Estados Unidos aconselharam suas companhias aéreas a notificarem as autoridades chinesas sobre seus planos de voo

Lesley Wroughton e Tim Kelly

Os Estados Unidos aconselharam suas companhias aéreas a notificarem as autoridades chinesas sobre seus planos de voo durante viagens na região da zona de defesa que Pequim estabeleceu há uma semana, elevando o nível de tensão no leste asiático.

Os EUA disseram esperar que as empresas operem alinhadas com um documento que alerta sobre a segurança de um voo, emitido pelos governos estrangeiros, acrescentando contudo que a decisão “não indica que o governo dos EUA aceita as exigências da China”.

O conselho contrasta com a atitude do aliado Japão, cujas duas maiores companhias aéreas fizeram um acordo com o governo japonês para voar pela zona sem notificar a China.

Pequim quer que os aviões estrangeiros que ingressarem na zona sobre o Mar da China Oriental -incluindo os de passageiros- sejam identificados.

Uma autoridade do governo dos EUA afirmou que a atitude chinesa parece ser uma tentativa unilateral de mudar o status quo no Mar da China Oriental, o que pode “elevar o risco de erro de cálculo, confrontos e acidentes”.

“Pedimos que o governo chinês seja cauteloso e contido, e estamos consultando o Japão e outros afetados na região”, afirmou a autoridade.

A zona inclui os céus sobre ilhas envolvidas em uma tensa disputa territorial entre Japão e China e representa aos EUA um desafio histórico do surgimento de uma nova potência mundial, em uma região dominada pelos norte-americanos há décadas.

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, deve visitar a China, o Japão e a Coreia do Sul na próxima semana, e tentará amenizar as tensões sobre o assunto, disseram autoridades norte-americanas.

Desafiando a criação da zona de defesa aérea chinesa, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul realizaram voos militares na região nesta semana, sem avisar Pequim.

Na sexta-feira, a China destacou caças após dois aviões dos EUA e dez aeronaves japonesas, incluindo caças F-15, terem entrado na zona, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

Os caças foram para a região para monitorar os aviões estrangeiros, disse a agência estatal, citando o porta-voz da força aérea, Shen Jinke.

(Reportagem adicional de Phil Stewart em Washington e Sui-Lee Wee, Michael Martina e Paul Carsten em Pequim)

Fonte: MSN Noticias

12 Comentários

  1. Logicamente que por tratar-se de empresas aéreas civis faz necessário precaver-se ante a agressividade e expansionismo chineses. Mas no campo militar as forças militares na área foram reforçadas com aviões P-8 ou seja, continuam passando a mão na bunda do dragão…rs!

  2. Logicamente que por tratar-se de empresas aéreas civis faz necessário precaver-se ante a agressividade e expansionismo chineses. Mas no campo militar as forças militares na área foram reforçadas com aviões P-8 mostrando assim o compromisso dos EUA com os seus aliados.

  3. os estados unidos so querem garantir a deles nessa região japao apenas boi de piranha
    se o governo japonês fosse esperto negociava com a china sobre as ilhas e pedia ajuda para expulsar os gringos de seu território

      • o japao vai acabar negociando , não adianta torcidinha de israel putenfia rsrsrs ,pode espernear que no fim a logica vence a ideologia barata dos antibrasil e mundo quem viver vera !!!

    • somente um retardado para colocar civis em perigo, atitude correta,afinal civis devem ser deixados fora das escaramuças, mas avioes militares voarao sem dar ideia aos chinas !

  4. Começaram a entenderem que o tempo do unilateralismo cessou né!Pois o mundo sempre foi obrigado a aceitar as resoluções unilaterais deles.
    No quintal dos caras quem sabe são eles e se locais os questionam então que se resolvam sem a esquizofrenia externqa que so faz acirrar ainda mais tudo.
    Penetrou,não respeitou normas manda de ralo.

    • Turminha de vagabundos hipocritas, quando os EUA tratam da america central como sendo seu quintal as vedetes rasgam calcinha destilando bosteridades , mas agora comprovando que sao trash ,defendem atitudes imperialistas chinesas, quanta vontade de serem femeas chinesas possuem estes hipocritas bostericos kkkkkkk

      • A tua boçalidade bosterica de capacho Yankee não discerne entre interferencias diretas sobre soberania alheia,chantagens,espionagens e terrorismo de uma disputa por dominio de mar territorial.
        Embreve o unico refugio de voces sera a Republiqueta Paraguaia mas cuidado la eles vendem as proprias filhas para fazerem programa em Cure Quá.

  5. Quem deve ter o dominio sobre o Atlantico sul?Brasil,Uruguai,Argentina e o oeste Africano ou os donos do mundo EUA e UK?
    Quem deve ter o dominio sobre o Pacifico Sul o sudeste Asiatico e a Oceania ou EUA e UK?
    Quem os constituiu donos do mundo para legislarem sobre o mesmo?
    Os demonios de outrora (Russia e China) são hoje o contra-peso entre o unilateralismo e o direito internacional.
    Cada vez mais isolam-se pois o mundo cansou-se das mentiras,intrigas,interferencias,genocidios.

Comentários não permitidos.