Será que cientista ucraniano ajudou a desenvolver porta-aviões chineses?

emals

Modelo norte-americano de trilhos aceleradores eletromagnéticos de catapultas para porta-aviões.

Vassili Kashin

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) acusou o professor da Universidade Nacional de Carcóvia, Vladimir Chumakov, de revelar dados secretos sobre trilhos aceleradores eletromagnéticos e de transferir seus elementos a uma empresa mista da China e Ucrânia. Atualmente, em Carcóvia, o cientista está sendo processado sob a acusação de alta traição.

Os trilhos aceleradores eletromagnéticos podem servir de protótipo de armas do futuro – canhões eletromagnéticos que permitem fazer acelerar projéteis até velocidades inalcançáveis pelos canhões convencionais que utilizam energia de gases de pólvora. Chumakov, em suas palavras, estudava o problema a partir de 2005.

8kaja

Em 2008, o cientista foi contatado por Alexei Rud, seu antigo estudante, que lhe propôs divulgar seus projetos no exterior. Chumakov experimentava na altura sérios problemas financeiros e aceitou a proposta. Rud apresentou-o na joint venture ucraniano-chinesa, dirigida por Serguei Chichotka. Em 2009, Chumakov concedeu à empresa materiais sobre pesquisas, para demonstrar suas capacidades. Rud e Chichotka também estão sendo inquiridos desde 2010.

Contudo, na opinião do SBU, Chumakov entregou à empresa mista não apenas seus projetos, mas também materiais secretos baseados em projetos desenvolvidos por outros cientistas ucranianos nos anos 90. As autoridades acusam Chumakov de transferir para os chineses tecnologias militares prometedoras e de fazer frustrar a segurança nacional do país.

LmTquÉ duvidoso que as tecnologias transferidas possam influir na segurança da Ucrânia. Há poucas probabilidades que canhões eletromagnéticos comecem a ser produzidos em série num futuro próximo. Mas as tecnologias de aceleradores eletrodinâmicos já se utilizam praticamente, servindo de base para o desenvolvimento de catapultas eletromagnéticas para porta-aviões, sistemas que garantem a decolagem de aviões e devem substituir catapultas de vapor mais complexas e pesadas e menos eficazes.

Até recentemente, os Estados Unidos foram o único país capaz de produzir catapultas eletromagnéticas. Novos sistemas foram testados numa plataforma terrestre em 2010 e devem ser montados nos porta-aviões de última geração do tipo Gerald Ford. A China é o segundo país do mundo, que está desenvolvendo tais catapultas. No início de 2012, tornou-se conhecido sobre êxitos no seu desenvolvimento e a condecoração do dirigente do grupo de projetistas, que se dedica a sua elaboração.

railgun_test-3
Uma versão protótipo do Canhão Naval 32-MJ – Naval Surface Warfare Center (NSWC) Dahlgren

Se as acusações do SBU forem justas e os projetos de Chumakov terem contribuído consideravelmente para o sucesso do programa chinês, trata-se de uma vantagem gigantesca perdida pela Ucrânia. Provavelmente, ao contatar o cientista, os chineses, à conta de meios insignificantes, conseguiram adquirir uma tecnologia muito sensível, que abriu novas perspectivas para seu programa de porta-aviões. Diferentemente de catapultas de vapor tradicionais, os sistemas eletromagnéticos não apenas são mais eficazes, mas também não têm restrições severas em relação ao peso mínimo e máximo do avião lançado. Tais caraterísticas, por exemplo, permitem utilizá-los para o lançamento de aparelhos não tripulados relativamente pequenos.

120130-N-PO203-029

Não se conhece contudo em que grau foram secretos materiais de Chumakov. Mas eles foram transferidos para a China no período de realização de um projeto científico muito importante de temática semelhante e poderiam contribuir para o seu sucesso. Não surpreende por isso o descontentamento do Estado ucraniano que em resultado não ganhou nada.

 

Fonte: Voz da Rússia

16 Comentários

  1. Os chineses estão determinados a diminuir o gap tecnológico entre eles e EUA. Se de fato ocorreu esta absorção de tecnologia ucraniana, estão de parabéns!

