O acordo Lula/Irã era melhor

Sugestão: Barca

O acordo, efetivamente histórico, alcançado domingo entre o Irã e as seis grandes potências me obriga a voltar ao acordo de 2010 entre Brasil, Turquia e Irã.

Do ponto de vista das potências, o acordo que Luiz Inácio Lula da Silva e Celso Amorim ajudaram a costurar era melhor.

Explico: o entendimento previa, expressamente, o envio de 1.200 quilos de urânio pobremente enriquecido para enriquecimento na Turquia, para ser depois devolvido ao Irã preparado a um nível tal que lhe permitiria o uso para fins medicinais, mas impossibilitaria a utilização para fazer a bomba.

Convém lembrar que, desde sempre, o objetivo das potências que negociam com o Irã é impedir que o país persa chegue à bomba.

É bom lembrar também que foi o presidente Barack Obama quem, em carta a Lula, considerou “fundamental” a menção aos 1.200 quilos, no acordo que o Brasil então começava a costurar.

A lógica desse item é simples de explicar: retirando de seus estoques os 1.200 quilos, o Irã não teria material suficiente para continuar trabalhando na bomba, se essa for a sua real intenção, como suspeita o Ocidente, mas que Teerã nega uma e mil vezes.

Por que o acordo de 2010 é melhor que o de domingo? Também simples de explicar: o novo entendimento não tira do Irã um único quilinho de urânio. Logo, evitar que o país continue a enriquecer urânio a níveis suficientes para chegar rapidamente à bomba vai depender, única e exclusivamente, das inspeções internacionais.

No acordo Irã/Turquia/Brasil, ao contrário, o enriquecimento –e unicamente até o patamar de uso pacífico– seria feito no exterior, sem necessidade de inspeções, sempre complicadas e passíveis de burla.

Parêntesis: não creio que o Irã pretenda burlar as inspeções com as quais se comprometeu no domingo. Seria convidar os EUA e as demais potências a restaurarem as sanções que tanto dano provocaram ao governo e à população. Danos tamanhos que forçaram o regime à negociação com uma predisposição inédita em dez anos de impasse.

Ainda assim, o acordo de 2010 daria mais segurança aos que temem que os aiatolás estejam mentindo quando dizem que não querem a bomba, até porque ela seria anti-islâmica.

Havia ainda no entendimento da era Lula um item que falava na “oportunidade de começar um processo prospectivo, que criará uma atmosfera positiva, construtiva, não-confrontacional, conducente a uma era de interação e cooperação”.

Ora, o acordo de domingo também cria essa “atmosfera positiva e construtiva”, mas com três anos e meio de atraso.

A vantagem do acordo de 2010 não significa reduzir a importância do que foi alcançado no domingo.

Com todas as ressalvas que possam ser levantadas, prevalece a análise do sítio “Al Monitor”:

“A alternativa [ao acordo] seria mais sanções, que provavelmente resultariam em menos monitoramento, mais centrífugas, mais enriquecimento acima de 5% (…) e crescentes perspectivas de um ataque militar”.

Fonte: Último Segundo

46 Comentários

  1. Pois é…

    Quando lula fez o acordo com OZIRANIANU FEIU E BOBO a mídia nativa desceu a lenha

    E como nao poderia deixar de ser, a ridícula trilogia festiva atacou injustamente o Amorim criticando o educadíssimo e culto ministro da defesa…

    Pois é meus caros, o tempo passou e os VAGABUNDOS TIRELLESSIANOS que tanto falavam mal da “diplomacia dos atabaques” agora estao sendo obrigados a verem os queridos, amados e idolatrados USA negociarem com OZIRANIANU FEIU E BOBU

    hauahahauahauahuahauahauhauahauahauhauahauahu

    MAIS UMA VEZ, OS TIRELLESS E VADERS DA VIDA ENFIARAM A LÍNGUA NO RABO!

