Egito está considerando compra de armas russas

Egito está considerando compra de armas russas

Cairo está considerando a compra de armas russas, anunciou o ministro das Relações Exteriores egípcio, Nabil Fahmy, em entrevista ao canal de TV Russia Today.

Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores da Rússia e do Egito vão se reunir no Cairo, nos dias 13 e 14 de novembro. Prevê-se que durante este encontro de formato “2+2” eles vão acordar as principais linhas de desenvolvimento das relações bilaterais, incluindo aspectos político, técnico-militar e econômico.

A mídia árabe alega que Moscou e Cairo estão em conversações sobre a assinatura de um acordo técnico-militar e que o primeiro contrato poderia ser concluído já durante a próxima reunião ministerial.

Fonte: Voz da Rússia

8 Comentários

  1. Trata-se de algo pouquíssimo provável. Em que pese a recente suspensão no envio de material bélico e ajuda militar feito pelos EUA em decorrência da deposição de Mursi, os militares egípcios, detentores do poder de fato por lá, são muito ligados aos EUA desde os acordos de Camp David. Em verdade talvez esteja até endurecendo um pouco para poderem retomar mais rápido os patamares da ajuda militar, que perfaz 1.5 Bi anuais. Ademais a própria fonte da notícia, um “jornal palestino”, e amplificada pela sempre grandiloquente e exagerada mídia russa em seu padrão Putin de qualidade, mostra que claramente pode se tratar de uma notícia plantada. Ou mesmo uma “barriga” igual à do F-16 israelense supostamente abatido sobre Gaza.

    No mais essa notícia repete o mesmo expediente de quando da visita de Shoigu ao Brasil. Alguém espertamente pagou a imprensa de esgoto dos Blogs governistas para divulgar que seria anunciada a revogação do FX-2 e a compra direta do Su-35.

  2. Faz muito bem o Egito

    e como não poderia deixar de ser, os adoradores do Bezerro de Ouro já começaram o mediocre festival de choro

    • Bacha:

      A meu ver é puro blefe egípcio. A questão fulcral é que ao que tudo indica os militares não gostaram muito da suspensa da ajuda militar feita pelos EUA na esteira da deposição de Mursi. Em termos concretos, além dos 1.5 bilhões anuais (algo que os russos em hipótese alguma podem cobrir), foram suspensas as entregas de 4 F-16, 10 Apaches, alguns carros de combate M-1 Abrams e um lote de mísseis Harpoon.

      Outro aspecto interessante, omitido propositalmente pelo saudosismo soviético da Voz da Rússia e sequer imaginado pelos tapadinhos de plantão (não ‘seu caso meu amigo!) é que, com os cortes no orçamento de defesa dos EUA o complexo industrial militar precisa buscar clientes no exterior. E certamente a suspensão da ajuda ao Egito, um dos maiores mercados de armas para o CIM, não repercutiu bem e está sendo objeto de intenso lobby justamente o reinício da ajuda.

  3. Eu acho que shantash Egito para retomar os embarques dos Estados Unidos

    Egito, e assim por compra de Rússia e vetolety novo sistema de defesa aérea

Comentários não permitidos.