Angola compra o porta-aviões espanhol ‘Príncipe de Asturias’

R 11Por Guilherme Wiltgen

Ao que tudo indica, a Angola fechou a compra do porta-aviões Príncipe de Asturias com o Governo espanhol, e ainda se comprometeu em adquirir navios patrulhas que também deram baixa da Armada espanhola (P-27 Ízaro, P-61 Chilreu, F-32 Diana) e o navio de desembarque de carros de combate L-42 Pizarro (ex-USS Harlan County LST-1196).

A venda se concretizou após a visita de uma delegação composta por almirantes angolanos, que foram conhecer o estado em que se encotra o navio. Esta mesma delegação foi recepcionada pela Navantia, com o objetivo de apresentar como e onde seriam feitas as adaptações e a modernização do porta-aviões.

A Armada espanhola foi procurada por um jornal espanhol para comentar sob a venda do navio, mas o porta voz somente informou que foram contatados vários países, inclusive a Angola, não fornecendo mais informações.

Caso as negociações para venda do navio não fossem concretizadas, ele seria vendido como sucata.

FONTE: ECD via DAN

69 Comentários

  1. Ótima notícia, tomara que seja verdade, pois como disse o pézito isso redunda em fortalecimento da sociedade lusa.
    Mas, e principalmente, mostra que há algo de muito errado com o governo brasileiro, que administra a 7º economia mundial, com uma política de Defesa totalmente inócua. Fazendo eternamente do Brasil um país não soberano e capacho de potências estrangeiras.

    Avante angolanos, o caminho é por aí mesmo… FA fortes, país forte, povo forte, governo forte etc. Dando lição no gigante português da América do Sul.

  2. Espero que Angola não tenha caído numa,armadilha como a que nós caímos !

    Se l se os governos levassem o BRASIL à sério Angola estaria fazendo negócios conosco !

    • Opa gostei de seu comentário. Pelo que observo Angola esta fazendo a mesma burrice que o Brasil. Não adianta nada um elefantão sozinho no oceano, só para movimentar um monstro desses Angola gastará uma fortuna diariamente, ou seja, elefantão de zoológico. Com o valor disso pode ter vários outros veículos e aviões. Angola não é uma país imenso como o Brasil, EUA, Russia ou China. Seu território pode ser controlado através de uma boa Aeronáutica e super lanchas, não vejo necessidade de um portaelefantão. Para mim tiro no pé ou cafezinho.

      • Concordo plenamente com o exposto pelo Alberto. Esse dinheiro seria melhor investido em meios de menor porte que demandem reduzido custo de manutenção. O que adianta um porta aviões sem uma escolta adequada? Será apena um grande alvo.

        A não ser que utilizem esse portas aviões para treinamento.

  3. Pfffff…

    Esta é a Espanha: uma potência de outrora, com Felipe II na era mercantilista, desfazendo-se de suas forcas armadas…

    E ainda tem abirobado que acredita em “frota combinada da OTAN” …

    Se juntar-mos Espanha, Portugal, Grécia, Albânia, Eslováquia, Islândia a única combinação que aparece é de falidos……

    • Se vc juntar as riquesas culturais historicas destes povos ,vc perceberah que o problema economico serah superado sem maiores danos a estas naçoes, por outro lado a terra de mestiços so esta nadando de braçada por causa de seus produtos agriculas e minerais, entao a ironia ao falar destas naçoes perde a razao de ser, ainda mais criticas lançadas e regradas a desconhecimente de causa e idiotaologia esquerdopata !

