El País: As FFAA são as melhores instituições brasileiras avaliadas pelo povo brasileiro. As piores, são os Partidos Políticos!

lista-forcas-armadas-20120615-05-size-598

El País: pesquisa revela grau de credulidade do brasileiro nas instituições

Jornal do Brasil, 11/11 2013

O jornal espanhol El País destaca nesta segunda-feira (11/11/2013) os resultados de uma pesquisa realizada no Brasil, pela Fundação Getúlio Vargas, sobre a credulidade do brasileiro quanto as suas instituições sociais. “De fato, os resultados sobre a fé e a confiança dos cidadãos em seis grandes instituições como partidos políticos, Congresso, polícia, a Igreja Católica, a mídia e os militares, você pode acreditar que os brasileiros se tornaram mais descrentes”, informa o El País.

A matéria de Juan Arias apresenta os números do estudo, que apontam para uma mudança no comportamento dos brasileiros. Apenas 4,9% da população tem confiança nos partidos políticos, sendo que 95,1% não confiam em qualquer um deles; o Congresso tem 19,5% de votos de confiança e 81,5% de rejeição; a polícia ficou com 29,9% de confiança e 70,1% de rejeição.

Segundo a pesquisa, a Igreja Católica tem atualmente 49,7% de pessoas que colocam fé na instituição, mas 50,3% a rejeitam. “A Igreja Católica (…) que sempre esteve presente na política social do país, que goza de boa reputação em geral, começou a perder credibilidade. (…) mesmo após a visita do Papa Francisco, em julho passado, parecia ter significado uma injeção para os católicos, a ponto de muitos evangélicos confessarem que, seguindo o exemplo de generosidade e simplicidade do Papa de Roma, queriam voltar a ser católicos”, diz o texto do El País.

Os meios de comunicação também foram avaliados na pesquisa. A televisão tem  29% dos votos de confiança contra 71% de rejeição. Os meios digitais aparecem com 62% de rejeição e 38% de confiança.

As Forças Armadas , tem 65,4%, de confiança e 34,6% dos brasileiros a rejeitam. “As Forças Armadas (…) que uma vez apareceu como a instituição em que os brasileiros mais colocavam fé, caiu em seu agradecimento. (…) porém, que a instituição continua a ser melhor vista”, comenta o veículo espanhol sobre o fenômeno social brasileiro.

O El País considera que essa falta de confiança é mais grave pelo fato das seis instituições analisadas estarem em declínio no quesito credibilidade. A reportagem destaca que o Exército Brasileiro perdeu em um ano 10% de sua credibilidade e a Igreja, 8%. Essas foram as duas instituições que no passado tinham o maior índice de credo da população. “Assim, temos que perguntar o que eles [brasileiros] acreditam e confiam, já que não acreditam mais nos políticos, na polícia, nem na igreja, nem nos meios de comunicação e cada vez menos até no Exército. Eles [brasileiros] acreditam nos valores opostos aos que condenam em tais instituições, como o alto grau de corrupção dos políticos ou da polícia, ou a falta de aproximar as pessoas, por exemplo, da Igreja Católica. Por outro lado, os brasileiros ainda acreditam, especialmente os mais pobres, na instituição da família, em todas as maneiras que hoje parece cada vez menos tradicional”, considera o texto do jornalista Juan Arias.

O jornalista espanhol afirma ainda que os brasileiros acreditam nos valores da solidariedade, nos espaços de liberdade para aproveitar a vida e amar cada vez mais e acreditam em suas próprias habilidades. “Assim, as pessoas, especialmente os jovens, procuram criar suas próprias pequenas empresas. Eles gostam de todas as áreas de entretenimento, da música ao esporte, dança e ‘churrasco’ compartilhado com os amigos. Eles gostam de viver na companhia, partilhar as suas experiências. Eles acreditam no poder da comunicação, aumentando assim sua presença na mídia social. E acreditam em religião em todas as suas formas e credos. Os brasileiros são extremamente polireligiosos. Eles podem acreditar e adorar várias religiões ao mesmo tempo”, comenta Arias.

