Coreia do Sul compra 40 caças militares F-35 da Lockheed

F-35-close-upPor Ju-min Park e Joyce Lee

SEUL, 22 Nov (Reuters) – A Coreia do Sul vai comprar 40 jatos de combate da norte-americana Lockheed Martin modelo F-35, decidiram nesta sexta-feira comandantes militares do país. A primeira entrega é esperada para 2018. A decisão marca a maior encomenda única de equipamento militar já feita pela Coreia do Sul.

O país poderá ainda ampliar sua frota com outros 20 caças de vários modelos, informou uma porta-voz do Ministério da Defesa. A Coreia do Sul decidiu em setembro reexaminar os termos da concorrência de 8,3 trilhões de wons (7,81 bilhões de dólares) para compra de 60 aviões de combate depois de rejeitar oferta da Boeing.

Fonte: Reuters

28 Comentários

    • Mas não é essa a tal jaca que vive dando problemas, que não presta, que mimimi, que blablabla… rsrsrsrsrsrsrs… é a tonga da mironga do kabuletê !!!… quem pode pode, quem não pode vai de F5 refurbished… porque ???… porque os entreguistas querem assim… agora, como um país com PIB menor que o nosso pode comprar F35 e nós temos que voar com 3ª geração ???… há algo de podre no reino da Dinamarca…

  1. Que rápido!
    Alguém me ajuda aí por favor.
    60 x F-35 por 7,81 bilhões de dólares.
    Alguém já fez a conta extendendo os originais 12 caças do FX-n! para 60 para ver quanto custariam?
    Peguem o valor destinado aos 12 e multipliquem por 5 e vejam quando dá.
    Se não me engano eram 1.7 bi x 5 = 8.5 bi !
    Estou esquecendo alguma coisa?

    • Melkor,

      O valor final depende do que está agregado ao pacote. Deve se ver o que está sendo negociado pelos coreanos do sul.

      No caso específico do Brasil, haveria toda uma negociação em torno de transferência tecnológica e outros detalhes ( algo muito parecido com que foi proposto no MMRCA indiano ); coisa que acredito que não esteja sendo feito no caso sul coreano.

    • Melkor,

      Sim está esquecendo uma coisa…

      PRA MIM ESTÁ FAZENDO COMPARAÇÕES ERRADAS… isso aí que a Coréia comprou é de prateleira, NADA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, como é no FX2!

      Ainda bem que todos sabem que tem as ToT no FX2, pois você anda esquecendo os detalhes relevantes em seus comentários sobre informações de compra militar…

      Vou interpretar como se tivesse esquecido em boa fé mesmo, confio na bondade das pessoas, e não aceito que tenha esquecido partes relevantes do FX assim de proposito, não acredito que seja torcida a favor de nação estrangeira (USA), pois você é brasileiro eu sei!

      Valeu!!

    • ta esquecendo o por baixo dos panos do partidão guerreiro :/
      Nos subs eles levaram, nos helis também, nos caças o Snowden jogou areia, a mando dos novos “melhores amigos” do cabaré da geo politica mundial, França e Russia.

      • O Boeing estava quase levando essa, os cuecões do partidão ja estavam praparados para serem recheados, dai os russos e franceses deram a cartada final, aprenderam com o caso do Sivan, nos anos 90 😉 nele os americanos fizeram a mesma coisa.

    • Pois eu acho ótimo esses valores virem à tona, devem servir de referência no nosso FX-2 , afinal lá são 40 e aqui serão 36 , e não há como comparar o F-35 com os aviões do short list BR.
      Esses valores vão travar os planos de alguém … sabe como é … estamos negociando aviões e não metrôs de São Paulo … ou será que não .

      Abs.

    • Se não me engano esse preço era para 60 caças da boeing, como o f-35 e mais caro os coreanos vão ficar com 40. Simples não. Pior ainda vão chupar o dedo so depois de 2018 cinco anos isso não e vantagem.