    • Rafa_Positron,

      O Príncipe de Astúrias foi substituído pelo Juan Carlos I…

      O L-42 Pizarro tornou-se virtualmente desnecessário diante dos dois navios LPD da classe Galícia…

      Quanto ao patrulheiro P-27 Izaro, este já é um navio bastante antigo ( assim como todos da classe Anaga, já em processo de desativação ). Ademais, entre os navios e barcos da SASEMAR ( que é um tipo de guarda costeira ) e da marinha, esses patrulheiros poderiam ser considerados desnecessários…

      O P-61 Chilreu é o primeiro de sua classe; um navio com mais de vinte anos de idade e que possui características diversas dos outros três, que são bem mais recentes…

      E por fim, a F-32 Diana é ( ou era… ) a mais antiga corveta da classe Descubierta ainda em atividade ( a primeira da classe saiu de serviço em 2009 ) e havia sido convertida em navio de apoio… De toda a forma, essa classe encontra um substituto nas novas embarcações da classe Meteoro…

      Quanto a frota combinada da OTAN, listo apenas o mais importante do que estaria permanentemente no Mediterrâneo:

      Itália: porta-aviões Cavour, porta-aviões Giuseppe Garibaldi, 3 LPHs classe San Giorgio, 2 destróieres classe Orizzonte, 2 destróieres classe Durant de La Penne, 3 fragatas classe Bergamini, 8 fragatas classe Maestrale, 2 submarinos tipe 212 e 4 submarinos classe Sauro…

      Grécia: 4 fragatas classe Hydra ( Meko ), 10 fragatas classe Elli e 11 submarinos convencionais.

      Confesso não saber a exata disposição dos navios de outras marinhas que são obrigados a dividir seus esforços em litorais distintos. Contudo, se formos incluir apenas metade de seus navios e se considerarmos somente combatentes oceânicos, tem-se apenas no Mediterrâneo uma armada de respeito, que poderia manter aquele mar decisivamente fechado para os russos. Se formos incluir o que a USN pode deslocar, não haveriam rivais…

  4. O único Principe das Astúrias que a Espanha tem, agora, é o Fernando Alonso

    Huauhhauuhahuahuahuuahhuauhahuuha
    Huuhahuauhuauhauhauhauhauhahuhuau

    .
    Nao podia perder a piada

  5. Angola fechando o atlântico sul do lado de lá, cuidando de seu pré-sal e garantindo sua posição, de ser, em breve, o país mais rico da África, passando a África do Sul.

  6. O problema de tudo isso é:

    Será que eles terão condição de manter esse ‘elefante branco’, ou como o Maluquinho disse: ‘Orca’?

    O lado bom é ver países de língua portuguesa se fortalecendo militarmente e isso também cria uma margem para que passemos a criar novos exercícios militares entre Brasil-Angola, fortalecendo ainda mais nossos laços.

    • A tendencia é mesmo formar coalisão com o Brasil.
      Issoquase ja aconteceu e foi no governo FHC por causa do Timor Leste.Brasil,Portugal e Africanos de lingua Portuguesa fariam uma coalisão para atacarem a Indonesia.O NAe SP foi comprado com esse proposito.
      A coalisão não ocorreu mas a mesma teve efeito dissuasorio pois a Indonésia pediu prudencia ao Brasil e negociarão a independencia do Timor Leste….Papinhos de Segurança de Estado.

    • Pois é… incrível!
      Pelo jeito os angolanos andam tomando xarope de simancol estratégico.
      Já nóis? só no cerol, peixeira e jangada.
      Sabe como é… é o tal braço forte das FA brazucas … só se for de tanta punhetação de nossa paciência.

      Mas em 2035 a coisa vai melhorar.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • O problema é que na época da compra do NAE São Paulo, não havia disponível um outro porta-aviões, de melhor qualidade, para vendas. Então fomos na única opção que tínhamos.

      • Nem foi isso meu caro foi que tivemos a vontade de ter um NAe de pronto e foi o que tinha na epoca e com preço “mais ou menos convidativo”…Citei acima porque ele foi comprado….Esse episodio levou ate militares para a cadeia.Isso não é falado mas ainda tem gente presa por causa da compra do NAe SP quando os que deveriam estar presos nem citados foram.Teve muitas coisas envolvendo outras coisas e implicações nessa epoca.

