Comparações Brasil / Venezuela, Uma Revisão dos Últimos Cinco Anos: M-113 vs BMP-3

BMP3x M113

Autores:

Rustam (Moscou) & Lucas Freitas, Plano Brasil-RS. 

M113 no Brasil – Venezuela e o BMP-3

M113 Vietnã (5)

Lucas Freitas, Plano Brasil-RS. 

O M113, é uma VBTP americana, da década de 60, construído a partir do pensamento na guerra fria de mobilidade e de produção em massa, seu chassi em alumínio, e sua leve protecao, lhe certificaram a transposição de rios, flutuabilidade, e emprego de diversas formas durante o conflito no Vietnã. Sua leve construção e produção na casa dos milhares, viabilizou sua venda para a modernização as nações aliadas dos estados unidos no pós guerra, seja, introduzindo um APC, ou apenas atualizando dos veneráveis M3 para o M113.

O M113 chegou no Brasil em 1972 , e em maior número durante a década de 80, em sua versão A1 foi a viatura que forjou a doutrina da  infantaria mecanizada no Brasil, e sua versatilidade em terrenos difíceis em pró da viatura sobre rodas lhe fez  popular no EB.

Galeira de imagens do M 113 (turbosquid)

O grande problema que se encontra atualmente, frente sua obsolescência, e a procura, licitação e a manutenção das viaturas, alguns programas lançados , como o M113BR e o M113 modernizado em parceria com a UFSM não foram adiante, assim deixando o parque de viaturas em sua maioria não operacional devido as demoras burocráticas e a dificuldade de obtenção de pecas, e um dos problemas do M113 e seu motor Detroit diesel, que já se encontra obsoleto dificultando o aumento da disponibilidade da viatura.

Browning M2HB .50

O M113 no Brasil hoje tem como armamento principal a Browning M2HB .50 uma metralhadora pesada capaz de tirar de ação veículos leves blindados e ideal para uso contra infantaria , não estabilizada, é de difícil emprego com o veículo em movimento e expõe o artilheiro ao fogo inimigo durante sua operação.

O M113 tendo sua concepção como “taxi de guerra” e levemente blindado, e  tendo enfase em seu design em mobilidade, sua blindagem foi feita de alumínio, para corte de custos , e possibilitar a flutuabilidade para transposição de rios e áreas alagadas, porem apos uso no Vietnã se percebeu que simplesmente o M113 quando atingido por armas anti tanque , sendo RPG’s ou Recoiless Rifles, a blindagem se incendiava de forma catastrófica, assim levando a perda de todos os soldados embarcados.

Vídeo M-113

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/17ALmX7″ standard=”http://www.youtube.com/v/hl5Kf5lCudQ?fs=1″ vars=”ytid=hl5Kf5lCudQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4747″ /]

Desde então é visto as fotos do Vietnã de soldados trafegando sobre o M113 não se deixando embarcar na armadilha em caso de emboscada, mas podendo ser facilmente alvejados sobre os blindados.

M113 Vietnã (6)

Soldados avançando fora do M113 durante a guerra do Vietnã

M113 Vietnã (1)

Blindagem de alumínio após ser atingida por um Recoiless Vietcong

O M113 no cenário atual de conflitos  , para uso atras das linhas “de frente” e em áreas de suporte e ou logística, ainda e empregado por varias forcas armadas, nestas incluso o exercito americano qual possui aproximadamente 6000 viaturas, mas  em unidades ativas em áreas de risco não e empregado.

Com base na experiência americana no Vietnã houveram upgrades da série como o A1, e o A3 com Spall liners dentro do compartimento.

A flexibilidade do M113 permitiu a produção de novas variantes algumas desenvolvidas pelo próprio fabricante, outras pelos seus utilizadores. As principais são:

M113 ACAV: Versão de Cavalaria Blindada, introduzida na Guerra do Vietnã principalmente para escolta a colunas. Caracterizava-se por possuir uma blindagem circular em forma de torre ao redor da metralhadora de 12.5mm e dois escudos menores com metralhadoras M-60 de calibre 7.62mm. alguns ACAV possuíam também uma blindagem adicional aplicada à prancha móvel posicionada na frente do veículo.

