Equipe brasileira fabrica primeira turbina da América Latina

tj1000Sugestão: Barca
Do site Maxpress
Pautas | Valle da Midia | 19/11/2013 13:39:06
Empresa brasileira entra no seleto clube de fabricantes de turbinas e testa com sucesso novo turbojato com compressor in
A equipe de técnicos e engenheiros da Polaris, iniciou nesse ano os testes de um novo motor turbojato aeronáutico (o TJ1000), de 1200 lbf de empuxo, incorporando uma inovação tecnológica, com aplicação de novos conceitos do conhecimento: um compressor axial de alto desempenho, que opera em regime transônico.
Esse compressor de apenas dois estágios é capaz de gerar taxa de compressão da ordem de 2.2/1, por estágio – considerada elevada para modelos axiais.
“O TJ1000 é destinado a um mercado em crescimento no Brasil para turbojatos para mísseis de cruzeiro de energia , drones alvo e veículos aéreos não tripulados”.
Na visão dos engenheiros da Polaris muito se pode avançar, caso se concretizem interesses de investidores pela nova tecnologia.
Com os resultados conclusivos, pode-se estar diante de um novo paradigma na fabricação de turbinas a gás no mundo, pois seus fundamentos apresentam muitas vantagens competitivas em relação ao velho conceito:
a) Maior taxa de compressão por estágio, o que implica em menor peso e menor custo de fabricação;
b) Maior eficiência, possibilitando ao turbomotor maior potência útil;
c) Fabricação mais facilitada, menor custo, portanto;
d) Menos estágio para uma dada taxa de compressão no turbomotor, com isso, motores com 16 estágios teriam apenas 6 estágios para a mesma taxa de compressão, com maior eficiência, usando o novo conceito;
e) Manutenção mais simples, devido ao menor número de estágios de compressão;
f) Consequentemente, motores mais simples, mais leves e mais baratos devido ao novo componente.
Nas próprias palavras do coordenador do projeto, o engenheiro aeronáutico Alberto Pereira Filho: “No mundo tecnológico e competitivo, os resultados nem sempre são rápidos e gloriosos, mas apostar no futuro, com novas tecnologias, perseverando, deve ser uma meta, pois os objetivos quando alcançados, os lucros são extraordinários”.
A Polaris é uma empresa de base tecnologica que concebe, calcula e projeta turbinas a gás – uma tecnologia estratégica dominada por poucos países. A sua equipe já desenvolveu um turbojato de 1000 lbf de empuxo, com compressor axial transônico, de 4 estágios para um cliente e atualmente está concebendo um novo modelo de turbojato, a partir de uma dada especificação, solicitado por cliente internacional.

71 Comentários

  1. Isso é uma vitoria nossa… Dos nossos engenheiro

    Mais uma vez, parabéns ao GOVERNO PETISTA, pois foi o presidente Lula que quando visitou o ITA e conheceu o projeto, liberou verbas para a conclusão…. Ta aqui a reportagem:

    ———————-
    Um dos principais impulsos para o futuro da turbina nacional foi a visita do presidente Lula ao ITA. De acordo com o tenente-coronel Domingues, no dia 27 de setembro de 2008, o presidente iria participar de um comício político na região de São José dos Campos. Ele pousou nas dependências do Comando-geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), onde está instalado o instituto.

    Aproveitando a passagem do presidente, o brigadeiro Venâncio Alvarenga Gomes, diretor do CTA, convidou Lula para conhecer o equipamento. “O presidente ficou muito interessado no projeto, tanto que dias depois, ele pediu para o ministro da Defesa, Nélson Jobim, e o comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro Juniti Saito, conhecerem a turbina”, conta Domingues.

    Em outubro do ano passado, o protótipo da turbina foi entregue ao ITA. De acordo com Domingues, ela será utilizada na instrução de alunos. “Antes, os estudantes não tinham equipamento para analisar durante as aulas”, conta o engenheiro.

    Fonte: http://www.gamevicio.com/i/noticias/47/47910-brasil-desenvolve-turbina-a-jato-100-nacional/index.html

    —————————

    .
    .

    Por fim, isso é tb uma tabefe nas ventas dos desocupados vagabundos tirelesianos que nao sabem falar outra coisa que nao seja o besteirol “Brasil Putenfia”, repetindo um discusso desparafusado da RIDICULA trilogia festiva

    Parabens

    • DESMASCARANDO UM FARSANTE!

      Por sugestão do bom amigo Barca, que sempre faz profícuas contribuições ao PB, juntou-se excelente reportagem acerca da turbina desenvolvida pela empresa Polaris. Muito bom para o Brasil, que começa a dar seus passo em um setor crítico. Contudo, eis que nosso coleguinha o menor infrator junta outra reportagem no intuito de fazer parecer que trata-se do mesmo fato noticiado por outra mídia. Entretanto, ao abrir a notícia você nota o seguinte:

      – A notícia do amigo Barca é de 2013, a outra é de 2010;
      – A TJ 1000 é uma turbina desenvolvida por uma empresa(Polaris) privada ao passo que a outra (TR-3500) foi desenvolvida nos laboratórios do CTA, embora em parceria com a Polaris

