Ministros das Relações Exteriores do Brasil e Rússia se reúnem em Moscou

PAK FAEm encontro oficial a Moscou esta semana, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, e o chanceler russo, Serguêi Lavrov, abordarão questões importantes da agenda internacional sob o ponto de vista da cooperação russo-brasileira no G20 e no Brics, cuja presidência estará nas mãos do Brasil em 2014.

Dentre os assuntos da futura reunião, será dada ênfase aos avanços no desarmamento e não proliferação das armas nucleares, à reforma do sistema financeiro internacional e das instituições internacionais de crédito, à situação no Oriente Médio, com especial foco na Síria, e ao problema nuclear iraniano.

As partes pretendem ainda analisar a cooperação russo-brasileira no âmbito dos contatos cada vez mais intensos da Rússia com organizações regionais da América Latina, como a Celac (Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos) e Mercosul.

185 anos de relações diplomáticas

Em outubro passado, a Rússia e o Brasil completaram 185 anos de relações diplomáticas. A data foi marcada pela troca de mensagens entre os ministros das Relações Exteriores de ambos os países. Em sua mensagem, Lavrov ressaltou que os países compartilham valores democráticos comuns e assumem posições semelhantes quanto à observância dos direitos humanos e às vias de desenvolvimento do mundo multipolar. Por sua vez, o ministro brasileiro Luiz Alberto Figueiredo salientou que evolução das relações entre os dois países, abrangendo a cooperação em economia e finanças, energia, defesa, ciência e tecnologia, cultura, educação e esportes.

O Brasil é o principal parceiro comercial da Rússia na América Latina. As lideranças dos dois países fixaram o objetivo de aumentar seu intercâmbio comercial para US$ 10 bilhões por ano, por meio de projetos conjuntos na área de energia nuclear e exploração espacial.

Nesse contexto, os dois ministros pretendem analisar a interação das duas diplomacias no que diz respeito à promoção da cooperação bilateral em áreas de alta tecnologia, conforme os entendimentos alcançados durante a viagem da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, a Moscou, em dezembro do ano passado.

Segundo o vice-diretor do Instituto de Estudos sobre a América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Boris Martinov, progressos significativos já foram alcançados na cooperação técnico-militar. “A julgar pelos resultados da visita do ministro da Defesa russo, Serguêi Choigu, ao Brasil, em outubro passado, podemos dizer que temos a chance de obter excelentes resultados não tanto no comércio de armas quanto na criação de uma aliança tecnológica”, diz ele.

“Por um lado, essa aliança ajudará os brasileiros a equiparem suas Forças Armadas com o material de guerra mais moderno e, por outro, contribuirá para a transferência de algumas tecnologias brasileiras para as indústrias armamentista e civil russas”, continua Martinov. Na ordem do dia, está a criação de um avião de caça de quinta geração, baseado no modelo T-50 Pak.

Esporte em foco

Outro tema importante será a participação russa na formação de especialistas no âmbito do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras, e a realização dos ciclos de cultura da Rússia no Brasil e do Brasil na Rússia em 2013 e 2014.

Também está previsto o debate em torno da cooperação bilateral na área de esportes, já que, no próximo ano, a Rússia vai sediar os Jogos Olímpicos de Inverno, em Sôtchi, e o Brasil receberá a Copa do Mundo, que contará, inclusive, com a presença da seleção russa.

O tema dos esportes vem ganhando especial interesse no relacionamento bilateral. A região Krasnodar, no sul da Rússia, já possui uma escola de futebol brasileiro, enquanto o estado de São Paulo está dando os primeiros passos no hóquei no gelo e recebeu a promessa de Lavrov de que a Rússia ajudará os brasileiros a desenvolver essa modalidade.

Fonte: Gazeta Russa

61 Comentários

  1. Natal chegando e meu pedido para o Papai Noel já está feito.
    Que venham os Sukhois para a alegria dos nossos pilotos, eles estão ávidos para pilotarem vetores de ponta e não refugos tecnológicos.Qualquer coisa que não seja Sukhoi será um atestado de servilismo de nossa parte.Chega de masoquismo , chega material defasado,banguela e chipado que venha material de primeira linha e compatível com o tamanho de nossa nação o F-5 foi um bom caça, o mesmo vale para o F/A-18 só caças como o Rafale, Typhoon , Gripen ,F-15 e Su-35 terão alguma sobrevida na arena dos próximos 5G.
    Se o Brasil tomar vergonha na cara e fechar a parceria de fabricação do PAK-fa em território nacional e fechar a compra de 36 Su-35 estará dando passos de gigantes rumo a consolidação de uma defesa no mínimo condizente com o que precisamos.

