Satélite europeu GOCE afundou no Pacífico

A sonda destinada a pesquisar o campo gravitacional da Terra, por fim foi destruída pela própria gravitação do planeta: a cerca das 02h42, horário de Moscou, o aparelho saiu de sua órbita, e seus destroços, passando pela última vez sobre a Antártida, afundaram no oceano Pacífico, informam estações de observação.

Esta foi a primeira, nos últimos anos, queda descontrolada de um grande aparelho espacial que atraiu a atenção de especialistas – até o último momento não ficou claro onde cairiam os escombros. Houve também opiniões que isto poderia acontecer no território do Brasil.

Esta incerteza foi associada com o caráter único da órbita polar da própria sonda, o que nos últimos meses voou a uma altura de apenas 224 km sobre a Terra – a menor altitude entre os satélites artificiais. Esta órbita baixa definiu o movimento do GOCE e, no fiml, sua queda descontrolada.

 

Fonte: Voz da Rússia

2 Comentários

  1. PENSEI QUE FOSSE CAIR NO BRASIL…
    ALIÁS, JÁ ENVIARAM ATÉ LIXO PARA CÁ, SERIA MUITA COINCIDÊNCIA ESTE SATÉLITE CAIR JUSTAMENTE AQUI. BEM QUE PODERIA TER CAÍDO LÁ PROS LADOS DE BRASILIA…

Comentários não permitidos.