Atualizado: Texto simples sobre as relações entre a Rússia, e o Brasil

russia brazil

Iliya Ehrenburg

A Rússia não é um rival geopolítico para o Brasil, e não o será em um futuro próximo. Distante, postada ao leste da Europa Unida e ancorada na Ásia, dona de seis fusos horários em suas fronteiras, as maiores do mundo, não compete à Rússia luta por recursos fora de suas terras em disputas com outras potências, e não se vê deles dependentes, portanto, sem atenção para os jogos das potências no globo, ao menos onde eles ocorrem com frequência: África, Sudoeste da Ásia, Oriente Médio e Pacífico Sul. Aos eslavos permanecem as preocupações de sempre, ou seja, a Ásia Central e o Leste da Europa, o que vale dizer, as antigas repúblicas soviéticas que constituem o entorno próximo.

A América Latina consiste para Federação Russa uma oportunidade comercial, onde ela procura para isso um nicho específico: produtos bélicos. A expertise russa para armas é bem conhecida, e estas são oferecidas sem exigência de alinhamento algum, afinal, o continente é distante e não oferece interesse outro que não seja os negócios. Oferecem os eslavos, armas por um bom preço quando comparadas àquelas dos fornecedores tradicionais, dos EUA e da Europa, desprovidas de custo político, proporcionando aos russos ganhos elevados, visto que são produtos manufaturados de alto valor agregado. Neste contexto, não estão desatentos às oportunidades possíveis de parcerias tecnológicas, haja vista que o continente possui capacidade industrial e acadêmica, ainda que não produza no mesmo volume das economias centrais. Em relação ao Brasil, os russos não invadem com produtos manufaturados o mercado latino – americano como fazem os chineses, que ano, após ano, ganham espaço dos nossos produtos com valor agregado.

Por outro lado, os EUA, posicionam-se de forma clara como um rival geopolítico do Brasil, investem de maneira inadvertida em bases militares no sub – continente latino americano, na Colômbia e no Paraguai, promovem tentativas de solapar o bloco comercial e político do Mercosul com oferecimentos de tratados bilaterais para os países membros, bem como patrocinando alternativas continentais ao bloco comercial do sul. Não contentes, realizam até mesmo atos diretos de sabotagem industrial, algo do qual foi vítima contumaz o nosso programa de lançadores. Não bastasse isso, embargam nossas commodities agrícolas sob a desculpa pueril de restrições sanitárias, o que afeta, por exemplo, a nossa carne não processada. Portanto, pode-se dizer que o recente escândalo envolvendo a invasiva espionagem dos EUA em nosso território é um capitulo, importante, de um modo especial de ver o mundo por parte dos anglos, onde estes se travestem de senhores, e o resto, de servos; fora deste papel estão aqueles que só podem ser considerados como… Inimigos.

A Rússia possui uma extensa base industrial aeroespacial, bem como de produtos derivados do petróleo, indústria automotiva, elétrica, eletrônicos, têxtil e de processamento de alimentos. A possibilidade de realização de negócios e de trocas comerciais, como se percebe, pode ir muito além da venda clássica de commodities, já que existe campo para comerciar produtos semimanufaturados e manufaturados, bastando para isso o esforço de enviar missões comerciais e de conhecer o mercado. Dado o fato de que não existem empresas brasileiras automotivas brasileiras, mas multinacionais aqui instaladas, a nossa indústria de autopeças, por exemplo, pode ofertar para montadoras russas, e fazer parte das cadeias de fornecimento para as montadoras russas, e vice versa. Possibilidades são muitas, basta, portanto, aproveitá-las.

Os EUA – quer se queira, ou não, estão presentes no mesmo continente, e por extensão possuem interesses que se chocam com os nossos, seja no subcontinente, seja em outras partes do mundo. É algo presente, e com o qual teremos que conviver. Isto não significa que precisamos tê-los como inimigos, como de fato não o são. Se por acaso, diz-se que dela nos encaram com desconfiança, visto que tratamos com Venezuela e Irã, isso em nada importa, pois nada muda, afinal, não são os lacaios aqueles que merecem respeito, mas aqueles que te encaram como iguais.