    • Estou com o msm pedido meu caro NovoBrazuk, o recalque de alguns sobre os Sukhoi não tem base, é preferível investir na novidade de negócio com a Rússia do que viver nessa mesmice de ser pseudo parceiro dos EUA. Que venham os Su-35 e que venha o PAK-FA.

    • Quanta hipocrisia , deixemos de servilhismo a americanos para sermos consumidores e servis aos russos kkkk, isto eh viralatice pura e deslavada, vcs sao os verdadeiros entreguistas da naçao , pousam de libertarios e patriotas mas no fundo sao como prostitutas que preferem trocar de cafetao a tentar seguir um caminho independente e pleno !

      • MENTIRA

        Mentiroso !!!!

        Ninguem aqui quer servilismo….

        Nós queremos parceria DE VERDADE…. queremos parceria no tocante a um avião de 5ª geração !!!!

        Queremos mudar pra melhor !!!

        É ISSO QUE QUEREMOS !!!

      • Deixa de ser baba ovo cara, TODO esquerdopata e´entreguista de carteirinha, utilizam a desculpa deque combatem o imperio yanke , mas na verdade querem e´entregar o brasil para um estramgeiro com ideologias cumunistas (mesmo a russia nao sendo ),no mais aceite as suas condiçoes de traidores mor do nacionalismo e fim de papo !

      • Tipo assim , o cara espiona sua casa,sua empresa e ainda diz que sente muito mas a espionagem vai continuar.Já no caso da Alemanha além do pedido de desculpas foi dito que espionagem seria revista.
        Tá difícil pra entender , ou quer que eu desenhe????????
        O negócio já estava praticamente fechado em favor do Hornet mas meu Herói Snowden virou a mesa e de quebra acabou colocando os Sukhois na jogada.
        Se o Kerrey fosse mais diplomático até poderia jogar panos quentes na situação(o que exatamente ocorreu no caso alemão) mas fica difícil os EUA descerem do salto alto.
        Meu caro, não fique bravo comigo, porque seus idolatrados que falharam feiamente neste lamentável episódio.

      • Caro Brazuk, ter o Snowden como herói é seu direito, mas convenhamos, é infantilidade chama-lo assim… ele é “só” um trojan e isso o futuro dirá… o que o teropode disse é fato… a esquerda não gosta de dar para yanke mas gosta de ser sodomizada pelo russo que hoje é mais reacionário que o yanke… melhor seria ficar sem um e outro… andar com as próprias pernas… mas mulher de bandido gosta de apanhar… fazer o quê ??? saudações…

      • Blue Eyes
        Quanto ao Snowden é só provocação,se bem que veio realmente a calhar.Não gosto do Hornet por outras questões.Sempre defendi um Hi-Low e o Hornet é um caça médio mais configurado para o ataque do que um caça de superioridade aérea.
        Sou pragmático igual ao Deng Xiaoping, pra mim não importa a cor do gato, desde que ele pegue o rato.
        Pra mim a parceria com os EUA já deu o que tinha que dar e a parceria com os russos ,apesar de arriscada , TEM que ser tentada pois só teremos real certeza se arriscarmos.
        Um Abraço

      • Que papinho infantil japa, este bla bla bla de espionagem ta rendendo mais ibope doque as açoes concretas que este desgoverno deveria tomar para tentar evita-las, outras naçoes so nao praticam espionagem em tal nivel porque nao possuem condiçoes, toda naçao que se preocupa com seus patricios e empresas patricam espionagem, a merda eque a esquerda latrina agora vai utilizar o acontecido para palestrar e arrotar sobre a tal ispionagem, agora vem vbc com este discurcinho hipocrita falar de negocio quase fechado, meu heroi snowden, sukoi na jogada e bla bla bla, agora estao chatiadinhos porque pediram desculpas aos germanicos e irao compartilhar segredinhos com os mesmos kkkkk,o brasilzinho merece estes habitantes kkkkk

      • Pra mim o governo do PT é uma merda, não gosto do partido, não gosto dos esquerdistas e o lugar deles é onde está o José Dirceu e Cia.
        Não disse que o negócio está fechado, apenas gostaria de ver o Flanker voando na FAB.Não há sã consciência que negue que o PAK-Fa é uma proposta melhor do que o F/A-18 é só ter um pouco de bom senso.Os EUA são um player importante no cenário mundial ,porem não os únicos.
        Acho que você tem um enorme complexo de vira-lata raivoso pra mim tu é um cão sarnento que tenta latir como pitbull.

