Helibras realiza testes de voo do primeiro EC725 completamente produzido no Brasil

Unidade BRA 17, destinada a Marinha do Brasil, realizou os ensaios com a presença do cliente.
Unidade BRA 17, destinada a Marinha do Brasil, realizou os ensaios com a presença do cliente.

A Helibras realizou, nesta quinta-feira (21), em sua fábrica em Itajubá (MG), o primeiro ensaio em voo de uma unidade do EC725 completamente produzida na fábrica da empresa, no Brasil.

O BRA 17 inaugura a terceira etapa de nacionalização do programa recebendo também no país itens de pré-equipagem, equipagem elétrica e mecânica e a instalação dos pacotes de missão.

Outras sete aeronaves que já estão na linha de produção em Itajubá também passarão por este processo. Antes, os EC725 já recebiam no país a cablagem, sistemas eletrônicos, caixa de transmissão, rotor e toda a configuração básica.
Destinada a Marinha, o primeiro voo de ensaio dessa unidade foi acompanhado por autoridades e pilotos da corporação, e pelos integrantes do GAC Helibras. A previsão é de que o helicóptero esteja pronto para entrega no segundo semestre de 2014.

O programa de compra do EC725 para as Forças Armadas é resultado de um contrato assinado entre o consórcio Helibras/Eurocopter e o Ministério da Defesa, para aquisição de 50 novos helicópteros deste modelo para Marinha, Exército e FAB com a condição da transferência de tecnologia e conhecimento necessários para a fabricação das aeronaves no Brasil e que até a última unidade, ao final do contrato, em 2017, esses helicópteros tenham incorporado 50% de conteúdo nacional.

Foram investidos R$ 420 milhões para a construção de um novo hangar que abrigasse a linha de montagem do EC725, além de adequações físicas na empresa, como um novo banco de testes, cabine de pintura e obras relacionadas a expansão.

O valor também contemplou o treinamento de funcionários brasileiros na Eurocopter, na França e a vinda de técnicos estrangeiros ao Brasil para acompanhar a implantação da nova linha no país. Até o momento, foram entregues oito helicópteros EC725.

FONTE: Helibras

19 Comentários

  1. Pelo que eu pude entender o ”completamente produzido no Brasil” não quer dizer completamente fabricado no Brasil !
    A notícia é boa mas ainda não é excelente ,isso ainda não constitui a nossa independência na fabricação de helicópteros !

      • [Comentário editado por conter ataques pessoais]
        Você, assim como todo traidor da pátria, é um mentiroso.
        O EC-725 é fabricado com um índice de nacionalização que vai chegar, até 2015, a 40,1% e em 2014, será iniciado o projeto do primeiro helicóptero totalmente desenvolvido no Brasil, que tem previsão de ficar pronto em 2020.
        Agora, só para te irritar, porque sei que vermes assim sempre são antipetistas:
        Foi o ex presidente Lula que assinou o primeiro contrato da história do Brasil na área de helicópteros, que realizou transferência de tecnologia desde o início do contrato.
        Depois dessa lapada, vou comer meu macarrão com picanha, porque na era FHC eu só comia arroz de pobre com ovo.

      • Pobre não pode melhorar a ração que já passa a defender o dono caninamente… quer dizer então que o Brasil nasceu em 2002… rsrsrsrsrsrs… terrível doença… perdeu a memória…

    • César…

      O texto mesmo diz:

      aquisição de 50 novos helicópteros deste modelo para Marinha, Exército e FAB com a condição da transferência de tecnologia e conhecimento necessários para a fabricação das aeronaves no Brasil e que até a última unidade, ao final do contrato, em 2017, esses helicópteros tenham incorporado 50% de conteúdo nacional.

      É melhor do que 100% importado ou montado no exterior…Sem mais…

      Valeu!!

  2. a compra de combi voadora saiu muito caro passa o contribuinte brasileiro, um acordo de 5 bilhões de euros por 50 combi que são apenas montadas no brasil pagamos quase 90 milhões por unidade para apertamos parafuso. VIVA O PT

    • Caro Caio vejo dois erros gritantes no seu comentário,vamos a eles:
      1ºEsse Heli não é uma Kombi,e sim um excelente helicoptero,robusto eficaz,tanto que a Fab o escolheu;
      2ºQuanto ao Viva o PT,tb está errado,pois um dos maiores incentivadores para a compra desse Helicoptero,foi então Governador de Minas Aécio Neves,e pelo que eu sei ele não é do PT.