M113A1: Versão com motor Detroit a diesel, em substituição do original a gasolina, lançada em 1964. 6 cilindros em “V”. Com 4 modelos de viaturas: – TP (Transporte de tropa) com capacidade para 11 militares armados e equipados mais 02 da guarnição; – Morteiro; – Socorro; e – Comando. Carro anfíbio. Atinge a velocidade de 64,3 km/h em terra e 4,7 km/h na água.

M113A2: Lançada em 1979, com arrefecimento e suspensão aperfeiçoados.2

M113A3: Versão com a capacidade aperfeiçoada de sobrevivência no campo de batalha, lançada em 1987.

M58 Wolf: Porta gerador de fumos para criação de cortinas de proteção visual e infra-vermelha.

M106: Porta-morteiros de 107 mm.

M113 AMEV: Ambulância com proteção blindada.

M113 Lynx: Veículo Blindado de Reconhecimento, em serviço no Canadá e nos Países Baixos.

M125: Porta-morteiros de 81 mm

M132: Veículo lança-chamas, dotado de uma torre com lança-chamas e metralhadora coaxial, mais tanques de combustível na traseira.

M163 Vulcan: Veículo de Defesa Antiaérea, equipado com uma peça antiaérea M6A1 composta de 6 canos 20mm.

M474: Veículo lançador de mísseis Pershing.

M548: Transporte de carga com lagartas, não blindado.

M577: Veículo posto de comando tático.

M730: Veículo de lançamento de mísseis antiaéreos M48_Chaparral.

M901: Veículo de lançamento de mísseis anticarro TOW.

Ficha Técnica

Tipo

Viatura Blindado de Transporte de Pessoal

Local de origem

 Estados Unidos

História operacional

Em serviço

1960-presente

Histórico de produção

Fabricante

FMC Corporation

Qtd. produzida

~80,000 todas as variantes1

Especificações

Peso

12,3 t

Comprimento

4,863 m

Largura

2,686 m

Altura

2,5 m

Equipe

2 tripulantes e até 11 soldados

Blindagem do veículo

alumínio 38 mm máxima

Armamento
primário

Browning M2

Motor

Detroit 6 cilindros diesel
275 hp (205 068 W)

Peso/potência

22.36 hp/ton

Suspensão

Barra de torção 5 rodas

Alcance
Operacional

480 km (298 mi)

Velocidade

66 km/h estrada 40km/h terra

BMP-3

BMP3 (7)

Rustam (Moscou)

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Leia também

BMP-3 – Ta aí…!! osso duro em qualquer “TO”

O BMP-3 é um veículo de combate de infantaria ágil e de boa autonomia que pode levar 3 tripulantes e até 7 tropas. O primeiro BMP foi uma novidade absoluta nas unidades soviéticas que até aos anos 60 se deslocavam essencialmente em caminhões até ao objetivo, para depois desempenhar a sua função a pé.

O veículo é o resultado da análise que o exército russo efetuou durante os anos 90, sobre as necessidades dos seus veículos de infantaria. Uma versão do BMP-3 (F) foi desenvolvida especificamente para operações navais, com maior flutuabilidade e estabilidade em águas agitadas.

Seu canhão 2A70 de 100 mm dispara projéteis Arkan (9M117M1) guiados a laser, com explosivos de alta fragmentação (HEF), em nível de demolição de edifícios.

Galeira de imagens do BMP-3 (turbosquid)

O BMP-3 ou Obyekt 688M (Object 888M)  deriva do programa Obyekt 685 de 1975, que contemplava um veículo de combate leve armado com um canhão de  100mm baseado na arma 2A48-1. Este veículo não entrou em produção em série, mas o chassis, com um novo motor, foi usado no desenvolvimento do veículo de combate de infantaria de nova geração Obyekt 688 do departamento de design da A. Blagonravov.