      • O lugar de todo politico deste pais é numa vala cheia de merda e vermes e com a cara toda furada de aço meu camarada.O pouca vergonha é tanta que levaram a corrupção ate pra dentro da caserna.

      • Presta atenção nas cartas que estão na mesa teropode, vc não está entendendo o jogo. Seu admirado tio sam SACANEOU nosso país isso, sem contar nos anos de exploração industrial, exploração financeira entre outras coisas mais, espionagem é a ponta do iceberg! não tem prostituição aqui meu caro, só que ao invés de ter que ficar esmolando tecnologia de um caça como o F-18, nos foi oferecida tecnologia de caça de ultima geração, ou seja, nos foi estendida uma mão de quem quer estreitar verdadeiramente os laços,o contrário do EUA. É a chance de não sermos mais uma vez vítimas dessa maldita doutrina monroe.

      • Amiguinho, então porque a dona Dilma não assina logo com os russos e agarra logo esse TT que estão doidos para nos dar ???… vc tem essa resposta ???…

      • Porque sempre tem politicagem por detrás de todas estas escolhas Blue eyes, os EUA são parceiros COMERCIAIS do Brasil em alguns níveis, e com certeza escolher o titan T-50, traria muitas dores de cabeça para o governo, então se arquiteta toda escolha antes de tomar alguma decisão, todos nós sabemos que o rabugento tio sam vai espernear com tal escolha, por isso está sendo feito essa analise fechada tão minuciosa.

      • Os russos e chineses nao sao santos macacada,naçoes que tiveram o desgosto de serem influenciado por eles ,pastaram bastante,foram pilhados tambem, entao nao ha bonzinho, vcs sabem disso ,so querem entregar o brasil a um outro senhor, vcs podem enganar jovens com sindrome de vacuocefalo , ddeixemos de hipocrisia coleguinhas !

      • sera que esse teropodre e decendente dessas raças que foram pilhadas pelos russos maus rsrsrs
        acorda redskisito se você tem medo dos caras use saias ,pois fraudas já é normal para voce

      • Cartas, cara vc eque nao entendeu ,nao sou faviravel aque se lamba os pes dos EUA,porem ha uma turma que confunde intencionalmente as coisas, ser favoravel a uma independencia sim ,mas os vermelhos querem utilizar esta cagada americana para deixar o brasil de quatro para outras naçoes, deveriam nossos governantes tomarem açoes inteligentes, nada de concreto foi decidido,o brasil vai continuar sendo espionado e pior, devem estar com um dossie da feiosa prontinho para fazer chantagens com ela ea turbinha , a rasgaçao de calcinha dos acefalos do pt foi jogo de cena !

      • Meu caro ARC não perca seu tempo debatendo com quem embute em todas as materias a esquizofrenia ideologica.
        Estes istéricos ao verem que seus Deuses estão na merda visam apenas despejarem bosteridades.
        A melhor resposta a esses vermes que pregferem ver um Brasil subjugado é o vacuo.

      • Subjugado antes por um e depois por outros, agora orientais de zoinhos puxados… e nós é quem somos entreguistas bostéricos… rsrsrsrsrs… vc não consegue esconder sua condição de fruta gorda, famosa MELANCIA… verdinha por fora, vermelhinha por dentro… tão vermelhinha que não tem nem caroço… rsrsrsrsrsrs… vc sim, engana somente os trouxas…

    • Está muito difícil ter inveja dos estadunidenses, eu, por exemplo, miro o estado de bem estra social escandinavo ou o padrão de vida alemão. Poderia ainda listar umas 20 sociedades mais felizes e ricas.

