Ministro da Defesa, Celso Amorim: — “Brasil não fará leasing de caças Sukhoi-35 com Rússia”

ministro-da-defesa

O ministro da Defesa, Celso Amorim, descarta a hipótese de receber caças russos Sukhoi-35, de quarta geração, na modalidade de leasing, como aventado pela Rússia. A proposta, citada em veículos especializados, estaria relacionada a um acordo mais amplo entre Brasil e Rússia para produzir conjuntamente caças de quinta geração. “Isso não está em consideração”, diz Amorim.

Veja entrevista AQUI. — http://mais.uol.com.br/view/14770030

Fonte: UOL

114 Comentários

  1. Tenho que ser honesto em dizer que o Sukhoi-35 seria melhor para nós como vetor de dissuasão dada a sua superioridade em relação aos demais caças, mas devido a concorrência do FX-2, seria um desrespeito aos concorrentes aceitar o leasing. Mas o que me deixa esperançoso sobre o assunto, foi que o descarte foi em relação ao leasing, e não ao T-50 ( PAK FA).

    • Se é melhor que venha. O Público tem supremacia sobre o Privado. Não é desrespeito algum em não continuar com o FX2, questão de interesse. Se for melhor que assim seja. Se o caso fosse o inverso onde os outros países quisessem comprar caças, eles não pensariam uma vez sequer para anular as concorrências em andamento, que diga a Embraer…e outras empresas brasileiras que inclusive com contratos assinados tiveram que colocar a viola na mala e ir pra casa.

    • ARC,

      Permita-me discordar…

      O Su-35 pode ser uma máquina potente, mas não oferece tecnologicamente nada a mais em relação aos demais caças pleiteados pelo Brasil… Pelo contrário… Aeronaves como o Rafale e F-18 E/F estão a frente em muitos aspectos; a começar por sistemas embarcados ( sistemas integados de defesa em particular ) e o desenho de baixa detectabilidade…

    • ARC,

      Permita-me discordar…

      O Su-35 pode ser uma máquina potente, mas não oferece tecnologicamente nada a mais em relação aos demais caças pleiteados pelo Brasil… Pelo contrário… Aeronaves como o Rafale e F-18 E/F estão a frente em muitos aspectos; a começar por sistemas embarcados ( sistemas integrados de defesa em particular ) e o desenho de baixa detectabilidade…

      • Olha _RR_
        Se eu fosse vc verificaria essa questão, existem diversos esutdos abordados em todo mundo a respeito da superioridade do Su-35 em relação a maioria dos caças, inclusive houve na Austrália problemas mais sérios, em um caso que houve simulação de combate entre este caça e os F-18 e f-22, resultou-se em mais vitórias dos caças russos (não que simulado dirá o resultado de um combate real, mas fará dentro de análises técnicas e comparativas qual tem mais vantagens, e o Sukhoi ganhou.
        Outro ponto, é que vc pegou “partes”(se preferir, componentes) dos ditos caças, e mencionou sua superioridade em relação ao Sukhoi, um caça não se olha por ele ter UMA tecnologia superior em relação ao concorrente, mas sim no geral, o que ele representa como vetor em confronto, pois isso é o que vai contar no air fight…hoje no mundo, tenho pra mim que o único caça em operação que ofereça um perigo ao Su-35, sendo superior a ele, é o F-22 devida a sua superioridade tecnológica no geral (diferença esta que está sendo cuidadosamente corrigida na projeção do Killer Raptor, a saber, PAK FA).
        Para sua análise, leia a matéria.
        http://www.defenseindustrydaily.com/the-f-35s-air-to-air-capability-controversy-05089/

  2. Tudo que colocam na midia voces logo tomam como verdade.
    A materia nem é materia e sim uma afirmação especulativa.
    Não encontrei em nenhum meio de informação do genero nada que essa kaozada creditada ao UOL se refere.
    Nem o link abre kkkk uooolll kkk

  3. O ministro da Defesa, Celso Amorim, descarta a hipótese de receber caças russos Sukhoi-35, de quarta geração, na modalidade de leasing, como aventado pela Rússia. A proposta, citada em veículos especializados, estaria relacionada a um acordo mais amplo entre Brasil e Rússia para produzir conjuntamente caças de quinta geração. “Isso não está em consideração”, diz Amorim.=== Então, meu nobre, papagaio de Pirata, o q vc estava fazendo na Russia, excursão?!?! A n FAB, o país precisando c urgência de um caça do calibre do Su-35’S’…ora vá…..trágico.Sds.

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      E por falar no Irã,vejam só essa.
      .
      .
      *******************************
      .
      Grupo ligado à Al-Qaeda assume ataque a embaixada do Irã
      .
      “Esta foi uma dupla operação de martírio realizada por dois heróis integrantes dos sunitas heroicos do Líbano”, declarou Sirajeddin Zreikat, das Brigadas Abdullah Azzam
      .
      .
      (*)fonte :[ .gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?id=1426505 ]
      .
      ***********************
      .
      Agora o QUIZ.
      .
      Só uma pergunta para algum americanófilo ou/e sianófilo de plantão,se puder responder….ai vai ! .
      .
      ” Por quê em toda guerra travada no Oriente Médio estão a Al’Quaeda e os EUA lutando no mesmo lado ? “…rsrsrsrsr

  4. Compra de equipamento militar nunca foi algo trivial, ainda mais agora em uma época de vacas magras mundo afora, tem muito jogo nos bastidores. Um caso celebre a ser lembrado é o SIVAM, foi uma briga de cachorro grande, quanto ao FX a coisa esta mais ou menos por ai muito lobby atuando em todos os segmentos possíveis e imagináveis, que vão do primeiro escalão do governo até a redação de revista semanal controlada por bicheiro.