    • O A-12 mal conseguiria operar o Rafale, que pronto para combate pesa cerca de 14 toneladas. Imagine um “Porta-Aviões” que tem 70 metros a menos de comprimento que o São Paulo (196m contra 266m do A-12), operar um caça que, pronto para combate, pesa 18,5 toneladas…
      Creio que Angola vai operar apenas helicópteros, ou talvez a Espanha venda os Sea Harrier. Porém eu li em uma matéria que o custo anual desse porta-aviões, com toda a sua ala aérea, tava perto de 100 milhões de euros! Não creio que os Angolanos estejam dispostos a gastar tudo isso.

  7. Não me surpreende as compras angolanas de oportunidade para a sua marinha, visto o fato da importância crescente da exploração de petróleo na plataforma continental deste país…

    Eu estou é curioso em ver a forma com que os angolanos irão compor a ala aérea da sua marinha…

    • porque inútil ???? não tivemos até agora ninguém querendo invadir nosso pais
      já o seu israel putenfia rsrs até as crianças palestinas querem ver ele de quatro !!!
      você não precisa ver nossos soldados ,mas te garanto estamos aqui .
      israel tomou uma bicuda dos estados unidos quero ver ir para cima do IRÃ ,
      não tem coragem ??? pede ajuda do seu deus !!!

      • Olha cara, não acho nosso porta-aviões inútil, pois pelo menos podemos adquirir um pouco e experiência com operações aéreas embarcadas para o futuro e até, quem sabe, uma pequena capacidade de projeção de força em conflitos de baixa intensidade.

        Mas não entendi o que isso tem a ver com Israel e a palestina.

  8. Outro aspecto interessante é que o Principe de Astúrias foi substituído na Armada espanhola pelo novo BPE Juan Carlos I, um navio que desloca 27.000 tons e que é multifuncional. Sem falar nas Fragatas F-100, equipadas com AEGIS, recentemente incorporadas. Quem fala em fim da armada espanhola incide na burrice crônica.

    • É a esquedopatia vomitando sandices, amigo Tirelles… na verdade os espanhóis se livraram de uma navio que já deu o que tinha que dar… mas para os angolanos pode ser uma oportunidade de treinar sua marinha em uma categoria de vaso que eles ainda não tem domínio…

      • Grande Blue Eyes,

        Se nesse caso, a Angola adquirir mesmo esse NAe. Quantos caças caberiam nele ? ( Baseando-se nos A-4 da nossa Marinha)

      • o que eu sei que os espanhóis e os portugueses se livraram foi dos mouros ,o porta aviões foi vendido para um pais aliado irmãos de língua e religião

      • Qndo vc quer escrever certinho vc sabe, né, cretinão… gosta de fazer um tipinho gentalha pra não desagradar a plebe, né ???… falso… vc também é do tipo uspiano que detesta a classe média ???… rsrsrsrsrsrrsrs…

      • Tive pesquisando e verifiquei que ele foi projetado para transportar 12 caças AV-8B Harrier II Plus e Harrier II e também 12 helicópteros, geralmente seis Sikorsky Sea King SH-3H, quatro Agusta AB-212 e dois Sikorsky SH-3 AEW. Ao todo pode operar com 17 aeronaves no hangar de 2300 m² (em casos de emergência) e 12 no convés de 5100 m², operando-se elevadores para transitar os veículos de um local para o outro. Creio que se levarmos em conta os “caças” A-4 da MB, posso considerar que teria que transportar igual número de aeronaves para que foi projetado originalmente, pois a invergadura do A-4 é similar ao Harrier… são informações que podem ser confirmadas na net… espero ter respondido satisfatoriamente sua questão… saudações…

  9. Esta compra por parte de Angola é um bocado disparatada, a marinha deles apenas opera pequeno navios de patrulha, e passam assim do nada para um porta-aviões.Já para não falar que a marinha deles tem 1000 militares e para operar o príncipe das asturias são necessários 600 marinheiros (sem contar com a componente aérea).Não têm escoltas, qualquer submarino mais ou menos moderno pode causar sérios danos.
    Se eles querem criar uma marinha moderna deviam começar por comprar fragatas, draga minas, os tais navios de patrulha criar uma componente aérea com helis, navio de reabastecimento, e no futuro pensavam em comprar um porta aviões.A mim sempre me disseram que não se constroi uma casa pelo telhado.

