América foi povoada por dois grupos, mostra DNA

arqueologiaREINALDO JOSÉ LOPES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O DNA de um menino da Sibéria, que morreu aos três ou quatro anos de idade, na fase mais severa da Era do Gelo, pode ser uma das pistas mais importantes para entender como o ser humano colonizou as Américas.

Segundo os cientistas que “leram” seu genoma, o garoto tem semelhanças genéticas tanto com europeus quanto com os indígenas atuais.

Amercia colonization

E a recíproca é verdadeira. Os pesquisadores calculam que a antiga população à qual o menino pertencia seria responsável por algo entre 15% e 40% da herança genética dos índios. Esse povo misterioso teria se misturado a outro, oriundo do leste da Ásia, para dar origem aos habitantes do continente americano.

Há décadas alguns antropólogos argumentam que o povoamento da América pode ter envolvido dois grupos geneticamente distintos.

Uma das vozes mais importantes desse grupo é o brasileiro Walter Neves, do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da USP. O principal indício desse fato é a variedade no formato dos crânios dos mais antigos americanos, os paleoíndios –o exemplo mais famoso é “Luzia”, fóssil achado em Minas Gerais, com mais de 11 mil anos.

SEGUNDA LEVA

Neves e seus colaboradores afirmam que o crânio de Luzia e de outros paleoíndios lembra mais o de aborígines australianos, melanésios e africanos do que o da maioria dos índios atuais, normalmente comparados a grupos do nordeste da Ásia.

A ideia é que a maioria dos ancestrais dos índios modernos teria integrado uma segunda leva migratória, que teria exterminado os paleoíndios ou se misturado a eles.

“Nossos achados não apoiam diretamente o trabalho dos brasileiros”, disse Eske Willerslev, biólogo do Museu de História Natural da Dinamarca que coordenou o estudo, publicado na “Nature”. “Parte do material genético da criança tem afinidades com grupos do sul da Ásia [região de origem dos paleoíndios, segundo Neves]. Então o artigo se alinha parcialmente à ideia deles.”

Neves reagiu com cautela e ironia aos achados. “Eu podia estar comemorando, dizendo ‘olha, finalmente alguém fala de herança dual’. Mas vai depender da estabilidade dos trabalhos deles. Se os achados desse tipo continuarem, vou poder dizer que estive certo por 25 anos.”

MISTURA

Seria o caso, então, de pensar nos índios atuais como uma mistura de europeus com asiáticos? Não exatamente. Europeus e asiáticos dessa época eram bem diferentes dos de hoje. Eles estavam mais próximos de um padrão genético e morfológico “genérico”, resultado da expansão inicial dos humanos modernos da África para o resto do mundo, diz Fabrício Santos, geneticista da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

“Características mongólicas [a “cara” asiática de alguns índios atuais] teriam sido adquiridas mais tarde a partir de populações do leste asiático”, afirma Santos.

Rolando González-José, biólogo do Centro Nacional Patagônico, na Argentina, diz que nem é necessário postular duas “ondas” de migração para entender os dados do genoma do novo estudo.

Ele argumenta que é mais natural pensar que a população “genérica” à qual pertencia o menino teria se diferenciado cada vez mais ao se expandir para os quatro cantos da Ásia e das Américas.

Fonte: Folha 

11 Comentários

  1. A submissão brasileira é tamanha, que até o nome dado ao fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas encontrado em Minas Gerais teve seu nome aportuguesado para imitar o nome do fóssil Lucy encontrado na Etiópia em 1974 !
    Porque não deram o nome de Brasília a esse fóssil,ou outro remetesse ao seu país de origem ?
    Falam tanto da criatividade brasileira,mas ela só é praticada pelos pobres desse país,parece que quanto mais o cidadão estuda mais ele quer se afastar do BRASIL,é assim na tv, na música no teatro etc,tudo cópia !

