Brasil e Alemanha conseguem primeira vitória na ONU contra espionagem

O Terceiro Comitê da Assembleia Geral da ONU aprovou por unanimidade o projeto de resolução apresentado por Brasil e Alemanha defendendo o direito à privacidade em caso de procedimento ilegal de espionagem. O texto agora segue para o plenário da Assembleia geral, onde a expectativa é a de que seja aprovado.

O projeto de resolução vem na esteira do escândalo envolvendo o vazamento de dados da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA). Segundo as informações vazadas, a NSA teria espionado a comunicação pessoal de chefes de Estado e governo, como a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã Angela Merkel.

O texto proposto da resolução expressa grande preocupação com o “impacto negativo” que esse tipo de espionagem, “em particular quando feita em grande escala, pode ter no exercício e no gozo dos direitos humanos”, diz o texto.

Se aprovada pela Assembleia Geral, ao que tudo indica, a resolução não terá poder coercitivo, mas terá um impacto simbólico, que pode constranger os Estados Unidos.

O embaixador brasileiro na ONU, o ex-ministro Antonio Patriota, disse que a resolução “estabelece pela primeira vez que a proteção aos direitos humanos deve ser prioridade independentemente da plataforma, e assim, devem ser protegidos tanto online quanto fora da internet”.

Espionagem

Dilma foi a primeira chefe de Estado a protestar contra os Estados Unidos assim que uma reportagem detalhou a interceptação de suas comunicações via e-mail. Os dados foram vazados pelo ex-colaborador da NSA, Edward Snowden, ao jornalista americano Glenn Greenwald.

O Brasil chamou o embaixador americano para consultas, antes de Dilma suspender sua viagem aos Estados Unidos, onde seria recebida com honras de Estado em outubro. A crise se aprofundou com revelações de bisbilhotagem no celular da alemã Angela Merkel, que chegou a telefonar diretamente a Obama pedindo explicações.

Segundo uma reportagem do jornal britânico The Guardian, 35 chefes de Estado e governo teriam sido espionados pelos americanos. Os dados vazados por Snowden mostraram ainda que milhões de franceses teriam sido bisbilhotados pela NSA.

A rede de espionagem americana teria colaboração dos serviços de inteligência da Grã-Bretanha, da Austrália, do Canadá e da Nova Zelândia.

Resolução

A aprovação por consenso no Terceiro Comitê, que trata de questões de direitos humanos, indica que o texto deve ser aprovado com folga pelos 193 países membros da ONU assim que a proposta for encaminhada ao plenário da Assembleia Geral.

País mais atingido pela iniciativa, os Estados Unidos optaram por não se opor ao projeto de resolução depois que seus diplomatas, com o apoio de britânicos, australianos, canadenses e neozelandeses, conseguiram amenizar os pontos mais fortes do texto.

O texto inicial mencionava que a espionagem doméstica e internacional podem “constituir violação dos direitos humanos”.

O texto aprovado pelo comitê fala da proteção e da promoção da privacidade “no contexto da vigilância doméstica e extraterritorial… inclusive em larga escala”.

A representante americana no comitê da Assembleia Geral chegou a apoiar a iniciativa de Brasil e Alemanha.

Fonte: BBC Brasil

29 Comentários

    • começou com aquele pedido de assinaturas no congresso nacional ,e teve deputados brasileiros que não votaram como no caso do bostanaro que não queria esse documento ,com ele se pode fazer e chegar ao que hoje esta ai
      ,quem torceu contra perdeu e não demorou nem 4 meses para se contrariado ,esses anti brasil que vivem no mundo de holiwooooood !!!!!
      mais outro chute no saco dos vira-lata de gringo

  1. É ASSIM MESMO QUE SE FAZ… Então os acordos no tapetão com a Alemanha falharam ou não foram “Bons” o bastante pra parar a Alemanha na ONU!!

    Que Beleza, Brasil e outros ocidentais mostrando pros USA que não são os Donos do mundo, nem do Ocidente!!!

    Valeu!!

    • Os EUA estão sendo constantemente conclamados a mudarem sua abordagem, seu modo de tratar os demais povos. Muitos já enxergam os estadunidenses como inimigos, por falhas de seu governo. Evidentemente, a reação a uma espionagem tão agressiva não deixará de representar perdas bilionárias para as empresas dos EUA.

