Satélite europeu GOCE pode cair no Brasil na noite para 11 de novembro

O satélite europeu GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer), destinado a pesquisar o campo gravitacional da Terra, pode entrar nas camadas densas da atmosfera na noite para 11 de novembro, comunica o Comando Estratégico dos EUA.

De acordo com a previsão, o satélite entrará na atmosfera em 10 de novembro, às 23h02 GMT (às 03h02 na hora de Moscou). A exatidão desta previsão é bastante relativa podendo oscilar entre 16 horas para mais e 16 para menos. Se o satélite entrar na atmosfera na hora prevista, o ponto de sua entrada está localizado precisamente sobre o território do Brasil.

O satélite GOCE, pesando 1,1 toneladas, foi lançado em março de 2009 da base espacial russa de Plesetsk pelo foguete russo Rokot. Motores eletro-reativos lhe permitiam descer e subir em órbita, para assegurar maior exatidão nas medições, sem o deixar cair.

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/19b0ch3″ standard=”http://www.youtube.com/v/eHs1aMRulX0?fs=1″ vars=”ytid=eHs1aMRulX0&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2244″ /]

No dia 21 de outubro, porém, o satélite começou progressivamente a descer devido ao esgotamento da reserva de xenônio, necessário a sua propulsão. Característica única deste descida consiste no fato do computador de bordo e dos aparelhos, em vez de se desligar, terem continuado transmitindo para a Terra dados telemétricos em tempo real.

 

Fonte: Voz da Rússia

9 Comentários

  1. Muito interessante, vai ser muito útil para a comunidade científica, a chance de analisar os efeitos da reentrada sobre um satélite é uma coisa muito rara e única. E se ele realmente cair sobre nosso país, oficialmente, será propriedade brasileira a partir do momento que toque o chão. Se sobrar algo, seria uma excelente ideia pegar os destroços para analisar e ganhar conhecimento sobre os tipos de materiais que melhor resistem as temperaturas da reentrada e os efeitos dela sobre os objetos.

  2. Titulo tendencioso pra car*^&.
    Se esse satélite estava em órbita baixa, deveria estar a mais de 24.000 km/h pra poder manter a trajetória estabilizada.
    Dizer que o satélite vai cair no Brasil quer dizer que ele vai tocar solo brasileiro o que me parece impossível pois no text eles afirma que o ponto de entrada será o Brasil. Ora, a essa velocidade, se o ponto de entrada for mesmo o Brasil, é seguro afirmar que esse satélite vai cair no mar ou mais longe, na Africa.

      • Quem disse que falei do lula ???… vcs se entregam facim, facim… sinal que a moral dele não tá lá essas coisas… falou em safado já se lembram dele… ele nem mais barba usa… tá feio a imagem do lulo-petismo… nem entre seus bajuladores…

      • Calma,não precisa levar a sério a sua primeira declaração e a minha réplica,que não bobas quase em tom de brincadeira tão a sério.Sua treplica foge um pouco do seu primeiro ponto de vista.

        Muita Calma nessa hora!!!.

      • Não tô nervoso… a marcação é cerrada e vc sabe disso… mas o pega moscas deu certo… foi só para constatar o que eu já sabia… saudações…

Comentários não permitidos.