  2. Independente dessas informações acima, dá na vista como são diferentes as feições dos Incas, Maias e Astecas das dos demais grupos indígenas americanos. Suas formas são mais grosseiras, com narizes e boca volumosos. Dando a suspeitar de duas linhagens separadas sim.
    E com essa pista histórica de DNA descoberta, pelo jeito é isso mesmo…
    A América foi povoada por mais de uma antiga corrente imigratória.
    OU NÃO!!..

    Pois acho que fica muito difícil provar que essa teoria da Era do Gelo e as passagens congeladas do noroeste e nordeste da América do Norte terem servido de caminho imigratório seja fato… O que homens sem recursos naturais disponíveis estariam fazendo em vastas regiões congeladas? O sentido natural de imigração seria rumo ao Sol para o sul, e não deslocamentos de milhares de quilômetros para leste ou oeste dentro do frio, sem caça, frutas e vegetais tenros nas vastidões congelantes do continente asiático. Não faz sentido.
    Assim, a imigração lógica seria fora de um inverno permanente e mortal, mas num clima propício para isso, mas então os mares estariam descongelados, impedindo essas passagens a pé sobre o gelo.
    Portanto as mais extensas imigrações foram por água, com canoas ou barcos, ao fruto de correntes oceânicas. Essa sim é uma teoria mais plausível. A própria corrente que há entre a África e a América do Sul mostra essa possibilidade natural e perfeitamente possível. O expedicionário brasileiro Amyr Klink mostrou isso usando um barco a remo em 1984.

    • “Pois acho que fica muito difícil provar que essa teoria da Era do Gelo e as passagens congeladas do noroeste e nordeste da América do Norte terem servido de caminho imigratório seja fato”

      Pois é ViventtBR

      Esta teoria é um dos casos mais escabrosos de domínio político sobre a ciência que eu conheço. Essa coisa de “ponte de gelo” polui até hoje os livros de Geografia das escolas brasileiras e, até hoje, não vi nenhum autor desses livros didáticos corrigir essa informação.

      Além do Walter Neves, existe outro achado importante no interior do Piauí em que as datações do material encontrado são anteriores a 15 mil AC. Foram descobertas poucos anos depois da Luzia, mas como foram testados em laboratórios franceses fora do eixo “oficial”, até hoje a antropóloga não consegue o devido reconhecimento, apesar de estar trabalhando na mesma região ainda hoje e ter montado um museu sobre o tema. Juntando as duas descobertas temos a mais consistente teoria de ocupação do continente americano.

      Mas porque não é reconhecida internacionalmente? Porque não controlamos nossa ciência, e até pouco tempo atrás nem a defendíamos daqueles que se autoproclamam como O mundo científico. A velha história do complexo de vira-lata. Nada que fazemos é bom.

      E nossa sociedade adora National Geographic.

  3. Teorias especulativas diferentes.
    Todo visando notoriedade e likes.
    Mongoloides migraram para a America do Norte atravez do Alasca.
    O mais intrigante foram Polinésios terem chegado a America do Sul.
    E na separação dos continentes heim…
    Então percebemos que quanto mais pensamos estarmos desvendando na verdade muito mais ainda temos a desvendarmos e conhecermos.

    • Pois é maluquinho mas no meio dessas possibilidades há muita coisa manipulada pelos anglos a seu favor. Distorcendo sempre a coisa a seu favor, e os caras lá daquele lado fazem de tudo para ganharem um nobel, ou título de doutor. De inocente nessa jogada somos nós que assinamos embaixo de suas picaretagens mil.

      Essa história de homens primitivos, que para fazerem e conseguirem fogo era uma tremenda dificuldade, caminhando pra lá e pra cá sobre desertos de gelo, por milhares de quilômetros, até que foram dar no continente americano é sem pé nem cabeça.
      Os próprios animais perfeitamente adaptados as regiões frias hibernam, pois não terão do que se alimentar quando tudo estiver sob neve. Então como homens, mulheres e crianças sobreviveriam?
      Pois é claro que para se reproduzirem aqui no nosso continente foi necessário a vinda de ambos os sexos.
      Assim essa teoria da passagem da Ásia para o Alasca sobre o gelo de homens primitivos, ou seja, caminhando lentamente por anos sob um frio congelante é irreal a meu ver.