  2. Há quem diga que isso é tudo papo furado.O fato é que Brasil e Alemanha mostraram sinal de desagrado em relação aos EUA , mas a turma dos panos quentes vieram logo defender seu amado mestre e ainda disseram que a culpa é do Brasil por ser espionado.Ou seja o sujeito invade sua casa, espiona sua mulher e filhas e ainda tem razão no que faz.Todo castigo pra corno é pouco mesmo.
    Enfim isso foi mais uma vitória moral do que uma vitória de fato , a verdadeira vitória virá quando o Brasil comercialmente quando deixar de comprar refugo militar do Tio San ,aí pode ser que a coisa comece a mudar.

  3. Francoorp: É ASSIM MESMO QUE SE FAZ… Então os acordos no tapetão com a Alemanha falharam ou não foram “Bons” o bastante pra parar a Alemanha na ONU!!

    Que Beleza, Brasil e outros ocidentais mostrando pros USA que não são os Donos do mundo, nem do Ocidente!!!

    Valeu!! ==== Q o BRASIL se defenda, tem de aprender às duras penas, os iankss estão defendendo os interesses deles..certo dona?Sds.

  4. por LUCENA
    .
    .
    O quê o governo brasileiro foi criticado pelos americanófilos por ter tomado uma postura altiva e soberana,foi impressionante…Hehehehe
    .
    Essa turma que só vivem torcendo contra o pais,os quinta colunas,como sempre apostaram e perderam…de novo…rsrsrsr
    .
    Más é isso,enquanto estes vermes praguejam contra o Brasil,sempre haverá muitas bençãos de milhares brasileiros que acredita neste país maravilhoso.

    • É fácil, é só apeá-los do poder pelo VOTO!
      O último que conseguiu dessa forma foi Jânio Quadros, e todo mundo sabe a m**** que deu.
      Também é interessante citar que João Goulart obteve mais votos do que o paulista (de acordo com a constituição da época podia-se votar em candidato a vice de partido diferente.
      Sabe quando um paulista vai subir a rampa do planalto pelo voto popular – sem um mineiro sonso para ser enganado?
      Espero que nunca.

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.spink,
      .
      Esse parasita azul,um rato quinta coluna,adora é do jogo sujo,do golpe baixo ou seja de ditaduras;a democracia, como todo fascista convicto que é esse desprovido de civismo,não respeita o direito da maioria.
      .
      O tiuzão detesta qualquer coisa que evolua,afinal ele em termo de capacidade para evoluir,já se cansou do dever que todos tem de evoluir, o pobre coitado estacionou na evolução,o seu estado mental ainda esta na escala vegetativa com o QI da época pré-adâmica a lemuriana (sete raças raiz),aquela hermafrodita…rsrsrsr

      • Olha que modelo de evolução… rsrsrsrsrsrsrsrs… piadista barato… é a evolução dos descerebrados pasteis de vento… pode espernear, parasita… não convence ninguém que tenha alguma massa craniana, somente os acéfalos lhe acompanham… bejunda para vc e limpe essa sua baba canina dessa sua camisa de pompons… rsrsrsrrsrrss…

    • Já o seu deus “lagartixa” vermelhinha tá caladinho depois que tentou ranger os dentes e levou uma paulada dos japas e yankes… passaram a mão na bunda da gueixa e ela não fez NADA… rsrsrsrsrsrs… dragão banguela é assim mesmo… rsrsrsrsrsrs…

  5. Vai ver, a Alemanha tb é uma PuTenfia!

    Huahuahuahauauhauahuhuahuaha

    Mais uma vez, os TIRELLESSIANOS com a língua presa no c*****

    Huahuahuahauauhauahuhuahuaha

    .
    Kkkkkkkkk

    Respira…

    Respira….

    Kkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Ainda me surpreende a coragem dessa turma antinacional, quinta coluna, que sob todas as circunstancias benéficas ao Brasil torcem contra.
    É muita pusilanimidade.

    • Me surpreende a burrice dos lambe botas petralhas em recalcitrar contra a verdade dos fatos… só posso concluir que todos estão a soldo do partidão e logo suas inferências deixam de ter valor em vista de serem TODOS comprometidos com um plano de governo maléfico e mentiroso… VENDIDOS…

Comentários não permitidos.