Segundo as considerações feitas pelo jornalista, os brasileiros gostam de política, mas não do partido e preferem as ONGs, especialmente aquelas que trabalham em ambientes sociais esquecidos pelas instituições estatais. E compara os brasileiros aos italianos nas preferências eleitorais: “vota naqueles que sabem que são mais propensos a ‘fazer favores’. (…) Havia, por exemplo, a afirmação irônica do famoso romancista João Ubaldo, que no Brasil é difícil de coalhar o movimento dos ‘indignados’, porque o sonho dos brasileiros é ‘ter um político corrupto’ na família para resolver todas as suas dores e problemas”, diz Arias.

Fonte: El País (Espanha) via Jornal do Brasil 

Em tempo, assista também:

Forças Armadas são responsáveis por defender a soberania nacional

Em tempo, assistatam vídeo feito pela TV NBR, Especial para a Semana da Pátria de 2013, que mostra o trabalho das Forças Armadas, formada pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. As três forças unidas são responsáveis por defender a soberania nacional e o território brasileiro. São tarefas definidas pela Constituição Federal, mas as Forças Armadas também realizam ações sociais no Brasil e participam de missões de paz no exterior. O Exército conta com o apoio de 200 mil homens que asseguram a segurança do país nas fronteiras brasileiras pelo meio terrestre. A Aeronáutica responde pela defesa aeroespacial e, com 70 mil militares, combate o tráfico de drogas e armas, controla o correio aéreo e o espaço aéreo civil e militar. Já a Marinha, que tem o efetivo de 60 mil homens, responde pela segurança do mar e dos rios brasileiros.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1d5nqgC” standard=”http://www.youtube.com/v/JyQ6NLAy8OU?fs=1″ vars=”ytid=JyQ6NLAy8OU&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3581″ /]

Forças Armadas são responsáveis por defender a soberania nacional

26 Comentários

  1. Um povo que não confia em suas Forças de Segurança(militares ou não), não confia em seus partidos, em suas instituições(qualquer um dos 3 poderes) mas que prefere confiar em ONGs… Alguém ainda tem alguma dúvida do porque os EUA não deram a mínima para o chilique da Dilma, e se apressaram para agradar a chanceler Alemã?

    • Lucas Senna quem tem que dar resposta aos USA é o Brasil pois acredito que o Brasil supera a Alemanha em quase tudo só perdemos para os Alemães quando se trata de carater politico OS POLITICOS DELES POSSUEM CARATER OS NOSSOS NÃO,imclua-se nestas qualidades competencia ,censo de justiça,moral,e lealdade nascional.SE FALTA MAIS ALGUMA COISA QUE EU TENHA ESQUECIDO PESSO QUE ME DIGA O QUE?

  2. Mais propaganda “Pró Golpe militar 2014 no Brasil” ?? Sempre vindo das nossas elites ou interesse estrangeiro???

    Agora até em jornal estrangeiro???

    Quem paga isso??

    • Na verdade vejo nossas ”elites” ..em campanha ”contra ” um possível golpe … desenterrando ”fantasmas” do passado criando ”contos” , reescrevendo ”casos” e impondo medo .mídia afora .. e cada x maior o ”zumzum” da própria pop .. pedindo uma ”intervenção” … Golpe como do de 64 .. eu tb n apoio e n seria esse o objetivo … torço sim por uma nova ”constituição” passar a limpo as leis .. por exemplo … e ela so vai vir através desse ”golpe” …n acredito mais em ”milagres” com nossa atual classe política ..pra se fazer as mudanças q o pais precisa .. e preciso impor um controle .. limitar numero de partido .. ficha limpa pra candidatos .. nova carga tributaria .”leis mais duras e objetivas ”.(o bandido o corrupto precisa aprender a ter medo do ”Estado” .. e n ser tratado como coitadinho depois dos ”atos” ).. etc etc … e pra isso tudo acontecer .. n vejo outra saída se n a ”Intervenção militar” .. precisamos de uma reforma ”geral” ..e o q acho

      • O verdadeiro golpe quem está querendo dar é o pt e demais siglas comunistas… um golpe comunista devagarinho pra sapaiada não sentir o coro derreter… qndo percebermos, já era…

