Zona de defesa aérea chinesa aumenta risco de guerra na região, diz analista

A China afirma que aviões que entram nesta zona precisam se identificar e obedecer a protocolos

A China monitorou os voos de dois bombardeiros americanos que sobrevoaram sua nova zona de defesa de identificação aérea, segundo informações do Ministério da Defesa chinês.

Os aviões B-52 voaram sobre ilhas de Diaoyu e Senkaku, disputadas entre o país e o Japão no Mar do Leste da China, sem avisar as autoridades chinesas que estavam entrando em uma parte de seu novo espaço aéreo, declarado no sábado.

O Japão e os Estados Unidos se opõem à decisão da China de alterar unilateralmente seu espaço aéreo e acusam o país querer escalar as tensões regionais.

A zona de defesa de identificação aérea chinesa se sobrepõe ao espaço aéreo japonês e inclui ilhas disputadas que são controladas pelo Japão.

Escalada

Para Alexander Neill, do Instituto Internacional para estudos estratégicos (IISS), a demarcação de uma zona de defesa área representa uma tomada de posição por parte da China que pode trazer riscos para a região.

Ainda segundo Neill, a medida demonstra a determinação do presidente Xi Jinping em defender a integridade territorial do país.

Este é o maior sinal de escalada militar envolvendo a China desde que ele chegou ao poder, há um ano.

Líderes chineses devem se abster de críticas à sua decisão, argumentando que o espaço de defesa aérea japonês se estende sobre o território reivindicado pela China.

A imposição da zona de defesa de identificação aérea da China ecoa um episódio ocorrido em 1996, quando o então presidente chinês Jiang Zemin ordernou uma exclusão aérea e marítima durante uma série de testes com mísseis no norte e no sul de Taiwan.

A declaração de sábado confirma que as ilhas de Diaoyu e Senkaku passam para o centro de preocupações da China, sendo incluídas na mesma categoria do Mar do Sul da China e de Taiwan.

Narrativa oficial

Alexander Neill afirma que na última década o nacionalismo populista da China tem sido alimentado por uma narrativa oficial de humilhação devido ao fato de as ilhas estarem nas mãos do Ocidente. Este sentimento havia sido atenuado graças à adesão de Deng Xiaoping (líder chinês dos anos 1970, 1980 e 1990) a uma estratégia mais contida em relação ao assunto.

Mas, recentemente, as demonstrações do poder militar chinês sugerem que Xi Jinping pode estar preparado para ignorar esta política mais contida.

A nova identidade regional da China, como uma potência econômica com um setor militar cada vez mais forte, tornou a narrativa da humilhação menos relevante; um sentimento de orgulho nacional agora é comum no país.

E este último gesto do governo chinês ocorreu em um momento de tensão militar na região.

Em janeiro de 2013, o Ministério da Defesa do Japão acusou o Exército de Liberação do Povo chinês de direcionar seus radares contra um navio japonês que estava próximo das ilhas. A China nega.

Agora, a melhor opção da China para manter a dominância na falta de uma presença militar permanente na região de Senkaku é o estabelecimento da zona de defesa de identificação aérea.

Por outro lado, a grande limitação para a China seria o estabelecimento, por Tóquio, de posições habitadas por japoneses nas ilhas, uma ação que pode levar a um aumento rápido das hostilidades.

Os dois países estão evitando estas ações até agora. No entanto, recentemente a China enviou aviões não tripulados para perto da região disputada.

Vigilância americana

Outro fato recente foi a apresentação do primeiro avião de tecnologia stealth (que não pode ser detectado por radares) da China, algo que ocorreu logo depois do primeiro voo do J-31, o jato stealth chinês, no começo do ano.

Todas estes sistemas de armas ainda estão na fase de desenvolvimento, mas eles destacam o sucesso da modernização no setor militar da China.

A China ainda pode estar longe de se transformar em uma potência militar global, mas os especialistas em defesa dos Estados Unidos notaram que o país conseguiu concentrar uma capacidade militar formidável em seu próprio quintal. Alguns analistas sugerem até que, em certas áreas, o Exército chinês pode conseguir rivalizar com a capacidade militar americana na região.

