É apenas questão de tempo até a China tornar-se a maior economia do mundo… E uma maquina militar temível…

    Os dias de unilateralismo americano estao contados… Isso é independente das esperneadas e dos gritos dos americanopatas trilogienses,…

    .

      • porque pior se são os chinas nossos primeiros parceiros comerciais ,a zona aérea já é dos chinas os gringos não vao comprar a treta do japao ,so não percebe quem não quer

      • “porque pior se são os chinas nossos primeiros parceiros comerciais ”

        Como a ideologia cega as pessoas!

        E durante quantas décadas os Estados Unidos foram nossos primeiros parceiros comerciais?
        E nem por isso você puxou o saco deles como faz com os chineses agora.

        Como eu digo sempre, vocês esquerdopatéticos nem sabem sobre o que estão falando.

        Entreguismo puro.

      • Bicheirento e sua ignorância! Provavelmente deve um beneficiário do bolsa família afinal, esforçar-se não e o forte dessa turma. Deixa de ser burro que os chineses apenas compram nossas commodities ao mesmo tempo em que concorrem com nossos produtos industrializados. Burro!

        E quanto à ADIZ, do que adianta ser dos chineses se os EUA estão passando lá com seus B-52 sem dar satisfações otário!

    • Rafinha Supusitron.
      Sabe meu caro admiro a predestinação Chinesa pois sabem que são alvo da inveja estrangeira mas amiguinho eles são a segunda potencia economica graças a escravização do proprio povo.
      Não so eles não mas o sudeste da Asia é hoje a zona mais rica,prospera e evoluida do planeta e a verdade é que o mundo Ocidental inveja isso e sonha levar uma guerra generalisada la.
      Não pense voce que alimentar Japão e Coreia do Sul seja apenas para continuidade de hegemonia Angla no Pacifico quando a prioridade hoje é levar a destruição ao Sudeste Asiatico simplesmente por inveja.
      La estão os mais inteligentes em ciencias e matematica.La tem as metropoles mais prosperas e modernas do mundo.
      Comparar cidades Americanas e Europeias com metropoles do Sudeste asiatico é o mesmo que comparar um ser de civilização Alienigena super evoluido com um humano.

  4. A China não iria demarcar uma área de defesa se não tivesse feito as contas e chegado a conclusão que seria vitoriosa na empreitada. Os chineses não estão blefando.

    • Esta marcaçao de zona tem como finalidade tentar neutralizar a tambem declarada zona japonesa, agora a china tem algo para colocar na mesa, nao adianta as gueixas mestiças rasgarem a roupa intima, TIO SAN TA NO PODER,queira ou nao os antiamericanos baboes kkkkk

      • Amiguinho a hora que a China der um socode no Japão os Americanos ficarão quietinhos se cagando todinhos.
        O que mais os EUA temem é tomarem um sacode inexperado de misseis Chineses.
        Olhe Panetta o cagão com os olhos esbugalhados kkk “Eu temo que haja um novo Pearl Harbor” kkkkkkk
        Rosnar para uma superpotencia não tem poder de dissuasão e na hora que o bicho pegar ficar quietinho é a melhor escolha.
        Povo capacho o povo Japones.deveriam era expulsarem os Americanos e são seus serviçais a fazerem careta numa guerrinha psicologica com a China e vão acabar se ferrando e os Zamerikanus mascadores de chiclete vão ficarem com o rabinho entre as pernas.

      • Não fala besteira, cara… falavam isso antes da 2GM e vc sabe no que deu… os USA saíram dela ainda mais potentes… esse seu antiamericanismo é patético… fale as coisas como são… tem coisas que vc critica deles que eu concordo, mas falar que são covardes é covardia sua… deixe de se alinhar ao que de mais imprestável posta por aqui… vai acabar na mesma vala que eles… a dos peidabundários… não temos que ser capachos de yankes, nem de chinas e muito menos ainda de bolivarianos… temos que ser uma nação integra na sua cultura e desenvolvimento… vc mais do que ninguém sabe que o nosso verdadeiro inimigo é o interno… são as ratazanas que infestam a capital federal e todas elas tem um pezinho na esquerdopatia… isso é FATO…

  5. Citado pela Nova China, Shen Jinke disse que a patrulha chinesa, que incluía pelo menos dois caças, identificou dois aviões de vigilância americana e dez aparelhos japoneses, entre eles um avião de combate F-15.

