Navios de guerra russos irão patrulhar mares árticos

Em reunião com oficiais das Forças Armadas russas, o ministro da Defesa, Serguêi Choigu anunciou a criação de uma força-tarefa composta por navios quebra-gelos. “Espero que, até 2014, consigamos encontrar possibilidades adicionais para prestar assistência e apoio a embarcações que circulam pela rota ártica”, disse o ministro.

O extremo norte é uma importante base de recursos da Rússia, e a exploração do Ártico ajudará o país a cumprir as metas a longo prazo de desenvolvimento econômico, segurança energética e competitividade no mercado mundial.

O ministro não citou os tipos de navios que vão integrar o conjunto, porém, segundo os especialistas, basta reforçar o casco, hélices e mecanismos de direção dos navios existentes antes que comecem a operação no Ártico.

Choigu também mencionou a necessidade de construir um novo material de guerra para as guarnições do Exército estacionadas no norte do país. O reforço das unidades navais e terrestres das Forças Armadas russas no Extremo Norte está previsto nos Princípios Fundamentos da Política Nacional da Rússia no Ártico.

Os soldados e oficiais das unidades árticas serão treinados em conformidade com um programa especial e receberão um uniforme resistente a frio, novos meios de comunicação e blindados com elevada capacidade off-road. O contingente de tropas árticas contará com até cinco mil efetivos.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1bmelJM” standard=”http://www.youtube.com/v/z_kVJA1N5-k?fs=1″ vars=”ytid=z_kVJA1N5-k&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7406″ /]

Também será dada continuidade aos trabalhos de modernização da rede de aeródromos e infraestrutura portuária da zona ártica, com instalações na Terra de Francisco José e nas Ilhas da Nova Sibéria. O aeródromo da ilha de Kotelni, que faz parte das Ilhas da Nova Sibéria, já retomou suas atividades e recebeu o primeiro avião militar An- 72 no final de outubro passado.

Fonte: Gazeta Rússa

7 Comentários

    • Um detalhe giancarlos, os russos já tem os maiores quebragelos da atualidade, são os quebragelos nucleares da classe Arktika. Não se esse seria da mesma classe.

    • rsrsrsrs… por coincidência, assisti novamente “Firefox” a dois dias… impressiona um filme rodado em 1982 ser tão bem dirigido… lógico, pelo Clint Eastwood… talento a toda prova… ninguém faz filmes como os yankes… são especialistas na arte, como em muitas outras…

      • Foi assunto principal na segunda-feira seguinte ao dia no qual a Globo exibiu o filme, não me lembro se sexta ou sábado. Aquele sistema de comando de voz era o bicho, me lembro.

Comentários não permitidos.