    • não vele a pena Walfredinho ninguem queima a mufa e bilhões por anos pra entregar produto final a ninguem sem que este pague por muito mais.
      O governo Brasileiro ja avalia desde 2010 o oferecimento de planejamento,desenvolvimento e fabricação de caça nacional em co-produção e isto esta por fora de FX e nem de licitação precisa.
      Podera ate entrar um terceiro pais que poderia ser a Turquia mas Turcos e Russos não se cruzam.A India ja tem o SU5oMKI e participa com a Russia de projeto 6G.
      Então qual poderia ser o terceiro pais para baratear custos e aumentar produção?Aposto que voce vai ficar euforico achando que poderia ser tua amada Bolivarianada né mas a Russia não vende e nem repassa tecnologia de ponta e nem determinados armamentos a paises com governos instaveis e eles tambem estão na merda economico kkkkk.
      Quem sabe poderia ser a Indonésia ou Malasia ou ate mesmo heim kkk

      • Em verdade, existem múltiplas soluções, mas só o governo conhece as cartas do jogo. Dinheiro é igual, não acredito que os russos tenham os seus preconceitos. Se trabalham com os comunistas chineses, porque não trabalhariam com os bolivarianos. O problema desses últimos é que ainda não aprenderam a respeitar contratos e convivem com uma oposição estúpida.
        O Brasil pode fazer um projeto nacional, mas necessita diluir seus custos com parceiros internacionais, todos são bem vindos, não temos inimigos.

      • É como comprar palitinhos né Walfredinho kkk mas não vem tecnicas de como manusea-los.
        Não tem multiplas soluções camarada sindicalista ja te falei que esse quesito não é acordo entre patronais e trabalhadores.
        Os Russos precisam de DINHEIRO MUITO DINHEIRO para fazerem a maquina Russa mover-se sem congelar-se nos Urais.Visam apenas negocios e por mais que ofereçam algo não oferecem jamais a ninguem tudo.
        Exemplos:So aceitam repassarem algo com proteção da propriedade intelectual quando suas forças armadas estiverem efetivando similar mais avançado.Pantsyr,S400.
        No caso do SU35 o teriamos consecionado e seria o melhor negocio.
        Podemos ter com eles co-produções de plataformas de defesa e caças mas amiguinho AVISE LA NO SINDICATO PARA NÃO ESPERAREM SEREM GENEROSAMENTE CORROMPIDOS E SIM PARA ROUBAREM UM POUCO MENOS E SUBORNAREM GENEROSAMENTE OS RUSSOS EM PROL DO BRASIL E NÂO EM PROL DA TCHURMA DE RATAZANAS BOLIVARIANAS.

  5. quem teve paciência para ler toda a matéria percebe o amorim bastante escorregadio como ministro da defesa ele é um ótimo diplomata !!!!!

    • Com certeza ele é um ótimo diplomata, fez um excelênte trabalho no Itamaraty mas por favor, precisamos de alguém com postura mais firme em relação as nossas forças armadas e menos especulativo.

      • Foi mesmo né ARC ele e Luladrão apenas associaram o Brasil ao lodo do mundo.
        Sabe meu caro nem ele e nem Jobim a Dilma queria no governo dela nem de graça.Os dois ficaram por imposição do Luladrão um a Madame ja detonou e o outro basta começar a se empolgar diante microfones que vai de ralo tambem.

      • A sucursal do inferno ainda não abriu escritório por aqui para isso acontecer… mas podemos providenciar uma exceção para o caso… que tal vc ir até a casa do capeta, como embaixador, e pleitear essa “honra” para o teu “santo” junto a belzebu ???… ein ???… rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

    • O escorregadio eh por causa do excesso de lubrificante que os vermelhos no puder sempre utilizam para empurrar uma TORA nos seus babaovos distraidos,kkkkkkk , DESCULPE nao RESISTI

    • Ele é um paruara enchedor de linguiça Pé de Cão e essa besta foi considerada por Europeus como a quinta sapiencia universal kkkk

  6. Uma lástima, talvez o ministro ache que o F-5 pra quem é tá bão. É emergencial um vetor que seja superior ao F-5 seja ele de que nacionalidade for.Podem ser F-16,Gripen , Mig-29 ou Su-27 mas com certeza o F-5 é somente um quebra galho.

    • Realmente,o importante sera a aquisiçao,podendo ser F18,F16 ,F15, ou F35 , qualquer uma destas porqueiras ja quebraria o galho !

    • Calma Novo Brazuk a Dilma escolhera o gripen calando hemorroidas Americanas e Francesas e acertara co-produção 5G com Russos.

  7. Antes que comece a tagarelice, que dura desde 1998. vou matar logo no ninho.
    O GOVERNO NÃO VAI COMPRAR CAÇA NENHUM..

    O governo revanchista não vai comprar F18

    O governo revanchista não vai comprar rafale

    o governo revanchista não vai comprar griphen

    O governo revanchista não vai comprar sukhoi

    O nome do caça brasileiro ate o fim da decada e F5, e só, caiam na real.

    O governo revanchista do petê pode sim, financiar via emprestimos BNDES, caças Su35 para caracas, onde fica a verdadeira força aérea da vermelha unasul

    • É pra isso que torce capa Preta??

      Torce pra não sair nada e o Brasil ficar sem caças pra poder malhar a ideologia contraria à FAVOR da tua ideologia pessoal??

      Certeza que quer o Bem do Brasil, o será só que quer o bem do teu lado Politico??

      • Não é questão de torcer contra mas sim de ser realista Francoorp. Ano que vem tem eleição e não haverá clima para se comprar caças. E assim vai….

      • Ele só não é otário como vc, meu caro chapa branca… é realista… não é um enganado, engodado pelos petralhas como tu… se torcida ganhasse jogo o Treze de Piracicaba era campeão todo ano… rsrsrsrsrsrs… tem que ter é compromisso com a nação e não um projeto de poder furado junto com os bolivarianos… acorda creuza… já te passaram a mão na bunda e tu ainda não comeu ninguém… rsrsrsrsrsrs…

      • Apelando para o sentimentalismo barato Franco.

        meu partido e minha patria, e minha ideologia se chama patriotismo, justamente por isto não posso passar um verniz por cima da realidade, e fingir que a quadrilha de esquerda não esta nos entregando a um projeto de internacionalização socialista barata, por um punhado de Dolares.

