Lesley Wroughton e Tim Kelly
Os Estados Unidos aconselharam suas companhias aéreas a notificarem as autoridades chinesas sobre seus planos de voo durante viagens na região da zona de defesa que Pequim estabeleceu há uma semana, elevando o nível de tensão no leste asiático.
Os EUA disseram esperar que as empresas operem alinhadas com um documento que alerta sobre a segurança de um voo, emitido pelos governos estrangeiros, acrescentando contudo que a decisão “não indica que o governo dos EUA aceita as exigências da China”.
O conselho contrasta com a atitude do aliado Japão, cujas duas maiores companhias aéreas fizeram um acordo com o governo japonês para voar pela zona sem notificar a China.
Pequim quer que os aviões estrangeiros que ingressarem na zona sobre o Mar da China Oriental -incluindo os de passageiros- sejam identificados.
Uma autoridade do governo dos EUA afirmou que a atitude chinesa parece ser uma tentativa unilateral de mudar o status quo no Mar da China Oriental, o que pode “elevar o risco de erro de cálculo, confrontos e acidentes”.
“Pedimos que o governo chinês seja cauteloso e contido, e estamos consultando o Japão e outros afetados na região”, afirmou a autoridade.
A zona inclui os céus sobre ilhas envolvidas em uma tensa disputa territorial entre Japão e China e representa aos EUA um desafio histórico do surgimento de uma nova potência mundial, em uma região dominada pelos norte-americanos há décadas.
O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, deve visitar a China, o Japão e a Coreia do Sul na próxima semana, e tentará amenizar as tensões sobre o assunto, disseram autoridades norte-americanas.
Desafiando a criação da zona de defesa aérea chinesa, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul realizaram voos militares na região nesta semana, sem avisar Pequim.
Na sexta-feira, a China destacou caças após dois aviões dos EUA e dez aeronaves japonesas, incluindo caças F-15, terem entrado na zona, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
Os caças foram para a região para monitorar os aviões estrangeiros, disse a agência estatal, citando o porta-voz da força aérea, Shen Jinke.
(Reportagem adicional de Phil Stewart em Washington e Sui-Lee Wee, Michael Martina e Paul Carsten em Pequim)
Logicamente que por tratar-se de empresas aéreas civis faz necessário precaver-se ante a agressividade e expansionismo chineses. Mas no campo militar as forças militares na área foram reforçadas com aviões P-8 ou seja, continuam passando a mão na bunda do dragão…rs!
Logicamente que por tratar-se de empresas aéreas civis faz necessário precaver-se ante a agressividade e expansionismo chineses. Mas no campo militar as forças militares na área foram reforçadas com aviões P-8 mostrando assim o compromisso dos EUA com os seus aliados.
os estados unidos so querem garantir a deles nessa região japao apenas boi de piranha
se o governo japonês fosse esperto negociava com a china sobre as ilhas e pedia ajuda para expulsar os gringos de seu território
Ao contrário de você, os japoneses não são burros….
o japao vai acabar negociando , não adianta torcidinha de israel putenfia rsrsrs ,pode espernear que no fim a logica vence a ideologia barata dos antibrasil e mundo quem viver vera !!!
somente um retardado para colocar civis em perigo, atitude correta,afinal civis devem ser deixados fora das escaramuças, mas avioes militares voarao sem dar ideia aos chinas !
Começaram a entenderem que o tempo do unilateralismo cessou né!Pois o mundo sempre foi obrigado a aceitar as resoluções unilaterais deles.
No quintal dos caras quem sabe são eles e se locais os questionam então que se resolvam sem a esquizofrenia externqa que so faz acirrar ainda mais tudo.
Penetrou,não respeitou normas manda de ralo.
Turminha de vagabundos hipocritas, quando os EUA tratam da america central como sendo seu quintal as vedetes rasgam calcinha destilando bosteridades , mas agora comprovando que sao trash ,defendem atitudes imperialistas chinesas, quanta vontade de serem femeas chinesas possuem estes hipocritas bostericos kkkkkkk
Bolivia,colombia ; dobrem a produçao, o pais de zumbis esta acelerando rumo ao ostracismo ideologico kkkkkk
A tua boçalidade bosterica de capacho Yankee não discerne entre interferencias diretas sobre soberania alheia,chantagens,espionagens e terrorismo de uma disputa por dominio de mar territorial.
Embreve o unico refugio de voces sera a Republiqueta Paraguaia mas cuidado la eles vendem as proprias filhas para fazerem programa em Cure Quá.
Os meios p ajudar os seus peões estão chegando, a China vai levar meios p os seus peões, essa tabuleiro está um pouco perigoso. Já se derrubou um avião por essas bandas c + de 200 pessoas…Sds.
Quem deve ter o dominio sobre o Atlantico sul?Brasil,Uruguai,Argentina e o oeste Africano ou os donos do mundo EUA e UK?
Quem deve ter o dominio sobre o Pacifico Sul o sudeste Asiatico e a Oceania ou EUA e UK?
Quem os constituiu donos do mundo para legislarem sobre o mesmo?
Os demonios de outrora (Russia e China) são hoje o contra-peso entre o unilateralismo e o direito internacional.
Cada vez mais isolam-se pois o mundo cansou-se das mentiras,intrigas,interferencias,genocidios.