Defesa & Geopolítica

Comparações Brasil / Venezuela, Uma Revisão dos Últimos Cinco Anos: M-113 vs BMP-3

Posted by

BMP3x M113

Autores:

Rustam (Moscou) & Lucas Freitas, Plano Brasil-RS. 

M113 no Brasil – Venezuela e o BMP-3

M113 Vietnã (5)

Lucas Freitas, Plano Brasil-RS. 

O M113, é uma VBTP americana, da década de 60, construído a partir do pensamento na guerra fria de mobilidade e de produção em massa, seu chassi em alumínio, e sua leve protecao, lhe certificaram a transposição de rios, flutuabilidade, e emprego de diversas formas durante o conflito no Vietnã. Sua leve construção e produção na casa dos milhares, viabilizou sua venda para a modernização as nações aliadas dos estados unidos no pós guerra, seja, introduzindo um APC, ou apenas atualizando dos veneráveis M3 para o M113.

O M113 chegou no Brasil em 1972 , e em maior número durante a década de 80, em sua versão A1 foi a viatura que forjou a doutrina da  infantaria mecanizada no Brasil, e sua versatilidade em terrenos difíceis em pró da viatura sobre rodas lhe fez  popular no EB.

Galeira de imagens do M 113 (turbosquid)

O grande problema que se encontra atualmente, frente sua obsolescência, e a procura, licitação e a manutenção das viaturas, alguns programas lançados , como o M113BR e o M113 modernizado em parceria com a UFSM não foram adiante, assim deixando o parque de viaturas em sua maioria não operacional devido as demoras burocráticas e a dificuldade de obtenção de pecas, e um dos problemas do M113 e seu motor Detroit diesel, que já se encontra obsoleto dificultando o aumento da disponibilidade da viatura.

Browning M2HB .50

O M113 no Brasil hoje tem como armamento principal a Browning M2HB .50 uma metralhadora pesada capaz de tirar de ação veículos leves blindados e ideal para uso contra infantaria , não estabilizada, é de difícil emprego com o veículo em movimento e expõe o artilheiro ao fogo inimigo durante sua operação.

O M113 tendo sua concepção como “taxi de guerra” e levemente blindado, e  tendo enfase em seu design em mobilidade, sua blindagem foi feita de alumínio, para corte de custos , e possibilitar a flutuabilidade para transposição de rios e áreas alagadas, porem apos uso no Vietnã se percebeu que simplesmente o M113 quando atingido por armas anti tanque , sendo RPG’s ou Recoiless Rifles, a blindagem se incendiava de forma catastrófica, assim levando a perda de todos os soldados embarcados.

Vídeo M-113

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/17ALmX7″ standard=”http://www.youtube.com/v/hl5Kf5lCudQ?fs=1″ vars=”ytid=hl5Kf5lCudQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4747″ /]

Desde então é visto as fotos do Vietnã de soldados trafegando sobre o M113 não se deixando embarcar na armadilha em caso de emboscada, mas podendo ser facilmente alvejados sobre os blindados.

M113 Vietnã (6)

Soldados avançando fora do M113 durante a guerra do Vietnã

M113 Vietnã (1)

Blindagem de alumínio após ser atingida por um Recoiless Vietcong

O M113 no cenário atual de conflitos  , para uso atras das linhas “de frente” e em áreas de suporte e ou logística, ainda e empregado por varias forcas armadas, nestas incluso o exercito americano qual possui aproximadamente 6000 viaturas, mas  em unidades ativas em áreas de risco não e empregado.

Com base na experiência americana no Vietnã houveram upgrades da série como o A1, e o A3 com Spall liners dentro do compartimento.

A flexibilidade do M113 permitiu a produção de novas variantes algumas desenvolvidas pelo próprio fabricante, outras pelos seus utilizadores. As principais são:

M113 ACAV: Versão de Cavalaria Blindada, introduzida na Guerra do Vietnã principalmente para escolta a colunas. Caracterizava-se por possuir uma blindagem circular em forma de torre ao redor da metralhadora de 12.5mm e dois escudos menores com metralhadoras M-60 de calibre 7.62mm. alguns ACAV possuíam também uma blindagem adicional aplicada à prancha móvel posicionada na frente do veículo.

M113A1: Versão com motor Detroit a diesel, em substituição do original a gasolina, lançada em 1964. 6 cilindros em “V”. Com 4 modelos de viaturas: – TP (Transporte de tropa) com capacidade para 11 militares armados e equipados mais 02 da guarnição; – Morteiro; – Socorro; e – Comando. Carro anfíbio. Atinge a velocidade de 64,3 km/h em terra e 4,7 km/h na água.