    • Não seja tão rancoroso nem falte com a verdade.
      O EC-725 terá muitas partes fabricadas aqui em nosso país, e você sabe disso.
      Os valores são altos sim, mas não compramos apenas o helicóptero, adquirimos o direito de fabricar 50% das partes do helicóptero e não venha dizer que será a Helibras quem vai fabricar esses 50%.
      Por fim, eu não entendo, o Brasil compra helicopteros BH por mais de 40 milhões de dólares, porém sem transferência de tecnologia vindos de um país que nos sabota a décadas e ninguém que critica a compra do EC-725 critica essa outra compra…(?)

      O EC-725 foi uma boa compra pena que foram apenas 50 helicópteros.

      • Segundo o maluquinho: “O EC-725 foi uma alucinação etilica de um semi-analfabeto para agradar sua mantenedora financeira a Petrobras.”… concordo com ele… o lula fez as bobagens e falcatruas e nós é que vamos pagar as contas…

  3. Caio:a compra de combi voadora saiu muito caro passa o contribuinte brasileiro, um acordo de 5 bilhões de euros por 50 combi que são apenas montadas no brasil pagamos quase 90 milhões por unidade para apertamos parafuso. VIVA O PT.Essas são às n “ortoridades’ tão capazes..Sds.

  4. Mesma ladainha de sempre .. mesmo bla bla bla .. ^^ …. o valor do contrato em si e de 1,9 bilhão EUROS envolvendo 50 EC.725… refaçam as contas …..so o espaço na qual esses Helis estão sendo produzidos custou R$ 420 milhões… incluso no contrato ……o EC-725…
    Fabricante: EurocopterTripulação: 1 ou 2 pilotos
    Capacidade: 28 pessoas + 2 pilotos
    Peso vazio: 5,330 kg
    Peso carregado: 11.000 kg
    Carga útil: 5,670 kg
    Motores: 2 × Turbomeca Makila 1A4 turboshafts, 1.800 kW (2.413 shp) cada
    Velocidade máxima: 324 km / h
    Velocidade de cruzeiro: 285 km / h
    Alcance: 857 km
    X
    UH-60/Blackhawk

    Fabricante: Sikorsky
    Tripulação: mínimo 2
    Capacidade: 14 pessoas
    Peso vazio: 7.375 kg
    Peso carregado: 11.113 kg
    Carga útil: 4.819 kg
    Motores: 2× General Electric T700-GE-701
    Velocidade máxima: 357 km / h
    Velocidade de cruzeiro: 278 km/h
    Alcance: 600km

    O q esta acima são Fato ..um Heli do porte do EC-725 ser 50/60% nacionalizado e sim um grande passo ….pra quem n tinha nada .. ta ótimo ..podem reclamar o quanto quiser …a Sikorsky teve a chance e n o fez .. pq ?? nem um centro de manutenção dessa empresa temos aki .pq ??Aquela promessa feita em 2010 de q a empresa estava estudando abrir no mínimo um centro de manutenção/fabrica aki ….ainda ta em fase de estudos ?? . n sei o pq endeusar essa empresa .. q o UH-60 e um Heli testado robusto etc etc .. isso ninguém discute .. mais abraçamos uma oportunidade q nos foi oferecida .ponto..o choro e livre .. agora . se vamos dar continuidade ou n ..o futuro a Deus pertence .. parabéns a Helibras ..

    • Nós pagamos meu caro e caro e não para termos a oportunidade de nos tornarmos montadores de Helicopteros com percentual secundario nacionalizado.
      Quando sentaram a mesa para assinarem o contrato os Franceses prometeram repassarem-no integralmente coisa que não fizeram e nem farão e alegaram que os sensiveis pertencem a terceiros e que deveriamos nos entendermos com ele.
      O EC-725 foi uma alucinação etilica de um semi-analfabeto para agradar sua mantenedora financeira a Petrobras.
      Este heli servira muito amis ao serviço off-shore do que as Forças Armadas.
      Que se lasque a Sirkosky e qualquer uma outra.Os Russos estão chegando me lucraremos muito mais tecnologicamente e industrialmente com eles do que com os que sempre nos contaram estorinhas e jamais nos repassaram nada de ponta.