O Object 688 possuía em sua configuração uma arma 30 milímetros externamente montada e dois lançadores gêmeos para mísseis anti-tank Konkurs, o que futuramente foi retirado e em seu lugar instalado  o novo sistema de armamento 2K23.

De fato o BMP-3 resulta do desenvolvido de um veículo iniciado em  1980 e entrou em serviço com o Exército Soviético oficialmente em 1987. Foi exibido pela primeira vez em público, durante a década de 1990 no desfile do Dia da vitória.

O BMP-3 é projetado e produzido pela Kurganmashzavod (“Kurgan Machine Building Plant”) algumas variantes, porém, são construir pela Rubtsovsk Machine Building Plant (RMZ).

O veículo possui um layout pouco convencional. O motor é posicionado na frente do veículo para a direita ao contrário da maioria dos outros IFV, que têm o motor localizado na cessão central frontal.  Como resultado disso, o condutor fica encaixado na frente ao centro do veículo, em conjunto com dois infantes um em cada lado do condutor.

O veículo tem um duplo fundo e o motor está localizado sob o piso do veículo os integrantes podem mover-se  sobre o motor  e os restantes cinco soldados da infantaria alojam-se à popa e dois homem posicionam-se na torre.

O veículo está equipado com um Motor – UTD-29 diesel 4 tempos de 450-500 hp com refrigeração líquida e  20,1 cv / ton, e utiliza-se de  uma bomba de jato de estágio único para locomoção anfíbia.

Os primeiros modelos eram movidos por um motor de 450 hp UTD-29, mas a maioria das BMP-3 são equipadas com a variante mais potente de 500 hp versão UTD-29M. O motor foi desenvolvido na fábrica de motores Diesel Transmash em Barnaul.

O BMP-3 possui autonomia de 600 km. foi projetado no conceito de transportabilidade por trens aeronaves, navios e mesmo desembarque marítimo.

Possui suspensão independente do tipo barra de torção, e seis amortecedores hidráulicos e Direção diferencial engrenagem, com transmissão hidrostática.

A célula do veículo e a torre são feitos de alumínio, com a parte frontal dotada com uma camada de blindagem espaçada. Ao longo do arco frontal 60 graus, o veículo está protegido contra munições de  30 milímetros perfurantes a  uma distância de 300 m.

Resultado de um esforço para melhorar a capacidade de sobrevivência no campo de batalha, os tanques de combustível também estão localizados na base do veículo abaixo do assoalho da tripulação.

O BMP-3 pode lançar sua própria cortina de fumaça através da injeção de combustível no escape. Um detector de agente químico, um sistema de filtragem FVU, um extintor de incêndio automático e seis 902V “Tucha-2” lançadores de granadas de fumaça 81 milímetros são itens padrão encontrados em todas as variantes do vceículo.

Um sistema de kit alternativo de blindagem reativa pode ser instalado nos veículos proporcionando maior proteção. O BMP-3 também tem a capacidade de transportar um sistema de jammer Shtora eletro-óptico que interrompe o comando semi-automático para a linha de visão (SACLOS) de mísseis antitanque  guiados por designadores a laser.

Vídeo BMP-3 

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1a1lS2x” standard=”http://www.youtube.com/v/boEyNBUfYt4?fs=1″ vars=”ytid=boEyNBUfYt4&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7309″ /]

A flexibilidade do BMP-3 permitiu a produção de novas variantes  que são são:

BMP-3 – versão básica, tal como descrito.
BMP-3M – KBP e Kurganmashzavod, atualização do veículo com uma nova torre e motores. O veículo atualizado é chamado de BMP-3M e a nova torre inclui um novo sistema automático de controle de fogo com computador balístico, novo sistema de visão Sozh para o artilheiro equipado com um telêmetro laser e um canal de orientação para mísseis antitanque, termovisor, dispositivo de visão  TKN-AI para o comandante do veículo equipado com um iluminador laser e novo sistema de carregamento de munição para Mísseis. O BMP-3M também é capaz de disparar vários tipos de munição, incluindo novos projéteis de 100 mm guiados a laser,  munições de fragmentação e novas muniões 30 mm perfuradoras d eblindagem Sabot.  O veículo possui blindagem passiva adicional  eficaz contra 12,7 milímetros armor-piercing, blindagem reativa explosiva opcional. O novo motor uprated é o UTD-32 com 660 hp. Na verdade, existem vários modelos M diferentes, alguns equipados com armadura adicional, “Arena-E” ou ” Shtora-1 “sistema de proteção, ar condicionado, etc.