M113A2: Lançada em 1979, com arrefecimento e suspensão aperfeiçoados.2

M113A3: Versão com a capacidade aperfeiçoada de sobrevivência no campo de batalha, lançada em 1987.

M58 Wolf: Porta gerador de fumos para criação de cortinas de proteção visual e infra-vermelha.

M106: Porta-morteiros de 107 mm.

M113 AMEV: Ambulância com proteção blindada.

M113 Lynx: Veículo Blindado de Reconhecimento, em serviço no Canadá e nos Países Baixos.

M125: Porta-morteiros de 81 mm

M132: Veículo lança-chamas, dotado de uma torre com lança-chamas e metralhadora coaxial, mais tanques de combustível na traseira.

M163 Vulcan: Veículo de Defesa Antiaérea, equipado com uma peça antiaérea M6A1 composta de 6 canos 20mm.

M474: Veículo lançador de mísseis Pershing.

M548: Transporte de carga com lagartas, não blindado.

M577: Veículo posto de comando tático.

M730: Veículo de lançamento de mísseis antiaéreos M48_Chaparral.

M901: Veículo de lançamento de mísseis anticarro TOW.

Ficha Técnica

Tipo

Viatura Blindado de Transporte de Pessoal

Local de origem

 Estados Unidos

História operacional

Em serviço

1960-presente

Histórico de produção

Fabricante

FMC Corporation

Qtd. produzida

~80,000 todas as variantes1

Especificações

Peso

12,3 t

Comprimento

4,863 m

Largura

2,686 m

Altura

2,5 m

Equipe

2 tripulantes e até 11 soldados

Blindagem do veículo

alumínio 38 mm máxima

Armamento
primário

Browning M2

Motor

Detroit 6 cilindros diesel
275 hp (205 068 W)

Peso/potência

22.36 hp/ton

Suspensão

Barra de torção 5 rodas

Alcance
Operacional

480 km (298 mi)

Velocidade

66 km/h estrada 40km/h terra

BMP-3

BMP3 (7)

Rustam (Moscou)

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Leia também

BMP-3 – Ta aí…!! osso duro em qualquer “TO”

O BMP-3 é um veículo de combate de infantaria ágil e de boa autonomia que pode levar 3 tripulantes e até 7 tropas. O primeiro BMP foi uma novidade absoluta nas unidades soviéticas que até aos anos 60 se deslocavam essencialmente em caminhões até ao objetivo, para depois desempenhar a sua função a pé.

O veículo é o resultado da análise que o exército russo efetuou durante os anos 90, sobre as necessidades dos seus veículos de infantaria. Uma versão do BMP-3 (F) foi desenvolvida especificamente para operações navais, com maior flutuabilidade e estabilidade em águas agitadas.

Seu canhão 2A70 de 100 mm dispara projéteis Arkan (9M117M1) guiados a laser, com explosivos de alta fragmentação (HEF), em nível de demolição de edifícios.

Galeira de imagens do BMP-3 (turbosquid)

O BMP-3 ou Obyekt 688M (Object 888M)  deriva do programa Obyekt 685 de 1975, que contemplava um veículo de combate leve armado com um canhão de  100mm baseado na arma 2A48-1. Este veículo não entrou em produção em série, mas o chassis, com um novo motor, foi usado no desenvolvimento do veículo de combate de infantaria de nova geração Obyekt 688 do departamento de design da A. Blagonravov.

O Object 688 possuía em sua configuração uma arma 30 milímetros externamente montada e dois lançadores gêmeos para mísseis anti-tank Konkurs, o que futuramente foi retirado e em seu lugar instalado  o novo sistema de armamento 2K23.

De fato o BMP-3 resulta do desenvolvido de um veículo iniciado em  1980 e entrou em serviço com o Exército Soviético oficialmente em 1987. Foi exibido pela primeira vez em público, durante a década de 1990 no desfile do Dia da vitória.

O BMP-3 é projetado e produzido pela Kurganmashzavod (“Kurgan Machine Building Plant”) algumas variantes, porém, são construir pela Rubtsovsk Machine Building Plant (RMZ).

O veículo possui um layout pouco convencional. O motor é posicionado na frente do veículo para a direita ao contrário da maioria dos outros IFV, que têm o motor localizado na cessão central frontal.  Como resultado disso, o condutor fica encaixado na frente ao centro do veículo, em conjunto com dois infantes um em cada lado do condutor.