      Ou seja, tratam-se de duas notícias distintas, de projetos distintos. E aí resta a pergunta: Qual o interesse de se tentar ludibriar o leitor? A resposta em logo em seguida em mais uma das muitas diarréias verbais do tapadinho sedizente formado em engenharia mecânica:

      “Mais uma vez, parabéns ao GOVERNO PETISTA, pois foi o presidente Lula que quando visitou o ITA e conheceu o projeto, liberou verbas para a conclusão…”

      Mentes normais replicariam uma notícia desses tendo como fim enaltecer o esforço nacional. Entretanto, a fraude ora protagonizada é um meio cuja finalidade é fazer aberta e declarada propaganda política partidária violando completamente as regras mais elementares de convivência em espaços assim. Nem que para isso recorra a esse tipo de expediente duvidoso. Talvez ele não tenha se tocado que no caso da notícia de 2010 o presidente da república não fez mais do que a sua obrigaçao.
      Pior ainda é perceber que o aludido elementos mostra as piores intenções no intuito de criminalizar ou rechaçar pensamentos dissonantes daqueles que o orientaram a fazer lamentável peça publicitária.

      Mas no fim temos uma muito instrutiva noção de quão são descerebrados e patéticos os filhotes do “Brasil – PuTênfia”

      • falou falou ,mas não mudou o fato !!!!
        das turbinas serem construídas e finalizadas no governo do pt ,
        e para finalizar mais um chute no saco dos sionistas que são antibrasil ,
        falaram que não iria sair do papel quebraram a cara novamente ,
        parabéns ao governo federal ,ele faz acontecer!!!!!
        mesmo com vários trairas infiltrados em cargos de comando!!!

      • A turbina foi desenvolvida em parceria juntamente com o ITÃ e a Polaris

        MENTIROSO!!!!

        Farsante patrulheiro MACARTISTA da SNA

      • A turbina foi desenvolvida em parceria juntamente com o ITÃ e a Polaris

        MENTIROSO!!!!

        Farsante patrulheiro MACARTISTA da SNA

        Vai fazer um enem….

        Tu la sabe de porra nenhuma a respeito de turbina…….

      • A turbina foi desenvolvida em parceria juntamente com o ITÃ e a Polaris

        MENTIROSO!!!!

        Farsante patrulheiro MACARTISTA da SNA

        Vai fazer um enem….

        Tu la sabe de porra nenhuma a respeito de turbina…….

      • Desmascarado, o nosso menor infrator mostra todo o seu destempero! Entretanto, o patetico nível das palavras oralançadas o transformam em um triste número de Stand Up comedy, só que sem graça afinal ele fala em Macartismo ( que na verdade é Macarthismo) sem sequer saber o que é. Mas a apoteose vem aqui:

        “Vai fazer um enem….

        Tu la sabe de porra nenhuma a respeito de turbina…….”

        Falou o “ixpecialista”, o engenheiro da rebimboca da parafuseta….e aí eu me pergunto: que talento a GE, a Turbomeca, a Pratt & Whitney e a Rolls Royce estão perdendo…rs!

        Patético….

      • Moral mesmo que tem sao os trilogienses… Que vem aquelas conversas de

        “Fiz curso de piloto pra entender de avião”

        “Esse avião nao serve pra FAB pq os sistemas deles nao vão conversar (sic) com os nossos”

        Quer mais patético do que isso?

        .
        Gente boçal como os vaders e tirelles da vida nao Se enxergam……… antes de olhar pro rabo dos outros, nem percebem que o seu esta arrastando no chão!

      • “Acho que ele não fez por mal”… rsrsrsrsrs… ele é meio desorientado, caro amigo Tireless… caiu do berço… rsrsrsrsrs… quem poderia ser tão maquiavélico, vendido, puxa saco, dissimulado, mentiroso, cara de pau, enganador e patife a ponto de distorcer os fatos assim ???… acho que é só um abilolado que não pratica a profissão em que se formou por falta de condições psíquicas e fica enchendo o saquinho dos outros para aliviar suas neuroses… no fundo, bem lá no fundinho, ele é um cara batuta… talvez esteja sendo usado, como todo idiota útil vermelhuxo é usado para disseminar mentiras e não esteja dando conta disso… espero que quem o esteja manipulando saiba que abusar de incapazes no nosso país é crime… rsrsrsrsrsrs…

      • Pois é né Blue Eyes! Provavelmente esse ardor todo se deva ao fato de que nosso coleguinha o menor infrator ainda não ter superado a paixão que tinha por aquele professor de história barbudo e seboso que usava camisa do Che.

      • Se tem alguém aqui a querer modificar a realidade, por ser ela por demais avessa ao seu credo, este alguém é você, Tireless.

        O então Presidente Lula apoiou o desenvolvimento nacional de motores turbojatos, com verbas para o CTA e financiamentos para a empresa Polaris. O nosso AV-MT-300 terá um turbo-propulsor nacional…

        Isso é motivo de amargura para você, Tireless, posto que é uma conquista nacional, impulsionada pelo governo do Partido dos Trabalhadores!
        Não negue o óbvio, é feio.

        Seja brasileiro uma vez, ao menos.

      • Uma coisa é ser Brasileiro, outra bem diferente é ser Petista…

        Como brasileiro eu me alegro com a notícia afinal é sempre bom ver a nação avançando em um terreno de tecnologia sensível.Mas entendo seressa uma conquista do Estado Brasileiro e não do Regime petista como o nosso colega tapadinho faz dizer.