        Esquerdistas são um bando de putas lobbistas, o projeto de defesa deles e simples, abrimos as ´pernas para deus e o mundo, entregamos petroleo para chinas, Niobio para USA, fazemos acordos mandrakes aqui e acolá, e ninguém nos ataca, pois todos tem interesse aqui, quer algo mais covarde e entreguista que isto ?!

        Somente o fato de a gerentona colocar este tampinha patético do Amorim, um boca livre diplomatico, como Min. da defesa, já mostra o nivel de entreguismo e projeto internacionalista deste governo.

      • Vá explicar o trensalão tucano, o helipóptero, o mensalão do PSDB de minas, a privataria tucana, bando de ladrões. Foi só perderem a eleição e nosso PIB dobrou.

      • Quem aqui é psdbista, seu mané ???… tu e eles são da mesma laia… se quer nos comparar, compare com gente e não com animais da sua qualidade…

      • rsrsrsrsrsrs… isso que é “adulteração das ideias”… de onde tirastes essa dicotomia ???… de algum livro de sociologia marxista ???… rsrsrsrsrsrsrs… ou te ensinaram lá no comitê ???…

      • “Bundas ja tremem e prégas soltam-se so de pavor.” segura a onda, amiguinho… e compre um pote de vaselina… vc vai precisar…

      • Wlfredinho se liga no papo.
        Sobre a singela Cachoeira adulterada paira tsunami que sera tromba dagua arrasando tudo pelo caminho.
        2014 chegara 2014 não passara.
        Bundas ja tremem e prégas soltam-se so de pavor.
        Adentra ate o maior grau de segurança Nacional e não devera ser revelado na integra.
        Muitos chorarão.

      • A iniciativa é ate louvavel meu caro mas tantos viajantes de maionese vão encherem os sacos dos caras que ja trabalham saturados de serviços.Sem falarmos que hoje no Brasil esta uma propagação esquizofrenica de um falso moralismo hipocrita como de um segundo pra outro todos tornaram-se santinhos e defensores dos bons costumes.Devia-se era dar educação inclusive moral a este povo relaxado que apenas aprendeu a ter direitos e jamais tocou-se que para fazer jus a seus direitos tem normas e deveres tambem a cumprir.

      • QUERO VER VC FAZER TODA ESSA DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO QNDO O PT INSTAURAR A DITADURA DELES… aí eu quero ver se todo esse seu discurso não passa de HIPOCRISIA, Franco, pois todos sabemos que vc é somente mais um ESQUERDALHA…

      • Isso que vcs estão pregando é PERSEGUIÇÃO POLÍTICA… os esquedalhas queixavam-se disso ante os militares e hoje a praticam contra o povo… HIPÓCRITAS…

      • Não se preocupe, Franco… se a legislação é imoral e inidônea nós a mudaremos… em breve teremos coro para isso…

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      Hahahahahahahah…..chamem a zoonose !!!!!….Hahahahahahah…começou os vira-latas se manifestar …hahahahah…eles e os seus famosos latidos rancorossos…hahahahha

  8. ISSO TODOS JÁ ESPERAVAM…

    Não vai haver leasing como substituto dos MIRAGE 2000 que estão indo embora FX, nem de SU-35S nem de avião nenhum, deverá vir TAMPAX coligado ao país vencedor, até mesmo se forem NOVOS mas estocados no país vencedor!

    Entrevista Integral do Amorim com 67Min:

    http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/integra-da-entrevista-com-celso-amorim-64-min-04024E983572D8B94326?types=A

    Tanto quanto sei, a decisão sobre esse tema será técnica. Levando em conta os elementos de performance, transferência de tecnologia, inclusive acesso a código fonte, e preço.

    Qual das três propostas preenche todos os requisitos ?

    RAFALE!!

    E poderiam vir tampões Usados do Modelo F1 e depois passamos aos F4 Diretamente com a produção local e aumento das transferências de tecnologias…

    OU até mesmo os Mirage 2000-9 dos EAU… Já que a França propôs aos EAU comprar de volta os M-2000-9 e repassar seus próprios -5MKII. Enquanto os Rafales seriam construídos… Isso no caso dos EAU comprarem o Rafale!!

    Pontos principais da entrevista nesse tema:

    Teremos Tampão de acordo com a escolha nos 44:01 min

    Os Mirage tem manutenção que se tornou caríssima nos 45:03 min

    Industria de defesa é de conhecimento, segundo Dilma nos 43:30 min

    Os novos “caças” deverão ser produzidos no Brasil numa proporção crescente nos 45:25 min

    Valeu!!!

    • Alias, poderia vir até mesmo os Mirage 2000-5MKII como tampão, nada de 2000-9 dos EAU, que seriam os meus preferidos por serem extremamente modernos e mortais!!

      Valeu!!

      • Tá começando a entender que tu só vai levar é um tampão nas nádegas… caça de moderno superioridade aérea nem pensar… já temos os “nossos” Flankers venezuelanos… rsrsrsrsrsrsrs…

      • Francoorp esquece esse papo de tampão porque não vira nenhum tampão.
        Havera sim compra de caças e te adianto que na short list apenas o Gripen tem chanche vindo algumas unidades logo de pronta entrega enquanto se fabricam o NG.Ele servira para a FAB e para a MB.
        O Brasil apenas estuda qual a melhor escolha %g,o SU50MKBR ou o 5G Nacional e a tendencia é mesmo o 5G nacional em co-produção com a Russia entrando como material nacional sem a necessidade de licitação.
        N em tampão nenhum e nem muito menos Rafale ou F18.

