Defesa & Geopolítica

Satélite europeu GOCE pode cair no Brasil na noite para 11 de novembro

Posted by

O satélite europeu GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer), destinado a pesquisar o campo gravitacional da Terra, pode entrar nas camadas densas da atmosfera na noite para 11 de novembro, comunica o Comando Estratégico dos EUA.

De acordo com a previsão, o satélite entrará na atmosfera em 10 de novembro, às 23h02 GMT (às 03h02 na hora de Moscou). A exatidão desta previsão é bastante relativa podendo oscilar entre 16 horas para mais e 16 para menos. Se o satélite entrar na atmosfera na hora prevista, o ponto de sua entrada está localizado precisamente sobre o território do Brasil.

O satélite GOCE, pesando 1,1 toneladas, foi lançado em março de 2009 da base espacial russa de Plesetsk pelo foguete russo Rokot. Motores eletro-reativos lhe permitiam descer e subir em órbita, para assegurar maior exatidão nas medições, sem o deixar cair.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/19b0ch3″ standard=”http://www.youtube.com/v/eHs1aMRulX0?fs=1″ vars=”ytid=eHs1aMRulX0&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2244″ /]

No dia 21 de outubro, porém, o satélite começou progressivamente a descer devido ao esgotamento da reserva de xenônio, necessário a sua propulsão. Característica única deste descida consiste no fato do computador de bordo e dos aparelhos, em vez de se desligar, terem continuado transmitindo para a Terra dados telemétricos em tempo real.

 

Fonte: Voz da Rússia

9 Comments

shared on wplocker.com