BMMP ( bojevaya mashina morskoj pekhoti ) – Versão para a infantaria naval, equipado com a torre do BMP-2 .
BMP-3K ( komandnyi ) – variante de comando tático, inclui adicional de rádio R-173, um intercomunicador para sete usuários, APUportátil AB-R28, um dispositivo de navegação TNA-4-6 e a capacidade fuzing rodada “Ainet”. O BMP-3K não possui as metralhadoras  e tem suas antenas chicote montadas na traseira. Tripulação:. 3 +3

BMP-3F – Especialmente concebido para operações no mar, com melhor navegabilidade e flutuabilidade, capacidade de mover à tona no estado do mar de 3 e alta precisão de fogo em vigor mar 2.  O projeto BMP-3F permite que o veículo saia a costa em condições de mar agitado e reboque um veículo do mesmo tipo. Possui um novo sistema de visão  Sozh com um telêmetro laser integrado e um canal de orientação para Mísseis anti carro instalado. Esta versão pode suportar operação anfíbia contínua durante sete horas com o motor em funcionamento.

BRM-3K “Rys” (Ob.501) ( boyevaya razvedivatel’naya mashina ) – variante de Vigilância com sisetma d evisão térmica 1PN71 (3.7x/11x, faixa de 3 km), dispositivo de visão noturna ativo  1PN61  (3 km de alcance), Radar I-banda de vigilância 1RL -133-1 (“MIKE ALTO” capacidade, homem, 3 km , veículo 12 km ), 1V520 computador e um sistema de navegação TNA-4-6. O armamento consiste apenas no canhão de 30 mm  2A72  de 600 tiros e uma metralhadora 7,62 milímetros coaxial, 2000 cargas. Peso de Combate: 19 t, e 6 integrantes da  tripulação. 
BREM-L “Beglianka” (Ob.691) ( bronirovannaya remontno-evakuatsionnaya mashina ) – veículo blindado de recuperação com guindaste de cinco toneladas e  guincho com capacidade tonelada métrica de 20/40.
9P157-2 “Khrizantema-S” – versão Anti-tanque equipado com o sistema de mísseis Khrizantema  (AT-15) sistema de radar e orientação laser. Transporta dois lançadores de mísseis 9M123. Os mísseis são re-carregado automaticamente e possui  15 recargas armazenadas. O sistema de orientação dupla garante proteção contra contramedidas eletrônicas e operação em todas as condições climáticas do dia ou da noite. O veículo possui proteção NBQ fornecida para o tripulação (artilheiro e motorista)  além de completa blindagem equivalente ao padrão BMP-3.
9P163M-1 “Kornet-T” – versão Anti-tanque armado com míssies  Kornet (AT-14). Algumas fontes o chamam de 9P162 . O Kornet é semelhante em função ao Khrizantema, o 9P163M-1 transporta dois mísseis 9M133 sobre trilhos de lançamento e os mísseis são re-carregados automaticamente. O sistema possui outras  16 recargas armazenadas e transportadas em caixas lacradas). Possui igualmente proteção NBQ além de completa blindagem equivalente ao BMP-3. O sistema de orientação do 9P163M-1 permite que dois mísseis sejam disparados simultaneamente, os mísseis operam com sistema de orientação a laser.2S18 “pat-S” (Ob.697) – versão autopropulsada equipada com canhão  152 mm 2A61 “Pat-B”. Este foi apenas um protótipo, o desenvolvimento levou ao 2S31.
2S31 “Vena” – veículo de apoio de fogo com um morteiro de 120 mm.  Introduzido ao Serviço em 2010.
DZM “Vostorg-2” ( mashina dorozhno-zemlerojnaya ) – Protótipo de um veículo de engenharia de combate com um uma pá do tipo Bulldozer e pá de escavação.
UR-07 ( ustanovka razminirovaniya sistema de compensação de minas -). A UR-07 pode substituir o UR-77 “Meteorit” . Ele tem o mesmo chassi do BMP-3, mas um casco de aço maior com duas rampas de lançamento na parte traseira. As rampas são usados ​​para disparar foguetes e  reboques do tipo mangueira para remoção de minas em campos minados.
UNSh (Ob.699) ( unifitsirovannyj shassi ) -. Chassis Básico  para variantes especializadas 
KhTM ( khodovoj trenazhor ) – instrutor de condução.
Hermes ou TKB-841 – Protótipo do veículo de defesa aérea com mísseis de alta velocidade e sistema de radar.
Ficha técnica

