Vitória surpresa no leste do Congo um crédito a força muscular da ONU

dossantoscruz1108
General de Exército: Carlos Alberto dos Santos Cruz

Tradução: E.M.Pinto

Um ano atrás, no leste da República Democrática do Congo parecia-se caminhar para uma guerra prolongada. O grupo rebelde M23 tinha tomado Goma, a capital provincial. Agentes humanitários e civis fugiram. A força de paz das Nações Unidas encarregada de proteger a cidade fora humilhada.

Mas esta semana, Goma está comemorando algumas surpreendentes boas notícias:

O M23 se rendeu. Seus soldados estão se desarmando. Seu líder, Bosco Ntaganda, será entregue ao Tribunal Penal Internacional.

A reviravolta decorre, em parte, a partir de uma experiência: a criação de uma nova unidade de soldados da ONU que receberam a autoridade e equipamentos para agir ofensivamente. A “brigada de intervenção”, composta por cerca de 3.000 tropas da Tanzânia, Malawi e África do Sul, é quase sem precedentes na história das missões de paz da ONU. Isso mostra que o mundo pode alcançar quando se soma aos pares uma força militar eficaz com diplomacia inteligente.

Comandados pelo General Brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz,  a unidade especial deu fundamental back-up para o exército congolês, a ação derrotou os rebeldes nas últimas semanas. A força liderada por Santos Cruz, que também dirigiu as operações de manutenção da paz no Haiti, foi amplamente elogiada por sua habilidade e profissionalismo. Anteriormente os capacetes azuis foram atormentados por alegações de má conduta sexual contra a população local, e seu mandato foi muito fraco para proteger os civis de forma eficaz.

Em situações cuidadosamente escolhidos, as forças semelhantes à brigada de intervenção poderia fornecer um mecanismo de custo efetivo e criativo para intervenção global, em nome dos países cujos exércitos incapazes de sufocar pro conta própria rebeliões e insurgências. Mas a ação militar por si só não teria sido suficiente para derrotar o M23.

O grupo é apenas mais um peão no tabuleiro de um jogo maior. Apoiado por Ruanda e, em menor medida, Uganda, é acusada de saquear os recursos minerais da região para o benefício financeiro de figuras importantes nesses dois países vizinhos.

Ruanda e Uganda negaram envolvimento, mas a prova tornou-se óbvia demais para ignorar. Em Julho, as autoridades americanas enviaram uma forte mensagem para o presidente de Ruanda, Paul Kagame, congelando 200.000 dólares em ajuda militar. No mês passado, os Estados Unidos invocaram a Lei de Prevenção de Crianças Soldados de 2008 para sancionar Ruanda e os financiamentos militares e treinamentos no estrangeiro foram interrompidos.

Assim como em especial, o secretário de Estado, John Kerry pegou o telefone e ligou para Kagame diretamente. Kagame, que tem sido o queridinho do Ocidente, tomou conhecimento. Kerry também nomeou seu ex-colega senador Russ Feingold como um enviado especial à região. Feingold viajou para a África três vezes desde setembro para participar em conversações sobre o destino da M23.

Este envolvimento sem precedentes dos EUA, ajudou na rendição do grupo. Agora que ele foi atingido, as autoridades americanas devem permanecer envolvidos. Dezenas de outros grupos rebeldes ainda estão ativos na região. O mundo deve aproveitar a oportunidade para acabar com os militantes sem lei e fortalecer o governo congolês. É hora do povo do leste do Congo obter a paz que merecem.

Fonte: The Boston Globe

22 Comentários

  1. 3 Coisas
    1-Parabéns ao General Santos Cruz, já provado no Haiti onde pacificou junto ao General Augusto Heleno um país devastado pro guerrilhas e onde a comunidade internacional inclusive os EUA, França e Espanha se mostram incompetentes.
    Em menos de um ano os rebeldes pediram água frente a ofensiva militar e diplomática, demonstração clara que não é só em toneladas de diplomacia que se resolvem os conflitos, quando os atores principais não são cerceados dos seus ganhos não se chega a lugar nenhum, a brilhante ação do comandante demonstra a que veio e nos orgulha de saber que no nosso exército há profissionais de ta magnitude.
    2- Apesar do entusiasmo, vejo com ressalva este tipo de intervenção pois claramente dá a ONU o poder de intervenção global acima das leis e interesses individuais de qualquer um, será que a ONU e seus patrocinadores entrarão na Síria para caçar e eliminar os mercenários assassinos que degolam e pilham hoje o povo Sírio sobre a alegação que estão lá para derrubar Assad?
    3- Este é o século da guerra na África, o mundo vai se degradar lá, e para quem vê Brasil e EUA inimigos, preparem-se não sei até quando mas muito do que verão será a chamada cooperação, a África tem novos donos e muitos disputarão isso nos bastidores a cooperação já existe.
    Abraço e Parabéns ao Gen. Santos Cruz e seus comandados.