      • Até concordo com tua informação “sem qualquer conotação politica”, mas exagero, com conotação politica, ou não, a verdade é que antes dos petistas, estaríamos comprando a turbina sem nenhuma preocupação em sequer buscarmos fabricar uma, com a iniciativa privada ou publica. Para ser mais isento ainda, você deveria buscar se informar, na empresa que produziu a turbina, a empresa privada Polaris, junto a diretoria de lá, se não houve nenhum auxilio financeiro da entidade publica para que chegassem aonde chegou. Só ai você, de posse dessa informação, poderia, se fosse negado, retirar o mérito dos políticos que não lhe são simpáticos.
        Até lá fale sério quando dá a entender que não quer fazer pronunciamento politico.

      • Só lembrando que o ITA é uma instituição MILITAR e não deve NADA a esse governo que persegue os mesmos… tem tradição e tempo suficiente de persecução tecnológica para tal empreitada… dizer que somente foram capazes de desenvolver a tal turbina porque o molusco ajudou é muito CAPACHISMO e não reconhecer o óbvio, coisa difícil aliás, para vc…

      • Dos textos destacados abaixo, se nota a importância da participação e apoio em projetos estratégicos como este, de uma empresa como a Petrobrás, que sendo estatal, segue a orientação estratégica do governo, que no caso da Petrobrás, prioriza desenvolvimento de tecnologias próprias e a construção de plataformas , navios e equipamentos aqui mesmo no Brasil.

        Esta diretriz da Petrobrás vai gerando conhecimentos e tecnologias que beneficiam setores de outras áreas de avanço tecnológico.

        Que tragédia teria sido se FHC tivesse conseguido privatizar totalmente a Petrobrás…

        “Criada por engenheiros do ITA, a Polaris é uma empresa de alta tecnologia que funciona como incubada da Petrobras, nas instalações da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos.”

        “…O projeto do motor aeronáutico brasileiro teve início em 2003 com o desenvolvimento de uma turbina a gás para a Petrobras…”” … A Petrobras apoiou a ideia e investiu R$ 850 mil na sua execução.

  2. A equipe de técnicos e engenheiros da Polaris, iniciou nesse ano os testes de um novo motor turbojato aeronáutico (o TJ1000), de 1200 lbf de empuxo, incorporando uma inovação tecnológica, com aplicação de novos conceitos do conhecimento: um compressor axial de alto desempenho, que opera em regime transônico.
    Esse compressor de apenas dois estágios é capaz de gerar taxa de compressão da ordem de 2.2/1, por estágio – considerada elevada para modelos axiais.===== Espero q o uso da mesma possa , no futuro ñ mt distante, ser usadas,em caça Brasuca,serve até um caça frankenstein,..parabéns ao Ita/Polaris…Sds.

  3. A notícia é muito boa, mas precisamos de planejamento para que essas turbinas virem realidade de fato,ou seja qual é a estimativa para que possam estar no mercado competindo com os produtos similares a ela.
    A história no BRASIL,tem nos mostrado novidades promissoras que nunca se tornam realidade,espero que a Polaris quebre esse estigma e que possamos em médio prazo substituir o produto importado por esse nacional !

    • Planejamento e VERBAS PRA MONTAR CADEIA DE PRODUÇÃO EM SÉRIE… E fazer drones também, obviamente!!

      Mas pelo menos pode-se fazer tipo uma turbina a gás daquelas que são usadas pra gerar eletricidade…

      E também servem investimentos pra desenvolver uma versão pra aeronaves também… o que levará muito tempo… a menos que roubemos projetos e especificações de materiais por aí, pelo visto capacidade técnica pra realizar as planimetrias e protótipos nós temos!!

      Valeu…

      • Admiro sua tentativa de olhar com bom olhos esse governo entreguista e sua única competência, gozar com o membro de terceiros… sabe qndo eles projetarão FAs soberanas ???… nunquinha… mas se vc gosta de esperar, puxe uma cadeira…

  4. Tivemos que chegar no século 21 para ter um protótipo de turbina… brincadeira … gerações perdidas no analfabetismo funcional , sem rumo sem esperança, meros corrós eleitorais que se conformam com estádios e bolsas .. aquele papo :
    onde come um come dois
    onde come dois come três…
    onde come três …….

    Alguém deve estar esperando aplausos + voto ?
    Vai esperando .

    • To contigo nessa propositura, STadeu… e por falar em analfabetismo funcional, o rafinha é um exemplo perfeito dessa situação em que se encontra a educação e a ciência e tecnologia nesse país… anda, mas a passos de minhoca… e claro, com muito esforço da INICIATIVA PRIVADA… se dependesse do estado brasileiro, só roubalheiras… um projeto que custasse mil para sair do papel acabaria custando dez mil…

    • O Governo do Partido dos Trabalhadores fez mais pela defesa nacional, e equipamento das FFAA que os próprios governos militares.

      Antes de reclamar, melhor faz se informar.

      • Caio, não sou do PT mas devo recolnhecer méritos nesse campo das forças armadas…

        LISTA COMO RESPOSTA sobre o tema, mas como é longa demais, POSTO ABAIXO PRA NÃO PREJUDICAR A VISÃO DOS COMENTÁRIOS DOS COLEGAS!