      • Urnas ?? meu amigo me fale de um, so um candidato com ideias ou q tenha a coragem de implementar as reformas q o Estado brasuca precisa .livre de ideologias .e essa falta de ”ideias” q deve reeleger a Dilma …n meu caro .. n acredito mesmo na nossa democracia bandida atual .n mais …n acredito q nossa classe politica vá abolir ”leis” ou ”’benefícios” no qual ela e a única beneficiada …q eles veem a conter a ”sangria” nos cofres publicos …o Brasil hj e o Pais da corrupção .. do ”jeitinho”… do ”politicamente correto” .das ONGs.. pais q tem seus governantes ligados a ”’FARC”’ ou PCC (ja percebeu q a imprensa aberta n fala o nome dessa facção ?? ) .pais q vive uma guerra civil n declarada .. Pais sem leis .. a podridão e maior q imagina … precisamos de uma ”limpeza geral” …sim …e pra isso e preciso desse ”golpe” … golpe/intervenção das nossas forças armadas …precisamos passar a limpo nossa ”democracia” …ou seja … nova constituição …. hehehehehe …pelo menos e o q eu penso q seja certo .=).. fora isso e melhor esperar milagres .. ou dar tempo ao tempo .. e quem sabe daki a 20 30 anos a coisa muda

      • BrunoFN,

        Bem, deve ser no voto mesmo!!! Pois é assim que a liberdade democrática é melhor do que o controle da ditadura sob as vontades do individuo…

        Só repetiu palavras de ordem ideológico heim??… isso sim que são “ideias Tuas”!!!

        E todos os problemas de hoje estão aí desde sempre, desde que a Direita sempre governou em 500 anos… até com golpe militar… e ditadura de direita… me diz quais desses problemas foram resolvidos sob a ditadura??

        E mais uma coisa… GOSTA DE DITADURA MILITAR?? QUE TAL UMA LEI DA ULTIMA DITADURA AINDA VALIDA?? ACHO QUE VAI GOSTAR!!

        Essa tua incitação à subversão é perseguível por lei sabia?? Vejamos o que disse:

        “precisamos de uma ”limpeza geral” …sim …e pra isso e preciso desse ”golpe” … golpe/intervenção das nossas forças armadas …precisamos passar a limpo nossa ”democracia” …ou seja … nova constituição …. hehehehehe …pelo menos e o q eu penso q seja certo .=)”

        Sugiro que leia a LEI Nº 7.170, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1983… Segurança Nacional… nos artigos 16, 22 e 23 tem algo bem interessante pra você:

        Art. 16 – Integrar ou manter associação, partido, comitê, entidade de classe ou grupamento que tenha por objetivo a mudança do regime vigente ou do Estado de Direito, por meios violentos ou com o emprego de grave ameaça.
        Pena: reclusão, de 1 a 5 anos.

        Art. 22 – Fazer, em público, propaganda:
        I – de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política ou social;

        Art. 23 – Incitar:
        I – à subversão da ordem política ou social;
        II – à animosidade entre as Forças Armadas ou entre estas e as classes sociais ou as instituições
        civis;
        III – à luta com violência entre as classes sociais;
        IV – à prática de qualquer dos crimes previstos nesta Lei.
        Pena: reclusão, de 1 a 4 anos.

        Pode conferir no link do Planalto:

        http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7170.htm

        Incrível como todos repetem e repetem o mantra…

        Valeu!!

      • Q ordem ideológico meu caro ?? .. defender uma ..”intervenção” (Golpe q seja ) em prol de uma nova constituição n e um grito de ”volta a ditadura” …. sabe ”ler” o q eu quis dizer amigo ?? q seja….mais o q falei reflete apenas uma opinião minha …. quanto ao q falei.. o…”limpeza” .talvez eu tenha errado na escolha da palavra ..n sou a favor de um genocídio em massa longe disso ..mais sim defendo uma ”reforma geral’ ..leis claras e objetivas entre outras coisas .ela n vai vir de algum candidato político .perdi a fé no nosso sistema político (votamos apenas pra saber q Partido sera eleito pra ”roubar” …..nada mais ) ..agora se n consegue enxergar os problemas q citei acima como algo ”grave” ou meramente ”irrelevante” … ou e ”cego” …ou o amigo precisa rever alguns conceitos ….abraços !!