 

 

.

50 Comentários

    • Capa Preta…
      Querido cachorro… Simplesmente não há como você ir de Caracas, até Manágua, sem violar o “Espaço Aéreo da Colômbia” haja vista a disputa pelas ilhas no Caribe…

      Entendeste?

      • Você esta justificando a violação de um espaço aéreo soberano de uma nação ?
        Que tal se eles tivessem hããã…pedido permissão ?

      • Ele nem sabe o que aconteceu, mas como bom russófilo, criado por comunistas, não tem outra opção senão inventar desculpas para a cagada russa no nosso continente… é só um bajulador querendo chamar a atenção para ganhar algum carguinho federal…

      • Pensei na seguinte rota:

        Caracas, um sobrevoo por todo o Mar do Caribe, e posteriormente Nicarágua. Afinal estes aviões possuem autonomia de uns 12.000 km.

        Seria uma bela demonstração de força, sem gerar ruídos nas relações no nosso continente. De outra forma o governo bolivariano demonstrou ser um fantoche.

        Pena que o nosso governo não se posicionou contra esta invasão do espaço aéreo de um país soberano.

        Ou será que o governo bolivariano não tinha como encher os tanques dos aviões?

      • Seu texto esta legal , mas tentar justificar estas atitudes de moleques dos russos (nao tenho nada contra eles alias, admiro a perseverança do povo russo que sofreu por decadas nas maos dos vagabundos cumunas) eh no minimo hipocrisia ,se nao havia como ir ate nicaragua sem passar pela colombia ,eles deveriam requisitar a passagem, se fosse o GRANDE IMPERIO que tivesse invadido o espaço aereo de uma naçao lixo tipo venezuela a turminha de vermelhos cheiradores iriam rasgar milhoes de calcinhas , mas a atitude valeu, agora a colombia ira comprar caças F16 dos yankes !

      • Vocês estão enganados, os TU-16 voaram através de uma aerovia… Os bombardeiros não podem voar do jeito que querem, pois o trafego internacional é regulamentado. Tanto é assim, que quando nos deslocamos para participar da Red Flag, nossos esquadrões se deslocaram obedecendo a aerovia concernente; cabe dizer que os TU-16 não estavam armados.

        Portanto, observa-se que a Colômbia quis apenas tocar tambor, como boa lacaia…

      • Não entendi ???… “vermelhos cheiradores” ???… com certeza não é de calcinhas… rsrsrsrsrsrs… deve ser de cueca “freada”… rsrsrsrsrss…

  1. Nossas relações com a Russia, com os EUA, com a China, Marte, Cudumundistão o que for devem ser pragmaticas, se for bom para n´so tamos dentro ,se não for fora.

    besta e quem acha que o mundo ainda se divide em dois blocos, de forma simples, com um muro no meio, nos que não façamos nosso dever de casa, investindo em pesquisa, e diversificando fornecedores, para ver. Na hora que a jeripoca piar, serão EUA China Russia e o caralho a quatro pilhando o bobão grandão da America do Sul

  2. Se os russos forem espertos o bastante e deixarem de serem otários, trouxas, babacas, alcoólotras, comedores de criancinhas, abrirão bem os olhos para a oportunidade ocidental única de conquistarem o gigante consumidor Brasil…
    Parando com essas restrições sanitárias infindáveis (o que é ridículo e patético pois são um povo de gente relaxada e fedida ao extremo), e fazendo uma sólida parceria comercial com os brasileiros. Pois o momento é de reembaralhamento das cartas comerciais internacionais, já que a ianque está perdendo relevância na mesa de carteado depois de todas as trairagens declaradas e reveladas, com empáfia desmiolada, que não param de surgir a seu respeito.
    Já que o tal FX-2 depois de quase liquidado para o vespão voltou a dançar no palco mundial… logo que eles garantam seus caças numa das melhores forças aéreas do mundo fazendo uma oferta de 10 mil Flankers a preço de banana (digo vodka) ao Brasil, e ainda com brindes de 3 mil treinadores a jato e 400 subnucs carregados com 1200 icbms de oito ogivas cada, e mais ainda 500 mil russas com idade entre 18 e 18,5 anos.
    .
    O negócio é a russada jogar pesado pelo cliente Brasil. E desbancar, França e EUA deste campinho verde-amarelo desprotegido.
    .
    Sonho meu, sonho meu
    Vai buscar quem mora longe
    Sonho meu
    .
    .
    .
    Samba de raíz do bom, melodioso e suave, para este domingo negada do PB… https://www.youtube.com/watch?v=Kg9w0yKHjb0