      • A Venezuela agora é feliz… por decreto presidencial… mas continua pobre… quem sabe amanhã o Maduro baixa um novo decreto obrigando a todos ser ricos… rsrsrsrsrsrsrs…

      • Vc disse que poderia citar mais umas 20… acreditei que vc não iria deixar de fora logo a Venezuela cujo tem a simpatia dos chefes de seu partidão… que trairagem, amigo !!!… os seus superiores do partidão não irão gostar…

      • Ta bom, se vc se sente felis acreditando nestas ilusoes, bonapetit ! Mas se eu te disser que la nos EUA os decendentes destes tambem vivem como seus ancestrais, mendingos e pobres americanos sao na sua maioria negros e latrinos preguiçosos que nao conseguem acompanhar a cultura dos caucasodescendentes !

    • Barquinha e sua batalha indecisa interior kkkk vai pra la vem pra ca e fica a deriva.
      Liberta essa Diaba que tem dentro de voce e não tente navegar contra a corrente pois apenas perde tempo se exasta e se confunde mais ainda kkkk

  2. É caro pra manter

    Além disso, o governo DAZISQUERDAS feias e bobas estao recebendo propina

    Quando o GUVERNO dazizquerdas compra qualquer coisa que nao seja yankee, é pq esta rolando propina por debaixo dos panos

    E pra finalizar, o sistema dele nao vai “cunversar” com o nosso…

  3. E melhor fechar com os russos, para termos acesso a tecnologia alien , que custa caro pra manter,cujo parafuso só encaixa se for molhado na vodka,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá,blá, !

    Ou BRASIL toma coragem e fecha com os russos,porque a meu ver não há proposta melhor, ou acaba logo com a nossa aeronáutica e as demais forças armadas e vamos ser uma imensa Costa Rica, assim sera melhor pra todo mundo !

    Infelizmente agimos como um paquiderme que se intimida diante de um camundongo, não somos do ramo !

  4. Outro chazinho!… Outra viagenzinha!… 😉

    Essas listras pretas no bico do T-50 faz jus mesmo ao contexto… CARA DE PALHAÇO… O povo brasileiro de PALHAÇO!…

  5. governo federal o brasileiro votou em vocês para comprar o su35 ,em acelerado
    e cumprir a agenda da campanha !!!
    quem não quer isso votou no psdbsta , acorda governo!!!

  6. Por um lado, essa aliança ajudará os brasileiros a equiparem suas Forças Armadas com o material de guerra mais moderno e, por outro, contribuirá para a transferência de algumas tecnologias brasileiras para as indústrias armamentista e civil russas”, continua Martinov. Na ordem do dia, está a criação de um avião de caça de quinta geração, baseado no modelo T-50 Pak.==== E q venham os su-35″S” p a FAB ,uns 150 e 36 rafales p a n MB e + alguns outros ekipa/ militares Russos….e p ontem dona/congresso p ontem…Sds.

    • Giancarlos TU ESTA FICANDO MALUCU UNINDO A TECNOLOGIA FRANÇESA COM A RUSSA do jeito que nosso povo é criativo eu ja to sonhando se bem que a França perdeu credito comigo apos eles terem feito a proposta de dividir as informações coletadas pelos USA no caso da espionagem e a Alemanha tambem fez a mesma proposta MAS NÃO POSSO NEGAR QUE A UNIÃO DESTAS DUAS TECNOLOGIAS SERIA ALGO ESPANTOSO CASO HAJA COMPATIBILIDADE tu ficou maluco mas um maluco BELEZA .Sds.

    • Para onde for o Brasil, vai também um monte de outras nações. Estamos criando um mundo multipolar com os BRICS. França e Alemanha tendem a abandonar o mundo anglo-saxônico e abraçar o ressurgimento do império Latino. Angola já indica que assumirá o posto de país mais rico da África. Com o crescimento do poder do Brasil, português e espanhol tendem a reduzir a importância do inglês.

  7. Não tá contente BOY pegue um voo para Miami e se naturaliza YANKEE e não encha o saco de quem tá trabalhando com dignidade…..

    • Valeu pelo conselho caro Charles Dal, o problema de muitas pessoas é que elas colocam culpa em um parafuso, vou repetir…PARAFUSO!!!! chega parecer tolice quando repetido pra si mesmo tal argumento…primeiro, bitolagem de parafusos se faz em qualquer tornearia mecânica de meia tigela, segundo trocar tais parafusos tem um custo (me perdoem a linguagem) escrotamente baixo, o material do parafuso não precisa mudar, independente da diminuição ou aumento do parafuso. Segundo, prefiro ter que trocar bitola de parafuso, do que ser chacota do tio sam pro resto dos dias que ainda nos sobram antes de eles arrumarem desculpas pra invadir a amazônia.