      • Nessa eu discordo de vc meu amigo ..acho q ”apesar dos pesares” o EC-725 .. foi sim uma ”boa”.teve um ”ganho” . n e um preju ou cilada completa com uns pregam por ai … q foi caro.. foi.. nem discuto quanto a isso .mais n e tão caro quanto uns afirmam .(4/5/6 bi de Euros ??… ) … mais ao meu ver valeu a pena….O EC X UH60 .. so me adiantei as criticas hehehehe ….o MI-171 … e sim um otimo heli robusto ,confiável e barato .. mais na época n se cogitava ele por aki ….e sim o MI-26 …….. hj acho q nossas forças armadas estao bem servidas de helis de transporte .. a dupla EC725 e UH-60 comprem bem esse papel .. o q ainda deixa a desejar são ”números” ….n vejo espaço pro MI171 ai … helis russo torço e muito pela dupla MI-35 M/V e o fantástico KA-52.(produzidos aki )… talvez o MI-26..(prateleira mesmo )… quanto ao resto .. sigo na torcida aki .. principalmente por caças Russo ..T-50..e o SU-35…so q o tempo passa a necessidade da força aumenta e es q num futuro breve poderemos ter e F-16..”doados” (sim vão ser doados …ou podem ser )…talvez ate em boa quantidade (uns falam em 16 .. outros 32 .. talvez ate 42 unidade .+ KC135…) ..es a situ .. se isso se confirmar ….a FAB recebe os F-16s .. se diz satisfeita …e perdemos essa ”oportunidades” de ouro ….principalmente quanto ao PAK …. e um jogo ao mesmo tempo q a FAB fica ”feliz” com seus ”novos’ caças ”made in USA” vamos ficar sem TT ..os EUA brecam essa possivel aproximação da RUSSIA conosco ..e fim do FX …falta uma decisão ..um ”anuncio” … esperança eu tenho .. q algo saia ..mais e preciso uma decisão pra agora …e complicado

      • Eu não entro nem na questão economica meu caro e sim no que esta estipulado no contrato e não foi e jamais sera cumprido REPASSE TOTAL isso foi o que Franceses se comprometeram para ganharem o contrato.
        Quando nossos militares lhes questionaram sobr sensiveis alegaram que pertencem a terceiros seus fornecedores e teriamos que negociar diretamente com eles.
        aqui no Brasil temos condições de montarmos ate um disco voador 8G alias nos especializamos a apertarmos parafusos.
        Bruno os EUA não estão mais na condição de nos brecarem nada se acontecerem impedimentos são atravez da corrupção ou do mero capaxismo.O que eles tinham para manipularem como sempre fizeram que eram as pressões diplomaticas atravez de chantagens obtidas com espionagem CAIU NO OUVIDO DO POVO e não existe politico nenhum afim de agora abraçar a bandeira deles e isso ser usado contra si proprio eleitoralmente.
        Se a vaca loka empurrar com a barriga ate apos das eleições para depois tornar abrir as pernas pra eles ela conhecera um segundo mandato que sera para ela e seus cupichas um verdadeiro inferno.
        Aqui no Brasil as coisas so acontecem depois que são divulgadas na Rede Globo que tem alcance nacional.

  5. VEJAM ESTA MATERIA
    O projeto de instalação da Faculdade de Engenharia Nuclear será uma parceria entre a Poli/USP e Marinha do Brasil
    José Antonio Rosa
    O projeto de instalação da Faculdade de Engenharia Nuclear em área próxima ao Centro Experimental de Aramar, no município de Iperó, será detalhado na palestra que o professor José Roberto Castilho Piqueira faz na próxima segunda-feira, 25, às 19h30, na sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). O empreendimento será capitaneado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), em parceria com a Marinha do Brasil (MB).
    Piqueira, que é vice-diretor da escola, prestou a informação com exclusividade ao Cruzeiro do Sul em agosto deste ano. Na ocasião, disse que o termo de cessão de uso do terreno da Marinha para a USP deverá ser assinado até o final deste ano. A construção dos prédios envolverá espaços para salas de aula, laboratórios de ensino e pesquisa, além de moradias estudantis. O montante de investimentos ainda não foi anunciado, porém a previsão para o início das obras está marcada para meados de 2014.
    De acordo ainda com o vice-diretor, a proposta de criar o curso já estava nos planos desde 2008. À repórter Simone Sanches ele disse que o curso de Engenharia Nuclear já estava sendo pensado, em parceria com a Marinha e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), há cerca de três anos. “As ideias, agora, ganharam corpo e o apoio da nova Reitoria da USP e da Diretoria da Poli”, acrescentou. Piqueira disse que a Poli não iniciará o curso sem laboratórios de pesquisa associados.
    O curso deverá formar engenheiros capazes de planejar, produzir, implantar, gerenciar e manter instalações nucleares para fins de geração de energia e para a produção de equipamentos médicos e fármacos. Para a região de Iperó, Piqueira acredita numa mudança significativa com a instalação da nova unidade de ensino e pesquisa na área de engenharia nuclear. “Um progresso cultural e industrial bastante grande, pela geração de empregos e pela formação de profissionais que, uma vez fixados na região, contribuirão de maneira decisiva para o desenvolvimento”, concluiu.

    Jornal Cruzeiro do Sul / DefesaNet

    http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2013/11/o-projeto-de-instalacao-da-faculdade-de.html

Comentários não permitidos.