    • Isso aí mesmo Edilson…

      PARABÉNS ao General e seus soldados em todos os aspectos… a vitória foi total!!

      Gostei da ação multipartes, ele soube interagir com soldados de culturas diferentes e doutrinas diferentes além é claro da questão “Burocracia ONU”, que ele mesmo já havia citado alguns meses atras…

      Essa parte do “Novo Poder intervencionista da ONU” que citou eu também vejo com ressalvas… isso aí tem que ser determinado melhor no cenário, isso tem que ser regulamentado MAIS CLARAMENTE!!

      Brasil e USA não são inimigos, são amigos, é justamente esse o problema… Amigos quase sempre na história são puxados pras guerras dos amigos, problemas dos outros que se transformam em nossos problemas também… e assim adeus à neutralidade brasileira!!

      Mas sem duvida que a África nesse século será a bola da vez, e o Brasil infelizmente não vai se ausentar desse campo de batalha, e nem seria possível isso vendo nossas relações com o continente!

      Nos encheu de orgulho General e ainda nos deu mais coisas pra pensar sobre o Continente Negro!

      Valeu!!

      • Eu acredito que você esta sendo afoito meu amigo Francoorp
        para não dizer ingenuo, ao afirmar que Brasil e EUA são ”amigos” e que o BRASIL vai dar adeus a sua já tradicional neutralidade para comprar a briga do amigo EUA !

        Você diz : ” que a África nesse século será a bola da vez,”mas na verdade ela nunca deixou de ser !

        Ao meu ver a diplomacia brasileira deve redobrar seus cuidados pois estamos nos envolvendo em algo grande e perigoso,agora é hora de agir com cautela para não comprarmos a briga dos outros e como você bem disse devemos sempre lembrar das nossas relações com o continente africano que me atrevo a dizer , são mais próximas que com o próprio Portugal !

        Um abraço para você meu amigo !

      • Falta apenas o tea party americano acordar para o fato de que o Brasil não é mais o quintal deles. Ou nos tratam com a deferência necessária, em todos os aspectos, principalmente tecnológicos, ou vão acabar perdendo o que poderia vir a ser seu principal e maior parceiro no mundo.

    • Permita me discorda em parte do item de nº 3, mas precisamente na parte
      ”…para quem vê Brasil e EUA inimigos, preparem-se não sei até quando mas muito do que verão será a chamada cooperação…”

      A ”cooperação” poderá até existir, em parte,mas devido aos acontecimentos ao longo dos anos eu cheguei a conclusão que BRASIL e EUA nunca serão amigos pois são dois gigantes de culturas distintas, e o BRASIL sabe que para ocupar o seu verdadeiro lugar no mundo ele terá que ”enfrentar” os EUA !

      Esse ”enfrentar” não quer dizer guerrear ,mas sim bater de frente em várias questões como comércio,diplomacia,economia e etc !
      Os EUA sempre foi um obstáculo ao desenvolvimento do BRASIL,cabe a nós contornarmos essa situação !

    • De acordo , nao vejo a menor possibilidade de um desentendimento entre brasil e EUA, ha um esforço (trapalhao )para demostrar que o brasil esta disposto a colaborar, mas que tambem estamos dispostos a opnar de igual pra igual ( pena que as FAs estao minguando),a qualificaçao dos oficiais brasileiros sempre foi admirada e invejada pelos EUA (por isso se esforçaram para manter o brasil bem mansinho),mas se surgir um alopradao mundial,concerteza os dois estarao juntos (espero que o aloprado nao seja um presidente americano,ai fudeu ! )

  2. “Este envolvimento sem precedentes dos EUA, ajudou na rendição do grupo. Agora que ele foi atingido, as autoridades americanas devem permanecer envolvidos. ”
    ———————–

    Em outras palavras: A ONU faz o trabalho pesado e o EUA quer colher influência e penetração…

      • Pois é PÉ DE CÃO,

        como bem lembrou o ViventtBR sobre o “corte de ridículos duzentos mil dólares”, que na verdade não custou um cent, ao contrário, economizaram U$200.000!

        E ainda tem a cara de pau de falar em:
        ————————
        “Este envolvimento sem precedentes dos EUA, ajudou na rendição do grupo.”
        ————————–

        “envolvimento sem precedentes”?
        Qual?
        Economizar 200.000 doletas, não gastas em ajuda militar e dar um …telefonema?

        Isto é puro oportunismo!

  3. Eu sei que isso foi só uma batalha,nessa guerra mas Parabéns ao General Santos Cruz!
    Eu me lembro que na ocasião em que o General Santos Cruz foi escalado para essa peleja na Africa eu disse que não havia pessoa mais qualificada pois poucos tem como nós brasileiros a gênese das três, oque nós proporciona a desenvoltura para atuarmos em qualquer lugar !