    .
    .
    OZIRANIANU FEIU E BOBU negociando com os Yankees pode!

    .
    Agora… Quando foi o Lula que negociou, ai é pq o Pêtê e AZISQUERDAS sao feios, bobos, ditadores e cheiram mal…

    Hauahahauahauahuahauahauhauahauahauhauahauahu

    .
    Hipocrisia tem limite… Até pra trilogia e pros seus trilogienses

      • “”O problema da trilogia e de seus usuários resume-se em um único fator: FALTA DE MULHER !!!!!!”

        Enquanto você acha, nós temos certeza de que esse é justamente o seu problema!
        Nunca, na trilogia, vi referências à você ou ao Plano Brasil.PQ você não esquece deles e começa a contribuir no blog com argumentos úteis?

        Finja que é um engenheiro de verdade(ou pelo menos um adulto) e traga para os outros colegas algum tipo de informação ou conhecimento ao invés de ficar aplaudindo tudo que é antiamericano como uma criança boba. Ou arrume uma namorada. Vai te fazer bem!

        São pessoas como você que dão razão a revista veja quando ela fala sobre o antiamericanismo pueril.

      • Amigo Deagol:

        Você realmente acredita que o Rafinha é engenhero? Esse aí nem da rebimboca da parafuseta é engenheiro. Conta um monte de lorotas aqui mas certamente não passa de um abilolado pré-adolescente apaixonado pelo professor de história barbudinho com camisa ensebada do Che. Em verdade ele é a mula do Zé das couves: Caga, anda, puxa carroça e leva muita chibatada.

      • Eu sou engenheiro mecânico… A mim, pouco importa o que vc pensa sobre minha formação acadêmica

        O que interessa é que vc e sua turma enfiaram a língua na rabichola…

        E enfiaram bonito!!!!

        Aauahuahuahauhuahauhaauhau

        .
        É a filosofia dos atabaques

      • deagol o rafa estava apenas sendo irônico ,ele comentava por la deve ter suas razoes
        sobre o lula é um estadista com visão de futuro
        ainda falta a matéria que o papa fala que o capitalismo é o satã rsrsrsrs
        esta certo santo papa ,!!!
        geopolítica o papa se encontra com o líder russo para discutir a carnificina que os mercenários financiados pelos estados unidos arabia saudita e israel pagaram para matar cristãos na síria ,

      • “o lula é um estadista com visão de futuro”… jésuis… pensei que já tinha ouvido tudo qnto é besteirol saindo dessa boca torta, mas essa pérola merece ser emoldurada e guardada como exemplo de blasfêmia a dignidade humana… rsrsrsrsrsrsrsrs… só vindo de quem a vomitou… ninguém mais seria capaz de tal insulto a inteligência humana… essa foi de matar, de rir… rsrsrsrsrsrsrss…

      • Nao Blue….

        Visão de futuro quem tem é vc…

        É por isso que vc é bem sucedido na internet…

        Além de teclar aqui, o que mais vc faz da vida?

      • alcoolico anônimo da resistencia ,não encherga nem uma trave na frente de seu nariz de tucano rsrsrs
        e sobre maior nação católica ao qual o PAPA representa o brasil é sim a maior do mundo ,não estou falando de seitas ,e pelo que sei o PAPA representa os católicos ,não citei nenhuma seita !!!!
        e quando nos falamos papa já se presume que estamos falando de cristãos católicos
        os gringos são uns dos maiores compradores de fuzil russo no mundo é vendido até para civil em seu pais ,
        quanto mais uma empresa americana comprar e mandar para os mercenários que quiserem
        sobre porque mandar os fuzil russo isso significa que o capitalismo que manda
        valor do fuzil é mais barato e melhor para manter em campanhas quanto mais quando for uma campanha que seus financiadores como israel estados unidos e arabia saudita tem que se esconder para promover mercenários em volta do mundo

      • os americanos o país mais cristão do planeta ?

        ora meu caro, que é evangélico no brasil sabe o que é JANELA 3X4. sabe o que acontece com eles nesses países, são mortos. quem age de baixo dos panos para livra essas pessoas são JUSTAMENTE OS AMERICANOS.

        engraçado é que ninguém, fala da Russia, seja grupos narcotraficante, seja paramilitar, terrorista e afins… todos tem um fuzil AK47, RPG russo e por ai vai..

        deve ser por isto que os americanos barram tecnologia e armas para países politicamente instável como nosso e tantos outros.

