EUA já se posiciona para garantir quinhão no mercado iraniano

Irã e potências ocidentais ainda negociam acordo de aproximação, mas representantes do setor econômico americano já se preparam para eventual queda das sanções. Eles olham para um mercado de 80 milhões de consumidores.

Uma notícia divulgada nesta segunda-feira (11/11) deverá elevar os ânimos de empresários em países ocidentais. Autoridades iranianas anunciaram que Teerã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovaram um cronograma de trabalhos conjuntos.

Segundo o chefe da organização de energia nuclear do Irã, Ali Akbar Salehi, isso foi possível por meio dos avanços nas negociações em diversos setores, apesar de nada de concreto ter saído do encontro entre o Irã e o chamado Grupo dos 5+1 (cinco potências com poder de veto no Conselho de Segurança mais a Alemanha), encerrado neste domingo em Genebra.

Ainda é cedo, portanto, para se falar de normalidade nas relações entre o Irã e os países ocidentais, mas recentes declarações do presidente Barack Obama também agradaram à comunidade de negócios em ambos os lados da mesa de negociações.

Obama disse que os EUA podem cogitar um afrouxamento moderado das sanções, ressalvando, no entanto, que a estrutura delas permanecerá inalterada até ficar claro que o Irã vai mesmo se ater às regras do jogo. “Nós podemos fazer um teste e não precisamos, no momento, retirar nenhuma sanção”, declarou Obama.

Mas, para o presidente da organização independente Conselho Nacional Iraniano-Americano, Trita Parsi, justamente isso é necessário. Quanto mais cedo as sanções contra o Irã forem suspensas, melhor, argumenta.

“O maior perigo é que as sanções sejam relaxadas muito lentamente”, disse o fundador da organização que representa os interesses dos iranianos residentes nos Estados Unidos. “Assim, os iranianos teriam a impressão de que o Ocidente não estaria cumprindo sua promessa. E isso poderia levar ao fracasso das negociações.”

Empresários ocidentais já estariam de sobreaviso. “Até onde eu sei, o Irã já está estendendo os seus tentáculos no mundo empresarial americano”, afirmou Alex Vatanka, especialista em Irã do Instituto do Oriente Médio em Washington. “A esperança é que os lobistas americanos defendam as propostas iranianas junto a representantes do governo, argumentando que as sanções devem ser suspensas para que o comércio possa começar.”

Penas duras

As sanções impostas por Washington contra o Irã já duram, em parte, mais de 30 anos. Devido ao suposto apoio a terroristas e à suposta ambição por armas de destruição em massa, em 1995 o então presidente Bill Clinton impôs um embargo comercial ao país asiático. Na administração Obama, as restrições comerciais foram ampliadas. Desde 2011, por exemplo, elas afetam também a indústria petroquímica iraniana.

Agora, com a perspectiva de que elas sejam afrouxadas, chefes das grandes petrolíferas já estariam procurando um contato mais próximo com o Irã, afirma a mídia americana. Segundo as reportagens, eles se encontraram com o ministro iraniano do Petróleo, Bijan Zanganeh, à margem da recente Assembleia-Geral das Nações Unidas. Os americanos não querem que empresas europeias como Shell e Total assumam a totalidade da exploração de petróleo no Irã.

Zanganeh, por sua vez, afirmou que o afrouxamento de sanções poderia significar um ingresso de 55 bilhões de dólares somente com as exportações de petróleo.

Na opinião de Vatanka, o mercado iraniano não seria lucrativo somente para empresas de gás e petróleo. Também seria possível ganhar dinheiro com o setor de telecomunicações e aviação ou com bens de consumo ocidentais, que os iranianos estão ansiosos para comprar.

Carros, por exemplo. A General Motors já está se colocando em posição de largada. De acordo com o jornal francês Le Figaro, a montadora de Detroit pretende iniciar uma parceria com a fabricante de automóveis iraniana Khodro. Assim, a empresa americana tiraria a concorrente francesa Renault desse mercado.

De olho nos americanos

Segundo Vatanka, as empresas americanas estariam em vantagem em Teerã. Apesar de grandes firmas alemãs, francesas, britânicas ou italianas serem importantes, a prioridade em Teerã é trazer de volta ao país o maior número possível de empresas americanas.

O Irã tem em vista principalmente aquelas que faziam negócios em larga escala no país antes da revolução de 1979. “A esperança é que essas empresas, que podem ganhar dinheiro no Irã, exerçam em Washington um contrapeso frente aos grupos lobistas que trabalham contra o Irã”, diz Vatanka.