  2. Sim, o Brasil tá muito devagar mesmo…Porém, é impossível comparar as duas situações. A Coreia do Sul vive em um contexto complicado, tecnicamente encontra-se em guerra com a Coreia do Norte. Seus outros vizinhos China, Rússia e Japão sempre tiveram ambições expansionistas. O F-35 é um equipamento em desenvolvimento, caro de se manter e caro de se adquirir.
    Sinceramente, como acredito que o novo caça tampão para a FAB irá ter uma vida longa (7-8 anos no mínimo) essa seria uma excelente oportunidade de iniciar o desenvolvimento de um caça “nacional”, deixo o nacional entre aspas já que me refiro a algo tão nacional como o KC-390…Assim teríamos condições de nos organizar tecnicamente e desenvolver um projeto de um caça leve, voltado para a defesa territorial, relativamente barato e produzido em quantidades tais que possibilitassem a redução do custo por unidade. Mas isso são apenas devaneios de um pobre sonhador… deixa para lá.

    • O lado negro vai da uma mãozinha, meu velho amigo deu um jeito, Lord Shoigu, veio ao Brasil e conseguiu, teve êxito agora em janeiro meu amigo, sera assinado o acordo do pantisir, é logo em seguida sera negociado, o leasing do Su-35 voi-lá é um contrato de aluguel dos caças e vamos embarcar na construção do Pak-Fa. Lembrando que os mirages vão para em 31 dezembro, não tem mais caças tampão, o Brasil não tem tempo para isso veja logo vai vim a copa, é a maior prova disso foi que o Saito disse que não vai sair da FAB, enquanto ele não assinar a compra dos caças o japa e experto que entra para a história como o salvador da FAB.

  3. Ao final, prevaleceu a lógica… Os sul coreanos simplesmente tinham a disposição aquela que atualmente é a aeronave mais avançada no mundo disponível para exportação e não hesitaram.

  4. É possível que vejamos entrega destes caças ao Chile caso nós fechemos a parceria tecnológica de caças Sukhoi da Rússia.

    Porém, esses F-35 estão sendo vendidos sob pesadas condições de prateleira que aliados encoleirados aceitam. Acredito que deva ter a condição de presença permanente de mecânicos da L.M. no país comprador.
    O que para nós não serve de jeito nenhum.

    Os F-5 e Mirages já nos mostraram que essas compras apesar de cheias de financiamentos para sua facilitação deixam o comprador dependente por décadas do fornecimento de peças do fabricante… isso se ele tem boas oficinas (como no nosso caso do PAMA) senão, ainda precisa pagar e esperar por eternas idas e vindas de equipamentos à matriz.

    E ainda tem um lado pior… que é o código fonte totalmente fechado. Que acaba sendo uma verdadeira arapuca em caso de conflito armado contra o vendedor ou um de seus amiguinhos.

    Por isso compra de prateleira só no caso de emergência, ou de variados fornecedores.
    Fazer compra de prateleira de apenas um fornecedor é tremendo tiro no próprio pé e de perfeitos encoleirados.

    Coréia do Sul se tornou um país desenvolvido e cheio de tecnologia, porém entregou sua soberania aos cuidados de uma potência estrangeira. O que para mim acaba sendo uma sociedade fake, e de certa forma oprimida, sem identidade própria.
    O que é mais digno… estender a mão para cumprimentar com olhos nos olhos, ou curvar a cabeça e corpo frente ao estranho?

    • Meu amigo, entre ser um encoleirado de madame, todo perfumado e limpinho e ser encoleirado de um sodomizador que espanca e deixa passar fome, qual dos dois donos o cachorrinho deve procurar ???… agora, se o poodle quer passar a ser pitbul que afie os dentes e parta para cima… mudar de coleira é que não vai resolver a questão… entre um Japão encoleirado pelos EUA e uma Coreia do norte encoleirada pela China, qual será menos pior ???… vc sabe a resposta… independência requer esforço e competência para tal… não seria melhor não dependermos de nenhum dono ???…

    • ViventtBR,

      É muito provável que os F-35 terminem nas mãos dos chilenos de uma forma ou de outra. Seria o passo natural para os usuários do F-16…

      Salvo engano, as políticas americanas para venda de armamento normalmente contemplam serviço completo de manutenção nos EUA para os itens mais sensíveis, que são enviados diretamente para as instalações do fabricante das partes em questão, onde realiza-se a devida manutenção; tudo como parte de um contrato que inclui um pacote fechado de manutenção.