        Valeu!!

      • Franco, outro tipo de petista:

        Petista alienado – Não se envolve com política. Mas, além de ter assimilado toda cartilha politicamente correta do partido, está lá, eleição após eleição, contribuindo com seu voto. Seja para um deputado ou para um prefeito do partido.

      • É verdade, e esse seu comentário então é um primor de preconceito as coisas nacionais, que incita justamente a quem pensa a sentir as emoções que você diz.
        Provavelmente por ser do grupo nativo contrário de admiradores do etilismo escocês você se sinta tão prejudicado.

      • Quanta asneira, ita,cta e um monte de centros de pesquisas foram idealozados e construidos pelos milicos, nao deixe seu odio infantil cometer injustiças, ta bom que muitos recebem para defender a esquerda, mas dai a mentirem descaradamente eh o fim das bocadaskkkkk

  5. Parabéns a Polaris, e espero que as turbinas não fique só para uso em mísseis cruzeiro,drones alvo e Vants. E que futuramente o Brasil seja independende de turbinas estrangeiras de qualquer tipo e potência. O primeiro passo foi dado.

  6. Excelente notícia,agora o governo tem que fazer a parte dele e apoiar a iniciativa privada com apoio do BNDES e o mais importante que é fazer encomendas tanto para uso civil como militar.

  7. Infelizmente faltam certos dados técnicos sobre essa turbina…
    Qual sua vida útil? Será durável apenas para atuação restrita?

    Para uma turbina de avião militar ou civil, a durabilidade deve garantir muitas horas de uso contínuo confiável.
    Não é a toa que os chineses ainda não conseguiram ultrapassar o estágio da durabilidade. Eles as estão desenvolvendo há muitos anos, sem solução de continuidade até agora, pois elas não tem aguentado regime de funcionamento prolongado.

    Portando, a notícia acima me lembra um pouco as de nosso programa espacial, no qual temos alguns foguetes sendo até exportados, porém nenhum deles ainda atingiu o espaço de verdade.

    Essa pequena turbina é uma boa notícia sim, parabéns a Polaris, entretanto nossa soberania e aviões aqui produzidos precisam de algo bem mais avançado.
    Ou que melhores especificações desse produto sejam divulgadas.

    • Olha senhores, acho que trago ótimas notícias…
      Fiquei curioso sobre esses maiores dados, que falo acima, e fui dar uma olhada no site da empresa Polaris http://www.polaristec.com.br/index.html e fiquei surpreendido com a mesma…
      Por desenvolver uma turbina para geração de eletricidade, cujo regime de funcionamento é de horas, minha dúvida acima foi sanada (ou seja, se verba for colocada nessa empresa, ela pode desenvolver motores a reação para nossos aviões sim) e mais:
      Ela está desenvolvendo um importantíssimo dispositivo para ignição de motores scramjet. E justamente esse é um dos maiores limitadores para o desenvolvimento desses motores: pois é muito complexo conseguir de forma confiável dar sua partida, dentro de um ambiente em que há uma corrente de ar em hipervelocidade.

      Depois de tudo isso… espero que essa empresa seja muito bem amparada por nossos políticos com pensamento estrategista para o Brasil. Ela é um verdadeiro tesouro tecnológico para nós.

  8. Só o começo, Turquia, Venezuela, e vários outros países já entraram em contato com a Polaris, visando fugir da dependência das potências já estabelecidas.
    E parabéns também a equipe, e ao ex presidente Lula, que deixa como legado, não somente o PROSUB que é um divisor de águas na Marinha do Brasil, como também deu todo apoio a essa empreitada.

    • Claro…iremos exportar essa turbina para o “cúmpanhêro”Maduro apenas para tomar um Sr. embargo dos EUA…e ao invés de de vender 100 vamos vender uma ou duas e ainda levar calote…a lógica de vocês é ridícula!

  9. Eu espero é que o projeto não seja engavetado, prática antiga nossa. Muda o governo, engaveta tudo que estava em andamento…. apesar de que eu duvido muito que haja mudança de governo nas próximas eleições.

  10. Um bom começo seria o emprego dessas turbinas – com certeza já mais potentes- em treinadores mais avançados, fabricados pela Embrair. Mas será que a “Embrair” estaria interessada nisso? A “Embrair” gosta somente de teco-tecos e de importar motores do tio Sam, se não for assim não vai. É por isso que até hoje estamos patinando no desenvolvimento de um caça nacional. Com certeza alguma empresa estrangeira vai comprar a Polaris e dar um fim nela, …como geralmente acontece, em casos assim.

  11. SE o ITA e a Polaris conseguisem desenvolver turbinas para inpulcionar nossos caças e qualquer tipo de aeronave fabricada por nossas empressas do ramo e o governo dece apoio com incentivos,e redução de impostos com certesa nossa FAB poderia contar com uma quantidade de caças na ordem de 500,nossa marinha 250,no caso do EX eu não saberia dizer a quantidade de aeronaves mas com certeza tambem estariam bem equipados MAS VOLTO A DIZER COM APOIO DO GOVERNO PARA PRODUTOS FORNECIDOS AS FORÇAS ARMADAS e me atrevo a dizer que o apoio deveria ser total isenção de impostos de tudo que foce a defesa do BRASIL.