Mas a corrida pelos negócios no Irã não começou somente no setor automotivo. Com uma população de quase 80 milhões de pessoas, o país possui o maior mercado consumidor do Oriente Médio.

Tanto europeus quanto americanos já estão se posicionando para garantir o seu quinhão nesse mercado bilionário que se anuncia caso as sanções venham, de fato, a ser abolidas. Mas os europeus podem sair perdendo, já que decepcionaram os iranianos, argumenta Vatanka.

Segundo o especialista, o Irã tem a impressão de ter sido prejudicado no passado. “Eles [os iranianos] pensavam que havia uma diferença entre fazer negócios com os europeus e com os americanos. Agora acham que, sob a liderança dos americanos, os europeus lhe deram as costas, sem ter seguido um caminho próprio.”

Assim, a pergunta em Teerã é: “Por que devemos acreditar que temos alguma vantagem com os europeus se a única potência que nos interessa politicamente, em questões nucleares ou em outros assuntos, são os Estados Unidos?”

Ainda não se sabe se as sanções serão de fato afrouxadas. No Congresso dos EUA já cresce o número de vozes que querem dar continuidade às sanções. Não só a Casa Branca alerta que isso arruinaria todas as possibilidades de um consenso em torno da questão nuclear.

Fonte: DW.DE

22 Comentários

  1. kkkkkkkkkkkkk

    E agora?

    Agora que os Queridos, Amados, Idolatrados, Salve-Salve USA estão “amigos” “doziranianus feiu e bobo”, será que, como num passe de mágica, os persas vão virar os mocinhos da história ?

    Será que, pelo simples fato de estarem mais próximos da Vaca Sagrada, isso vai fazer a Veja (revistinha da arvrinha) e os Americanopatas (não mais que de repente) mudarem de opinião ?????

    .
    Sabem como é né?

    .
    “É CARO PRA MANTER” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    .
    “NÃO TEM AVIÔNICA OCIDENTAL” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    .

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • EU, admirador de tecnologias americanas ,sempre defendi a aproximaçao com os persas , NAO POR MEDINHO BOIOLA,mas por ter conhecimento do jugo sujo saudita !

  2. ”EUA já se posiciona para garantir quinhão no mercado iraniano”

    Esse pessoal esta achando que o Irã é ingenuo, que é só da umas bugigangas Made USA para eles e toda aquela celeuma que dura décadas sera esquecida !

    E os israelenses ? a reportagem deixou de mencioná-los, ficarão de braços cruzados vendo tudo isso acontecer ? e os mísseis balísticos iranianos capazes de atingir Israel e que segundo fontes israelenses em breve poderão alcançar o EUA ? ! de repente não se leva em consideração mais nada disso em função do comércio com os EUA ?

    Para mim o reporte ta viajando muito,essas hipóteses por ele apresentada estão longe de acontecer !

    • Pelo que vejo PERDERAM O TEMPO ÚTIL PRA PARAR O PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO… e querem como disse “Dar Espelhinhos” por nativos.. hahah!!

      Parece que o quadro Geopolítico do Oriente Médio está mudando… pelo visto teremos um equilibro do terror, e todos sabem o que isso significa… PAZ e diplomacia pra resolver os problemas!!

      E o Irã não seria louco de atacar ninguém, seria varrido do mapa rápido e sem chances de resposta… levará ainda muito tempo pra alcançarem o mesmo nível de Israel em potencia de fogo numérica e de meios de lançamento… mais de Década!!

      Pelo visto o Teatro de Operações da região está mudando… Tem agora o Irã pra chamar nas mesas de negociação sobre a região, e isso vai aumentar os custos diplomáticos pra OTAN!!

      Como vocês viram não estou do lado de ninguém, só analisei a situação, E CONCORDO CONTIGO CÉSAR PEREIRA… entre o OCIDENTE propor e o IRÃ aceitar tem um “Golfo” no meio… o “FILME” mudou o final!!

      Valeu!!