      Mas há exceções… No caso de Bélgica e Holanda, por exemplo, lhes foi concedida ( inicio dos anos 80, se não me engano ) a montagem sob licença do F-16. Pelo que sei, toda a manutenção é feita na Europa mesmo, assim como os upgrades necessários. O MLU do F-16 foi decidido praticamente de forma independente, com sensores e capacidades sendo inclusas pelos próprios europeus, ao gosto do usuário específico ( embora os F-16 MLUs europeus compartilhem de uma imensa maioria de itens comuns ). Maior ainda foi a cooperação dos americanos com o Japão, que além de incluir a montagem do F-15 e outros equipamentos sob licença, também permitiu a industria japonesa o desenvolvimento de itens próprios ( cujo maior expoente atual seria o Mitsubishi F-2 ).

      Discordo da posição do amigo acerca dos sul coreanos. O KAI F/A-50 e toda uma gama de equipamentos próprios são prova do quanto eles levam a sério sua soberania…

      Por fim, concordo com o amigo quando diz que uma compra de prateleira realmente não atende aos interesses brasileiros de médio/longo prazo. No caso específico de uma aeronave de combate, o mínimo indispensável seria justamente o que vem sendo feito pelos europeus, com capacidades de fazer manutenção em todo o nível, agregar itens e realizar upgrades de forma autônoma; que é justamente o que está previsto no FX-2.

  5. 1,2,3, capachos,vira-latas,baba ovos,subdesenvolvidos ,canalhas, a grana que irao gastar nestas latas furadas poderiam alimentar milhares de sul coreianos famintos ,sem medicos,sem educaçao ,poderiao ampliar as bolsas vagabundos ,poderiao investir na geraçao de empresas de expressao e empregos, poderiao se espelhar em cuba ,venezuela e brasil kkkkkkkkkk

    • Certo eles, concorência e o KCT, nos estamos há 16 anos nessa de concorrência, que aqui significa dizer qual empresa vai molhar mais os bolsos dos governantes assinadores de cheques.
      Material militar e estrategico, não mesa de buteco para sindicalista fazer conchavo, e nem boca livre para diplomata, a coreia do Sul esta de parabéns, foi la ,avaliou as opções de mercado, e escolheu o melhor para sua soberania, sem frescuras.

    • Nesse caso nem precisaria de concorrência pois o que os americanos ofereceram não tem igual em todo o globo… tão certos os coreanos capitalistas…

  6. com o Nivel de Poder de fogo da Coreia do Sul, ela pode muito bem acabar com o irmao do Norte, mesmo so ameaça nuclear, e so Localizar e Destruir o Cilos de misseis e usinas norte coreanas

  7. 40 f-35 !?!?!?!? (sabotados (talvez) como todo bom equipamento americano) mas enfim… uma bela de uma compra, um ótimo negócio avaliando custo-benefício, principalmente se comparado ao fx-2 (catástrofe total em fase final de naufrágio).
    Dezenas de países se armando até os dentes… Por que? Porque são bobos e gostam de jogar dinheiro fora? Minha humilde opinião: nãooooooooooooooooooooooo.
    Existem cretinos neste “país” que pensam que nunca precisarão das forças armadas. Acham que o Brasil por ser “pacífico” não corre risco de ser invadido.
    A história não diz isso…
    Nunca pensei que um dia sentiria “inveja” da Coreia do Sul.

  8. Compra?
    Vai Comprar?
    Hoje os EUA dependem que terceiros invistam em seu ambicioso projeto mono-turbina 5G kkkkkk
    Maior potencia belica e economica da Terra kkkkkk

Comentários não permitidos.