      Me venha com qualquer outra teoria de povoamento das américas, menos essa.


      Off,
      Os primeiros globos terrestres nem tinham a representação da América do Norte, apenas duas ilhas ao norte da Terra de Santa Cruz, Terra Brasilis, http://discovermagazine.com/tags?tag=new+world
      Pelo jeito até hoje os anglos não se conformam do mundo ter sido um dia oficialmente dividido entre Portugal e a Espanha.

      • Basta olhar o nativo Sulamericano e perceber que descende de Polinésios e basta olhar o nativo Norteamericano e perceber que descendem de mongoloides e tem tambem influencia Siberiana.
        Ja ouvir falar da historia de Atlantida conhecida por Platão com contatos com otras civilizações né!Pois hoje existe uma forte corrente que ela se deu inversamente ou seja que embarcações primitivas Centroamericanas desceram na corrente sul margeando o Brasil e que na altura da Bahia converge sentido leste levando-os a costa da Africa e la chegando revelando a eles a existencia de um El Dorado avançado nos alti-planos Peruanos.Existe inclusive a teoria que Atlantida repousa no fundo do Lago Titicaca que era um enorme aquifero que provavelmente por fortes terremotos e erupções vulcanicas cedeu e ela afundou.Jamais nem robos ainda consegiu chegar no fundo do lago que deve ter mais de 10 mil metros de profundidade.
        O certo é que a vida humana na Terra teve uma origem central que migrou em todas as direções e sofreu mudanças ao logo dos milenios e miscigenou-se.
        O unico povo que é totalmente diferente em caracteristicas dos demais são os póvos antecessores aos Incas e as misturas que originaram Maias e Toltecas.Estes sim assemelham-se a povos vindo do espaço alias a unica pintura ruprestre primitiva mostrando naves e seres em trajes espaciais foram unicamente encontradas em cavernas nos altiplanos Peruano.
        Muito ainda temos o que descobrirmos e conhecermos.
        Não nos esqueçamos da civilização Sumeriana a mais antiga da Terra com tempo que varia de 300 a 500 mil anos antes da era Cristã a qual apenas conseguimos traduzirmos alguma parte dos achados de inscrições cuneiformes e que a exatidão de calculos astronomicos e matematicos assemelham-se aos atuais e ate são mais exatos.

      • Maluquinho, com todo os respeitos, mas onde voce leu isso que a civilizacao sumeriana existiu por 300 a 500 mil anos antes de Cristo. 3000 a 5000 me parece o que se fala por ai. 500.000?Da as fontes por favor.

  4. Pow meu caro a Internet esta cheia de materias serias sobre Sumerianos basta procurar e encontraras.
    Ja foram ate descobertas minas de exploração de diamente e ouro dos Sumerios na Africa do Sul com mais de 100 mil anos antes da era Cristã.
    São os Sumerios a civilização conhecida mais antiga da Terra e o berço da civilização e cultura humana.
    Notem que a area da Mesopotamia primeiro com a Sumeria,Arcadia,Caldéia e Babilonia é o berço de tudo.
    Inclusive as tres religiões Apocalipticas,Judaismo,Cristianismo,Islamismo,baseiam-se na crença Sumeriana de um apocalipse e tambem todas as crenças,filosofias e teorias misticas e ocultistas conhecidas tambem surgiram sob as informações Sumerianas de intervenções,aparições celestes.
    Voce ja leu o Livro de Enoque seguramente o mais antigo manuscrito biblico existente e não reconhecido pelo Judaismo e Cristianismo que fala em profundidade sobre o que a biblia cita superficialmente no cap.6 de Genesis.O mesmo livro de Enoque é citado na epistola de Judas e onde esta ele?
    Não busque o conhecimento atravez de estudos teologicos pois eles encinam apenas doutrinação denominacional.
    Faça como Paulo sugere examine todo conhecimento que se apresentar diante de ti e tenha discernimento de reter em ti tudo o que edifica e isso refere-se a tudo e não a nada especifico.

Comentários não permitidos.