FAB, KC-390 e “um sonho de verão”

FAB

“O primeiro contrato firme de venda  (“de muitos outros” ???) do cargueiro KC-390, da Embraer, deve ser fechado até junho do ano que vem, e o cliente não necessariamente será o governo brasileiro.

Ter um governo estrangeiro como primeiro cliente do KC-390 contrariaria expectativas de que a Força Aérea Brasileira (FAB) fechasse a encomenda inicial pela aeronave. Isso porque os investimentos para desenvolver o cargueiro, de cerca de 2 bilhões de dólares, estão sendo feitos pelo governo brasileiro. A previsão é que a FAB compre 28 unidades do KC-390.”

 

Embraer: cliente do cargueiro KC-390 pode não ser a FAB

Governo brasileiro investiu 2 bilhões de dólares no projeto, mas pode não ser o primeiro comprador

O primeiro contrato firme de venda do cargueiro KC-390, da Embraer, deve ser fechado até junho do ano que vem, e o cliente não necessariamente será o governo brasileiro, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Embraer Defesa & Segurança, Luiz Carlos Aguiar. “A expectativa é de que a gente tenha algum cliente, que não necessariamente seja o Brasil, até o primeiro semestre do ano que vem”, disse Aguiar, após reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Ter um governo estrangeiro como primeiro cliente do KC-390 contrariaria expectativas de que a Força Aérea Brasileira (FAB) fechasse a encomenda inicial pela aeronave. Isso porque os investimentos para desenvolver o cargueiro, de cerca de 2 bilhões de dólares, estão sendo feitos pelo governo brasileiro. A previsão é que a FAB compre 28 unidades do KC-390.

Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e República Tcheca firmaram acordos preliminares para aquisição potencial, em conjunto, de 60 novos aviões de carga da Embraer. Mas nenhum pedido firme foi assinado até o momento.

Metas – Aguiar disse também que a Embraer Defesa & Segurança está perto de superar suas metas de 2013. A companhia estimou no começo do ano que teria receita de 1,25 bilhão a 1,35 bilhão de dólares na área de Defesa e Segurança no atual exercício. “Estamos muito próximos disso (superar a meta). Estamos correndo atrás para fazer isso”, disse o executivo, ressaltando que o quarto trimestre é, historicamente, o melhor para o setor de aeronáutica.

Fonte: Reuters via Veja 

14 Comentários

  1. ”Governo brasileiro investiu 2 bilhões de dólares no projeto, mas pode não sero primeiro comprador”

    A Embraer disse pode não ser, mas eu duvido muito que apos investir 2 bilhões de dólares no projeto do KC-390 o Governo brasileiro não seja o primeiro a operar essa aeronave ! além disso qual nação se ariscaria a adquirir o primeiro lote dessas aeronaves a não ser o Brasil ?
    Todos sabemos que o KC-390 é só uma promessa que ainda esta no papel,nem protótipo existe ainda !

    • Creio que essa primeira venda que eles deixaram no ar se trata da versão civil da aeronave. Por ser bem mais simples e envolver apenas componentes e sistemas que a Embraer tá mais do que cansada de construir e utilizar, é bem possível que ela esteja em operação antes da versão militar.

      • Amigo Lucas eu tb acho que algumas unidades do KC estão garantidas nesses 2 bi,afinal forammmmm 2 bilhões,e não vamos ter nenhuma unidade,as acho que há outro fator para essa notícia:

        As Eleições de 2014 já começou para a Veja e a Folha,agora só vem bomba,e se a Dilma fechar a compra do SU T50,pode escrever amigo,o que vai ter de relatórios supostamente da Fab,dizendo que o T50 é uma bomba e que é um lixo,não vai estar no gibi.

        Padrão Veja.

        Assista esse video,ele agrega valor e dá Statis.

        http://www.youtube.com/watch?v=atQvZ-nq0Go

  2. Q eu saiba o financiamento do projeto KC390 e as primeiras unidade da FAB ja estão dentro desse ”custo” ..2bi de doletas …. .. e estranha essa afirmação …

  3. Ai ja e viagem da veja, obvio que teremos os KC390 na FAB, talves não na quantidade que estão divulgando de mais de 30, mas uns 20 pelo menos, e podem ter certeza também, que sai, mas vai atrasar, e não pouco não, devido a contigencimentos de verbas infinitummmm

  4. E e necessária a participação de outros países no projeto, garantindo potenciais clientes no futuro, pois se depender das compras a conta gotas das FAAs brasileiras, não vale o custo do vale refeição dos engenheiros.

  5. Reportagem da Veja? Passo, revista patrocinada pelos EUA, lobista e sem nenhuma credibilidade… tudo que vier desse lugar meu pé vai estar sempre atrás…

  6. Interessante… projeto incrível!

    Mas de repente me lembrei do Osório, grande MBT de produção independente do governo, melhor nos testes, segundo o próprio general americano de participou das contendas…

    … morreu sufocado pelas tramas políticas que visavam que o modelo americano se tornasse o “modelo” para o mundo!

    Mas é interessante que deixaram o projeto ir até o final, talvez pra ver se éramos capazes mesmo… depois tiraram a tampinha do ralo, e deixaram descer.

    O mesmo aconteceu como F-20 Tigershark. Grande avião, mas perdeu sobretudo na arena político/comercial.

    Políticos vivem de alimentar os sonhos de grandeza e felicidade do povo, não de torná-los realidade.

    Só uma lembrança que me ocorreu, já que os americanos também têm seu novo vetor nesta área e, todos sabemos, os lobistas deles são melhores que os nossos…

    Lembranças… lembranças…

  7. O Brasil tem a intenção firme de adquirir 28 unidades do KC-390. Se será o cliente lançador, ou não, pouco importa… Isso é cosmético.

    Detalhe: os franceses foram os únicos a incluírem o KC-390 como proposta de offset. No caso seriam 10 unidades…
    Será que isso quer dizer algo?

    Todavia, sejamos sinceros: especular sobre uma nota publicada por Veja, e perder tempo, é a mesma coisa…

  8. Ilya Ehrenburg
    10 de novembro de 2013 at 15:49

    O Brasil tem a intenção firme de adquirir 28 unidades do KC-390. Se será o cliente lançador, ou não, pouco importa… Isso é cosmético.

    Detalhe: os franceses foram os únicos a incluírem o KC-390 como proposta de offset. No caso seriam 10 unidades…
    Será que isso quer dizer algo?

    Todavia, sejamos sinceros: especular sobre uma nota publicada por Veja, e perder tempo, é a mesma coisa…====== Os rafales seriam + baratos…ótimo,36 p n MB e 150 Su-35″S” p a FAB e p ontem

Comentários não permitidos.