TECNOLOGIA – VANT realiza primeiro pouso automático com sistema desenvolvido pela FAB

Acaua

O protótipo do Veículo Aéreo Não Tripulado Acauã realizou pela primeira vez no sábado (23/11) um pouso automático com o sistema desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE, em conjunto com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e com o Instituto de Pesquisas da Marinha (IpQM).

O projeto tem o objetivo desenvolver a tecnologia de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA) para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT).

Acaua1

A operação foi realizada na Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga (SP).

Essa foi a nona etapa do projeto, que consistiu na execução do pouso automático totalmente controlado pelo computador de bordo, o que incluiu as seguintes fases: rampa de aproximação de precisão; alinhamento e nivelamento antes do toque na pista; corrida no solo e parada total da aeronave. 

Foram executados ao todo cinco voos com o Protótipo 03 do VANT Acauã, sendo que dois voos tiveram o pouso de forma automática.

De acordo com o Engenheiro Flavio Araripe d´Oliveira, “poucos países no mundo dominam as tecnologias de controle necessárias para a decolagem e pouso automáticos de veículos aéreos não tripulados de maior porte”.

“Essa capacidade possibilita a diminuição de acidentes durante fases críticas do voo, além de permitir que o VANT opere em condições meteorológicas adversas, como no caso de nevoeiros”.

As tecnologias pesquisadas pelo Projeto DPA-VANT poderão ser desenvolvidas por empresas nacionais e incorporadas em futuros VANTs de emprego operacional das Forças Armadas Brasileiras.

brasil_investe_em_veiculo_aereo_nao_tripulado

Projeto DPA-VANT

Com quatro anos de trabalho, o Projeto DPA-VANT realizou nove campanhas de ensaios, sendo cinco de ensaios em voo e quatro de ensaios no solo com corridas na pista. A meta de decolagem automática foi atingida durante a sexta campanha, em agosto de 2013.

A meta do pouso automático foi atingida durante a nona campanha, que contou com cerca de 40 profissionais participantes.

Entre eles, integrantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), além das empresas contratadas: BCC, responsável pelo software embarcado; e Flight Technologies, responsável pelo piloto automático.

A AFA teve papel essencial para o sucesso da operação. A instituição disponibilizou um helicóptero H-50 Esquilo para exercer a função de aeronave de acompanhamento (“paquera”) durante os voos de ensaio.

Fonte: IAE

29 Comentários

  1. Eu sempre acreditei que o Brasil iria demorar para fabricar seus sistemas aéreos, navais e terrestres não tripulados.
    Mas também sempre acreditei que quando eles fossem fabricados, estariam entre os melhores do mundo.
    Acertei mais uma das minhas “previsões”kkkkkk

  2. por LUCENA
    .
    .
    .
    Parece que a política de implementar um estrutura sólida de uma industria de defesa aos poucos vai tomando seu dinamismo…tomara que não fique no meio do caminho más,como eu sempre digo,o trabalho e a fé dos brasileiros neste país é a mola que o move.

  3. Parabéns ao Brasil que aos poucos vai tomando consciência da necessidades de desenvolver sua própria tecnologia militar. Em um comentário em outro post, citei alguns exemplos de pesquisa e desenvolvimento dos quais nos Brasileiros devemos nos orgulhar.
    Este é um pequeno passo, mas grandes caminhadas começam assim.
    Ainda nos falta muito em termos de tecnologia de defesa. Não esta bom, poderíamos estar melhor. Tivemos um período trágico onde bons projetos não tiveram apoio e continuidade. Agora parece que as coisas começam a andar, se bem que a passos bem lentos, mas esta andando.

  4. o livro branco que foi desacreditado por alguns anti brasil hoje começa a fazer a diferença e desonera e coloca eficiência nos projetos mais uma vez parabéns ao governo federal e aos partidos de apoio da base governista ´pois isso é uma vitória de todos

  5. Até parece que foi algum petista que desenvolveu esse sistema… foi a FAB e não esse governo que por sorte logo passa… e passará…

  6. Uma entrevista com o esquerdista Gabeira que é de esquerda mas não é BURRO:

    ÉPOCA – Ao longo de sua trajetória política, o senhor passou pela luta armada, pelo PT e pelo PV. Hoje tem sido um crítico do PT, do governo e da esquerda. O que aconteceu?

    Fernando Gabeira – O que mais me incomoda é a sensação de que você é detentor de uma verdade importantíssima e de que todos os seus atos devem ser relevados por isso. O que me distingue dessa esquerda é que, para mim, os fins não justificam os meios. É preciso trabalhar dentro dos critérios democráticos. Também me incomoda que, uma vez no poder, eles se sentem os donos do Estado. O Estado brasileiro passou a ser uma extensão do PT. A política externa brasileira é do partido, e não nacional. Isso também me incomoda muito. O Brasil se apresenta ao mundo com as limitações mentais, ideológicas, do PT. Tenho vergonha de um presidente da República, como o Lula, que diz que a oposição no Irã parece uma torcida de futebol. Tenho vergonha de um presidente que diz que os presos políticos em Cuba são semelhantes aos presos comuns no Brasil. Ao se atrelar a alguns países da América do Sul, abandonando a possibilidade de relações com o resto do mundo, eles prestam um desserviço. Não que a integração regional não seja importante, mas o Brasil precisa se abrir também para outros centros, com uma capacidade tecnológica maior. Você não pode associar seu destino a esse grupo de países, como eles fizeram, por causas ideológicas.

