Colômbia acusa Rússia de violação de seu espaço aéreo

Tupolev  TU-160

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse que pretende enviar nota de protesto para Moscou, devido ao fato de que dois bombardeiros estratégicos russos tinham violado o espaço aéreo do país. O incidente ocorreu na sexta-feira passada.

De acordo com Santos, as aeronaves Tu-160, sem prévia autorização, realizaram voos sob a Colômbia depois de decolar do aeródromo da Venezuela.

De acordo com o Departamento de Imprensa e Informação do Ministério da Defesa da Rússia, as tripulações dos dois bombardeiros estratégicos operaram de acordo com o plano de treinamento de combate de longo alcance.

Fonte: Voz da Rússia

30 Comentários

    • Isso, os russos vem aqui e desrespeitam a soberania de países da América Latina e os fanboys ficam felizes. Inacreditável.

      Ao invés da América Latina permanecer unida temos idiotas que aplaudem esses desrespeitos.

      Certamente vocês ficariam muito felizes se eles invadissem o espaco aéreo brasileiro. Se sentiriam honrados com a presenca dos Tupolevs.
      Ridícula essa tendência que alguns tem de ser capacho.

      Esse é o tipo de burrada russa que só empurra mais aliados para os Estados Unidos, se continuarem assim em breve a Colômbia e o Chile estarão comprando SAMs e cacas americanos.
      Na verdade esses russos com sua “diplomacia” estúpida fazem um favor ao Tio Sam.

      • Que eu saiba Cuba também sempre teve violações de seu espaço aéreo pela USAF e espaço marítimo também pela US-Navy e ESQUECEU DESSES FATOS ANÁLOGOS AO QUE ACONTECEU COM A COLÔMBIA???

        Pois é.. PORQUE SERÁ??

      • Não esqueci de nada!
        E também nunca aplaudi nenhuma violação do espaço aéreo cubano.

        “Pois é.. PORQUE SERÁ??”

        Para variar você julgando os outros por motivos que inventa na sua própria cabecinha.

      • É a cabecinha esquerdopata criando memes factoides embalados em demonstrações cabais de tergiversações…

      • Não espere atitudes inteligentes e sensatas de zumbis lobotomizados como Rafinha tapadinho amigo Deagol! Como já dizia alguém “a alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo”

      • Isso tudo é combinado entre americanos e russos… é que os otários dos latinos não conseguem enxergar isso, amigo… são antiamericanos por baboseira ideológica e pró russos pelo mesmo motivo… analisar os porquês e os fatos não interessa, desde que esteja no manual do revolucionário internacional, basta…

    • A ação também poderia ter consequencias políticas sérias, tanto com a Venezuela, quanto para a Russia. Não acredito que seja a intenção da Venezuela. Além disso, a Colômbia ter armamento para isto?

  1. Isso! Os russos estão descobrindo a melhor maneira de aliar os países latino americanos com EUA. Mais um exemplo da “diplomacia” fracassada russa.

    • Assim foi com os paraguaios… a política externa dos bolivarianos é uma brasa, mora ???… rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

  2. Pois é Amorim … local de paz tranquilidade, longe de armas nucleares … mas a Colômbia tem mais sorte que a Argentina que tem seu território invadido pelo grande reino e melhor que o Brasil também que está desdentado de armas.

      • O Tu 160 é anterior ao B1, tem duas vezes a capacidade de carga maior velocidade, não pode ser chamado nem de cópia e muito menos de inferior, reveja os seus conceitos, não propague as conversas de corredor.

        Tu-160 remonta ao ano de 1965
        Envergadura: 55,7m
        Veloc. máx em altitude: mach 2,05
        Armamento: até 40 000 kg em compartimento interno

        B1A, Início dos anos 70
        Envergadura: 41,67 m
        Velocidade Máxima: 1,9592 Mach
        Armamento: até 23 000 kg em compartimento interno

      • B-1B tem RCS muito menor, maior velocidade de cruzeiro e eletrônica muito mais avancada.
        Em voos a longas distâncias o B-1 chega primeiro que o Tu-160.

        Quanto a capacidade de carga, sua informacão de que a do Tu-160 é duas vezes maior está errada!

      • Amigo E.M!