Tipo

 Veículo de combate de Infantaria

Lugar de origem

 União Soviética
Federação Russa

Em serviço

1987 – Atualmente

Fabricante

Kurganmashzavod

Especificações

Massa / ton

18,7

Comprimento / m

7,14

Largura / m

3,2

Altura /m

2,4

Tripulação

3, comandante, artilheiro, motorista)
7 tropas (+ 2 lugares adicionais)


Armadura

35 milímetros máx. armadura frontal

Principal 
armamento

Canhão 100 mm 2A70 e mísseis 9M117 Bastion, canhão 30 mm 2A72

Armamento Secundário

 

3 metralhadoras  de  7,62 milímetros PKT, lançador de granadas 1×5.45mm 1x40mm

Motor

UTD-29M diesel
de 500 cv (375 kW)

Potência / Peso

27 hp / tonelada

Suspensão

barra de torção

Autonomia

600 km

Velocidade

72 kmh na estrada), 45 kmh, off-road e 10 kmh na água

PS – O Exército Brasileiro necessita urgentemente de um Veículo de transporte de infantaria sobre lagartas superior aos M-113 o qual é demonstrado ser inferior aos  BMP-3. (Rustam)

25 Comentários

  1. Não tem nem comparação os projetos tem décadas de diferença, a Venezuela possui no momento um veículo bem superior ao nosso !

    Mas como sempre nós perdemos a oportunidade de estar usando o VBTP CHARRUA, da MOTO PEÇA/SA uma solução nacional que apresentava uma grande variação para as mais diversas finalidades operacionais !
    Ideias e competência para criar nós temos,basta nos coragem !

    • Verdade Cesar Pereira…… tínhamos o Charrua e o Tamoyo que seriam ótimas opções nacionais. Mesmo que não fossem top comparados às grandes potências mas seriam nossos, com desenvolvimento local e o mais importante, com o dinheiro do investimento circulando dentro do próprio país ao contrário de compras ou projetos externos onde geramos mais empregos lá fora ao invés de aqui dentro:
      http://www.youtube.com/watch?v=CrTtbAE4i7E
      Abraço,

    • Coragem não, vergonha na cara do governo federal para investir em um centro de desenvolvimento armamentista de veículos blindados meu caro Cesar.

  2. Realmente comparar os dois não é justo , um é de 1960 o outro de 1975 , de qualquer forma o Brasil recebeu 584 deles, acredito ser possível acrescentar blindagem com um motor mais potente, e na verdade mesmo esse tipo de veículo já deveria estar em todas as policias brasileiras , a FAB doou helicópteros ao RJ o EB poderia fazer o mesmo com alguns de seus blindados .

    http://www.youtube.com/watch?v=O0GjveUFrxU

    http://www.youtube.com/watch?v=QBYzHEDneFU

    Abs.

    • Quanto a doa-los as forças policiais eu concordo ia até sugerir isso também,mas repotênciá- los eu sou contra, essas células já deram oque tinha que dar !
      Não da para ficar remendando pano velho com pano novo mais não é hora de mudança de dar lugar ao novo !