O veículo tem um duplo fundo e o motor está localizado sob o piso do veículo os integrantes podem mover-se  sobre o motor  e os restantes cinco soldados da infantaria alojam-se à popa e dois homem posicionam-se na torre.

O veículo está equipado com um Motor – UTD-29 diesel 4 tempos de 450-500 hp com refrigeração líquida e  20,1 cv / ton, e utiliza-se de  uma bomba de jato de estágio único para locomoção anfíbia.

Os primeiros modelos eram movidos por um motor de 450 hp UTD-29, mas a maioria das BMP-3 são equipadas com a variante mais potente de 500 hp versão UTD-29M. O motor foi desenvolvido na fábrica de motores Diesel Transmash em Barnaul.

O BMP-3 possui autonomia de 600 km. foi projetado no conceito de transportabilidade por trens aeronaves, navios e mesmo desembarque marítimo.

Possui suspensão independente do tipo barra de torção, e seis amortecedores hidráulicos e Direção diferencial engrenagem, com transmissão hidrostática.

A célula do veículo e a torre são feitos de alumínio, com a parte frontal dotada com uma camada de blindagem espaçada. Ao longo do arco frontal 60 graus, o veículo está protegido contra munições de  30 milímetros perfurantes a  uma distância de 300 m.

Resultado de um esforço para melhorar a capacidade de sobrevivência no campo de batalha, os tanques de combustível também estão localizados na base do veículo abaixo do assoalho da tripulação.

O BMP-3 pode lançar sua própria cortina de fumaça através da injeção de combustível no escape. Um detector de agente químico, um sistema de filtragem FVU, um extintor de incêndio automático e seis 902V “Tucha-2” lançadores de granadas de fumaça 81 milímetros são itens padrão encontrados em todas as variantes do vceículo.

Um sistema de kit alternativo de blindagem reativa pode ser instalado nos veículos proporcionando maior proteção. O BMP-3 também tem a capacidade de transportar um sistema de jammer Shtora eletro-óptico que interrompe o comando semi-automático para a linha de visão (SACLOS) de mísseis antitanque  guiados por designadores a laser.

Vídeo BMP-3 

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1a1lS2x” standard=”http://www.youtube.com/v/boEyNBUfYt4?fs=1″ vars=”ytid=boEyNBUfYt4&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7309″ /]

A flexibilidade do BMP-3 permitiu a produção de novas variantes  que são são:

BMP-3 – versão básica, tal como descrito.
BMP-3M – KBP e Kurganmashzavod, atualização do veículo com uma nova torre e motores. O veículo atualizado é chamado de BMP-3M e a nova torre inclui um novo sistema automático de controle de fogo com computador balístico, novo sistema de visão Sozh para o artilheiro equipado com um telêmetro laser e um canal de orientação para mísseis antitanque, termovisor, dispositivo de visão  TKN-AI para o comandante do veículo equipado com um iluminador laser e novo sistema de carregamento de munição para Mísseis. O BMP-3M também é capaz de disparar vários tipos de munição, incluindo novos projéteis de 100 mm guiados a laser,  munições de fragmentação e novas muniões 30 mm perfuradoras d eblindagem Sabot.  O veículo possui blindagem passiva adicional  eficaz contra 12,7 milímetros armor-piercing, blindagem reativa explosiva opcional. O novo motor uprated é o UTD-32 com 660 hp. Na verdade, existem vários modelos M diferentes, alguns equipados com armadura adicional, “Arena-E” ou ” Shtora-1 “sistema de proteção, ar condicionado, etc.

BMMP ( bojevaya mashina morskoj pekhoti ) – Versão para a infantaria naval, equipado com a torre do BMP-2 .
BMP-3K ( komandnyi ) – variante de comando tático, inclui adicional de rádio R-173, um intercomunicador para sete usuários, APUportátil AB-R28, um dispositivo de navegação TNA-4-6 e a capacidade fuzing rodada “Ainet”. O BMP-3K não possui as metralhadoras  e tem suas antenas chicote montadas na traseira. Tripulação:. 3 +3

BMP-3F – Especialmente concebido para operações no mar, com melhor navegabilidade e flutuabilidade, capacidade de mover à tona no estado do mar de 3 e alta precisão de fogo em vigor mar 2.  O projeto BMP-3F permite que o veículo saia a costa em condições de mar agitado e reboque um veículo do mesmo tipo. Possui um novo sistema de visão  Sozh com um telêmetro laser integrado e um canal de orientação para Mísseis anti carro instalado. Esta versão pode suportar operação anfíbia contínua durante sete horas com o motor em funcionamento.