    ÉPOCA – Como o senhor analisa os 12 anos do PT no poder, com Lula e Dilma, do ponto de vista político?
    Gabeira – Politicamente, o grande problema do PT foi ter prometido uma renovação ética no Brasil – e, ao chegar ao governo, aliar-se aos políticos que eles criticavam, recorrer aos mesmos métodos usados antes e incorporar outros igualmente condenáveis. Nesse aspecto, o PT significou algo muito negativo para o Brasil, porque, no fundo, dizia que quem propõe mudar ou traz a esperança está apenas enganando a população, e que os artífices da esperança são os mesmos que construirão uma nova armadilha. Isso acaba se transformando em aumento do voto nulo e do voto em branco. Leva a um rebaixamento da legitimidade do poder constituído.

    ÉPOCA – Em sua opinião, a condenação dos réus no processo do mensalão poderá levar a uma mudança na forma de fazer política no Brasil?
    Gabeira – Considero a condenação dos acusados no mensalão uma grande advertência. Primeiro, porque ataca a corrupção política. Segundo, porque mostra ao homem comum que o acesso à Justiça não é impossível. Eles gastaram mais de R$ 60 milhões com honorários de advogados e perderam. Isso traz uma expectativa de que haja mais cuidado na prática política e de que a Justiça seja feita com mais frequência. Agora, pelo que conheço do Congresso, jamais haverá mudança que não seja imposta. Eles só mudarão forçados pelo instinto de sobrevivência. Existe no Brasil uma tendência de o eleitor esquecer em quem votou. Esquecendo em quem votou, você não tem a quem cobrar. A população precisa ter o nível de vigilância e de cobrança permanente que os americanos têm em relação a seus congressistas. Grifo nosso.

  7. Blue Eyes, Na Resistência

    …pelo que conheço do Congresso, jamais haverá mudança que não seja imposta. Eles só mudarão forçados pelo instinto de sobrevivência. Existe no Brasil uma tendência de o eleitor esquecer em quem votou. Esquecendo em quem votou, você não tem a quem cobrar…

    É trágico mas é verdade.
    O eleitor precisa entender que também é responsável pelos atos do politico que ele elegeu, pois lhe deu poderes para tomar decisões importantes para nossas vidas.
    O Brasil esta acima de qualquer classe politica e precisamos entender isto.
    Independente de quem esta no poder, eu quero que o pais dê certo. Mas tem muita coisa errada na politica Brasileira que precisa ser corrigida, e o jeito mais fácil de corrigir isto é com o voto.
    Graças a Deus começamos a ver políticos condenados e na cadeia, coisa que antes raramente se via.
    Sds

  8. Por que esse tal de Blue Eyes, Na Nóia em toda santa matéria vem com esse papo de politica partidária? Nunca fala do equipamento, só do tal partido que diz odiar (mas fala do tal partido mais que qualquer outro). O trollzinho chato!

    Não gosta desse partido, ótimo, coloca umas dinamites nos bolsos e vá a uma reunião deles, espere o lugar ficar bem lotado e quando eles menos esperarem se exploda junto dos simpatizantes e políticos. Espero te ajudado 🙂

    • Não adianta… petralhas como vc estão esparramados demais… melhor usar ratomin… rsrsrsrsrsrsrs… e quem fica lambendo as botas do partidão são vcs, bando de puxa sacos que acham que o país foi inventado em 2003… rsrsrsrsrsrs… ficam todos alegrinhos qndo a naçã produz alguma coisa para poderem ficar mentindo que “foi o lula que fez”… rsrsrsrrs… patéticos… e Carl, vc carlado é um poeta… rsrsrsrsrsrs…

      • Quem começou a falar de Lula e PT aqui?
        Se tem alguém fazendo propagando para o PT aqui esse alguém é vc boca seu aberta!
        Entenda meu caro “lord” vc sofre de uma doença conhecida como esquizofrenia, mas não se desespere, procure ajuda medica que tudo vai da certo, melhoras camarada.

  9. Cara…

    O que é que tem a ver falar do PT com pouso e decolagem automática de um VANT?

    .
    Www. Eu preciso de um psiquiatra . Com .br

    • Vc não sabia ???… agora no Brasil anta voa… cuidado !!!… passe a andar com uma ancora amarrada aos pés, senão vc decola como o pessoal do pt… entendeu agora o que tem a ver ???… rsrsrsrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.