      • Todos estão estendendo a vida útil de suas armas , principalmente blindados e aviões, a Índia vai reformar seus os MiG -21 , A Argentina ou vai de Mirage F-1 ou Kfir, exemplos mais recentes e há muitos outros.
        Se a engenharia trabalhar direito dá para fazer um ótimo projeto com esses blindados.

      • Há coisas que compensam uma extensão da vida útil sim, como você bem disse, mas Stadeu esses blindados foram projetados há 53 anos atrás, de lá pra cá muita coisa mudou,foram criados novos projeteis,blindagem mais leves e mais eficientes uma série de inovações que tornam a cada dia esses blindados mais obsoletos e de manutenção mais caras !

        Eu acredito que devamos aposentar equipamentos como os Urutus,Cascavéis, Nae São Paulo e um monte de coisa que ainda opera nas nossas forças armadas,pois isso só nos onera, não resolve o problema e expõe os soldados ao risco constante !
        Só fecho uma solução investir em novos projetos ou até em atualização antigos como o Osório,Charrua entre outros ou comprar equipamentos novos !

  3. O Guarani está sendo incorporado, então o Brasil já está começando a ter os melhores blindados de transporte da América do Sul, e um dos melhores do mundo(e fabricado aqui).
    A partir de 2015, começa a ser produzido a versão 6×6 com canhão de 105 Milímetros.

    • Empalador, o Guarani e de uma categoria diferente, sobre rodas, estes da matéria são sobre lagartas, todo terreno, com capacidade de girar sob o próprio eixo.
      o guarani vai substituir os cansados urutus, não o M113

    • Falando besteira denovo meu caro? Tá vendo? É isso que dá dormir agarradinho com o boneco de pelúcia do Khomeini….rs! Veículos 6×6 não podem usar canhões de 105mm em função do próprio recuo da arma. O Centauro italiano, que é superior ao Guarani, é prova evidente. A versão 6×6 do Guarani irá utilizar um canhão de 90mm belga. Se houve bom senso “nestepaiz”, será produzida uma versão 8×8 com um canhão de 105mm

      • o empalado estava falando da quele projeto desenvolvido no brasil ( com dinheiro do contribuinte) e dado aos iveco, em troca de 60% de nacionalização ?

  4. Empalador:O Guarani está sendo incorporado, então o Brasil já está começando a ter os melhores blindados de transporte da América do Sul, e um dos melhores do mundo(e fabricado aqui).
    A partir de 2015, começa a ser produzido a versão 6×6 com canhão de 105 Milímetros.===Esse canhão de 105mm , agr tá legal. Tem de ter em td às configurações possíveis…se der até como lança mísseis…sds.

    • Não sei se é verdade, mas existem boatos de que a partir de 2014, vai começar a ser desenvolvido uma versão antiaérea do Guarani.
      O tempo vai mostrar se é verdade ou não.

  5. Agr, verdade seja dita, a Venezuela está se armando c o q existe de melhor, se continuar assim vai ter os melhores ekipa/ Russos os BMP-3, caças Su-30MK2S, os subs em sua Marinha de Guerra q vai ter , 12 subs…o BRASIL só 5 p + 8,5m de km de costa…e deboche, sacanagem , p se dizer o mínimo…sds.

  6. Não entendo estas comparações entre equipamentos tão diferentes. Compartilho a opinião de que são concepções distintas.

    Mas aproveito o momento para um pequeno off-topic. Mas nem tanto.

    O título do post aborda novamente aquela comparação sem propósito entre Brasil e Venezuela. Muitos aqui inclusive acham que somos terrivelmente influenciados pelo bolivarianismo, seja lá o que isso quer dizer.

    No início deste mês foi lançada a nova versão do jogo “Call of Duty”, agora acrescido da palavra Ghost. Como não tinha nada pra fazer na época, dei uma olhada no gameplay. É uma piada. A não ser que você acredite que a Venezuela vai invadir o Brasil. Ou para quem gosta de mensagens subliminares ou teorias da conspiração.