  9. É meus caros…essa é mais uma notícia triste para nosso país…voltemos ao enrolation do Celso Amorim, e invejemos os países que levam com seriedade suas forças armadas, acho até melhor deixar esse tipo de diálogo de lado, e falarmos de países sérios, EUA, Rússia, China, França, etc…
    Mas deixemos essa maldita enrolação de lado, pra mim já deu o que tinha que dar.

  10. Francoorp.: Alias, poderia vir até mesmo os Mirage 2000-5MKII como tampão, nada de 2000-9 dos EAU, que seriam os meus preferidos por serem extremamente modernos e mortais!!

    Valeu!! ==== E o páis arabe,EAU, esta vendendo + de 80 e foram td eles modernizados…ou estava..seria ótimos p a n FAB, padronização e baixo custo na manutenção.Sds.

  11. “Brasil não fará leasing de caças Sukhoi-35 com Rússia” – ah….. pelo menos deu pra sonhar algumas semanas….

    🙂

  12. Esse papo todo esta cheirando a surpreza, ou a mais um adiamento do FX. como sou otimista espero por uma surpreza boa.

  13. kkkk esse Morin Térnin de Tergal kkk
    Começa dizendo que não quer se pronunciar a respeito e quanto menos se envolver melhor depois supõe que não havera leasing e sim decesão do FX2 kkkkk eu duvido.
    É mesmo um palpíteiro pau mandado que apenas vira a publico reproduzir decisões ou justificativas.
    Se entrar no terreno do achismo roda porque a Madame não o queria em seu governo nem pintado a ouro e esta nele a pedido de Luladrão e condicionado a fazer visitações e apresentar relatorios.
    É evidente que nem ele nem tampouco o comando da FAB participam diretamente de nenhuma decisão sobre a compra de caças e nem tampouco ele e nem o EMCFA tambem não participam de nenhuma decisão de nada envolvendo defesa.O EMCFA,o comando do Exercito e da Marinha avaliaram e avaliam somente isso.
    Desde o bico na bunda de Jobim o reaparelhamento esta sob a responsabilidade da vice-presidencia da Republica,Gabinete de Gestão e Orgamento do MP e ao final sera avaliado pelo ME e entregue a Presidenta para bater o martelo.
    Não pense que o governo não esteja assessorado de equipe tecnica idonea porque esta e ate o momento o maximo que vaza na midia é um idiota como Amorim enchendo linguiça dizendo nada com nada de um futuro imaginario.
    O problema é justamente esse,idiotas e microfones.

  14. Amigos
    Infelizmente esta historia do FX continua a ser discutida graças à inabilidade do governo Brasileiro em suprir as necessidades da FAB.
    Estamos assistindo ao vergonhoso desmantelamento da nossa capacidade de defesa aérea. Nossa aviação de caça esta obsoleta e incapaz de sobreviver em qualquer conflito moderno.
    Enquanto isso nós discutimos se o pais deve ou não fazer leasing do SU-35.
    A vergonhosa indecisão sobre o vencedor desta concorrência, ainda não tem data para acabar.
    Devido a fatos do passado, como o anuncio feito por Lula de que o Rafale era o vencedor. Vitoria essa que não foi concretizada. E aos casos de desrespeito à nossa soberania levados a caba pelos EUA com sua agressiva espionagem, eu não consigo visualizar um final feliz para esta novela.
    O brasil pode sim cancelar o FX e adquirir a aeronave que quiser. É uma questão estratégica e de soberania.
    Um fato, é que em todos os meios já se dava como certa a escolha do SH e que Dilma estava pronta para assinar o contrato de compra deste vetor.
    Sendo assim, o governo pede alegar que o caça vencedor era mesmo o SH, mas que devido à quebra de confiança entre os dois países, o Brasil não poderá adquirir tal caça e devido a isso vai cancelar a concorrência.
    Assim, Rafale e Gripen seriam derrotados e o vencedor não seria comprado devido ao motivo citado acima.
    Seria legitimo e o Brasil ficaria livre para comprar o que quisesse.
    Não seria uma boa decisão para a FAB que precisa urgentemente de um caça moderno.
    Na verdade não interessa qual o equipamento vamos adquirir. Já não temos mais muito tempo para brincar de comprar aviões.
    A questão não é dinheiro, pois o pais tem os recursos. Não sei se é transferência de tecnologia, pois a proposta inicial da Suécia era de desenvolvimento e transferência total de tecnologia. Acho que a questão é de incompetência mesmo.
    Todos os aviões que foram citados ou apresentados ao FX atendem às necessidades da FAB, inclusive o Su-35 que é uma maquina fantástica.
    Só resto o governo decidir.

    • Gilmar meu caro agora que esta começando a ficar bom.
      Antes estavam leiloando pra ver quem lhes dava mais beneficios por baixo dos panos.agora a geoestrategia mudou e a decisão tecnica que passou a ser politica hoje é mais decisão estrategica.

    • Nenhum dos três serve. O Brasil pretende ter Força Aérea com poder de dissuasão. Aviões com projetos velhos e defasados não servem para essa missão, no máximo como caças temporários.

      • Walfredinho no comite não ensina essas coisas meu caro.
        Força aerea nenhuma garante poder de dissuasão em lugar nenhum.Nem que comprassemos 500 SU35.
        Voces não sabem nem mentir direito e ate roubar deixam rastro kkk Esta tudo aplicadinho na Europa Ocidental e ja esta tudo mapeadinho inclusive todos os movimentos de translados tambem ual tem gente que ja esta enfartando.
        A estrategia militar de voces é unica caguetar e trair kkkk.

      • rsrsrsrsrsrsrsrsrs… volta Alice, volta !!!… rsrsrsrsrsrsrs… nem tampax temos e ele viaja na maionese… rsrsrsrsrsrs… amiguinho, já temos caças de superioridade aérea… eles ficam na Venezuela em poder dos bolivarianos… rsrsrsrsrsrsrs…

  15. O n MD está decepcionando, era p investir nessa idéia, uma compra disfarçada de leasing, de 150 caças Russos Su-35″S”…eu iria mandar uma carta por escrito a ele p parabeniza-lo, claro e mt outros ekipa/ militares de defesa de Ivan…o PT está decepcionando em uns quesitos básicos, lamentável.Por onde anda o ex-gen.Heleno?Sds.