    • Eu não disse, pois fugia do foco do texto, mas o agronegócio brasileiro deixa ambos, o Ministério da Agricultura e o Ministério da Indústria e Comércio Exterior, de cabelo em pé…

      Para você ter um idéia, existem criadores que compram lotes de vacinas contra Febre Aftosa, mas preferem jogar fora do que aplicá-las ao rebanho, posto que para isso haverá custo com mão de obra suplementar, e um trabalho árduo para confinar e colocar as rezes no “tronco”… Acredite, estou dizendo isso por ter sido testemunha!

      Nossos empreendedores do Agronegócio enlouquecem os fiscais e técnicos agrícolas, devido o abuso desnecessário de defensivos… Plantam dentro de período de defeso, quarentena onde se deixa o solo nú para que pragas de fungos pereçam… Não adianta falar, explicar, insistir e pior, não adianta multar…

      Converse com pessoas do MinAgri e verás…
      😉

      • Qual a solução então?

        Que tal criar um órgão nacional de controle sanitário para exportação e barrar aqui mesmo os produtos que não estejam em perfeitas condições para a exportação.

        Só permitir o embargue para exportação daquilo que estiver dentro dos critérios de qualidade.

        Assim se evitaria danos às nossa relações internacionais e se puniria apenas os relapsos, evitando prejuízos aos bons produtores.

      • Órgãos responsáveis, fiscalização, multas… Tudo isso existe e é aplicado… Mas, nada substitui a mentalidade retrógrada, atrasada, dos nossos empreendedores do “Agronegócio”…

        Um técnico agrícola explica uma coisa, e é sonoramente ignorado… Não adianta. Acredite… Fui testemunha desse tipo de coisa, eu não sou, como pensam alguns, um “bixo da cidade”…Rsrs.

      • Poderíamos então fazer um acordo para que o órgão de inspeção sanitária russo envie pessoal e equipamento para fazer os testes aqui, só deixando embarcar a mercadoria que esteja dentro dos seus parâmetros. O importante é evitar desgaste diplomático e a viagem de produtos que não serão aceitos na rússia, o que gera grande prejuízo.

      • ENTREGUISTA safadinho, entao seria melhor ceder Mato grosso e mato grosso do sul para eles criarem suas vaquinhas neh ,safadinho, como vc demostra seu espirito de viralata toda vez que se fala de russia e china kkkkkk

      • Com certeza os assentados do MST respeitam legislação ambiental… rsrsrsrsrsrsrsrs… esses idiotas úteis… aqui na minha região vc vai até um assentamento e compra madeira Ipê, mogno, aroeira, o que quiser e eles ainda entregam na cidade… para se livrarem da fiscalização eles fazem transporte formiguinha, de caminhonete, e as toras são retiradas e beneficiadas no mato mesmo, de motosserras… tiram vigas, caibros e pranchas… rsrsrsrsrsrs… e esses manés acima querendo plantar mentiras, distorcendo a realidade… só quem é da cidade grande que não sabe o mau que os ditos movimentos de sem terras fazem no campo Brasil afora… ao contrário, o agronegócio é que traz divisas para o país… mas isso esses pulhas não falam, né mesmo…. claro, o cargo de puxa saco dos petralhas tá garantido… mais um cabide de emprego na mamata federal sem necessidade de concurso… rsrsrsrsrsrs… só assim para esses incompetentes sobreviverem… senão passariam fome…

      • ASSINO EM BAIXO, esta turma de vagabundos do mst sao na verdade uma reserva cumuna, se precisarem de alguns vermes badeineiros basta requisita-los !