E a zona de defesa de identificação aérea é um símbolo da insatisfação da China com os destacamentos de vigilância e inteligência reunidos pelos militares americanos no mar e no espaço aéreo nas fronteiras do país.

Um episódio delicado de destaque foi a perda do piloto de caça chinês, morto em uma colisão com uma aeronave de vigilância americana que estava em uma missão para colher informações secretas no Mar do Sul da China em 2001.

Líderes chineses vão argumentar que o estabelecimento da zona de defesa de identificação aérea visa evitar este tipo de incidente, mas com os tempos de reação extremamente curtos necessários para uma interdição aérea e a inexperiência relativa das forças aéreas chinesas e japonesas, o potencial para um rápido aumento das hostilidades e possíveis erros aumentarão.

A proximidade da 7ª Frota americana no Japão e as operações regulares dos militares americanos na zona de de defesa chinesa significam que o Pentágono vai resistir muito antes de obedecer aos protocolos de identificação aérea exigidos pela China. E isto também pode ser aplicado aos militares japoneses.

A criação de uma zona de defesa de identificação aérea também desmente a confiança da China em suas próprias redes de comando e controle e em sua capacidade de estabelecer uma vigilância aérea em uma grande extensão do Mar do Leste da China.

A resposta americana poderá ser o aumentdo do ritmo de seus exercícios militares planejados para a região, obrigando o Exército chinês a dar uma resposta defensiva, testando a determinação de Xi Jinping e também sua cadeia de comando.

Fonte: BBC Brasil

13 Comentários

  1. A China ainda pode estar longe de se transformar em uma potência militar global, mas os especialistas em defesa dos Estados Unidos notaram que o país conseguiu concentrar uma capacidade militar formidável em seu próprio quintal. Alguns analistas sugerem até que, em certas áreas, o Exército chinês pode conseguir rivalizar com a capacidade militar americana na região.=== Os misseis DF 21 já modernizados ,os misseis caças satélites e seus subs nucks…e um perigo nesse momento.Poderemos ver um sério incidente entre potencias, escaramuças pesadas…como os Chineses tem soldados p perder, se necessário.Q esses desafios acabem.Espero estar mt errado.Quem viver verá.Sds.

  2. “E a zona de defesa de identificação aérea é um símbolo da insatisfação da China com os destacamentos de vigilância e inteligência reunidos pelos militares americanos no mar e no espaço aéreo nas fronteiras do país.”
    ————————————————

    O EUA constantemente realiza grandes exercícios aéro-navais com a Coreia do Sul, armamento avançado a cerca de 100 milhas do litoral chinês, nos bigode do dragão…

    Para se ter uma idéia: O equivalente para o EUA, seria se a China realizasse grandes exercícios aéro-navais com Cuba, uma ou duas vezes por ano, alí em Havana, próximo 100 milhas da costa da Flórida, na cloaca da águia…Qual sera a reação estadunidense?

  3. a china falou até aqui é tudo meu !!!!
    pronto !!!com o tempo os japonês para de ficar enchendo o saco dos gringos e acaba aceitando
    eu não acredito que os estados unidos vao arriscar contra a china para satisfazer os desejo japonês
    com o tempo o japao terá que andar com suas próprias pernas ,mas ate la os gringos vao continuar com suas bases fingindo que essas são para proteger o japao

    • Japão andou com as próprias pernas por dezenas de decadas , Império Japonês do Deus do sol , era quase imbatível , até a covardia yankee.
      Japão é um player muito forte na região , aos poucos eles vem retomando sua hegemonia , veja a notícia abaixo , de(11-07-2013)
      .
      .

      O governo do Japão apresentou nesta terça-feira um plano para reforçar seu Exército sob o mandato do conservador Shinzo Abe, que procura emendar a constituição pacifista do país e aumentar o orçamento militar em um entorno marcado pelo avanço da maquinaria bélica chinesa.

