Arábia Saudita deixa oficialmente o Conselho de Segurança da ONU

A Arábia Saudita decidiu sair do Conselho de Segurança da ONU. As autoridades do país informaram a decisão por escrito ao secretário-geral da organização, Ban Ki-moon.

A decisão da Arábia Saudita sobre a saída do Conselho de Segurança da ONU foi tomada em meados de outubro do ano corrente, mas as autoridades notificaram oficialmente a organização somente ontem.

Segundo a carta, a Arábia Saudita “não pode ser membro do Conselho de Segurança, para o qual foi eleita em 17 de outubro”.

O documento assinado pelo representante permanente da Arábia Saudita na ONU, Abdullah Moallem, disse que seu país ainda está disposto a cooperar com as Nações Unidas “em favor da paz e do desenvolvimento global”.

Fonte: Voz da Rússia

5 Comentários

  1. Na verdade que ”graça” em ser membro provisório desse conselho, se na verdade você não decide nada ?
    A Arábia Saudita e ainda vai economizar uma verba boa !

  2. AAAAAAAAA ta bom, vao cooperar financiando um enxame de homem -supositorios-bombas , este eh o conceito de paz dos queridinhos de deus !!!!!!!

  3. A mim parece mais que é o reconhecimento simples e claro, sem meias palavras ou jargões diplomáticos, de que a ONU não é mais (talvez nunca tenha sido) realmente a organização que deveria ser… e não vale a pena, mais, lutar para ser parte disso.

    De certa forma isso ficou bem claro quando, contra a ONU, os EUA invadiram o Iraque. Ou seja, mesmo uma “coalizão” de países importante do mundo todo tem poder de influência ou decisão diante do poderio e, de certa forma, da arrogância do “Tio Sam”

    Um país sem representação séria com relação às suas Forças Armadas, e reconhecidamente corrupto, e sem um serviço de inteligência sequer razoável, e que vem apoiando regimes altamente totalitários da América Latina, como o Brasil, ser sequer cogitado para o Conselho de Segurança da ONU, sem dúvida beira o ridículo.

    Deixando de lado a cultura e os costumes próprios daquela região do mundo… a ONU me parece não ter mais condições de representar ou permitir a integração multicultural inicial do seu projeto… algo novo precisa ser feito… e isso começa com o desmantelamento do velho, do que não funciona!

    As organizações como a Organização Mundial do Comércio, entre outras, vão continuar atuando na integração “razoável” das culturas entre os povos, através da língua mais comum falada neste planeta, o COMÉRCIO.

Comentários não permitidos.