      • Na minha humilde opinião no Brasil existe uma desinteira de Leis e regras inúteis, digo inúteis porque não existe fiscalização para tantas Leis e regras!!!!! Todo dia nossos parlamentares (os melhores do Mundo kkkkk) vomita uma lei nova e não legaliza a fiscalização….. Para nós brasileiros seria muito humilhante se caso a Russia enviasse ficais para fiscalizar esse tipo de coisa….

  3. ALERTA: “SE HOUVER OUTRO TERREMOTO EM FUKUSHIMA É ADEUS AO JAPÃO E EVACUAÇÃO TOTAL NOS EUA” DIZ O CIENTISTA PREMIADO DAVID SUZUKI

    Vencedor de 16 grandes prêmios acadêmicos e de acolhimento de uma série CBS popular, intitulado “The Nature of Things”, Suzuki foi quem começou um simpósio estudo científico sobre a ecologia da água na Universidade de Alberta, EUA mas, em vez de simplesmente discutir os ecossistemas de água doce e marinhos, Suzuki lançou um aviso muito sério sobre o futuro de Fukushima e suas possíveis conseqüências para todo o planeta.

    http://www.youtube.com/watch?v=iTqzqoKMLEg

  4. Os EUA – quer se queira, ou não, estão presentes no mesmo continente, e por extensão possuem interesses que se chocam com os nossos, seja no subcontinente, seja em outras partes do mundo. É algo presente, e com o qual teremos que conviver. Isto não significa que precisamos tê-los como inimigos, como de fato não o são. Se por acaso, diz-se que dela nos encaram com desconfiança, visto que tratamos com Venezuela e Irã, isso em nada importa, pois nada muda, afinal, não são os lacaios aqueles que merecem respeito, mas aqueles que te encaram como iguais.=== Temos o n grd irmão caim do norte p n azar..sds.

  5. Off, mas relacionado a Rússia…

    Depois dizem que não há liberdade de protesto e manifestação na Rússia… 🙂

    ————————-

    “Pintor russo prega os testículos no piso da Praça Vermelha em protesto contra Putin”

    “O pintor russo Piotr Pavlenski foi hospitalizado neste domingo depois de pregar seus testículos, usando um martelo, nos paralelepípedos da Praça Vermelha de Moscou. A obra de arte, que ele chamou de “Fixação”, era um protesto contra o governo de Vladimir Putin, coincidindo com o Dia da Polícia russa. Completamente nu e com suas partes íntimas presas aos paralelepípedos, Pavlenski ficou imóvel por mais de uma hora olhando seus testículos, numa ação que classificou como “metáfora da apatia, indiferença política e fatalismo da sociedade russa atual”. A temperatura em Moscou hoje era de 10ºC.”

    Depois de uma hora e meia contemplando seus testículos em protesto contra a arbitrariedade, Pavlenski foi levado a um hospital de Moscou. Segundo a agência russa de notícias RIA-Novosti, assim que for tratado ele será detido. A polícia classificou a intervenção artística como “algo normal para um doente psíquico”.

    O conjunto da obra de Pavlenski já é conhecido dos russos.

    Em 3 de maio, sua obra “Corpo” consistia em ele ficar completamente nu para rolar na cerca de arame farpado da Assembleia Legislativa de São Petersburgo.

    Em junho do ano passado, Pavlenski costurou sua própria boca em solidariedade à prisão de integrantes da banda feminina Pussy Riot. Elas foram presas por cantar contra o presidente Vladimir Putin no principal templo da Igreja Ortodoxa Russa.”