  2. por LUCENA
    .
    .
    .
    Agora,virão os ratos marqueteiros com os seus show politiqueiros de quinta categoria ParTidária….Hahahahah

  3. Aquele acordo era BEM MAIS CONTRA O IRÃ DO QUE O ATUAL… O IRÃ PERDERIA METADE DE SEU URÂNIO JÁ ENRIQUECIDO, e receberia do exterior somente pastilhas pra tudo mais… PRA SEMPRE!!

    Mas sabe como é… certos detalhes não devem ser considerados!!!

    Valeu!!

    • O Brasil não perdeu nada, quem perdeu foram os outros, Israel em primis!!

      O Obama mesmo escreveu o acordo e entregou pro Lula e pro Erdogan… Teve até a Hillary falando “Ultima Chance pro Irã”, lembra??… E depois de assinado a OTAN esfaqueou o Brasil e a Turquia pelas costas, em um acordo que eles mesmos nos deram pra levar lá pra Teerã!!

      Bem, agora no contexto atual o Brasil se deu foi bem… A MASCARA DOS OUTROS CAIU e o acordo que o Brasil tinha levado JUNTO COM A TURQUIA era ainda melhor do que esse de DOMINGO!!

      A casa caiu pra quem achava que os OSA respeitam o Brasil e são parceiros confiáveis… ESSE CASO DO ACORDO COM O IRÃ PROVA O CONTRARIO!!

      Valeu!!

      • Hoje me dia ficou mais fácil saber quais foram as forças que colocaram a faca no pescoço de Obama, o obrigando a vexaminosa
        atitude de renegar a carta, escrita do próṕrio punho, solicitando à Lula a intermediação de um acordo com o Iran.
        Carta que foi entregue ao Lula.

        São as mesmas forças que hoje tentam sabotar as negociações e pressionam por guerra contra o Iran: AIPAC, o lobi israelense e os petrodolares dos sauditas wahabitas, são forças poderoas dentro do congresso estadunidense…

    • Me perdoe Andrews27 mas como o BRASIL perdeu ?

      O tratado levado por BRASIL e Turquia teve êxito total, foi um verdadeiro sucesso,só ingênuos e mal intencionados não viram isso, fecharam os olhos e os ouvidos feito crianças para não perceber o sucesso da negociação !

      Agora vejo a mídia chamar o negociador dos EUA de ”admirável John Kerry” e chego a conclusão que o Irã jamais se negou a negociar,quem estava emperrando tudo eram os EUA e seus agregados !

      Quero desejar sucesso ao Irã,por se mostra sempre aberto a negociar sem leiloar a soberania de seu povo !

      E quero dar parabéns a competente “diplomacia dos atabaques”,sim “diplomacia dos atabaques” esse instrumento que se ouve ao longe que é tão peculiar ao nosso país quem pensa estar nos ofendendo nos ligando a esse instrumento desconhece a cultura do BRASIL,deve ser mais um desiludido ! PARABÉNS BRASIL !

      • ” “diplomacia dos atabaques”,sim “diplomacia dos atabaques” esse instrumento que se ouve ao longe que é tão peculiar ao nosso país quem pensa estar nos ofendendo nos ligando a esse instrumento desconhece a cultura do BRASIL,deve ser mais um desiludido ! PARABÉNS BRASIL !”
        ———————-
        Excelente observação!