      • Eu só ouço palavras de ordem incitando luta violenta entre classes vindas da esquerda petista… vc não verá um conservador pegar foices e enxadas e correr atrás de esquerdopatas querendo mata-los, apesar de merecerem… essa tramoia do Francoorp é típica dele para embaralhar a verdade e sair como bonzinho… comigo não cola… todos sabemos que quem prega ódio entre as classes são os ESQUERDOPATAS como ele… é gente ruim, perversa, sem caráter, maquiavélico, traíra, que não se pode confiar, astuto e tudo de mau que se possa pensar… além de tudo preguiçosos e cobiçadores do que não lhes pertencem, pois são incapazes de possuir alguma coisa por esforço próprio… mas o reinado deles só dura enquanto a riqueza de quem produz durar… depois vão parar na merda… são incompetentes por natureza…

      • O pé de cão pratica essas ilegalidades todo tempo e não vi vc recrimina-lo… dois pesos, duas medidas…

      • BrunoFn,

        É sim um grito por golpe ao estado democrático instituído, POIS POR LEI PODE-SE MUDAR A CONSTITUIÇÃO COM AS PEC, ou por uma eleição DEMOCRÁTICA PARA UMA NOVA CONSTITUINTE… Então não precisa de “INTERVENÇÃO” militar alguma!!!

        Talvez os tolos acreditem no que diz, mas eu não me deixo enganar por “Ideologizes” disfarçadas de patriotismo!!

        Roubar e nada mais… eu pergunto é qual partido não rouba no inteiro planeta??

        Mas vamos aos fatos, algo atual… que tal as privatizações??

        LEMBRANDO QUE NÃO SOU Petista, e VOTO EM BRANCO, mas vamos ver se o que você diz é um fato mesmo, se esse governo é contra o Brasil!!

        O PT alugou (concessão) 51% de 5 dos 66 aeroportos administrados pela Infraero por 7 vezes (em US$) mais do que o PSDB vendeu (privatização) a Vale!

        A Vale foi privatizada por US$ 3.34 bilhões.
        Os 5 aeroportos atingiram o equivalente a US$ 23.32 bilhões!

        7 VEZES MAIS DO QUE A VENDA DA VALE !!!
        (OK, eu sei, são ‘apenas’ 6,98).

        Obs.: Refiro-me às concessões de 2012 e 2013.

        Notem, as seguintes informações:

        1) Os aeroportos serão devolvidos entre 25 e 30 anos, com TODAS AS MELHORIAS!
        2) Além dos R$ 45,34 bilhões recebidos pelo leilão (de 2012 e de 2013), serão pagos anualmente à União 5% do faturamento bruto.
        3) Alugamos APENAS 51% dos aeroportos. Os restantes 49% continuarão em poder da Infraero.

        Há ‘privatizações’ e ‘privatizações’.
        Esta, vcs. podem chamar de “aluguel”!

        E a Infraero continua controlando 49%, e tudo o que é estratégico nos aeroportos do Galeão e de Confins. Fora os investimentos obrigatórios.

        E como isso é Possível, como é possível que AEROPORTOS DEEM MAIS CAIXA PRO ESTADO DO QUE UMA VALE DO RIO DOCE???

        Talvez a Suíça como caso Propinoduto e as Ilhas Virgens com o caso da Privataria expliquem!!

        Pois é… e então, é esse governo ou TODOS OS GOVERNOS QUE ROUBAM??

        E mesmo assim É A DEMOCRACIA QUE DEVE RESOLVER SEUS PROBLEMAS INTERNOS, de forma civil, é o povo que deve exigir e cobra, pressionar e fazer mudar, não golpes militares que fariam somente apoiar alguns membros da sociedade que ganham com isso, seria um retrocesso, POIS O POVO NÃO APRENDENDERIA A FAZER PRESSÃO, mas continuariam acreditando em “Salvadores da Pátria”, o que é uma das razões de votarem errado em período democrático!!