      • se eu vendo um fuzil 762 ,e compro o imbel novo o cara que eu vendi o 762 esta despreparado ou com poder de fogo menor ??? logico que NAO
        angola esta de parabéns vai dar um salto na marinha desse pais

      • Mas ninguém está a falar no poder de fogo, estamos a falar se a marinha angolana tem a capacidade de manter este navio. E se não tem fragatas como é que pretende proteger o navio, sem escoltas e sem aviões.
        Para mim quem ganhou mais com isto foi o almirante ou o politico que decidiu comprar o o navio visto que do ponto de vista militar ainda não tem nenhuma utilidade, pelo menos nos próximos anos.

      • Ter tem, sem dúvida. Mas continuar tendo a melhor marinha ou demais forças de defesa, quando o vizinho fica mais rico são outros quinhentos.

        Posso estar errado, mas li que Angola já ganhou a guerra de independência enfrentando tropas financiadas e treinadas pela Africa do Sul, com ajuda de Rússia e Cuba.

      • A guerra não era de independência, a intervenção Sul Africana aconteceu pelo financiamento da Angola a um grupo terrorista que praticava atentados tanto na África do Sul quanto em um satélite vizinho objetivando uma revolução do proletariado na região. Como a África do Sul era capitalista, tava armado o circo para 30 anos de conflito que se seguiriam. Para se contrapor ela financiou a UNITA, que durante muito tempo gerou caos e uma sangrenta guerra civil na Angola. Não se pode chamar aquilo bem de vitória. Do ponto de vista tático a vitória foi da África do Sul, do inicio ao fim, um vitória humilhante e esmagadora diga-se de passagem. Porém depois de décadas de conflito sazonal(os confrontos só aconteciam no verão, durante as cheias dos rios) a URSS decidiu elevar a aposta e conseguiu criar uma defesa antiaérea suficiente para amedrontar a África do Sul(que estava sobre embargo e tinha muita dificuldade em encontrar peças de reposição) que considerou não valer a pena continuar o conflito e foi acertado os termos de paz. Mas as forças angolanas não tinham equipamentos feitos sobre medida para o terreno(era armamento padrão soviético) e o comando soviético/cubano era extremamente incompetente, ao contrário da África do Sul, que apesar de em clara desvantagem numérica e por vezes tecnológica conseguiu impor uma razão de baixas de mais de 100:1. Um adendo, muitas das técnicas empregadas pelos Israelenses com absoluto sucesso contra os Árabes foram aprendidas com os Sul-africanos, já que no campo aéreo os cenários eram bem semelhantes, e Israel se usou do bloqueio para conseguir acordos bem vantajosos em troca de suporte e tecnologia, basicamente a África do Sul foi o campo de teste de muitas das doutrinas de emprego da Força Aérea Israelense.

      • Piada.
        Lucas Sena compra a versão de que a África do Sul era soberana, e obtinha vitórias e mais vitórias…

        Então como não praram em Luanda?
        Não entraram em Luanda pelo fato de que os cubanos, e os angolanos patriotas, não deixaram.

      • Piada.
        Quem lutou com desvantagem tecnológica e de contingente foi o MPLA.

        Angola foi salva pelas forças cubanas. Bloquearam as tropas sul-africanas na frente de Luanda, e os empurraram para o sul.