  12. Fico muito feliz em saber que ainda temos empresas sérias e profissionais altamente qualificados no Brasil “era PuTênfia”.
    Espero que consigam mercado aqui, o que eu acho muito difícil com esse governinho parasita que temos. Provavelmente terão que suar as camisas para vende-las lá fora. Enfim parabéns a Polaris…
    Em minha humilde opinião são esses profissionais que deveriam ser homenageados pela presidência e não somente a seleção brasileira de futebol.

    Tenho uma pergunta a vcs leitores…
    Alguém poderia me informar se o AV-TM300 usará este tipo de turbina? Se a resposta for sim, quem será o fornecedor?

    valeu desde já…

    • Caro Hellraiser, sim, é provavel que possa ser a Polaris, mas não há garantia que ela continuará sendo brasileira, empresas estrangeiras estão muito interessadas em mamar nas tetas do Estado brasileiro. É aí que mora o perigo,…Se ela for comprada por uma empresa estrangeira, conforme a empresa que a comprar, ela pode não ter estímulo para inovação e ficar mamando na teta até se tornar inviável e parar a fabricação de turbinas ou então simplesmente parar imediatamente. Lembrando que há muitos anos atrás a Wolksvagen comprou a VEMAG, uma fabricante nacional de veículos de grande potencial. Quando todos pensavam que a VEMAG se tornaria uma gigante da indústria automobilística, ela desapareceu!!! Assim, a Wolkswagen matou uma concorrente potencialmente perigosa para ela!!!

      • É isso aí Al Carvalho…Valeu!
        Em países sérios existem lei que impedem que empresas estrangeiras se “associem” a empresas (privadas ou estatais) consideradas estratégicas na área tecnológica – militar. Enquanto aqui na terrinha das(os) bananas falta pouco entregarem a própria mãe. Empresas israelense e americanas estão fazendo a festa…

  13. Boa notícia, mas em nenhum ponto pode trazer glória ao hipócrita governo petista, não quero trazer pontos políticos nesta abordagem, mas ponderar sobre a década de tal governo, só me faz ver o que a maioria das pessoas de não muita percepção conseguiria enxergar…nosso governo não tem compromisso nenhum com a defesa nacional, e com a estrutura tecnológica da mesma. Olhem quantos cortes orçamentários na pasta da defesa, não há investimentos decentes em tecnologia no nosso país, não há apoio suficiente para as instituições sérias desta nação, visualizem os percentual de investimentos de nosso país frente ao PIB em relação aos países sérios…não vou deixar de destacar essa formosa parceria entre o ITA ( que é um dos maiores orgulhos educacional e tecnológico de nosso país) e a Polaris, parabéns pelo bom trabalho, mas deixa o ” fruto do mar” fora dessa, porque ele não tem parte nesta vitória.

  14. Se liberaram as verbas nao fizeram mais doque a obrigaçao, tinham que fazer um agrado aos milicos, bom para o brasil, agora oque eh leviano eh afirmar que os estelionatarios do pt fizeram mais para o brasil doque os milicos ,em termos de investimentos em pesquisas !

  15. CAIO,

    LULA e Dilma investiram mais que os PRESIDENTES DO BRASIL COM FARDA; VERDADES QUE PODEM SER CONFERIDAS EM QUALQUER LUGAR, até mesmo no Google, assim pra lembrar que estamos na internet:

    1) Aquisição de 12 Mi-35;
    2) Aquisição de 50 EC-725 com transferência tecnologica;
    3) Aquisição de 4 SeaHawk em compra simples;
    4) Aquisição de 18 Black Hawk em compra simples;
    5) Aquisição de 4 submarinos Scórpene com transferência tecnologica;
    6) Aquisição de 1 Submarino Nuclear com investimento no Reator Nacional;
    7) Construção da Base de Submarinos e Estaleiro;
    8) Programa do veículo blindado Guarani (2000 unidades previstas, com a primeira centena já contratada), PRODUÇÃO JÁ INICIADA;
    9) Aquisição de 20.000 Fuzis IA-2 5,56mm (unidade de teste formada com 1500 unidades de pré-produção);
    10) Programa de desenvolvimento da Aeronave de transporte KC-390;
    11) Contratação do Satélite Geoestacionário Nacional;
    12) Implantação do SISFRON para a vigilância das fronteiras nacionais;
    14) Aquisição de 4 lanchas blindadas colombianas;
    15) Aquisição de 250 Carros de Combate Leo 1A5;
    16) Aquisição de 36 obuseiros M-109 A5;
    17) 9 P-3AM Orion;
    18) Modernização de 35 A-1, para o padrão A-1M;
    19) Modernização de 12 A-4, para o padrão A-4M;
    20) Modernização de 48 F-5E, para o padrão F-5EM;
    21) Aquisição de 36 veículos Gepard artilharia anti-Aérea;
    22) Aquisição de lotes de mísseis Igla-S;
    23) Aquisição de veículos Marruá e família;
    24) Renovação total dos caminhões militarizados nas três forças;
    25) Aquisição de três baterias Pantsyr S-1, Igla-S, com a licença de fabricação no país (algo pouco lembrado);
    26) Aquisição de 99 aeronaves A-29;
    30) Financiamento do Míssil Anti-radiação nacional MAR-1;
    32) Programa nacional de fabricação de minas navais de livre flutuação e de fundeio (magnéticas e de contato).
    33) Aquisição de três belonaves de patrulha oceânica com direito de fabricação do modelo sob licença.
    34) Aquisição de navios patrulha de 500 ton. Classe Macaé;
    35) termino da construção com a consequente incorporação da Corveta Barroso;
    35) Aquisição de dois navios de transporte de tropa e suprimentos ex- Royal Navy…
    36) Investimentos e Aquisição de 42 lançadores Astros 2020;
    37) Modernização Obuseiros M-109 A3;
    38) Modernização Blindados M-113;
    39) Modernização de 12 caças AF-1 Skyhawk da marinha;
    40) Investimentos e projeto do A-Darter;
    41) Aquisição dos anti carro ALAC pro Exército;
    42) Modernização de 34 AS 365K Pantera do Exército;
    43) Modernização de 18 AS 550A2 Fennec do Exército;
    44) Modernização de 54 C- 95 Bandeirante da Força Aerea;
    45) Aquisição dos 8 CASA C- 295 EADS para a Força Aerea;
    46) Investimentos e Planificação no COBRA Programa Soldado do Futuro do Exército;
    47) Aquisição do Gaucho Veiculo de reconhecimento;
    48) Modernização de 6 Grumman S- 2T Tracker da Marinha;
    49) Modernização de 14 HB- 350L1 Esquilo do Exército;
    50) Desenvolvimento do MAA-1B Piranha missel ar-ar curto alcance;
    51) Desenvolvimento do MAN-1 anti navio para a Marinha;
    52) Aquisição misseis anti carro MSS 1.2 AC para o Exército;
    53) Modernização de 9 P- 3AM Orion da Força Aerea;
    54) Aquisição 30 Blindados Piranha IIIC para Fuzileiros Navais, 24 entregues;
    55) Desenvolvimento e aquisição 40 radares SABER 60 pro Exército;
    56) Desenvolvimento Radar Saber 200;
    57) Estudo viabilidade modernização de 12 Super Lynx da Marinha;
    58) Modernização de 175 Blindados 6X6 Urutu do Exército;
    59) Aquisição 4 VANT Israel;
    60) Estudo viabilidade modernização de 60 T-27 Tucano;

    E tem mais agora que não coloquei!

    A verdade é dura e difícil de aceitar, eu sei!!

    Valeu!!

      • Propaganda??

        Esse aí são dados de fato, existem e foram feitos… e tem mais, eu que não atualizei ainda!!

        E pelo visto vemos quem faz propaganda não é Blue Eyes… olhe-se no espelho e descobrirá!! hahaha

        Valeu!!

      • A modernização dos F5, a aquisição dos super tucanos, e varias outros dadosi não foram no governo do petê não, mas do PSDBosta, e tem mais, isto ai e medida de estado, de soberania, não de partido, sem falar nos numeros pateticos de algumas aquisições, para um país do tamanho continental. 2 Mi 35 ? 4 SeaHawk/ estamos salvos não ?!
        e tem outra, muita coisa ai esta ainda em fase de estudos,e vc já esta dondo como certa na conta do partidão, os IA2 so foi assinado a compra de um pequeno lote de avaliação, os guarani todo mundo sabe que não chega a 2000 unidades nem a pau, se dermos sorte 1/3 disto, já que os Urutu não podem rodar para sempre.
        E os caças? sem uma cobertura aèrea eficiente, na arena moderna de guerra, isto tudo ai não passa de alvo.

      • propaganda do PT meu caro,

        metade desses projetos já se arrasta muito antes do governo do PT.

        fato é que estamos sucateados militarmente falando.

      • Mas outros nem tocaram esses projetos antigos né.. esqueceu de dizer isso!!

        ENTRE VER A VERDADE E QUERER VER-LA REALMENTE EXISTEM DIFERENÇAS… mas é só uma questão pessoal, não é que a realidade do mundo seja o problema, é a pessoa e sua crença!!!

    • Bôa Francoorp, muita informação importante na sua postagem, não sei se faltou alguma coisa, mas uma coisa que os militares não fizeram e nem se cogitou foi desenvolver e emplementar a END.
      Valeu!

    • Nooooooooossa…quantos investimentos! com tanto investimento assim já devemos ser potência militar global! louvado seja o Lula! …#SQN

      • ARC,

        Nem de longe é coisa pra potencia militar…

        Falta muito ainda, só que é mais do que OUTROS GOVERNOS E SEUS PARTIDÁRIOS FIZERAM PELO BRASIL!!

        Uma coisa é a realidade, a outra é a pessoa.. não querer ver ou desprezar é um problema da pessoa e não quer dizer que a realidade dos FATOS MUDE, pois não mudam!!

        Valeu!!