    É assim que se faz. E tivesse o Brasil atuado de forma discreta, semelhante aos chineses, teriamos hoje a tecnologia dos foguetes da Ucrânia… Tecnologia que o EUA pressionou fortemente a Ucrânia, para que não a vendesse ao Brasil!

    O EUA possui comprovadamente, o mais abrangente sistema de espionagem do planeta, incluindo muita espionagem tecnológica e industrial…

    Muito provavelmente, através de espionagem, os estadunidenses também tiveram acesso aos estudo ucranianos na área de catapultas e armas eletromagnéticas, informações que devem ter proporcionado bons subsídios ao seus próprios programas nesta área….

    • A QUE PONTO CHEGA A CANALHICE PSICOPATA ANTIAMERICANA… “Muito provavelmente, através de espionagem, os estadunidenses também tiveram acesso aos estudo ucranianos na área de catapultas e armas eletromagnéticas, informações que devem ter proporcionado bons subsídios ao seus próprios programas nesta área…”… rsrsrsrsrsrsrsrs… mas é um canalha mentiroso e deturpador MESMO… quer dizer que os americanos precisam espionar ucranianos para poderem ter acesso a tecnologias que eles mesmos INVENTARAM… VC É PATÉTICO, Alvez24… rsrsrsrsrsrsrsrs… vai procurar um consolo nos braços chineses pois aqui vc só vai levar chumbo nessa sua asa de gralha… rsrsrsrsrs…

      • ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

      • Os chineses estão determinados a diminuir o gap tecnológico entre eles e EUA. Se de fato ocorreu esta absorção de tecnologia ucraniana, estão de parabéns!

        É assim que se faz. E tivesse o Brasil atuado de forma discreta, semelhante aos chineses, teriamos hoje a tecnologia dos foguetes da Ucrânia… Tecnologia que o EUA pressionou fortemente a Ucrânia, para que não a vendesse ao Brasil!

        O EUA possui comprovadamente, o mais abrangente sistema de espionagem do planeta, incluindo muita espionagem tecnológica e industrial…

        Muito provavelmente, através de espionagem, os estadunidenses também tiveram acesso aos estudo ucranianos na área de catapultas e armas eletromagnéticas, informações que devem ter proporcionado bons subsídios ao seus próprios programas nesta área….

  2. O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) acusou o professor da Universidade Nacional de Carcóvia, Vladimir Chumakov, de revelar dados secretos sobre trilhos aceleradores eletromagnéticos e de transferir seus elementos a uma empresa mista da China e Ucrânia. Atualmente, em Carcóvia, o cientista está sendo processado sob a acusação de alta traição.

    Os trilhos aceleradores eletromagnéticos podem servir de protótipo de armas do futuro – canhões eletromagnéticos que permitem fazer acelerar projéteis até velocidades inalcançáveis pelos canhões convencionais que utilizam energia de gases de pólvora. Chumakov, em suas palavras, estudava o problema a partir de 2005.=== ou seja, tecnologia Soviética, URSS,dos anos 90…os herdeiros Russia e Ucrânia..c certeza ajudou mt o Dragão…Sds.

  3. Esse tipo de cobrança é muito interessante de se analisar.
    O cientista empobrecido e esquecido pelas instituições publicas Ucranianas, que o deixaram ao léu capitalista, voltam-se contra ele por ter vendido seu saber para aqueles que resolveram seus problemas de abandono financeiro, por fazer o jogo capitalista de vender algo que conquistou, neste caso sua única propriedade que fazia valer para outros países ser comprado, o seu saber.
    Interessante a forma desse estado atuar, abandonaram a quem afirmam ser detentor de saber tão imprescindível ao país, depois que o perdem para quem lhe valorizou aos moldes capitalistas é que se lembram dele, mas só para puni-lo e ainda lhe impunham a pecha de traição.
    Mas que droga de traição essa que só tem uma direção, de cima para baixo.

  4. Parabéns para a China que cortou o caminho e falou com quem sabe e não ficou esmolando um acordinho a custo de milhões de governo para governo como fez o Brasil com a Ucrânia- tudo devidamente sabotado pelos EUA.
    IncoPeTência ou Morte !!!! diz um certo grito.

