Defesa & Geopolítica

Um país chamado Coreia do Norte

Posted by
6

Caminhão movido a gás-madeira trafegando por ruas norte-coreanas

Por MessiaH:

Assolado por uma situação ainda não totalmente conhecida pelo restante do mundo a Coreia do Norte ocasionalmente nos surpreende, dando amostras da realidade de um país que enfrenta graves problemas de abastecimento, sejam eles de gêneros alimentícios, combustíveis, matérias-primas ou implementos tecnológicos. Situação essa negada pelo governo Norte-Coreano, que reluta em admitir o fracasso de seu sistema político. Enquanto isso cenas como a de caminhões militares ou civis movidos a gás-madeira tornam-se comuns em determinadas regiões do país. Em pleno século XXI, inusitado, afinal fontes mais eficientes e menos poluentes estão cada vez mais acessíveis, porém, essa é a realidade correspondente a uma nação a qual levaremos algum tempo para termos uma noção real do que se passa no lado Norte de um país que foi rachado pela guerra.

Caminhões Militares Norte-Coreanos movidos a gás-madeira

Alguns caminhões militares Norte-Coreanos são movidos a gás-madeira

Um breve histórico do gás-madeira como combustível…

O primeiro gaseificador de madeira aparentemente foi construído por Bischof em 1839. O primeiro veículo movido a gás de madeira foi construído por Thomas Hugh Parker em 1901. Por volta de 1900, muitas cidades utilizavam a energia produzida geralmente a partir do carvão. O gás natural começou a ser utilizado apenas em 1930.
Veículos movidos a gás de madeira foram usados durante a Segunda Guerra Mundial, como consequência do racionamento de combustíveis fósseis. Só na Alemanha, cerca de 500.000 veículos “produtores de gás” estavam em uso no final da guerra. Caminhões, ônibus, tratores, motocicletas, navios e trens foram equipados com uma unidade de gaseificação de madeira. Em 1942 (quando o gás de madeira ainda não havia atingido o auge de sua popularidade), havia cerca de 70 mil veículos a gás de madeira na Suécia, 65.000 na França, 10.000 na Dinamarca, e quase 8.000 na Suíça. Em 1944, a Finlândia tinha 43.000 “woodmobiles”, dos quais 30.000 eram ônibus e caminhões, 7.000 veículos particulares, 4.000 tratores e 600 barcos.
Gaseificadores de madeira ainda são fabricados na China e na Rússia para os automóveis e, como geradores de energia para aplicações industriais. Caminhões adaptados com gaseificadores de madeira são usados na Coréia do Norte nas áreas rurais, particularmente nas estradas do litoral leste.

14  1312 1110 7

8 9

5 2

3 4

21 Comments

shared on wplocker.com