      • Meu caro Francoorp,
        Pra começar, os tais investimentos que vc falou, em sua maioria não nasceram no governo petista (mas tbm não quero dar créditos aos tucanos, visto que cometeram erros do mesmo nível), e se vc não percebeu, não há intenções políticas nestas postagens anteriores, e sim uma perspectiva real do detrimento das nossas forças armadas, e a falta de apoio do governo federal aos militares, bem como a estes feitos prodigiosos (no caso aqui, o da Polaris e ITA). Mas agora eu lhe convido a analisar segundo uma percepção imparcial, fora do julgo partidário e culto ao pseudo-esquerdismo:
        Vc acredita realmente que reformar caças da década de 70 é se preocupar com a defesa nacional? Vc acredita que reformar o A-1 foi algo importante para nosso país? A compra de 4 (preste atenção na quantidade) Seahawk vão retificar parte de nossa deficiência bélica?Comprar sucata alemã maquiada vai tornar nosso EB mais promissor?
        Me desculpe, não vou abordar cada um das aquisições que vc citou, seria perder muito tempo pra dizer o que todo mundo aqui já sabe…se foi feito algo de bom, foi porque ocorreu muita pressão por parte dos afetados, e os demais investimentos só ocorreram, ou porque rolou mensalão por fora, mera jogada propagandista de quem finge se preocupar com a defesa do país…acorda Francoorp, nossas defesas estão a alguns passos de morrer, e o PT foi um dos grandes culpados, devido a omissão quanto aos reais investimentos que nossa defesa precisa.

  16. Se entendi bem, esta turbina pode ser usada para geração de energia também.

    Então, como não entendo nada do assunto (turbina), me pergunto se haveria outro uso além dos aeronáuticos para este artefato.

    Como, por exemplo um MBT? Esse modelo tem força suficiente para empurrar umas 40 ton de metal no chão?

    • RobertoCR,

      Leia a matéria… a resposta a tua pergunta já está no texto!

      “Esse compressor de apenas dois estágios é capaz de gerar taxa de compressão da ordem de 2.2/1, por estágio – considerada elevada para modelos axiais.
      “O TJ1000 é destinado a um mercado em crescimento no Brasil para turbojatos para mísseis de cruzeiro de energia , drones alvo e veículos aéreos não tripulados”.”

      Não acho que 40Ton estejam no projeto!!

      Valeu!!

      • Francoorp

        Ok

        Exagerei nos números.

        Mas como não sei traduzir “… gerar taxa de compressão da ordem de 2.2/1, por estágio…”, para português, fiz a pergunta.

        A matéria não fala, por exemplo, das dimensões da turbina. Então deduzi que poderia ser pequena o suficiente para caber em um veículo. O que eu até acho mais interessante.

        Abs

  17. Moral mesmo que tem sao os trilogienses… Que vem aquelas conversas de

    “Fiz curso de piloto pra entender de avião”

    “Esse avião nao serve pra FAB pq os sistemas deles nao vão convsar com os nossos”

    Quer mais patético do que isso?

    .
    Gente boçal como os vaders e tirelles da vida nao Se enxergam……… antes de olhar pro rabo dos outros, nem percebem que o seu esta arrastando no chão!

  18. Parabéns ao Brasil e à Polaris.
    Esta turbina é mais uma conquista para o nosso pais, da mesma forma que o foram o Osório, a munição flecha, o míssil Piranha, o bandeirantes entre outros.
    Espero que o governo, juntamente com a Polaris, deem prosseguimento aos trabalhos de pesquisa, para que um dia possamos ter uma turbina capas de impulsionar um caça e ou um cargueiro.
    É mais um passo dado na direção de fazer com que o Brasil domine certas tecnologia que até agora nos tem sido negadas pelos “parceiros” tradicionais.
    Infelizmente eu tenho que concordar com alguns comentários acima, nossas forças armadas estão vivendo um perigoso período de defasagem e penúria.
    Existe sim um descaso para com a defesa do Brasil.
    É inegável que o governo tem feito certos investimentos, mas os mesmos estão muito abaixo do mínimo necessário para garantir uma defesa efetiva do pais.
    Mas nossa indústria, de maneira heroica, tem nos dado mostras de que temos pessoal qualificado para responder às necessidades da nossa defesa. Os itens citados acima, e mais o KC-390, o Astros 2020, o AV/MT 300 matador, o fuzil IA-2, o míssil MSS 1.2, o MAR-1, entre outros, nos mostram que certas criticas parecem apenas refletir o antipatriotíssimo de certas pessoas ou mesmo o desconhecimento das conquistas destas empresas. Devemos respeitar a nossa indústria bélica pois criatividades ela tem, o que falta é incentivo e apoio mais forte por parte de nosso governo.
    Com relação aos parceiros me lembrei que o “nosso grande irmão do norte” nos negou a venda de misseis anti radiação. Acredito que isto ajudou a estimular o desenvolvimento do MAR-1.