        São duas aeronaves totalmente distintas. O B-1B é mais lento, tem menos alcance mas tem RCS menor e foi projetado inicialmente para ataques de penetração à baixa altitude.

        Quanto à capacidade de carga, cabe recordar que o B-1B pode levar mais cargas externas, o que o Tu-160 não faz) podendo, assim superar a capacidade de carga do avião russo.

      • Caro HMS.

        Também cabe lembrar que os motores do B-1 eram bem mais confiáveis.

        Nas décadas de oitenta e noventa não era raro que os Tu-160 voltassem para casa com um dos motores apagados.
        Não sei se os russos já resoleram esse problema.

    • O Programa do Tu-160 foi lançado (ao menos de forma oficial) em 1967.
      Os americanos já perseguiam uma aeronave de penetração de baixa altura (inicialmente subsônico de depois supersônico) desde 1961, visando a substituição dos B-58, o primeiro resultado foi o F-111 e outro rumo de desenvolvimento levou a conceitos de aeronaves maiores tanto feitas pela Boeing, quanto North American (que teve o XB-70 cancelado), quanto pela General Dynamics (que acabou indo pelo F-111), somente no início dos anos 70 que houve o ok para o desenvolvimento da aeronave maior dado que o F-111 não cumpriria a missão.
      Resultou no B-1A que voou oficialmente mais de meia década antes do primeiro vôo oficial do Tu-160.

      O B1-B possuí capacidade interna menor ainda hoje que seu par russo (34 toneladas) mas é capaz de transportar mais de 20 toneladas externamente (algo que oficialmente o Tu-160 não é capaz de fazer.)

  3. IAI-Kfir colombianos “travando” nos Blackjacks russos:

    http://www.youtube.com/watch?v=MawBkkbUyqs

    Já pensou se os colombianos resolvem acionar o radar para pré-lançamento dos mísseis? Ia ser um tal de russo fazendo manobra evasiva, hehehe…

    Excelente os russos a mando do Maduro começarem a bisbilhotar a Colômbia. Assim apressam a compra de F-16 e/ou F-35 por tal país.

    Preocupante é para uma certa “PuThânphia” que a partir de dezembro conta com F-5 da década de 70 como sua única defesa.

    Apesar que agora viramos amiguinhos dos russos e dos venefavelanos… 😉

      • Raficha, vc por aqui ???… vai matar as saudades do cabeça preta, né mesmo ???… não vá agarrar o coitado… essa sua mania de tiete assustas os que não tem conhece… sem escândalos… rsrsrsrsrsrs…

    • Sempre fomos amigos dos russos e venezuelanos…

      E nao vai ser as lagartixas adestradas que vão mudar isso….

      Contenha-se, capaxete …..

      • COmo todo bem tapado você não sabe diferenciar alhos de bugalhs. O que sempre existiu foram relações diplomáticas normais entre Brasil, Rússia e Venezuela. Ocorre que com a corja bolivariana no “pudê”, e o teu amado megalonanico com a bunda na cadeira do MRE, as relações diplomáticas passaram a ser pautadas por afinidade ideológica e não pelos interesses nacionais. Por isso começaram a dar trela para bobagens como “Uzbriqui”e “UNASUL” .

        E já que vocêfalou em explicações, como foi (ou está indo) a sua temporada na Fundação Casa, aquela que antes chamavam de FEBEM? Afinal, é ali que menores infratores como você cumprem medidas socioeducativas. Ouvi até dizer que você teria se apaixonado pelo Champinha….

      • rsrsrsrsrsrsrs… esse se apaixona fácil… até o Vader ele andou arrastando asa… rsrsrsrsrsr… eu nunca vi o Vader sem aquele capacete, mas não deve ser uma coisa muito legal de olhar… rsrsrsrsrs… 🙂 e mesmo assim o raficha pegou no pé dele… rsrsrsrsrsrs… isso que é amor…

    • Tava sumido nego veio… rsrsrsrsrs… deixou o abacaxi para eu descascar sozinho… rsrsrsrsrsrsrs… foi facãozada para todo lado… rsrsrsrsrsrs… mas acho que dei conta de cortar algumas cabeças ocas vermelhas sem sua ajuda… rsrsrsrsrsrs… saudações… 🙂

Comentários não permitidos.