  4. “Os aviões B-52 voaram sobre ilhas de Diaoyu e Senkaku, disputadas entre o país e o Japão no Mar do Leste da China, sem avisar as autoridades chinesas que estavam entrando em uma parte de seu novo espaço aéreo, declarado no sábado.”

    Especialista: EUA-bombardeiros japoneses só enganando não constitui dano a alegria

    Às 10:20 em 28 de novembro de 2013, Fonte: People Daily

    De acordo com relatos da imprensa estrangeira, dois norte-americanos B-52 bombardeiros decolaram de Guam, no Pacífico ocidental, no caso sem informar China de cerca de hora de Washington, às 19:00 no dia 25, para entrar os chineses anunciaram designada zona de identificação de defesa aérea. Os chineses anunciado anteriormente, todas as aeronaves de entrar no espaço aéreo, deve ser a frequência das informações do plano de vôo e equipamentos de comunicação com o jornal chinês. Especialista militar Du Wenlong em uma entrevista que a atitude dos EUA é para torcer para os japoneses, os chineses foram monitorados ao longo de sua área de vôo, o vôo não constitui suficiente para mostrar um grande estrago.

    27, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês Geng Yansheng hoje em aeronaves dos EUA para a zona de identificação de defesa aérea Mar da China Oriental, respondi a perguntas dos jornalistas, disse que a aeronave dos EUA em Pequim, às 11:00, no dia 26 de 13:22 direção norte-sul ao longo da borda leste da área de identificação de defesa aérea Mar da China Oriental vôo de ida e volta, cerca de 200 quilômetros a leste das atividades bit Diaoyu. Tropas chinesas foram monitorados durante toda a identificação oportuna, determinar a categoria de aviões dos EUA. Deve-se ressaltar que, de acordo com as regras de identificação de defesa aérea de aviões área de identificação anúncio de Mar da China Oriental China, será qualquer atividade aeronave no leste da China identificação zona Mar identificação de defesa aérea. A China tem a capacidade de implementar o controle efetivo do espaço aéreo.

    Falando para enviar bombardeiros sobre o comportamento dos chineses área de identificação de defesa aérea americano, Du Wenlong disse que os lábios Estados Unidos duro, mas a asa é muito suave, porque tínhamos o controle total de seu vôo regional, e nós fornecemos o tempo exato e rota, O vôo não constitui suficiente para mostrar um grande dano.

    Mídia dos EUA disse que a trajetória de vôo chega a B-52 chegaram sobre as ilhas Diaoyu, Du Wenlong disse, antes de tudo, ele não passar por cima das ilhas Diaoyu, as Ilhas Diaoyu são o espaço aéreo do nosso país, é o nosso espaço aéreo soberano, então a partir deste ponto de vista, segundo a imprensa dos EUA não precisa. Além disso, o vôo para a direção principal norte-sul, e não na direção do nariz apontando direção do continente, se você apontar para ele, portanto, pode ser um sinal de mísseis de cruzeiro ou armas de ataque de longo alcance. Do ponto de vista aérea, não existe tal indicação.

    Du Wenlong disse: “Os Estados Unidos ainda está em bombardeiros vista voando centro cruz, alegria no Japão, os japoneses mostraram um monte de queixas, a fim de dar a mais jovem fora do ar, como o patrão tem que mostrar suas habilidades com este. já não vôo prudente cautela disse o japonês, eu tenho a capacidade de defender a segurança do Japão nesta direção, para demonstrar a existência da aliança Japão-EUA.