  4. Primeiro: Parabéns ao nosso General Santos Cruz por essa rápida e extraordinária vitória.

    Segundo: A notícia acima está bem estranha, pois parece realmente tentar valorizar a participação americana no ocorrido, em detrimento da ação decidida da ONU, pois…
    a quanto tempo que os americanos estão na África? E então derrepente um corte de ridículos duzentos mil dólares foram algo de suma importãncia para certas engrenagens se movimentarem?

    Terceiro: Se era uma questão de apenas dinheiro e envolvimento da diplomacia americana para que as coisas se resolvessem, então fica muito suspeito que só agora tenham se mexido. Justamente quando a ONU resolve partir para uma ação de força contundente.

    Por último: infelizmente os últimos dados históricos, sobre manipulações, nos mostram e provam que os americanos nunca foram nossos amigos. No máximo podem ser parceiros comerciais e só.

    Olhem esse simples sinal de como são as coisas…

    … a exigência de vistos de passaportes brasileiros já mostra muito sobre o que eles querem a nosso respeito (money)… nesta questão eles faturam mais de 300 milhões por ano com as taxas para retirada de visto. Será que eles vão um dia abrir mão dessa receita, em nome da tal amizade? O mais vergonhoso dessa humilhação é que ainda nossos milhares de turistas deixam bilhões em compras idiotas com eles todos os anos, mas mesmo assim somos tratados como suspeitos. Agora há a desculpa do terrorismo para tudo (rsrsrsrs) mas e antes?
    Respeito a competência americana, mas seremos eternamente manipulados e sugados por eles se acreditarmos nessa sua cínica caricatura de bons amigos.

    Já se vão décadas de vampirismo rasteiro.

  5. Parabéns ao nosso grande General Santos Cruz!

    “a criação de uma nova unidade de soldados da ONU que receberam a autoridade e equipamentos para agir ofensivamente.”: sinal de exclamação logo à frente….

    Com relação à Brasil e Estados Unidos, temos mais a ver um com o outro do que o contrário. Dependerá claramente dos tomadores de decisão de lá, porque aqui confiamos em tudo o que pudemos neles e eles sabem disto… se a coisa hoje começa à tomar outro rumo isto é em decorrência da própria atitude deles para conosco. A verdade é que o Brasil sempre quis ser considerado um aliado dos Estados Unidos, mas isto nunca ocorreu de fato. Nos tratam até hoje com muita subestimação. Não eximo nosso próprio país da responsabilidade compartilhada, não total, mas boa parte dela.

  6. Senhores,

    em que pese a tenaz atuação do general brasileiro, o exército congolês em ruínas parece ter sido ressuscitado (em termos operacionais), após profundas mudanças em sua cadeia de comando. Esta postura mais agressiva e eficaz por parte das FARDC com certeza estaria relacionada a reorganização maciça de altos cargos, onde numerosos generais foram substituídos enquanto outros foram recém-promovidos.

    Alguns detalhes que fizeram a diferença nesta operação já começam a vir a tona e uma delas refere-se a efetiva participação de Helicópteros ucranianos atacando posições em terra do M23, bem como a mortal participação de atiradores de elite da África do Sul e a artilharia que bombardeou os rebeldes incessantemente desde o inicio das operações.

    Apesar do fato de que a infantaria das FARDC fez o trabalho principal de envolver os combatentes do M23, pode-se facilmente argumentar que a MONUSCO foi fundamental para a vitória militar das forças congolesas contra o M23.

    Certamente as inúmeras mudanças de pessoal nos escalões militares mais elevados das forças congolesas e no componente da ONU, além da mudança na percepção de como se deveria agir neste conflito por parte dos encarregados desta organização internacional, foram as principais causas da dramática mudança no TO do Congo.

    Grato.

    • E com o certeza tendo acompanhado de perto todo este processo: Reestruturação do exército congolês, utilização de helicopteros russos, atiradores de elite sul-africanos, etc…O gen. Santos Cruz, quando retornar ao Brasil, certamente terá muito à agregar em termos de doutrina ao EB…

  7. Tá na hora do Brasil pular fora do Haiti, as gangues que antes foram eliminadas das favelas estão se armando e voltando a se impor, fora as doenças que estão dizimando a população. Já passou da hora do país sair de lá

    • Que é isso PauloR…
      Vou falar algo engraçado…
      O Haití é nossa estratégica base brasileira bem no rabo ianque.
      Devemos fortalecer os laços de amizade e ajuda com esse povo pobre e despreparado para seu erguimento social, e ao mesmo tempo disfarçadamente solidificarmos uma base lá. Coisa que ninguém conseguiu ao ladinho do grande lobo. O Brasil consegueria… Seria muito surreal..!!!!!!!!!!!

Comentários não permitidos.