        Então as tuas são e sempre serão palavras de ordem ideológico mesmo, sem substancia alguma, só slogans que se repetem pra consumo das mentes fracas e que precisam desse produto pra sentirem-se mais convictas de suas crenças!!

        Valeu!!

    • Ah tá, agora ter confiança em suas forças militares e ser golpista Franco ?
      Vocês adoradores do velho alemão maluco, não conseguiram coopta-las ideologicamente as tornando melancias, verdes por fora, e vermelhas por dentro, e as consideram golpistas?

      Quer falar de golpe franco, que tal isto ?
      https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1471924_712988268712957_1800351386_n.jpg

      https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/p480x480/1459721_712985778713206_390511878_n.jpg

      https://www.youtube.com/watch?v=iR9mFvScJMc

      • Capa Preta,

        Não falei isso aí!! Eu sempre confiei nas forças armadas e até eles lendo todas as coisas que escrevo pela internet veem isso… isso é jogo baixo politico, é colocar palavras na boca do outro!!

        Todos esses links que trouxe não são nada mais do que filosofias ideológicas… MAS PROVAS MATERIAIS DA ESQUERDA TENTANDO GOLPE DE ESTADO COMUNISTA NINGUÉM VIU AINDA E NEM VÊ EM LUGAR ALGUM NA INTERNET OU DO PAÍS, POIS NÃO EXISTE… já pra gente incitando GOLPE DE ESTADO pela direita NÃO FALTA MATERIAL NA INTERNET E PELO PAÍS!!

        Notou a diferença… OPOSIÇÃO POLITICA NA DIFAMA É FÁCIL, quero ver vencer na politica sem golpe e com programa politico pro povo votar.. alias nem isso a direita prece ter pra mostra pro povo, só tem isso aí, alarmismo sem fundamento!!

        Valeu!!

    • Matou a pau caro Francoorp, em poucas palavras disse tudo. O pior é que muitos militares – saudosistas da matança, perseguição e tortura de brasileiros nacionalistas e malas cheias de dolares – estão sempre ávidos, esperando o dia “D”. O povo brasileiro realmente está em maus lençois, os ianques disfarçados de militares brasileiros podem voltar para fazer o serviço imundo das auto-proclamadas “elites” mercenárias brasileiras. Com certeza agora serão 06 malas cheias de dólares, o País cresceu, as riquezas melhor conhecidas do País hoje são muito maiores e o brasileiro já bastante ultrajado e imbecilizado com o vira-latismo consciente e inconsciente, talvez umas 3 ou 4 malas já sejam o suficiente…Isso dói na alma…como pode existir esses alienígenas criminosos, quando isso vai acabar e a nação brasileira poder viver em paz, feliz, independente, soberana e rica ????

      • Pra acabar com o Brasil é só esperar mais um tempo de administração petista e vc verá o caos… esse país só não foi a bancarrota ainda porque é podre de rico em recursos naturais… espere e verás… ainda mais se só sobrarem preguiçosos e incompetentes esquerdopatas… puft…

