Índia lança primeira missão a Marte

A Índia lançou nesta terça-feira (05/11) sua primeira missão espacial ao planeta Marte, ao custo comparativamente baixo de 73 milhões de dólares. O foguete com a sonda Mangalyaan foi lançado do Centro Espacial Satish Dhawan, no sul do país.

Após 44 minutos, a sonda de 1,35 toneladas se desligou do foguete e entrou em órbita terrestre, onde ficará por quase um mês, até atingir a velocidade necessária para seguir sua rota.

Depois, a sonda terá de viajar cerca de 780 milhões de quilômetros até atingir a órbita de Marte, o que deve acontecer em setembro de 2014. A viagem até o planeta vermelho deve durar 300 dias.

Mangalyaan estudará a atmosfera e superfície de Marte em busca de metano, uma prova da existência de organismos primitivos. Se a missão for bem-sucedida, a Índia passará a integrar o seleto grupo de exploradores do planeta. Apenas Estados Unidos, Rússia e Europa conseguiram essa proeza.

O presidente da Índia, Pranab Mukherjee, parabenizou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Isro, sigla em inglês) pelo projeto. “Esse dia representa uma mudança na história de nosso programa espacial, um dia que inspirará nossos cientistas a dar passos maiores para alcançar nossos objetivos nacionais no espaço”, afirmou.

Sonda Mangalyaan

Tecnologia de baixo custo

Com um orçamento de 73 milhões de dólares, cientistas indianos levaram 15 meses para desenvolver a sonda. A quantia é a menor já gasta num projeto desse tipo.

Ela corresponde, por exemplo, a apenas uma pequena parte do investimento na missão espacial Maven, da Nasa, programada para começar este ano e que também vai explorar Marte. A 16,50 dólares, o quilo lançado ao espaço pelos indianos custa um décimo do valor da agência norte-americana.

Apesar dos baixos custos, o projeto foi muito criticado dentro do país, que sofre com a pobreza e a fome. Um terço dos pobres do mundo vive na Índia, e cerca da metade das crianças do país são subnutridas.

A Índia comemorou no ano passado 50 anos do início de seu programa espacial. Mas somente em 1975 foi lançando seu primeiro satélite, utilizando um foguete russo. Em 2008, o país enviou sua primeira sonda lunar e tem planos para lançar sua primeira missão espacial tripulada em 2016.

CN/rtr/dpa/afp/lusa

 

Fonte: DW.DE

10 Comentários

  1. Apesar de toda pobreza que existe na Índia (como aqui no Brasil) eu quero parabenizar o povo indiano por seu sucesso e estarei acompanhando essa missão,que nos serve de exemplo,que apesar dos poucos recursos não é impossível viabilizar projetos !
    Parabéns Índia !

  2. “Mamãe PeTralha, pruquê será que usamericanu mau feiu bobu i chatu num espionaro o sabotaru us indianu?????”

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… 🙂

    PS: parabéns aos indianos. Eles erram pra car., mas pelo menos tentam. E não ficam colocando a culpa dos seus fracassos nos outros. Bem diferente da “PuThânphia”…

    • O espantalho yanke não faz medo a criancinhas indianas, somente a criancinhas brasileiras… é que a mamãe esquerdalha brazuca ensinou a criancinha macunaímica a ter medo para poder controla-la… “olha o yanke feio, bobo e malvado atrás da porta”… buuuuu… rsrsrsrsrsrrsrss…

  3. Enquanto isso no propino-space brasileiro…

    Vejam a mentira que a AEB tem colocada no seu link de perguntas e respostas:

    “Qual foi o principal avanço do Brasil, nos últimos anos, no setor aeroespacial?

    O Brasil desenvolveu a capacidade de projetar e testar satélites e foguetes
    (de sondagem e lançadores) com tecnologia própria e participação da indústria nacional. Com isso, tornou-se um ator importante no cenário geopolítico e pode defender soberanamente suas posições frente a outros países desenvolvidos.”

    Alguém poderia me dizer quando é que o VLS esteve no espaço?
    Que soberania espacial é essa que nos obriga a pagar ao estrangeiro para colocar nossos satélites em órbita?


    Com toda certeza a AEB está mesmo bricando de ser agência espacial.

  4. E para mim que sou da terra de Santos Dumond.
    Que sempre gostei de ciências e tenho uma formação na área.
    Essa notícia da Índia, país carregado de idiomas, crenças e misérias mil, se lançando a Marte é um tapa na minha cara, e de muitos outros brasileiros, que não se conformam com essa picaretagem do nosso eterno programa espacial que não sai do chão.
    Se na Rússia fosse no mínimo metade dos cientistas envolvidos nele já teriam sido executados a muito tempo, e já estaria de igual para igual, de verdade e não a mentira acima, com os programas espaciais russos e americanos.

    Reparem que o problema não é montanhas de dinheiro, como alguns gostam de afirmar, pois está aí a Índia para provar o contrário.

Comentários não permitidos.