BRM-3K “Rys” (Ob.501) ( boyevaya razvedivatel’naya mashina ) – variante de Vigilância com sisetma d evisão térmica 1PN71 (3.7x/11x, faixa de 3 km), dispositivo de visão noturna ativo  1PN61  (3 km de alcance), Radar I-banda de vigilância 1RL -133-1 (“MIKE ALTO” capacidade, homem, 3 km , veículo 12 km ), 1V520 computador e um sistema de navegação TNA-4-6. O armamento consiste apenas no canhão de 30 mm  2A72  de 600 tiros e uma metralhadora 7,62 milímetros coaxial, 2000 cargas. Peso de Combate: 19 t, e 6 integrantes da  tripulação. 
BREM-L “Beglianka” (Ob.691) ( bronirovannaya remontno-evakuatsionnaya mashina ) – veículo blindado de recuperação com guindaste de cinco toneladas e  guincho com capacidade tonelada métrica de 20/40.
9P157-2 “Khrizantema-S” – versão Anti-tanque equipado com o sistema de mísseis Khrizantema  (AT-15) sistema de radar e orientação laser. Transporta dois lançadores de mísseis 9M123. Os mísseis são re-carregado automaticamente e possui  15 recargas armazenadas. O sistema de orientação dupla garante proteção contra contramedidas eletrônicas e operação em todas as condições climáticas do dia ou da noite. O veículo possui proteção NBQ fornecida para o tripulação (artilheiro e motorista)  além de completa blindagem equivalente ao padrão BMP-3.
9P163M-1 “Kornet-T” – versão Anti-tanque armado com míssies  Kornet (AT-14). Algumas fontes o chamam de 9P162 . O Kornet é semelhante em função ao Khrizantema, o 9P163M-1 transporta dois mísseis 9M133 sobre trilhos de lançamento e os mísseis são re-carregados automaticamente. O sistema possui outras  16 recargas armazenadas e transportadas em caixas lacradas). Possui igualmente proteção NBQ além de completa blindagem equivalente ao BMP-3. O sistema de orientação do 9P163M-1 permite que dois mísseis sejam disparados simultaneamente, os mísseis operam com sistema de orientação a laser.2S18 “pat-S” (Ob.697) – versão autopropulsada equipada com canhão  152 mm 2A61 “Pat-B”. Este foi apenas um protótipo, o desenvolvimento levou ao 2S31.
2S31 “Vena” – veículo de apoio de fogo com um morteiro de 120 mm.  Introduzido ao Serviço em 2010.
DZM “Vostorg-2” ( mashina dorozhno-zemlerojnaya ) – Protótipo de um veículo de engenharia de combate com um uma pá do tipo Bulldozer e pá de escavação.
UR-07 ( ustanovka razminirovaniya sistema de compensação de minas -). A UR-07 pode substituir o UR-77 “Meteorit” . Ele tem o mesmo chassi do BMP-3, mas um casco de aço maior com duas rampas de lançamento na parte traseira. As rampas são usados ​​para disparar foguetes e  reboques do tipo mangueira para remoção de minas em campos minados.
UNSh (Ob.699) ( unifitsirovannyj shassi ) -. Chassis Básico  para variantes especializadas 
KhTM ( khodovoj trenazhor ) – instrutor de condução.
Hermes ou TKB-841 – Protótipo do veículo de defesa aérea com mísseis de alta velocidade e sistema de radar.
Ficha técnica

Tipo

 Veículo de combate de Infantaria

Lugar de origem

 União Soviética
Federação Russa

Em serviço

1987 – Atualmente

Fabricante

Kurganmashzavod

Especificações

Massa / ton

18,7

Comprimento / m

7,14

Largura / m

3,2

Altura /m

2,4

Tripulação

3, comandante, artilheiro, motorista)
7 tropas (+ 2 lugares adicionais)


Armadura

35 milímetros máx. armadura frontal

Principal 
armamento

Canhão 100 mm 2A70 e mísseis 9M117 Bastion, canhão 30 mm 2A72

Armamento Secundário

 

3 metralhadoras  de  7,62 milímetros PKT, lançador de granadas 1×5.45mm 1x40mm

Motor

UTD-29M diesel
de 500 cv (375 kW)

Potência / Peso

27 hp / tonelada

Suspensão

barra de torção

Autonomia

600 km

Velocidade

72 kmh na estrada), 45 kmh, off-road e 10 kmh na água

PS – O Exército Brasileiro necessita urgentemente de um Veículo de transporte de infantaria sobre lagartas superior aos M-113 o qual é demonstrado ser inferior aos  BMP-3. (Rustam)

25 Comments

shared on wplocker.com