  3. por LUCENA
    .
    .
    .
    É impressionante a desfaçatez da política externa americana,satanizaram o Brasil por esse procurara de uma forma mais civilizada resolver a questão iraniana,onde até o Lula fora chamado de ingênuo por muitos falastrão,inclusive pelos 5° colunas que estão “hospedados” no Brasil.
    .
    Agora !…cade os agentes ati-brasil,os americanófilos…os sionistas…oquê estes vermes acham da sua vaca-sagrada…..como a palavras, os pária que padecem de complexo de vira-lata.
    .
    Quem estava certo e quem estava errado..só o tempo para desmascarar os canastrões….Hahahahah

  4. O EMBARGO CONTRA O IRÃ FOI UM FRACASSO… Do mesmo tipo de fracasso que foi o embargo à Índia e Paquistão nos anos 90 depois dos testes Nucleares reciprocos… A Índia cresceu TECNOLOGICAMENTE E INDUSTRIAL em tudo… Misseis, helicópteros, Caças, marinha… TUDO!

    Por isso agora se “Conversa” sobre a revogação do embargo… SE TIVESSE FUNCIONADO ESTARIA MAIS PARECIDO COM O IRAQUE PRÉ 2003… Nada de CONVERSA, LEVA É BOMBA NA CABEÇA, FICOU FRACO DEMAIS PRA RESISTIR OU TER O QUE NEGOCIAR!!

    Pro pessoal que apoia esse tipo de tática covarde contra os civis, bem, meus pêsames pra essa tua ideologia, mas países que tem matéria prima industrial, matéria prima energética, indústria de base e pesada, terras cultiváveis, fontes de agua, indústria farmacêutica e educação de médio nível em área cientifica não cai perante embargo, PERGUNTEM PROS INDIANOS, IRANIANOS, E URSS!! Quem não tem essa combinação de fatores sim pode virar escravo e cachorro morto com bomba na cabeça!!

    Duvido que o Irã queira baixar a guarda, no fim está tendo é lucro com o embargo, sendo forçado a fazer tudo sozinho, com as próprias forças e está indo bem.. misseis anti-navios produzidos em séria, lanchas velozes, baterias antiaéreas… O POVO NÃO ESTÁ COM FOME E NEM FALTAM REMÉDIOS, a fase mais difícil do embargo já passou, E O IRÃ ESTÁ VIVO E VEGETO, E PRODUZINDO MAIS TECNOLOGIA PRÓPRIA DO QUE NUNCA antes na história do país!!!

    E pensar que algumas vezes fiquei gastando teclado com gente que não queria ver a verdade, que citava “Conversa de Revistinha Partidária”… “NINGUÉM SOBREVIVE A UM EMBARGO”… “É O FIM DAS ESPERANÇAS SER EMBARGADO”… “TEMOS QUE OBEDECER SENÃO TUDO ESTÁ PERDIDO”… mas quando se entra no estudo dos detalhes não consegue falar mais nada, se perde sempre em “GENERALIZAÇÕES FÁCEIS QUE LÊ POR AÍ”!!

    Paciência, mais uma vez a REALIDADE DO MUNDO DEMONSTRA MEUS PONTOS DE VISTA SOBRE OS EMBARGOS… Mais uma vez a parcialidade ideológica PERDEU!!

    Agora é SÓ ESPERAR pra ver a realidade do mundo confirmando tudo!!

    Mas dentro desse tema “Investimentos”, bem… eu não vejo possibilidades de investimentos a curto prazo… melhor esperar mais alguns anos pra ver um fundo de investimento que valha a pena considerar, até lá… NADA DE ACREDITAR NESSA CONVERSINHA MOLE DE IMPRENSA PAGA pra falar tudo isso aí na cabeça de investidor “Maria Vai com as Outras”… Tem que ser meio burro pra cair nessa venda de participação em algum fundo que pagou essa matéria pra arrecadar fundos de alto risco… pelo menos por agora!!

    Melhor esperar… pelo menos eu espero, sou paciente como já se demonstrou!!

    Valeu!!

    • Pois é Francoorp, a um ano atrás as notícias eram: Israel pressiona EUA…. EUA diz estar preparado para o Irã…. mimimimimi……mimimimi….

      E agora, o que temos? 🙂

      O mundo dá voltas mesmo!

      Sds.

  5. sera que por isso a frança agora quer ganhar dinheiro de israel ,e arabia saudita
    enquanto os estados unidos querem ganhar dinheiro com os iranianos
    uma coisa é certa se isso acontecer ,vocês vao perceber que os sionistazinhooooos
    do site vao começar a falar mau dos estados unidos ,e começar a exaltar a frança .pode esperar que vocês vão ver
    e com certeza os mesmos continuarão a falar mau do brasil ,pois nos recebemos eles de braço aberto esse foi nosso erro !!!!!