    • Giancarlos ele é nada,não decide nada e se falar demais roda.É pau mandado apenas vira anunciar alguma decisão ou justificativa da presidencia e nada a mais.

  16. Caro ARC ( 29 de novembro de 2013 at 15:21 ),

    Bom texto esse que postou. Contudo, devemos ter em mente que o F-35 foi basicamente pensado para ser uma aeronave de ataque com capacidade de realizar missões de defesa aérea. Ele foi pensado para ter baixa detectabilidade e levar combustível e armas; o restante seria secundário…

    Sobre meu comentário anterior… Não se trata somente de partes. O que abordei é com relação a essência do caça para os dias de hoje e no futuro…

    No final anos 60, quando a família Flanker começou a ser posta na prancheta, os requisitos para uma aeronave de caça eram basicamente: raio operacional, carga, velocidade e manobrabilidade. Hoje, com o rápido progresso tecnológico, as armas se tornaram mais letais. Mesmo que tenha igualmente ocorrido um grande progresso nas medidas defensivas, o fato é que a única maneira de ludibriar verdadeiramente uma defesa é não ser visto por ela. Assim, um pré-requisito que surge é justamente a furtividade…

    Sendo justo, todos os desenhos oriundos da década de 70 passam por dilema similar… Mesmo que se possa fazer alguma modificação no sentido de diminuir o RCS, o fato é que aeronaves desse período não possuem originalmente as características impressas em seu desenho para tanto… O resultado é que serão aeronave imperfeitas nesse ponto, e não serão boas o bastante para serem a primeira linha já na próxima década, quando o conceito stealth já estará bastante difundido…

    Tamanha é a preocupação com stealth, que todos os que podem estão desenvolvendo seus projetos.

    Em combate próximo manobrado ( onde provavelmente ocorreu a maior parte das vitórias do Flanker ), realmente é uma verdadeira escaramuça… Com sua manobrabilidade e enfrentando oponentes com mísseis similares, é realmente possível a vitória de qualquer um dos lados… Contudo, o combate não se resume a isso. A tendência hoje é que ele se inicie no BVR; e é nesse cenário o qual o Raptor se sobressai, com seu desenho stealth, mísseis BVR e um radar AESA LPI. E o PAK FA está sendo justamente pensado para tentar compensar essa desvantagem frente ao caça americano, visando equilibrar o cenário…

    Em suma, mesmo que os caças de geração anterior venham a possuir sistemas da quinta geração, jamais poderá se esperar que possam realizar o mesmo em cenários mais complexos, que exigem uma detectabilidade menor…

    Quanto ao conceito da baixa detectabilidade, as centenas de missões bem sucedidas de aeronaves com baixa detectabilidade ( Rafale, F-18 E/F ) e stealth ( F-117, B-2 ) contra defesas bem estruturadas, provam que a ideia funciona.

    • _RR_,
      Analisando um caça na perspectiva que vc abordou agora, posso com certeza concordar em diversos pontos, dentre eles estes: o caça Su-35 é um caça de supremacia aérea, mas frente aos caças de seu patamar, como o F-18, Rafale, Gripen, mas concordo plenamente que ele não está no patamar de combate do F-22, que detém o conceito de “destrua sem ser visto”, mas o F -22 além de ter um alto custo de manutenção ( se não estou errado, o maior fo mundo) não é vendido a nenhum país do mundo, e o f-35 ainda inspira desconfiança ( além de tbm ser muito caro) e não ocorre a troca de tecnologia. Essa é a diferença motriz do pacote oferecido pela Rússia, teríamos um caca de leasing tampão ( eita tampão bom rsrs) e faríamos parte do desenvolvimento e produção do T-50, que pra mim, é o melhor para o Brasil.

      • Caro ARC,

        Pode se dizer que o Su-35 estaria no mesmo nível tecnológico de aeronaves de 4ª ++ geração, embora realmente, pelo que se sabe, inclua alguns itens específicos de gerações posteriores ( tais como um cockpit digital ).

        Aeronaves como o Rafale F3 e o F-18 E/F já estariam em um patamar tecnológico diferente, pertencendo ao que se chama de geração 4.5, que incluiria sistemas eletrônicos presentes na quinta geração associados a uma detectabilidade menor que a da 4ª geração. As aeronaves de geração 4.5, ou foram pensadas desde a prancheta para terem baixa detectabilidade ( Rafale e Typhoon ), ou são modificações radicais de desenhos anteriores ( como é o F-18 E/F em relação aos modelos A/B/C/D ), muito embora não se equiparem ao Stealth. Aliás, creio que dentro dessa categoria específica, somente estariam F-18 E/F, Typhoon e Rafale… Não a toa Rafale e F-18 E/F foram incluídos na short-list do FX-2. São, sem sombra de dúvidas, as aeronaves disponíveis dentro da concorrência que reúnem as melhores características gerais, principalmente quando analisamos eletrônica embarcada ( radares AESA, sistemas integrados de defesa, etc ) e o desenho de baixa detectabilidade.

        De toda a sorte, vou concordar que a aquisição de uma aeronave como o Su-35 colocaria a FAB em outro patamar. Seria, sem sombra de dúvidas, o caça mais poderoso a servir em uma força aérea na América Latina, servindo bem ao propósito de defender o espaço aéreo. Contudo, se a ideia é uma aeronave para manter-se atual pelas próximas décadas, então o melhor seria investir em um tipo legítimo de geração 4.5 ou, de preferência, a quinta geração…

        Por tanto, no meu entender, deve-se realmente pensar no caso do PAK FA com muita atenção. Mas isso não precisaria necessariamente incluir um Su-35…

  17. Ninguém entendeu o conteúdo da matéria acima, do que realmente se trata…
    Não tem nada a ver com nossa Defesa, e nem com o nosso governo…
    Se trata apenas da campanha publicitária de um novo produto:

    Celso Amorim a melhor vaselina do Brasil.