    Bombardeiros sobrevoaram a Diaoyu não ler muito sobre a mídia

    Sobre os problemas da linha de vôo em os EUA bombardeiro B-52, de acordo com o porta-voz do Ministério da Defesa chinês dizendo: B-52 está na borda oriental do mar área de identificação de defesa aérea da China Oriental, norte-sul distância de vôo é de cerca de 200 km ao redor das Ilhas Diaoyu. No entanto, segundo a imprensa dos EUA, B-52 voou sobre as Ilhas Diaoyu. Relatórios de mídia dos EUA sobre por que a China vai seguir a versão oficial será diferente quando Yin Zhuo disse, porque os militares dos EUA e da mídia dos EUA, incluindo o alvo da mídia japonesa, há uma lacuna entre os militares dos EUA para executar essa tarefa Mas ele era muito cauteloso. Ele perdeu o avião para evitar falsos positivos, tais como mainframes, uma vez que a reação militar chinês real, então ele não funcionar, não há dúvida de que o destino de ser derrubado. No entanto, ele não permitirá que a aeronave sofreu uma perda, tais pessoas sofrem baixas, mas eles queriam fazer esta ação. Então, ele lançou e interpretação mídia estrangeira é intencionalmente comportamento provocador de explicar, para animar a questão Ilhas Diaoyu, a intenção da China de diminuir a sua atitude para com o estabelecimento de zona de identificação de defesa aérea. Acho que este é um excesso de interpretação da mídia, esta atitude cautelosa dos Estados Unidos, ele é um meio legal para lutar contra todos os países estão sempre em uso, esta ação é a mentalidade da hegemonia americana uma abordagem consistente.

  5. por LUCENA
    .
    .
    .
    Nesse momentos a lei dos trogloditas é aquele quele mais musculoso.
    .
    Não passará disso,eles (China e EUA) não tudo menos burros pois eles sabem que uma guerra entre eles todos perdem
    .
    O máximo que podem fazer é uma guerra assimétrica entre eles,ou uma virtual.

    • por LUCENA
      .
      Corrigindo
      .
      .
      Nesse momento,é a lei dos trogloditas; é aquela em quele mais musculoso vence.
      .
      Não passarão disso,eles (China e EUA) não são bobos, pois sabem que uma guerra entre eles só haverá perdedores
      .
      O máximo que podem fazer é uma guerra assimétrica entre eles,ou uma virtual,com bisbilhotices um com outro(ciberguerrilha).

      • Enquanto os esquerdopatas fazem a cabeça dos idiotas úteis com suas falácias, como que o mundo vai acabar se não pararmos de procriar, e mimimi e blablabla, as empresas sérias americanas investem num pensamento contrário ao pessimismo verde da esquerdolândia… o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=EUowiCeKF8s exemplifica o qnto usamericanus bobos, feios e maus querem um mundo muito melhor que o dos esquerdopatas e contribuem para isso de modo eficaz, criando tecnologia, ao contrário das retóricas cubanas por exemplo que vive cantando aos quatro ventos como é boa sua falaciosa medicina que não produz resultado prático algum… mas a esquerda sempre viveu mesmo é de propaganda… é dela o comando sobre o falso profeta midiático… enquanto torcemos para um mundo melhor de fato outros abestalhados querem um mundo de fantasia que todos sabemos não vai dar em nada…