  5. César Pereira
    28 de novembro de 2013 at 18:37

    É a Ucrânia,esta ”pagando” ! === Esse é o preço de se permitir a evasão de cérebros, se o cara se formou em instituição pública, c o dinheiro nosso, tem de pagar o mesmo ao país , trabalhando em algum lugar de necessidade do n povo. claro q tbm ganhando um capilé p as necessidades básicas…afinal, ninguém e de ferro. Sds.

  6. Parece ser verdade isso… O que é muito bom, demonstra que outros países também alcançam altos níveis de praticas tecnológicas, não só os USA…

    E com essa nova tecnologia de catapultas eletromagnéticas… bem… assim nos sonhos mais humildes… Acho que devemos pagar ainda mais ao professor Vladimir Chumakov pra passar alguns anos de férias por aqui!!

    Valeu!!

    • Os EUA se beneficiaram de muitas tecnologias criadas na propria Russia que vazou por desprestigio e falta de investimentos.

  7. Parece ser verdade isso… O que é muito bom, demonstra que outros países também alcançam altos níveis de praticas tecnológicas, não só os USA…

    E com essa nova tecnologia de catapultas eletromagnéticas… bem… assim nos sonhos mais humildes… Acho que devemos pagar ainda mais ao professor Vladimir Chumakov pra passar alguns anos de férias por aqui!!

    Valeu!!=== O BRASIL deveria pagar uma grana p esses Free e outros =, sobre VLS, caças, subs, e até NUCKS…. talvez dessemos um salto qualitativo e sairíamos dessa lama q nos prende n lugar , nessa zona morta.Sds.

  8. stadeu
    29 de novembro de 2013 at 6:47

    Parabéns para a China que cortou o caminho e falou com quem sabe e não ficou esmolando um acordinho a custo de milhões de governo para governo como fez o Brasil com a Ucrânia- tudo devidamente sabotado pelos EUA.
    IncoPeTência ou Morte !!!! diz um certo grito. === Isso q o BRASIL deveria fazer à mt tempo, n regime militar um grd Almirante Brasuca, chefiou uma rede de agentes p trazer p o país uma serie de ekipa/ p nos desenvolver no campo da energia nuclear, por isso estamos aonde no encontramos, no topo deste conheci/. Será q ñ temos cérebros capazes de “imitar” esse velhoe e expert mitar?!?!…Ñ temos caças de 1ª linha, ñ temos subs c AIPs os de 1’ªlinha, ñ temos um VLS ..afinal. q país nós temos?Inúteis,inúteis,trágico.Sds.

  9. Temos de ter essa rede de agentes , cuidado c os bocudos internos,p nos ajudar a avançar, vide os Chineses,os judeuSS e mt outros ..td c agentes trabalhando dentro do próprio BRASIL p levar p seus países nossos conhecimentos, o inverso tbm é válido…n ABIN deveria servir tbm p isso;p ontem.Sds.

  10. Há poucas probabilidades que canhões eletromagnéticos comecem a ser produzidos em série num futuro próximo…MENTIRA…Desde o final da decada de 90 os EUA ja possuem canhões Laser ultra rapidos http://www.youtube.com/watch?v=exw4-pPA714 Interessante como o ser humano tende a creditar fatos apenas quando se evidenciqam como se fosse a primeira vez de uma virgem.
    Se tivessem molhado a mão do sistema Ucraniano estariam caladinhos pois la por alguns dolares vendem as proprias filhas.
    Se esta desconfiança sobre repasse a China for verdadeira parabens China por usar ate mesmo do suborno ou da alta gratificação para alcançarem seus objetivos.
    O Brasil subornou fornecedores Americanos que repassaram ate a textura das microfibras de suas secretarias e hoje temos propria tecnologia em monitoração e segurança.Nesta negociação embutia-se tambem outras coisas e ate hoje ações tramitam na justiça Americana por causa destes fatos.
    Ninguem repassa segredos a ninguem se não for generosamente subornado.
    Perdemos com a falida Ucrania grandes oportunidades pois a filosofia de hoje é esperar ser corrompido para se prostituir e entregar do que subornar na causa nacional.

Comentários não permitidos.