    No último sábado, as autoridades chinesas instauraram unilateralmente uma Zona Aérea de Identificação (ZAI) sobre uma grande parte do mar da China Oriental, entre a Coreia do Sul e Taiwan, que inclui um pequeno arquipélago controlado por Tóquio, as ilhas Senkaku, reivindicadas por Pequim. === Essas ilhas sempre foram da China , assimo como taiwuan…e c presenças dos mesmos no pedaço.Sds.

  6. Observando a questão sob um ponto de vista ideológico-atabaquiano, é extremamente fácil dizer que trataria-se de uma vitória da China, que a China será a primeira potência mundial, coisa e tal. Contudo uma análise isenta deixa bem claro que aqui A China dá um passo bem além das sua possibilidades pois está a arrumar encrenca com dois vizinhos poderosos e bem armados (Japão e Coréia do Sul), apoiados pela Superpotência norteamericana. E é bom ressaltar que esses países, além de não reconhecerem a ADIZ chinesa, ainda estão a fazer reiteradas demonstrações de força tal como o ostensivo sobrevôo de dois B-52 da USAF.

    Também como consquencia do gesto unilateral e agressivo da China outros países que possuem disputas fronteiriças com os chineses, estando aí incluidos potências regionais como o Vietnã e a Índia, estarão acelerando seus programas de armamento. E aproximando-se economica e militarmente dos EUA.

    • A China ta fazendo o jogo dos yankes… prova que não são tão espertos assim… ou não tem saída… xeque-mate…

    • Se vais contar aliados, esqueceu de por na mesa Rússia, Coréia do Norte,

      India, Malásia, Indonésia….

      Do outro lado ainda tem Austrália….

      e se os mísseis anti-porta-aviões chineses funcionarem?

      • walfredo a zona aérea já é da china esses coitados estão torcendo para o mundo acabar pois eles não acertam nenhuma rsrsrs
        querem que o mundo acabe ,só se for o mundinho sonista deles
        a zona é dos chinas e já era ,não vai ter volta !!!!

      • Quem te disse que a mãe Rússia vai se meter nessa ???… rsrsrsrsrsrsrsrs… mané… a Rússia quer mais que a China vá pro brejo… assim vão gastar mais em armamentos russos… mas é um trouxa, mesmo… russo só vê o lado deles… vão é ficar quietinho… quer apostar ???…

      • Pois é, a China possuem como aliados:

        – Rússia, que possuem a segunda FA mais poderosa e mais bem preparada do mundo.

        – Coréia do Norte, que apesar de não ser muito significante, possui ogivas nucleares, isso já diz tudo, não é mesmo?

        – Índia, que dependendo da situação do jogo, pode se tornar aliado de cada um dos lado, e quem for escolhido por ela, ganhara um grande reforço na soma de poder bélico.

        – Irã, que apesar de estar mais ‘neutro’, poderá se um motivo ideal para se voltar contra os EUA.

        – Venezuela e Cuba, felizmente, ou não, os EUA tem o Chile logo ali, e dependendo da situação, o Brasil pode dar uma força aos EUA, ou não.

        – Brasil? Dependendo da situação o Brasil pode se tornar um belo provedor de commodities, aumentando assim a produção bélica do país privilegiado.

        Dentre outros prováveis aliados da China.

        Os aliados dos EUA, todos já conhecemos, e nessa lista pode ou não incluir o Brasil e a Índia.

        Enfim, esse é um cenário hipotético, mas não tão distante da realidade.

      • E põe “hipotético” nisso… rsrsrsrsrsrsrsrs… a esquerdopatia é realmente uma doença contagiante e contagiosa… rsrsrsrsrsrsrs… sinto por todos aqueles que não tiveram a chance de tirar a cabeça do buraco vermelho e ver o céu azul… estão perdendo suas vidas… qndo acordarem já serão velhos… outros morrem roendo o osso da enganação, como cachorros velhos…

      • Leandro, vc deve ser novo por aqui. Blue esquece de tomar seus remédios. Não consegue escrever três frases sem atacar, desmerecer ou chingar alguém, kkkk.