    • “algo normal para um doente psíquico”… descrição perfeita para a mente esquerdopata fazendo suas esquerdopatices…

    • Na boa, Putin esta segurando a onda por la, a esquerdalha ta doida pra jogar a grande mae russia na latrina novamente , boa sorte ao Putin que a sorte esteja ao lado do povo russo, holocausto provocado por esquerdopatas nunca mais !

  6. Perfeito meu caro Iliya Ehrenburg.
    .
    Sua análise foi de uma clareza e lucidez, que até o cérebro mais primitivo seria capaz de discernir o assunto e concordar contigo.
    .
    Qualquer um que rejeite tamanha objetividade na interpretação dos fatos geopolíticos explanados por ti entre as duas nações, sem duvida tem a razão entorpecida por algum tipo de fanatismo religioso político ideológico.
    .
    Obrigado, e continue, por favor, a nos proporcionar análises geopolíticas do nível desta.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  7. Pendente pra somente um lado! Como sempre!…

    Mas de certo um belo texto! 🙂 claro e simples. Parabéns!

    E aos críticos dos críticos do texto, dêem uma lida em Ciência Política de Maurice Duverger, evidencia a análise dos fatos com muitas das bases em dados não concretos, gama destes atrelados a contextos difusos e experiencias próprias.

    • Eu não diria pendente… diria CAPENGA mesmo… sem chance de concerto… os interesses são maiores que os ideais…

  8. Depois de tantos anos aturando americanos e europeus de um modo geral sou desconfiado por natureza. HOJE a Rússia é uma boa opção de parceira para o Brasil… Mas depende dos termos. HOJE a Rússia não é adversária do Brasil, mas é apenas por que não se postou firmemente na América do Sul.

    E SE as coisas mudarem? HOJE é interessante, tanto para a Rússia quanto para o Brasil, agirem em parceria, MAS e quando não for mais?

    Tudo deve ser feito na base da defesa dos interesses DO BRASIL. Estes interesses não são de um partido ou corrente política, mas para o bem e desenvolvimento desta nação. E HOJE, nossos políticos traem, descaradamente, estes interesses, ou os deturpam, em nome de seus próprios – ou de seus partidos – interesses.

    Devemos nos associar à Rússia? Com certeza, desde que aquelas letrinhas miúdas – sempre há – estejam a nosso favor. Mas não só à Rússia ou China… Temos que pensar, também, na Índia, África do Sul, Polônia, Ucrânia, Republica Tcheca, Eslováquia e outras nações que podem contribuir para nosso desenvolvimento E nós com o deles. Mas SEMPRE atentos com os termos da associação.

    []´s

  9. Não sei se como ‘marketing’ ou não mas vi em um certo canal que o Brics já era e que agora a sigla é outra… envolvendo o México e mais alguns países… e que o Brasil está afundando e coisa e tal…

    Realmente o Brasil incomoda, indo bem ou mal, mas incomoda… e muito.
    Uma relação sólida entre o Brasil e os outros ‘Brics’ é mal vista nas antigas salas de discussão.

    • Cuidado com esse certo canal… A China é o motor do mundo, e a Índia é outro grande mercado gigantesco. A Rússia possui uma dimensão econômica próxima a nossa, é detentora de tecnologias sensíveis e da maior extensão territorial do mundo. Agora me responda: oque pode dar errado com esses países?
      Vou me adiantar: Nada!

      O México, por ter uma economia dependente, jamais será aquilo que poderia ser. É o paraíso de “Las Maquiladoras”… Para você ter uma idéia, um carro montado no México não possui mais do que 35% das peças usinadas naquele país… Enquanto isso, não se planta mais o milho no México, pois a cultura é mais custosa do que o milho subsidiado dos EUA, efeito Nafta…

      Comenta-se do México pelo fato de ele estar integrado à economia financeira do mundo, então, torna-se um queridinho… Prefiro a nossa situação, com bancos nacionais em situação regular, tendo dois grandes bancos estatais operando no varejo, e pouca presença e integração com a rede de rentistas.
      Acredite… É melhor assim.

Comentários não permitidos.