        Más os nossos vira-latas gostam mesmo é da “DIPLOMACIA DO ASSOBIO”…
        Os yankees assobiam e eles vão correndo e abanando o rabo!

  4. O que dizer? texto evidentemente chapa branca querendo salvar as aparências naquilo em que o iluminado de garanhuns e o megalonanico falharam fragorosamente ou seja, a risível dupla dinâmica e sua diplomacia dos atabaques foi simplesmente incapaz de criar uma atmosfera de confiança que permitisse que o mesmo sobrevivesse. Não é à toa que foi rejeitado por TODOS os cinco membros do CS da ONU. Eu disse TODOS os cinco países, entre eles Rússia e China. Ou seja, não houve maior fracasso da patética dupla dinâmica tupiniquim.

    Quanto ao termos do acordo em si, é fato que estava fora do acordo uma quantidade de urânio enriquecido que poderia muito bem ser utilizada para fins militares. E cabe lembrar que em verdade os atuais termos do acordo, aparentemente menos rigorosos, em verdade criam uma situação mais complicada para os iranianos pois ao manter o urânio em seu território, qualquer indício de descumprimento automaticamente irá levar a rescisão do acordo e ao recrusdecimento imediato das sanções. Bem diferente da patranha celebrada pela dupla dinâmica, que embora tirasse muito urânio do Irã ainda deixava o suficiente para enriquecimento livre e em especial permitia ao regime de Teerã ganhar tempo.

    Ademais a situação do Irã hoje é bem diferente da de 2010. As sanções aplicadas surtiram o efeito desejado provocando transtornos na economia e desgaste ao regime, permitindo a eleição do moderado Rouhani em substituição ao fascista Ahmadinejad.

    Por fim, para as tietes da dulpa dinâmica, fica esse engraçado vídeo produzido em Israel mostrandoo ridículo papel da diplomacia dos atabaques:

    http://www.youtube.com/watch?v=gw78mc8zcnI
    .

    • O fino humor judeu não é para esquerdopatas entenderem… infelizmente vão achar que é uma homenagem ao apedeuta de Garanhuns metido a besta… rsrsrsrsrsrs…

    • Caro HMS …. tirando o fato dos FDP terem colocado nossa bandeira de fundo no vídeo, ri muito com a charge dos caras.
      O grande problema do Lula e do nosso governo em geral foi querer montar um acordo sem ter bala na agulha, sendo literalmente sabotados por todo o CS depois. Nem os Russos e Chinas ficaram efetivamente do nosso lado, mostrando que no mundo real não existem amiguinhos como muitos aqui acham!
      O Brasil se meter no conflito dos outros (onde até os Russos e Chineses se omitem) é perder a oportunidade de ficar quieto! Antes de posarmos de galos temos que aparelhar adequadamente nossas forças e serviços de inteligência e termos ao menos munição para mais de uma hora de conflito! Querer fazer parte permanente do CS da ONU e ditar regras no cenário mundial sem ser uma potência militar (e em alguns casos nuclear) é se expor ao acaso! A China fez e está fazendo o correto, está se preparando cada vez mais para daqui a pouco mostrar quem realmente são…. e podem ter certeza que não serão melhores (ou mais bonzinhos) do que os atuais donos do campinho!
      Abraço,
      Abraços,

    • O que dizer?

      Mais uma vez, a língua dentro da rabichola eim?

      Huahuahuahauauhauahuhuahuaha

      So falta o mestre com curso de piloto aparecer ….

      Huhuahuuhahuahuahuhuauhahuauhhuahuauh

      “Diplomacia dos atabaques”

      Toma ai no centro do anel de carne !!!