    Vaselina CA… compre já a sua e seus problemas de promessas mal cumpridas para sogra, esposa, amante, namorada etc ACABARAM.

    PS: Vaselina CA um produto genuinamente brasileiro. Com teste de qualidade comprovado nos principais laboratórios da Europa e USA, a Boeing assina embaixo.

  18. Entrevista ”boa” …se o Brasil n pode fazer leasing ….melhor partir pra uma compra direta .de tampão….. n vi ele descartando uma compra de SU35 ou algum caça russo … apenas vi negar a possibilidade de leasing (SU-35 e Gripen )….dentro do FX2 ..o Rafale e o meu preferido … melhor ainda se for o ”F4”..FAB/MB …..tudo depende da ”Presidenta”…. fato q ele n descartou o F-18 .deixa uma duvida no ar …… perfeito pra Brasil seria uma padronização de .. via fx2 algo q atenda a FAB e MB com caças ”médios” ….sendo q a FAB possa ter um ”pesado” … su-35 + pak…. falta saber se o GOV brasuca quer

  19. teropode
    29 de novembro de 2013 at 22:26

    Realmente,o importante sera a aquisiçao,podendo ser F18,F16 ,F15, ou F35 , qualquer uma destas porqueiras ja quebraria o galho ! === Essa porqueira dos iankss são mt caras…podem ser até os chinquiling J-10 às cópias do Su-30Mk2s ou os próprios são + baratinhos; esses são mt caros e ñ temos tanta grana pra comprar caças tão caros e tão poucos…sds amigo.

  20. Bom vai aqui minha opinião bem resumida, do meu entendimento da entrevista e do que eu percebo:

    F-18 – bom caça, porém americano, chipado, grampeado (só tolo para não acreditar nisso), com produção final somente até 2016 e depois mais nada, não pode ser operado no São Paulo. Lembrando sempre, o Brasil não é país parceiro/amigo dos EUA.

    Gripen NG – nunca vi voando, não tem versão naval, está previsto primeiro voo em 2018 (se não houver atrasos), metade das peças são americanas, aposta extremamente arriscada.

    Rafale – dentre os três o melhor, precisa ter um preço mais atraente, tem versão naval, há a possibilidade do governo francês comprar 10 KC-390 (tá na proposta), pode ser operado no São Paulo.

    Pelo andar da carruagem, se alguém iluminar essa presidentA e levando-se somente o que temos no SL, o mais interessante é o Rafale mesmo. Se a cabeçuda tá preocupada com eleição, ela pode fazer toda a besteira do mundo, mas mantendo a bolsa miséria ela não perde NUNCA.

    Como foi bom sonhar com uns SU-35S, é para assustar qualquer um!! Ainda há uma boa possibilidade de um PAK FA BR (não é todo dia que alguém bate a sua porta oferecendo uma parceria dessas)

    Uma coisa eu digo, não sou de partido nenhum, ideologias, etc., defendo somente o que for melhor para minha nação.

    • F18 e Rafale dançaram no quesito estrategia geopolitica meu caro.
      No momento a visão é outra.Queremos comprar a tecnologia de fabricarmos caças de um fornecedor que não nos deixara na mão quando mais precisarmos e que seja nosso parceiro diplomatico,economico e comercial e sobra apenas um a Russia.

      • Ela não vai decidir nada agora vai empurrar com a barriga ano que vem tem eleições e apos garantir seu mandato fecha com a Sukoi.
        Os F5 dão pra segurar a onda ate ano que vem quando ela decidir e vir unidades de pronta entrega para substitui-los…Simples assim.

      • 1maluquinho, quanto a isso também não sei dizer, é uma situação muito revoltante para todos nós, se vier SU, ótimo, perfeito, mas como eu disse vamos ter que novamente esperar o que vai acontecer.

      • 1maluquinho, concordo plenamente em relação a Russia, pra mim também seria o parceiro ideal, mas como o próprio CA disse, o FX-2 não vai ser cancelado então temos que nos ater aos caças do SL. Você está esquecendo que precisamos de novos aviões para ontem e as três propostas são bem claras quanto a transferência de tecnologia, então não há o que se falar que eles vão nos deixar na mão, para isso existe um contrato, que possui diretrizes, regras e multas em caso do não cumprimento do estabelecido, analisando de forma global não confio nos americanos e duvido do projeto do Gripen NG. Até onde eu sei a França não deixou nosso país na mão, o PROSUB está indo bem, com alguns atrasos mas normal para um contrato desse porte. Outra coisa, atualmente só se fala em 5ª geração, não vejo muito vantagem em aprender a 4ª geração primeiro para depois quem sabe um dia chegarmos a 5ª geração, estamos atrasados e muito e não vejo nenhum problema em aprender os dois.

        Estou analisando de forma atual a situação, não tenho preferência de caça, tenho preferência daquilo que vai ser melhor e mais rápido ao meu país.

      • E voce acredita no que essa panaca afirma meu caro kkkk O que poderia acontecer é o que ja citei GRIPEN NG para a FAB e a MB e co-produção com Russos de 5G.