    • Caro Gilmar José,

      Acho que os militares e mesmo civis que criticam a falta de recursos para as FFAA, que olhem se êles mesmos não agem como jacarés do rabo grande, dinheiro não aceita desafôro!!! Veja só o que cai pelo ralo todos os meses, não tenho a menor dúvida que muita coisa útil para a defesa da nação poderia ser feita com esse dinheiro, quanto isso dá por ano???? Em pouco tempo se pagaria por todos os caças do FX-2 e muito mais!!!!
      veja: http://www.forte.jor.br/2011/01/31/pensoes-de-filhas-de-militares-custa-r-32729-milhoes-por-mes/

      • Pois é amigo Al Carvalho
        Mas infelizmente a gente tem que admitir certos fatos que estão aí.
        O Brasil gastou em 2012 cerca de 1.5% do nosso PIB com as forças armadas. Comparando com os outros membros dos BRICs, e excetuando a África do Sul, o Brasil foi o pais que menos investiu em sua defesa.
        Temos também a vergonhosa novela do FX, onde o governo tem demonstrado uma perigosa incapacidade de enxergar as necessidades de nossa defesa aérea.
        Hoje a nossa aviação de caça não tem a mínima capacidade de sobreviver em um ambiente de guerra moderna.
        Dinheiro o pais tem, o que falta é por em pratica um projeto de defesa sério onde o pais possa de forma independente decidir por parceiros e equipamentos que venham a trazer para nossas forças um mínimo de capacidade de sobreviver em uma guerra moderna.
        E não me interessam quem sejam estes parceiros e equipamentos. Me interessa sim o que o Brasil possa vir a ganhar com eles.

    • Gilmar:

      No ano 2000 Israel solicitou aos EUA a venda do Tomahawk. O pedido foi negado. O que Israel fez? desenvolveu seus próprios mísseis, os Popeye Turbo, e não ficou choramingando como determinado país ao sul do Rio Grande, que fica acusando os EUA de sabotagem. E Israel brigou com os EUA? Claro que não!

      • boa, e nem por isso israel deixou de ser praceiro dos americanos.
        cada vez que os estados unidos barra tecnologia para nos deveríamos encarar com incentivo a produção nacional, ao invés de passar anos culpando ele por nossos fracassos.

      • Caro HMS_TIRELESS
        Acho que você entendeu o que eu quis dizer.
        No caso do míssil anti radiação, o Brasil fez exatamente o que você disse que os israelenses fizeram: construímos o nosso míssil, que por sinal parece ter excelente qualidade e já foi inclusive exportado para o Paquistão.
        Não brigamos com os EUA por nos negarem tal arma, afinal na época disseram que nós não tínhamos “capacidade para emprega-la”.
        Também não brigamos com eles quando contratamos a compra de um lote de um determinado item para o desenvolvimento do míssil MAA, e eles nos mandaram tal item com as especificações diferente (maior). Este fato ajudou a atrasar o desenvolvimento desta arma.
        Também não brigamos quando o Brasil fez uma sondagem visando a possibilidade de adquirir o Caça F-4, e eles não liberaram a venda.
        Não brigamos também quando os EUA nos negaram os códigos dos obsoletos F-5, o que obrigou nossos engenheiros a fazerem malabarismo para tentar mantê-los atualizados.
        Não brigamos também quando boicotaram o nosso VLS.
        Afinal todas estas negativas podem contribuem para nos tornar mais fortes, pois nos obrigam a desenvolver tais equipamentos como tem sido no caso de misseis e da tecnologia dos motores a jato.
        Nossa indústria só não consegue maiores sucessos devido ao fraco empenho de sucessivos governos.
        Veja o caso do Osório, onde uma aquisição do governo Brasileiro salvaria aquele que era o melhor tanque do mundo em sua categoria.
        O governo virou as costas para o projeto, e isso sepultou aquela maquina e levou a Engesa à falência.
        Hoje temos alguns bons investimentos no setor de defesa: KC-390, Submarinos, A-Darter, AV/MT-300, entre outros. Estes projetos elevarão em muito nossa capacidade de defesa. Mas ainda é pouco.
        A comparação com Israel me parece um pouco injusta, pois aquele é o pais que mais recebeu tecnologia e armas Americanas. Eles não tem muito o que reclamar. Enquanto que o Brasil sempre teve negado pelo titio lá de cima, os seus pedidos de equipamentos e de tecnologia militar.
        E não adianta falar que ficaram bonzinhos e estão nos oferecendo o SH com suas armas. Só estão fazendo isto porque sabem que o brasil pode comprar equipamento igual ou melhor da França, da Rússia, da Europa e ou da Suécia.
        A briga com os Americanos não é por causa disso tudo que foi relatado acima. A briga com os Americanos é por que eles pensam que só podemos ser amigos de seus amigos. A briga com eles é por causa do atentado à nossa soberania constituído pelo caso da espionagem direta contra o governo, contra as nossas empresas e contra o ministério das minas e energia. Caso que ficou mais grave quando o governo Americano se negou a dar qualquer satisfação ao governo Brasileiro, mas se virou do avesso para tentar resolver a mesma questão com a Chanceler Alemã.
        Aí ficou evidente o descaso como eles nos veem.
        Naquela ocasião todos nos acreditávamos que o SH seria o escolhido, e provavelmente o seria.
        Ficou difícil negociar os caças com eles pois além de não tentar minimizar o caso, os EUA ainda afirmaram que iriam continuar nos espionando.
        Entre os grandes, todos espionam a todos. A questão é não ser pego. É os EUA foram pegos, e não foram habilidosos o suficiente para acalmar os ânimos de todas as suas vitimas.

        Sds

      • Excelente comentário Gilmar José.. muito claro sobre como o Brasil está fazendo e deve continuar fazendo…

        Pra que ficar brigando com outros se basta fazer o dever de casa sozinho e em paz???

        Podemos fazer sozinhos sem ter que ficar culpando ninguém também.. basta querer e fazer!!

        Valeu!!

Comentários não permitidos.