    Resumindo o enredo do jogo:

    * A Europa, amedrontada, se isola dos EUA
    * Rússia e China dominam meio mundo
    * A América do Sul torna-se uma Federação com a capital em… Caracas (!!!)
    *Essa Federação invade os EUA (e, obviamente, para acabar com o mundo livre)
    *A guerra espacial da Federação contra os EUA é articulada a partir de bases no Chile e altiplano boliviano
    *A mais importante plataforma petrolífera está na costa entre a Argentina e a Antártida (devidamente destruída pelas tropas do mundo livre), em clara relação com Malvinas
    *A principal base de produção naval da Federação está… no Rio de Janeiro (onde mais estaria???)
    *Métodos de tortura aplicados pela Federação contra os inimigos foram aprendidos junto aos… índios da Amazônia
    *O fim do jogo sugere que haverá continuação, agora contra os parceiros da Federação que combatem o mundo livre: russos e chineses.

    Quem puder, e leva a sério algumas questões como influência cultural, de uma olhada. São 4:46hs de jogo em que a América do Sul combate militarmente os EUA. Eles se superaram dessa vez.

    O link é do jogo sem interrupções, mas há versões divididas em partes de 10 minutos

    http://www.youtube.com/watch?v=aO5GnIOPvOw

    • Estas comparaçoes na verdade possuem a intençao nao de informar , mas sim de fazer PROPAGANDA de produtos russos , basta uma olhadela nas materias feitas por rustan e perceberao isto , sempre ha uma mercadoria russa sendo comparada a uma velharia aquirida pelo brasil, ele esta achando que o brasil eh povoado somente por uma escoria bolivariana !

      • rsrsrsrsrsrs… é essa a impressão que estes pulhas da esquerda passam para os estrangeiros… nada mais falso… somos uma nação majoritariamente conservadora governada por uma elite esquerdopata mentirosa e golpista…

    • Comparison of Hmmm
      next will be even more interesting-it’s realityIn addition to m-133 on the tracks in Brazil there is nothing! It is time that anyone could buy the bed was very comfortable?
      Yes and rabûotaût at the same time perfectly in Venezuela with equipment from the United States, Europe and Russia
      Only in Brazil according to rolitikov this problem-I wonder why?
      Comparison of Hmmmnext will be even more interesting-it’s realityIn addition to m-133 on the tracks in Brazil there is nothing! It is time that anyone could buy the bed was very comfortable?Yes and rabûotaût at the same time perfectly in Venezuela with equipment from the United States, Europe and RussiaOnly in Brazil according to rolitikov this problem-I wonder why?

  7. Na Venezuela os blindados são novos mas papel higiênico que é bom nada….imagino quantos sabugos de milho devem ser armazenados em cada blindado para uso da sua tripulação.

    • Com todo respeito que o russo rustan merece (afinal ele tem o direito de puxar a garrafa de vodka para seu copo), acho que ele deveria começar a comparar vbtp russo atual contra vbtp americano atual , senao a desconfiança sobre propaganda enganosa continuara so a cabeça dele !

  8. Advertising Russian equipment?

    Advertising what? Brazilian army that is armed with 60 years of manufacture coffin on gusenechnom chassis and Venezuela has modern BMP-3 with 100mm projectile

    do not compare with Bradley firepower of the BMP-3 has no competitors in the world

    we review the armies of Latin America and started with dvus is strange

    Nothing will be even more interesting, especially when we come to review defense systems and Fighters

    I have said Brazilian army is unable to conduct a classical war! counterinsurgency yes but not classical

    • Não existe no Brasil um carro de combate de infantaria, altamente impescindível nas guerras modernas. Tudo bem revitalizar o M113 mas esse carro não foi feito para o combate direto.
      Existem espaços na fronteira norte brasileira que dá pra movimentar carros sobre lagartas com facilidade sim, e até invadir o nosso território inclusive.
      Rustam é difícil o EB adquirir esses tipos de carros russos infelizmente.
      É achismo meu mas penso que o MARDER alemão já seria um começo, principalmente atuando junto dos Leopards1A5 daqui.
      O que pensa dessa escolha??

Comentários não permitidos.