    • Bispo,

      O Gripen NG tem uma vantagem que o distingue dos demais: a aeronave foi concebida desde versões anteriores para incorporar sistemas de diversas procedências… Uma variante com motorização européia ( EJ-200 ou até a M88 ) é perfeitamente factível, por exemplo. Ademais, o Gripen NG já possui um demonstrador de conceito ( que voa desde 2008 ) e seu primeiro protótipo já começou a ser construído, com o primeiro voo previsto para 2015.
      http://www.flightglobal.com/news/articles/paris-saab-cuts-metal-on-first-gripen-e-test-aircraft-387476/

      Todos os países, em maior ou menor grau, costumam adotar alguma restrição para venda de equipamentos de defesa. Ademais, depender de equipamento externo quase sempre acaba colocando um país dependente dos interesses do vendedor, em ultima instância. Que o Brasil afronte os interesses de qualquer vendedor para se ver se terá mesmo qualquer tecnologia entregue…

      Enfim, a maneira mais segura de se ter independência é conceber o próprio equipamento. E nesse sentido, a proposta do Gripen poderia ser bastante adequada, haja visto o comprometimento na proposta sueca de desenvolvimento conjunto da aeronave. Em resumo, não seria somente uma transferência; seria uma cooperação no sentido de “aprender fazendo”, com o domínio pleno das tecnologias que seriam desenvolvidas no próprio país ( algo que, de certa forma, já está ocorrendo )…
      http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/5909/SAAB-amplia-cooperacao-com-AKAER-do-Brasil/

      As empresas mais importantes envolvidas no projeto do Gripen NG já possuem laços sólidos com o Brasil, algumas delas já tendo participado de outros projetos ligados as forças armadas. E isso tudo termina agindo do sentido de limitar ao mínimo quaisquer restrições que possam ser impostas…

      Mas, verdade seja dita, fica a duvida se agora seria possível uma entrega antes de 2020 para a FAB ( o que já seria difícil de aceitar e obrigaria a Força a adotar um “tampão” para cobrir as baixas dos F-5M mais antigos )…

      • _RR_,

        Acabei me equivocando, segundo a SAAB as primeiras entregas para a Suíça está prevista para 2018, porém o Gripen NG propriamente dito não voou nenhum até agora, só existe em maquete e um protótipo que não pode nem ser chamado de NG, é essencial pelo menos voar no avião mesmo que ele tenha sido concebido com versões anteriores (aqui faço um comentário, muito me admira ele fazer parte do SL sem nem mesmo existir…a época, só com base em projeções). Vale ressaltar que a previsão dele estar pronto era para 2012…

        Em relação as restrições, concordo também, mas vejam que várias peças do Gripen são americanas, inclusive eles vetaram a venda de Super Tucanos para a Venezuela por conta do GPS do ST ser de origem americana, imagina o que eles podem fazer mais. Há episódios de intenções de vendas de F16 usados de um país para outro não autorizados por eles… daí você tira a dificuldade que eles impõe.

        Realmente o ideal é termos nossa própria aeronave em todos os sentidos para não ficarmos dependentes dos outros. Não vejo com bons olhos o Gripen, para mim é um caça para país de pequenas dimensões, nosso país é vasto e necessita de um vetor que cubra bem todo esse território. Fora que a MB provavelmente deva acompanhar a FAB na compra dos seus caças navais…

        Sobre as entregas não seria tão complicado, se fosse F-18, não haveriam tantos problemas, se fosse Rafale, a Dessalt fabrica 11 Rafales por ano, existe uma encomenda da França, mas devido aos cortes do orçamento de defesa, estão entregando somente 2 por ano então temos um sobra aí, ainda podendo ser fabricado mais por conta do possível contrato com a Índia…, Gripen NG, complicado dizer, sem uma previsão de quando efetivamente estará pronto (só previsões), vamos viver de tampões durante quanto tempo? Agora se a SAAB oferecesse também uma participação do Brasil no FS-2020 seria interessante, mas parece que nossos amigos Suecos voltados para outras bandas para esse projeto:

        http://www.aereo.jor.br/2013/09/17/saab-mira-na-asia-para-desenvolver-novo-caca-furtivo-fs-2020/

        Não sei se vocês notaram, um dedinho russo nessa quase aquisição dos F-18, Snowden…, na Rússia…, caça americano… BRICS…, tem alguma coisa aí da NSA sobre o Brasil? Solta aí na mídia brasileira… perceberam?

      • Caro Bispo,

        Como disse lá em cima, o Gripen foi pensado desde o inicio para aceitar diversas configurações de equipamento. Em outras palavras, seria possível substituir as peças americanas por outras de procedência diferente ( motorização, sistemas de navegação, comunicação, etc ); ainda mais no caso do NG, cuja configuração para o Brasil não estaria fechada e poderia ser a parte… Aliás, essa é uma das vantagens da aeronave não estar pronta; isto é, ela poderia ser configurada a gosto da FAB… Não é a toa, portanto, que o Gripen foi incluído na short-list.

        Quanto a performance, eu concordo que ele não é um Flanker, mas é inegavelmente mais avançado no que tange a desenho. Por ser uma aeronave menor e, de uma maneira geral, mais simples que o caça russo, seria menos custoso de manter ( um Flanker, por outro lado, não poderia se esperar que essa aeronave custasse menos que um F-15 ). Isso, em ultima analise, representa a possibilidade de se dispor de uma quantidade maior de aparelhos, cujo preço seria diluído pelos anos de serviço a custo aceitável. Isso também poderia representar disponibilidade maior, com mais caças em serviço por base, dentro de um orçamento que é limitado.