      Kkkkkkk

    • por LUCENA
      .
      .
      .
      É desse jeito que o rato mostra o seu rabo quando esconde a cabeça…rsrsrsr
      .
      É muito difícil para a turma ante-brasil ver uma situação em que o Brasil mostra para o mundo o seu potencial e com isso,os parasitas vêm com o seu escárnio e a sua patética retórica de um quinta coluna más não passa de latidos,só isso.
      .
      Como é difícil para os tirilessianos cair do cavalo quando o Brasil mostra que não é a ” puntenfia ” como ele sempre diz e que,a sua vaca-sagrada junto do seu Israel sionista, que aos pouco se afunda em areais movediças no deserto ou melhor,nessa história toda,o estado sionista de Israel corre o risco de fazer o papel de uma “putenfia” …hahahahah

  5. Concordo co o rafa positron e com o walfredo, kkkkk os vagabundos da trilogia vivem quebrando a cara, apostam contra e quebram a cara, são uns retardados de direita e funcionarios do tio sam, uma vergonha esse acordo, o do Lula era bem melhor, fim do enriquecimento e só pastilhas fabricadas fora, 3 anos e fizeram pior que o Lula fez ligeirinho , acho que ele levou uma caninha 51 para mesa de negociação,kkkkkkkkk.Por falar em vagabundos parece que alguns começaram a ser demitidos depois da espionagem americana, o Vader se despediu da trilogia e nunca mais postou nada em canto nenhum, o incansável anda cada dia mais cansado e o olhos azuis anda agora de óculos escuros, acho que é vergonha devido ao Trensalão,kkkkkk.

  6. Faço coro com os amigos desta coluna de comentários. O acordo costurado por Lula era melhor do que este, agora firmado…

    Eu tenho a lembrança das críticas infundadas dirigidas a Lula e ao seu Chanceler, Celso Amorim. Agora, me pergunto: onde estão tais críticos? Cadê o Reinaldo Azevedo, Jabor e Merval a deitar a lenha?

    Estão calados, silenciados… Talvez seja o efeito de 400kg de cocaína, vá saber…

  7. Jamais iriam dar os louros da gloria para Lideres do terceiro mundo .
    Grandes atores mundiais se sentiram diminuidos e talvez por isso vetaram qualquer acordo.

    • É pra isso que eles pagam os Tirelless da vida pra ficar na internet….

      Qual outra função vc acha que esse HMS “qualquer coisa” tem na vida?

      Huahuahuahauauhauahuhuahuaha

      O tempo amigo…

      O tempo sempre se encarrega de descortinar a face dos hipócritas,,….

  8. O metro de São Paulo abateu o Serra e o picolé de chuchu de uma só vez, agora esses 400Kg de cocaina apreendidos num helicóptero de um deputado amiguisssimo do Aécio Neves, depois dele ter sido flagrado bêbado pela blitz da lei seca e se recusado a fazer o bafômetro acho que esse também foi abatido ainda no hangar, essa turma do PSDB não é fácil, está fazendo o mensalão virar coisa de criança pequena,afinal eles foram os criadores com o mensalão mineiro, então vamos ter um PAPO RETO, na corrupção e nas drogas o PSDB é imbatível, e na politica interna e externa estão levando um olé que está fazendo vergonha, e na condução governamental são uma piada,venderam a vale por 1/3 do valor da concessão de 1 aeroporto.kkkkkkkkkk

  9. Na verdade os termos não eram do Lula e sim daquele filho da PORCA do Obama, o canalha negou a autoria reconhecendo só depois que Lula apertou um pouquinho!
    E sim o Lula foi/é um estadista, gostem dele ou não! Negar os fatos é bobagem, é ser ridículo, simplesmente isso! Podem brigar comigo com meus colegas mas discutir com os números e os fatos é bobagem!!

  10. Eesse tirelles é uma piada pronta…

    coitado ai nao deve saber nem o número atômico do urânio pra falar besteira.. Entender de Lantanideos então…..