  3. Olhando pelo lado ”positivo” …65,4% (Forças armadas) x 4,9%(partidos políticos ) .e um dado expressivo ..bem expressivo ……com a nossa situação atual hj eu acho q a pop brasuca .. comemoraria um ”golpe” ou ”intervenção”’ tendo como objetivo uma nova constituição …..Ao meu ver ..hj temos 3 caminhos … 1 opção e o meu favorito seria o do ”Golpe”(minha opção n acredito mais no nosso modelo de democracia … visando uma nova constituição.. essa atual ja se perdeu .. foi descaracterizada ) …. n acho q o Brasil sofreria com embargos .. poderia sim sofrer com a confiança do investidor externo .. mais acho valido uma ”crise” ..por exemplo .. com uma nova carga tributaria .. e ctz q nosso PIB a curto prazo poderia sofrer um ”encolhimento”.(de 6 pra 8 economia do mundo … so um exemplo ) …o 2 caminho ..confiar num novo Partido … novo presidente ..e q esse sujeito recoloque o Brasil nos trilhos (..Aécio ?? .. Campos/marina ?? …..difícil ….quem deve votar nesses candidatos .. vota mais pelo desespero de n ter mais o PT como ”partido da situação” .. do q por propostas dos 2 candidatos … eu mesmo sou um exemplo claro disso… ”a espera de um milagre”..~~ )…. e o 3 e ultimo ..abraçar a revolução e dalhe Dilma por mais 4 anos … ”Viva a Revolução ??” … ai e seja o q Deus quiser…..mais e difícil crer q um partido político q n conta com la grande apoio popular ( lembra dos 4.9 % ?? ) .. n tem ainda o apoio incondicional das forças armadas( nem deve ter )… da policia…. mt menos da PF … simplesmente se ”impor”.acima de tudo e todos …vejo sim um risco real de uma guerra civil ( militantes do PT .. MST .”PSTU” . ”cubanos” …”black blocs”..campanha na mídia visando ate um ”racha” .na própria forças armadas .. e ”massa de manobra”…etc etc .) ao meu ver o risco e real …..heheheheeheh ”apocalipse tupiniquim” ?? sei la ..mais quem sabe …
    na ordem . ”2”… ”3” ”1” .. se espera o ”2” … mais se o ”3”.. for o ”caminho” … vamos pro ”1”.. so minha opinião

  4. O problema do nosso país é um só: ESTADO MASTODONTE governado por corruptos, NAS TRÊS ESFERAS DE PODER… somos aviltados todo tempo por uma carga tributária nórdica e recebemos em troca serviços públicos de Bangladesh, pois o tesouro da nação é desviados por propinodutos tão grandes que nem um país trilhardário como o nosso não aguenta manter… ESTADO MENOR E MAIS EFICIENTE… eis a resposta para melhorar a situação do povo… e claro, MENOS IMPOSTOS E MENORES… só isso já nos colocaria em situação extremamente melhor do que a atual… o duro é convencer quem está mamando grosso nas tetas do estado ser menos ganancioso… agora, as FAs tem moral, AINDA, porque não se corromperam, pelo menos na base, o que não posso dizer dos comandantes, visto que já citei que tive informações que estão se esbaldando em verbas federais para se calarem frente ao que se passa contra a soberania deste país… ESTAMOS ALERTA !!!…

  5. Esta pesquisa nao passa de uma palhaçada contratada por alguem que quer manter os milicos orgulhosos ,veja bem : nos ultimos anos oque se veh sao uma chuvarada de noticiarios alardeando as açoes perpretadas pelos GOLPISTAS de 64, nas escolas a mulecada esta sendo preparada para ver os milicos como opressores e se compararmos o diabo lucifer com os politicos brasileiros o povo sera favoravel ao diabo, nao existe uma desgraça que colocada ao lado de politicos que deixaria de ganhar no quisita confiança, entao estas balelas so servem para passar tempo, se tudo isto nao bastasse ,ainda existe por parte da grande RALEH semi-analfabeta ,o total desconhecimento do papel constitucional das FAs, entao deixemos de rasgaçao de seda !

  6. para quem leu a matéria toda e não apenas o titulo ,esta escrito que todas instituições perderam votos
    mas temos que lembrar que esse ano fomos vitimas do facebook cia ,que tentou fazer uma primavera em nosso pais
    o que ocorreu eles não conseguiram e o facebook hoje tem um numero muito maior de idosos para poder conversar com parentes entre os estados de graça do que aqueles jovens que acharam que poderia mudar o mundo
    eu mesmo não uso mais essa porcaria todo mundo la virou santo ,so tem santo do pau oco ,bando de falso o politico a policia ,os médicos ,os militares e por ai vai sai da mesma sociedade e essa sociedade ao avaliar mau essas instituições não percebe que esta se auto avaliando
    o dia que o brasileiro perceber que o mundo mente para poder arrotar caviar ,ele vai ser menos sincero
    a Noruega e a suecia são o povo mais mentiroso do mundo la eles falam que são melhores em tudo mas é mentira so para falar que é o primeiro
    já o brasileiro com sua sinceridade rsrsrsrs

Comentários não permitidos.