      • Quase tudo é possível quando se tem dedicação e habilidade….Grandes trabalhos são realizados não pela força….Mas pela perseverança…..Uma boa noite amigo ARC…

  8. Sugestão para maior produtividade desse encontro de ministros…
    Pequena lista de itens a serem importados da Rússia:
    100 russas solteiras*
    +1200 SU-35
    +1000 russas solteiras*
    +800 SU-34
    +10.000 russas solteiras*
    +1000 PAK T-50
    +100.000 russas solteiras*
    +8000 PANTSIR
    +1.000.000 russas solteiras*
    +200 subnucs
    etc etc

    Interessante artigo da imprensa russa sobre o Brasil, são 30 slides bem diversificados, para quem tiver curiosidade. http://lenta.ru/photo/2013/08/13/brazil/#29

    * Todas do tipo modelos claro. Pois de barangas já basta as daqui… Uma colher de chá:
    http://lady.mail.ru/article/447276-10-russkih-modelej-kotorye-pokorili-mir-foto/

  9. Ainda que eu acredite nas nossas potencialidades, o que mais me incomoda é que nossos mandantes, em todos os tempos (quero deixar isso claro antes que os súditos reacionários da cultura imperial venham lançar mão de criticas aos esquerdistas democratas), preferem a tecnologia do bundalêle, investir na carnavalização da cultura, exportar mulata com seus bundões, os fixos e os acessórios do sexo oposto, quando não do sexo indefinido, para nós infelizmente os caminhos trilhados são definidos por gente sem noção que acham que nossas maiores habilidade provem dos pés e preferem investir e exportar mais isso que outras expertises.
    Estamos condenados a purgar na mediocridade e imergir dentro desse redemoinho.

    • Caro Julio, vc está muito enganado sobre essas suas colocações. Se percebe que, infelizmente, estás a fazer exatamente o que o inimigo oculto mais deseja que é destruir a autoestima dos adversários e competidores da arena global.

      Sabe qual um dos principais motivos para as constantes guerras em outras partes do mundo? Uma forte mentalidade de bandidismo e homicídio dentro desses povos.
      E então mais uma pergunta… temos um povo carregado de índole assassina coletiva (guerra=sem diálogo), e outro carregado de índole pacificadora (diálogo=não guerra), qual dos dois possui uma espiritualidade e racionalidade maior, independente de possuírem maior ou menor riqueza? (e é bem possível que essa riqueza ostentada foi adquirida ao custo de misérias alheias)

      Pois veja algo bem interessante, vc já percebeu o quanto a imprensa europeia e americana criticam sempre para baixo nosso país (mesmo quando tudo está indo bem, suas matérias sempre são carregadas de assertivas de dúvida… como a colocação interrogativa: “até quando?”).

      Para tudo ficar mais claro dê uma lida (mesmo com a tradução limitada do google) nas inúmeras matérias que existem no site russo acima que citei, e perceba que os textos dos artigos se referem ao nosso Brasil de uma forma muito mais neutra, às vezes, nem parece que é do nosso país tão maldosamente criticado de que estão falando. Mas sim justamente daquela potência que sonhamos tanto para nós.

      Coloque na janelinha de busca interna de um determinado site jornalístico russo (Ukraniano etc) a palavra Бразилия (Brasil) e leia algumas das matérias retornadas. E tbm faça o mesmo com sites de vários outros países. A diferença para a imprensa europeia e americana é clara.

      No site http://lenta.ru/ a janelinha de busca está atrás da página inicial à esquerda, precisa clicar na seta grande à esquerda para a página se deslocar. Nele há uma matéria, que coloquei o link no meu outro comentário descontraído acima, que é sobre uma exposição de grupos de 30 slides de importantes economias industriais, uma das quais é o Brasil. Fora vários outros artigos citando o Brasil nesse site russo ukraniano.

      A meu ver é quase chocante a diferença de respeito e neutralidade que existe, em variados graus, pela imprensa internacional sobre nosso país. Daí a nos considerarmos gente sem cabeça, apenas com pés, é coisa totalmente errônea, descabida e pior… subserviente de certos espertalhões de fora.
      Tenha orgulho de seu país pois há muita gente aí pelo mundo que nos admira e respeita sim.