    Huahuahuahauauhauahuhuahuaha

    O coitado nao deve sáber nem quem foi Marie currie e pierre currie na historia da radiação e fica querendo pagar de sabichão…

    Ele e o Vader sao a tampa e a penela,….

    .
    Os dois se completam… E mesmo com a língua no rabo ainda sobra os dados pra digitar besteira…

    .
    Diplomacia dos atabaques…

    Pfffffff

    Só podia ter saído desse cefalotórax de camarão mesmo!!!

  11. Pergunta importante:

    Além do Iran, qual outro país era o mais prejudicado pelas sanções dirigidas contra os persas?

    É o famoso tiro no pé!
    —————————————–

    “A reação do Iran aos embargos sofridos por parte do EUA e UE, foi reorientar suas exportações de petróleo para outros países, primeiro e sobretudo a Índia e a China. E eles começaram a efetuar transações não em Dólares ou em Euros, mas sim em Rúpias e Yuans. Ao mesmo tempo o Iran principiou a utilizar ouro no comércio com a Turquia e alguns outros países. Eles também voltaram a lembrar uma consagrada e confiável espécie de comércio que lhes permitia fazê-lo sem divisas: a permuta (barter).

    Washington subitamente percebeu que ao impor sanções ao Iran estava a prejudicar-se a si própria. Sanções que levaram a que o Iran e seus parceiros comerciais cessassem de utilizar o US Dólar nas suas transações de comércio exterior. As sanções de Washington ajudaram principalmente seu rival geopolítico, a China, ou a sua divisa, o Yuan, para ser mais exato.”

    (Valentin Katasonov)

    • “Desconhece-se se os americanos serão capazes de alcançar o objetivo principal em prol do qual começaram a reaproximação com o Iran, isto é, se Teerã voltará a utilizar o Dólar americano para as suas transações internacionais ao invés do Yuan e da Rúpia. Isso é improvável…”

  12. Traduzindo: o molusco quis fazer graça e tomou uma bordoada pelas costas dos russos e chineses… tem muito que aprender em questão de política externa… não é para principiantes… ainda não entendeu que quem pode mais chora menos… ele tava achando que lá fora tem os bobalhões esquerdopatas que tem aqui dentro que basta o ignorante abrir a boca para eles baterem palmas mesmo sem saber as consequências das falácias etílicas do apedeuta de Garanhuns… rsrsrssrrsrsrs… ainda bem que ele não me representa… mereço coisa melhor… eu e o povo brasileiro…

    • o que você merece esta guardado rsrsrs !!!!,
      o lula não te representa pois você é um anti brasil ,vira-lata nato ,
      o lula representa a nação brasileira a qual você zoinho azul não se sente parte ,
      você zoinho pensa e queria ter nascido nos estados unidos e isso você já falou aqui ,
      você apenas demostra que é um puxa saco de outro povo do qual você não faz parte e isso tem nome é capacho de gringo

      • O molusco tá cagando e andando para tipos úteis como vc… ele já tá bilionário e não vai perder tempo com idiotas que o defendem sem que ele tenha pedido… qual nação brasileira o molusco representa ???… a corintiana pode ser… leso das ideias… garanto que ele não te deu procuração… mas nem precisa… todo idiota é útil e fraco das ideias… enquanto vc rala a bunda no caco de vidro seu ídolo tá nem ai pros puxa sacos baba ovos como tu… rsrsrsrsrsrrs…

    • Lula saiu com sua imagem limpa, fez o que podia por um acordo, más foi traído por Obama, que em primeiro mandato, cedeu as pressões internas políticas e midiáticas.

      E neste caso, as antas são os republicanos e conservadores do EUA, que obedecendo a política “Israel First”, ditada por Israel, prejudicaram o próprio país com as sanções impostas ao Iran, por pressão do lóbi sionista que comanda os corruptos do congresso estadunidense…

      • Esquerdalha traindo esquerdalha… típico… como sempre, entre cães não há convivência verdadeira… rsrsrsrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.