      • O problema walfredo é que vcs esquerdopatas tentam usar a tática de ocupar espaços e não permitir o contraditório… comigo não funciona… vcs estão agindo como uma praga que quer tomar conta de tudo, mas não irão… pra toda praga há um remédio e vamos encontrá-lo…

      • Só qndo merecem… rsrsrsrsrs… e não desmereci o Leandro… me referia aos demais comentários acima… a neutralidade pode ser perigosa por aqui, mas é um direito seu… e não há necessidade de desculpas, amigo… não ouve nenhuma ofensa de sua parte… saudações…

      • “Pois é, a China possuem como aliados:

        – Rússia, que possuem a segunda FA mais poderosa e mais bem preparada do mundo.”

        E da onde você tirou que a Rússia é aliada militar da china?
        Só pq vende armas?

        Saia do mundo da fantasia!

      • A Russia é aliada apenas dela mesma ou seja hoje neste momento esta mais propensa a China mas mais na frente pode tender a Ocidentais.A India esta sim é aliada militar dos Russos e com eles tem tratado de reciprocidade.
        Sintetizando o mundo teme a China.
        India,brasil,Russia e EUA são essenciais do ponto de vista logistico.O Brasil negocia com todos,é neutro militarmente no caso do Sudeste Asiatico e aqui em nosso continente somos na verdade o contra-peso moderador ante o colonialismo Yankee mas se o bicho pegar entre Blues e Reds no continente Americano o Brasil sempre foi,é e sera Blue.Americanos sabem disso e nos aceitarão como somos do que nos transformarmos realmente em Reds.
        Somos Blue do nosso jeito e pronto e se deem por satisfeitos.

      • Geopoliticamente o Sr, além de um fanfarrão, é um beócio Sr. Walfredo! Aliás, como todo mundo do teu “Partido da ética na política”…rs! A Rússia não vai se meter na encrenca meu caro! ela vai é torcer para China e EUA morrerem abraçados. A Coréia do Norte não tem condições de entrar em um conflito. A Índia tem problemas de fronteira com a China, a tendência é se aproximarem dos EUA. Malásia e Indonésia não iriam se meter embora estejam mais próximas dos EUA. A Austrália é aliada histórica dos EUA. Entendeu ou quer que eu desenhe?

  7. já entendi depois dos gringos darem um pé na bund@ de israel putenfia rsrsrs
    agora os sionistas esperam que ele compre a treta do japao rsrsrs
    só sionista ridículo e burro para achar que os gringos são otarios de enfiar a mao na cumbuca
    como não acertam nehuma esse comedias vao errar novamente
    não haverá guerra nenhuma os japas irão ficar na mao pois os gringos não são aliados de ninguém
    nem de vocês sionistazinhos ,
    baba ovo de gringo é tudo otario mesmo !!!!!!

  8. A razão real da ira de Washington é o anúncio, pela China, de que o país planeja reduzir suas reservas de dólares norte-americanos.
    O movimento de descarregar parte significativa dos 3,5 trilhões de dólares norte-americanos que a China armazena como reservas, combinado à sempre crescente compra de petróleo em todo o planeta em que os chineses estão empenhados, usando nessas compras moedas nacionais, é ameaça mortal contra o petrodólar norte-americano e toda a economia norte-americana.

    • O problema é que a China é “cachorro grande”, “gato de briga”, “galo de rinha”, etc. Mexer com a China é a mesma coisa que mexer em uma casa de marimbondo sem proteção.

    • Nem precisa isso meu caro ele podem doarem a eles suas reservas de dolares nos EUA basta a China não emprestar mais dinheiro a Washington e para de comprar titulos da divida Americana que Obama e familia vão a Pequin implorando chuparemas bolos dos Ching Lings sem babarem os sacos.

  9. A verdadeira bomba chinesa foi lançada dia 20/11, por um dos vice-presidentes do Banco do Povo da China, em conferência num fórum econômico na Universidade Tsinghua: “Já não interessa à China acumular moedas estrangeiras [dólares] de reserva”.

  10. Walfredo:Se vais contar aliados, esqueceu de por na mesa Rússia, Coréia do Norte,

    India, Malásia, Indonésia….

    Do outro lado ainda tem Austrália….

    e se os mísseis anti-porta-aviões chineses funcionarem? === Os DFs-21 funcionam e mt bem, e espero q ñ venham a ser usado, p o bem do planeta. Poderá ser o estopim da IIIWW..q Deus nos ajude.Sds.

    • Tem nada disso meu camarada.
      Os EUA usam o Japão achando que a China cede a pressão psicologica.Se a China varrer o Japão o maximo que os EUA farão é o escandalo sensacionalista que sempre fazem na ONU buscando apoio moral dos outros.

Comentários não permitidos.