      • _RR_ conheçlo pilotos que voaram o prototipo NG em 2010.
        Tem um video que não o encontro mais de uma demonstração de manobrabilidade do NG de tirar o folego pilotado por um piloto Sueco quando a equipe de avaliação Brasileira estava la.
        So sei uma coisa meu amigo ouvi de quem não voou mas estava la e comandava a parte de controle que toda a esquipe tecnica e pilotos Brasileiros ficaram impressionadissimos com a performance do NG que o classificaram de adequadissimos ao perfil do caçador Brasileiro e perfeitamente integravel a nossa assimetria.Eles o apelidaram de “O PEQUENO NOTAVEL”.
        Dos tres pacotes dessa short list furada feita unicamente para previlegiar a Boeing sempre foi o Gripen NG o melhor pacote dentro das exigencias e espectativas do Brasil e não nos esqueçamos que não estariamos comprando caças e sim nos tornando socios desse projeto que ainda tem muito a avançar e evoluir.
        Ate mesmo o trem de pouso reforçado do Sea Gripen ja é fabricado a quase dois anos no Brasil.Alias ja fabricamos quase que 80% de sua estrutura.
        Então vemos que aqueles que estão acostumados a investirem em projetos de risco que é a industria especializada Brasileira ja escolheu o NG a tempos como aposta e do outro lado a Embraer faz o jogo da Boeing tentando minar que o NG emplaque.
        Se der FX2 certamente vencera a Saab.
        A letrinha do Morin Térnim de Tergal de que não colocaremos os ovos na mesma cestinha ja diz tudo.A França ja levou seu quinhão em defesa.Inglaterra,Espanha,Italia e correndo por fora Coreia do Sul disputam as belonaves.A Russia leva helicopteros militares,plataformas de defesa aerea e o mais importante e cobiçado de tudo isso o SISDABRA.
        Quanto aos simpaticos Zamerikanus chupadores de chiclete contentem-se em terem suas linhas de abastecimento garantidas e não esquizofrenisem tanto pois os Chineses levam tudo.

  21. O sonho acabou, rs.

    SEMPRE falei, aqui e em outros lugares, que essa estória de caça russo na FAB não tinha o menor cabimento. Que isso era coisa de gente “maluquinha”, rsrs…

    Com a palavra o Min Def Megalonanico… Do alto de sua PeTralhice atirando um balde de água gélida nas loucuras de russófilas e PeTralhinhas amestradas, hehehe…

    Ai ai, nada como a realidade dura e cruel para acabar com os devaneios de uns e outros desvairados…

    Já falei e repito: a FAB JAMAIS voará num caça russo! Ela é uma força OCIDENTAL! Conformem-se, bolas!

    Saudações.

    • Eae, lord Vader… que bom que passou por essas paragens… rsrsrsrsrs… os esquerdalhas estão ficando cada vez piores… tão alucinados… rsrsrsrsrsrs… tão servindo alguma porcarias para eles beberem ou cheirarem… rsrsrsrsrsrs… agora tão insistindo que eu e tu somos os mesmos… rsrsrsrsrsrsrsrsrs… a megalomania dos cabeças de chapa PETRALHAS está escorrendo e alcançando os porta bandeiras da base partidária… rsrsrsrsrsrsrsrs… tão maluquetes total… o fim para eles será trágico… se a poste perder, então, será um chororô danado… acabou-se as bolsa PETRALHA… rsrsrsrsrsrs… vão todos para o sal, curar as pregas… rsrsrsrsrsrsrsrs…

    • Vader,

      Nenhuma LÓGICA AQUI… NADA DO QUE VOCÊ DISSE É BASEADO NOS DADOS TRAZIDOS PELA ENTREVISTA DO MINISTRO!

      Conversa fiada de partidário americano somente… ele mesmo falou em “Conversas e Acordos” sobre o caça de 5° Geração T-50 PAK-FA pro futuro… não é russo?Viu qeu afundou essa tua “Lógica” corrompida por torcida?

      Ele falou da Familia Flanker de 4° Geração… o resto é somente opinião tua, não é uma verdade dos fatos militares do Brasil!

      Valeu!!

      • Mimimimi…

        Que parte você não entendeu de “Isso não está em consideração” meu caro? 😉

        Chora cambada, hehehehe…

        Mais uma vez Titio Vader, com mei dúzia de FATOS e a lógica, matou as russófilas e vermelhuxas, kkkkk…

      • Mas esse mister é seu, franco… adora desvirtuar os fatos com muito blablabla e mimimi… fala muito e não diz NADA…

  22. Na saidera eis que surge Vadiozinho e seu corriqueiro capaxismo Yankee kkkk “O Brasil não pode ter armas atomicas.O Brasil não pode ser potencia aeroespacial”…
    Ja colocaste a hemorroida no salmora?Não né,mas deveria!
    E pra finalizar os enchedores de linguiça o F35 bibibi o F19 bibibi o F22 bibibi kkkkk
    A melhor porrada é voce dizer ao ganancioso “Mais na frente conversaremos a respeito” kkkk E o babaca prossegue gastando a fortuna que ja lhe falta para mais na frente perceber que PERDEU.

    • Chora bananninha chora, kkk… Vai curar as pregas que o Amorim detonou vai, rsrsrs.

      O chororô é livre Seu Maluco! 😉

      PS: não me deteste meu caro. Deteste, isso sim, a realidade, essa cruel. Eu sou só o porta-voz da LÓGICA baseada nas EVIDÊNCIAS. Eu sou apenas aquele que não confunde vontade com realidade, sonhos com fatos.

      • Como eu sendo um Brazilino Roxo poderia gostar de quem é declaradamente contra o avanço atomico e aeroespacial Brasileiro?
        Amiguinho primeiro de tudo pra mim na vida esta o interesse nacional tudo o mais vem depois.
        Ja cansei de citar que tenho primos Americanos.Minha irmã,mãe e sobrinha tambem são Americanas mas se eu dia houver uma guerra entre nossos paises e todos eles estiverem do outro lado da trincheira os matarei a todos sem sentir minimo remorso e ainda mijo neles kkk

      • Nem sou contra “avanço atômico” (seja lá que diabos isso signifique em teu bestunto: é tão amplo como ser contra a Lei da Gravidade…) nem muito menos avanço aeroespacial.

        Mas como você caiu do cavalo e quebrou a cara, não tendo o que falar, fica vomitando suas habituais bobices…

        Chora bananinha chora, rsrsrsrs… 🙂

      • Então Vadiozinho voce se contradiz pois não foi so uma so vez que voce escreveu aqui que é contra o avanço Atomico Brasileiro.
        Tenha atitude de sujeito homem meu camarada basta reler suas postagens e encontraras suas citações de capacho vendido a não ser que algum modera compactue com teu capaxismo.

Comentários não permitidos.