      Sds!

      • Esse site lenta.ru que significa lista russa, trata de todos os assuntos… política, medicina, esportes, ciência, negócios etc, creio que é bem neutro.

      • E em primeira mão,ou quase, este site tem a notícia que nossa conterrânea Ana Paula, ativista do greenpeace, já foi liberada sob fiança.

  10. PARA BOM ENTENDEDOR O PINGO É LETRA:
    Segundo o vice-diretor do Instituto de Estudos sobre a América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Boris Martinov, progressos significativos já foram alcançados na cooperação técnico-militar. “A julgar pelos resultados da visita do ministro da Defesa russo, Serguêi Choigu, ao Brasil, em outubro passado, podemos dizer que temos a chance de obter excelentes resultados não tanto no comércio de armas quanto na criação de uma aliança tecnológica”, diz ele.
    “Por um lado, essa aliança ajudará os brasileiros a equiparem suas Forças Armadas com o material de guerra mais moderno e, por outro, contribuirá para a transferência de algumas tecnologias brasileiras para as indústrias armamentista e civil russas”, continua Martinov. Na ordem do dia, está a criação de um avião de caça de quinta geração, baseado no modelo T-50 Pak.

    • Então vemos que aquilo que é tratado em segredo e não divulgado converge mesmo para o FX3 se preferem ou a co-produção de um caça de quinta geração não necessariamente sendo o SU50MK mas a craiação conjunta entrando o mesmo como material nacionalizado dispensando ate mesmo a necessidade de licitação.
      Pelo que podemos observar as escolhas da defesa aerea e aviação de caça convergem para uma padronização e fica facil precisar que o mais essencial,importante e cobiçado contrato o SISDABRA deve ser mesmo o sistema de defesa aeroespacial multiplo com percentual nacionalizado entrando o mesmo tembem como co-produção.

  11. A compra tem que ser realizada e o contrato assinado antes de junho, para que os primeiros aparelhos (leasing) e sistemas estejam aqui no 7 se setembro, pouco antes das eleições.

    • Meu caro essas coisas podem serem acertadas e se ja não foram e não necessariamente serem divulgadas.Ate mesmo pactos de aliança reciprocas tambem podem serem firmados e não divulgado.
      O que percebemos é que muita coisa esta sendo vista e acertada em segredo no mais alto sigilo.
      Os Russos ficaram bonzinhos e soltaram apenas a ativista Brasileira.O MRE Brasileiro esta na Russia apenas tratando de intercambios culturais,esportivos e implementação de negocios privados.O vice-presidente foi a Pequin comer miojo de palitinho e navios da Marinha Chinesa vieram jogar batalha naval com marujos Tupiniquins.
      Tudo isso tem propositos e variados.

      • Concordo com vc, há muito por detrás das cortinas, por mais entreguista que seja nosso governo, planos estão sendo feitos, alianças estão sendo criadas, e a Rússia figura em um importante papel, se analisarmos, as unicas coisas que os russos querem na america latina é dinheiro e projeção destes paises como barreiras ao expansionismo norte americano, ninguém esta querendo dizer que os russos são bonzinhos…mas pelo menos são leais. O Brasil está com certeza no topo desses interesses, uma vez que nós conseguimos unir o útil ao agradável…temos dinheiro, força política, recursos inimagináveis, etc.

      • Sim meu caro Arc.Quando algo adentra soberania nacional e assuntos de Estado o buraco é bem mais embaixo esteja qual corrente estiver no governo.
        Os Americanos ja sabiam que naturalmente dançariam desde o ano passado e como sempre manipulavam os meios midialiticos,o comando da FAB e a Embraer influenciando o governo que ja tendia a eles não so questão dos caças mas tambem a entrarem em Alcantara e o pior de tudo abocanharem o SISDABRA.Ai sim estariamos totalmente subjugados e monitorados por eles.
        Ha males que vem para bem.
        Perceba de agora em diante sempre quando houver algo grande de interesse deles havera um novo vazamento como ocorreu antes da visita da Dilma a Washington onde seria assinado o contrato com a Boeing e outras coisas.Como houve tambem antes do leilão de Libra.
        A linha de abastecimento a eles esta garantida mas em defesa DANÇARAM bonitinho e não levarão nada nadinha mesmo.

Comentários não permitidos.