  6. É isso aí tio san “quando a farinha é pouca meu pirão primeiro” .Inimigos inimigos negócios a parte.
    Vamos ver qual lobby é mais forte: se o lobby do complexo industrial militar ou se o lobby dos comerciantes capitalistas que não veem cor,religião ou doutrina são guiados ao sabor dos negócios.
    Estou igualmente curioso para ver o posicionamento de Israel.

  7. Senhoritas, negocios sao negocios, o erro americano foi evitar uma aproximaçao com os persas desde a decada de 80, agora nao adianta destilar perulas tipo: O Ira nao e´´ingenuo e bla bla bla.Eles querem ,precisam e podem pagar por tecnologias ocidentais e´perfeitamente possivel manter uma relaçao economica de vias duplas com otimos resultados para ambus ,sem necessariamente ser prejudicado ideopoliticamente por ela , mas latrinos trash nao alcançam esta logica trivial ! que peninha, o medinho de uma russia cercada por demonios yankes deixa a turma em polvorosa kkkkkkk

    • Negocio sao negócios?

      Quer dizer que o fato de a VACA SAGRADA se aproximar do Irã é plenamente justificável…

      Mas quando o Brasil faz isso, é execrado né?

      Huuhauhahuahuahuhuauhauhahuauhauhauhhau
      Huuhahuahouauhauhuhahuahuahuahuauhhuauha
      Auhuhahuahuauhauhuhauhahuahuauhhuahuahua

      Vcs americanopatas sao tão sebosos quando o totem que vcs idolatram

      Só faltam vcs se colocarem de ante de espelho pra se enxergarem,

  8. Os Vaders da vida enfiam a língua no rabo nessas horas….

    Os EUA agora vão negociar com “oziranianu feiu e bobo”

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Em pensar que quando o Lula fez a mesmíssima coisa ele foi execrado… O grande detalhe é que o Lula se aproximou do Irã com uma justificativa muito mais nobre do que a lenga lenga de “negócios sao negócios”: ele tentou contornar uma crise que afetaria toda economia do Globo…

    Agora, que o “Galeto Sagrado de Diamante” se aproxima dos persas, existe uma justificativa: negócios sao negócios !!!!!!

    Pois bem… Acho que todos que execraram o Brasil devem uma desculpa ao Lula… Ou então, para menterem a coerência, que execrem os USA tb!

    • Nao me meto com vc, vc ja eh apaixonada pelo Vader ,kkkk, mas entenda uma coisa , os amados AMERICANOS se aproximam para faturar dindim persa, o brasil se aproximou para fazer pirracinha contra o supremo imperio, coisa que a sargentona tratou de pular fora ,ela viu que aquilo nao era lugar seguro para um gigante em coma ,kkkk,to felis ,acho que o GALO vai faturar o mundial, o cruzeiro ja passeou no brasiçleiro, rste sera o ano dos comedores de queijo( como disse o ilustre pe-de -cao)

  9. Pelo andar da carruagem, os yankes deram a volta nos persas com acordos vantajosos, visto que os mesmos estavam numa pindaíba… talvez não tivessem escolha… quem sabe agora abandonam os demais atrasados que não são capazes de ultrapassar os EUA tecnologicamente e comercialmente mas querem ser oposição… querer não é poder… quem sabe faz a hora não espera acontecer… rsrsrsrsrss… e to achando que o Irã previu que se ficasse na reta defendendo o avanço ocidental rumo a Pequim a coisa ia feder para eles… a China deve ser a bola da vez… a Rússia, penso eu, vai se abster e se fechar como uma ostra… vai começar a batalha sino-americana… e o que vai ter de esquerdalha torcendo para os chinas não cabe no gibi… rsrsrsrsrsrs… eles tem essa tendência de sempre estar do lado errado… por isso são todos idiotas úteis…

    • zoinho azul são tantas bolas da vez que você e os estados unidos estão levando ate bolada pelas costas rsrsrsrs
      zoinho azul defensor dos frascos e comprimidos rsrsrsrs
      não cansa de errar !!!!
      errar é humano caro idiota inútil rsrsrs ,mas persistir no erro é psdbstas !!!!

      • Vc foca tanto do psdb que acaba gerando desconfiança,existindo a hipotesi de vc ter sido violentado por algum tucano kkkk, na boa carapalida, nem todo mundo que se posiciona contra os estelionatarios do pt ,sao psdbistas ,ja pensou nisso $Faça um esforço ,vai arder mas vc vai alcançar esta compreençao !

Comentários não permitidos.