        Angola sofreu mais de 20 anos de guerra civil patrocinada pelos EUA, e também pelo seu sicário local, a racista África do Sul…

        O regime racista, apoiado pelo então mundo livre foi o esteio de sangue na África portuguesa meridional…

        No campo aéreo, Angola teve que forjar sob fogo uma incipiente força-aérea, contando com providencial ajuda cubana…

        Quando os cubanos introduziram o MiG-23, com mísseis Molniya R-60, conhecido como Aphid no ocidente, lograram abater um Mirage em um combate frontal… Sabe qual foi a atitude da corajosa SAAF? Retirar todas as suas aeronaves do TO.
        Medo de uma aeronave ruim para combate aproximado, e de um míssil que apesar de manobrável, tinha um alcance de apenas 8km, quando muito…

        Que coisa, heim?
        E as piadas de razão de baixas impostas de 100:1?
        Cipoal de mentiras dos racistas…

        Aliás, outra coisa digna de nota, é que os fascistas portugueses, sempre eles, costuma distorcer a luta anti-colonial como se fosse ela fruto da guerra-fria. Ela se desenrolou na guerra fria, mas foi uma luta de libertação do julgo colonial; não foi um confronto de socialistas x capitalistas, ainda que um dos lados tivesse o socialismo como horizonte programático.

        A África do Sul tinha na atua Namíbia uma colônia, de maneira ilegal, diga-se, e pela Namíbia lutava o grupo nacional SWAPO. Na época o MPLA lutava contra a Unita pela sua sobrevivência e pouco poderia ajudar o grupo nacional vizinho…

        A África do Sul nada mais fez na do que espalhar sangue e sustentar os interesses coloniais e de exploração das nações sanguinárias do ocidente, razão pela qual a China e o Brasil são vistos, hoje, pelos africanos com muito maior benevolência do que as potências ocidentais, exploradoras, mesquinhas, sanguinárias, racistas e torpes.

        A antiga URSS, é bom que se diga, não apoiava a aventura africana de CUBA, pois temia com razão que a luta na África Portuguesa iria sangrar ainda mais os seus recursos, que estavam no limite do suporte para árabes e vietnamitas…

        No entanto, Cuba, com parcos recursos, mantendo por vezes apenas uma divisão em campo, sustentou o combate junto com o MPLA, contra as forças super aquinhoadas de material bélico padrão OTAN da Unita e da África do Sul…

        E o que acabou por derrotar Savambi foi a extrema brutalidade deste senhor da guerra para com o seu povo. Nos territórios ocupados pela Unita sobrava terror, morte e sangue. Enquanto naqueles que eram administrados pelo MPLA, via-se antes, o nascer de uma nação… Como foi constatado pelo compor diplomático brasileiro, onde o MPLA se instalava, a primeira construção a ser levantada era uma escola, a segunda era um posto de saúde.

        Quanta diferença…

        A guerra na antiga África Portuguesa, Angola e Moçambique, deu-se entre patriotas contra racistas sanguinários. Esta é a verdade…

      • Nem tudo se resume a dinheiro, caro japonês paraguaio… rsrsrsrsrs… não vê o caso dos seus amigos esquerdopatas ???… não há dinheiro que os faça ter moral, honradez e honestidade… isso o dinheiro que roubaram não compra…

    • Rindo alto aqui!

      E qual é a graça?
      Ótimo ver um país africano enriquecendo! Tomara que os outros tenham a mesma sorte.

    • A Africa do Sul so foi incluida nos BRICS por imposição do Brasil meu caro.Isso chamasse estrategia apesar de estar na Africa a mesma é importantissima a nós no controle do Atlantico Sul.
      Ate mesmo a propria Nigeria hoje tem bem mais interesses com o Brasil do que com a UK ou CE.
      Se a Africa do Sul fosse vassala de Ocidentais como sugeres ela não teria sido convidada pelo Brasil para estar nos BRICS e nem tampouco teria sido aceita pelos outros membros.
      Troca a coca-cola pela Schin-Cola rsrs