    • por LUCENA
      .
      .
      Como seria uma guerra mundial sendo travada pelas duas super potência militara atual ?
      .
      Há diversas formas de discorre tal fato catastrófico para a humanidade,vejamos um deles.
      .
      ************
      .
      III GUERRA MUNDIAL:CENÁRIO 2025
      .
      .
      A tecnologia do espaço e a guerra cibernética são coisas tão novas e sem estarem testadas que até os cenários mais estranhos podem vir a ser ultrapassados por uma realidade que ainda é difícil de conceber.
      .
      Mas se utilizarmos apenas o tipo de cenários que a própria Força Aérea usou no seu Jogo de Capacidades Futuras 2009, podemos obter “uma melhor compreensão de como o ar, o espaço e o ciber espaço se sobrepõem na guerra” e começar a imaginar como poderá ser realmente travada uma próxima guerra mundial.
      .
      .
      São 11:59 da noite de quinta-feira de Ação de Graças em 2025. Enquanto os ciber-compradores internautas fazem enxame nos portais da Melhor Compra para se beneficiar dos grandes descontos da última novidade de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos chineses, os técnicos da Força Aérea Americana no Telescópio de Vigilância Espacial em Maui engasgam-se com o café quando os seus monitores panorâmicos se apagam subitamente.
      .
      A milhares de quilômetros, no centro de operações do Ciber-Comando dos Estados Unidos, no Texas, os ciber-guerreiros depressa detectam binários maliciosos que, embora lançados anonimamente, mostram as distintas impressões digitais do Exército de Libertação de Pequim.
      .
      O primeiro ataque aberto é um ataque que ninguém previra. “Vírus” chineses apoderam-se do controle da robótica a bordo de um avião “Vulture” americano, de controle remoto, não tripulado, alimentado a energia solar, quando ele se encontra a 70 mil pés de altitude sobre o Estreito Tsushima entre a Coréia e o Japão.
      .
      Este dispara subitamente toda a carga de mísseis transportada na sua enorme envergadura de 120 metros, enviando dezenas de mísseis letais que mergulham inofensivamente no Mar Amarelo, desarmando eficazmente essa arma formidável.
      .
      Decidido a combater o fogo com fogo, a Casa Branca autoriza um ataque de retaliação. Confiante em que o seu sistema satélite F-6 “Fractionated, Free-Flying” é impenetrável, os comandantes da Força Aérea na Califórnia transmitem códigos robóticos para a flotilha de aviões espaciais de controle remoto X-37B que se deslocam numa órbita a 400 km acima da Terra, ordenando-lhes que lancem os seus mísseis “Triple Terminator” contra os 35 satélites da China. Resposta zero.
      .
      Quase em pânico, a Força Aérea lança o seu Falcon Hypersonic Cruise Vehicle para um arco a 160 km acima do Oceano Pacífico e, 20 minutos depois, envia os códigos de computador para disparar mísseis contra sete satélites chineses em órbitas vizinhas. Subitamente os códigos de lançamento deixam de estar operacionais.
      .

      À medida que os vírus chineses se alastram descontroladamente pela arquitetura dos satélites F-6, enquanto os super-computadores americanos de segunda categoria não conseguem decifrar o malicioso e complexo código do vírus, deixam de funcionar sinais de GPS vitais para a navegação dos navios e aviação americana em todo o mundo. Porta-aviões começam a andar em círculos no meio do Pacífico. Esquadrões de caças aterrizam. Mortíferos aviões de comando remoto voam sem rumo, despencando-se quando se esgota o combustível.
      .
      Subitamente, os Estados Unidos perdem o que a Força Aérea americana há muito chamava “o supremo terreno elevado”: o espaço.
      Em poucas horas, o poder militar que dominara o globo durante quase um século, foi derrotado na III Guerra Mundial sem uma única baixa humana.
      .
      **********************
      .
      Para ter acesso a mais detalhes sobre essa história.
      .
      .
      (*)fonte:[ dinamicaglobal.blogspot.com.br/2010/12/cenario-de-uma-iii-guerra-mundial. ]

  6. helveciofilho
    28 de novembro de 2013 at 20:32

    por LUCENA
    .
    .
    .
    Nesse momentos a lei dos trogloditas é aquele quele mais musculoso.
    .
    Não passará disso,eles (China e EUA) não tudo menos burros pois eles sabem que uma guerra entre eles todos perdem
    .
    O máximo que podem fazer é uma guerra assimétrica entre eles,ou uma virtual.=== Julgo, q pelos retrospectos dos últimos anos,os Sinos levariam um ligeira ou total vantagens sobre os 5 olhos, numa guerra virtual…Sds.

  7. As empresas aéreas do Jajão ñ vão comunicar ás autori// chinesas o seu destinos e plano de voo. Mundo,temos um problema.A C.do Norte a alguns anos derrubou um jato c + de 200 pessoas…estão eskecendo a história ñ mt distante.Os Sinos enviaram o seu Nae, mt caças,vasos de guerra e subs p esse setor;isso vai dar em mlerda, Espero esta mt errado.Quem viver verá.Sds.

Comentários não permitidos.