  10. Comprar é uma coisa… manter e operar é outra! Tomara que consigam e que esta compra não tenha sido só pra vantagens de alguns com o dinheiro do contribuinte!
    Agora a pergunta… que tipo de aviões este NAe comporta?
    Abraços,

    • Pelo que eu andei pesquisando há um tempo atrás, seriam:

      – Harrier
      – Dassault-Breguet Super Étendard, e
      – F35

      Caso suas duas catapultas a vapor – de vante e lateral – forem modificadas para 24.000 kg, o São Paulo poderá operar tranquilamente MIG 29K, Rafale Marine (F1), F/A-18 E/F Hornet ou uma futura versão naval do Gripen NG.

    • Possivelmente vai ser transformado em porta-helicópteros.Não há nenhum avião em fabricação que possa operar nesse PA.
      No futuro os F35B poderão, operar.

      Há também os Harriers, mas, há poucos operacionais no mundo e a briga é grande:
      India – 11
      Italia – 16
      Espnha – 17
      EUA – 137

      Em 2011 UK aponsentou prematuramente seus 74 Harriers restantes, a India queria comprar, mas quem levou foi os EUA. Foram comprados para fornecer peças e manter as aeronaves americanas voando até 2025

      Aposentados Harrier tomando sol no Arizona:
      http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2012/06/03/article-2153741-135F2F9F000005DC-24_634x409.jpg

  11. Amigos,

    Essa máquina é um “porta-harriers”…

    A única aeronave de asa fixa prevista para operar de navios desse porte futuramente, e que poderia operar desse convoo com segurança, seria o F-35B… Poderia ( talvez ) se recorrer a aeronaves Harrier desativadas por aí, mas seria problemático contar com aeronaves como essas que que já estariam por demais usadas… Aliás, dado o alinhamento angolano com a Asia, não creio que essa opção estaria sendo considerada…

    O componente aéreo desse porta-aviões muito provavelmente serão helicópteros ASW e de emprego geral em um primeiro momento.

    • Igual ao nosso antigo Minas Gerais! Porta helicópteros (que por um breve momento, lançou os A-4 logo no começo das operações dos mesmos na Marinha).

  12. Tremenda burrada.
    Isso é um é um saco sem fundo de dinheiro, ainda mais usado.
    O Brasil fez muito disso comprando tranqueira velha dos ingleses, pagávamos o olho da cara com tecnologia defasada sem aprender nada que eles não passavam, só manutenção- só manutenção, e os caras ainda ganhavam jantares e medalhas.. vai vendo.
    Não sei quanto vai custar isso mas antes Angola tivesse comprado submarinos novos , P-3 Orion ou navios patrulhas menores novos para cuidar de seu petróleo, ou Vants , agiriam em matilha cobrindo maior área .

    Porta aviões é para quem quer ser agressivo e atacar, agora a marinha deles vai existir pra tomar conta desta bosta, girar em torno dele para não afundarem, se agruparem em torno de uma coisa que nasceu para ser um alvo gigante, um recife artificial futuro … erraram.
    Tremenda burrada mesmo .

  13. E provável que Angola tenha planos de adquirir Sea Harriers, porque tipo seria burrice, comprar um porta aviões, e não por aviões em cima dele.

  14. Existem interessantes questoes geopoliticas a serem analisadas nessa compra.

    Ha um acordo firmado com o Brasil para treinar e desenvolver a Marinha angolana.

    O Brasil tem disponibilizado vultosas quantias em ajuda a Angola, perdoado dividas e colocado tudo sob sigilo…

    E, aparentemente ha petroleo no pre sal angolano…

    Vai la saber se nao fomos financiadores dessa compra…

    • O que o Brasil aparentemente planeja é criar na áfrica um aliado forte, capaz de conter quase qualquer tipo de ameça daquele lado do Atlântico.

      Enquanto nos policiamos daqui, eles policiam de lá.

Comentários não permitidos.