Coreia do Sul pede explicação “razoável” aos EUA após suposta espionagem

Barack Obama e a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye

Seul solicitou nesta terça-feira a Washington uma explicação “razoável” sobre as informações que incluem a Coreia do Sul na lista de países supostamente espionados pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos.

“Transmitimos nossa preocupação (aos EUA) e exigimos uma explicação específica”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Tae-young, em entrevista coletiva. O representante de Seul qualificou o assunto como “grave” e adiantou que seu governo pode tomar as “medidas correspondentes” assim que receber a resposta dos EUA.

O jornal The New York Times revelou esta segunda-feira que a Coreia do Sul foi classificada como um dos principais alvos de um programa de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA), segundo os documentos de 2007 divulgados pelo ex-analista do órgão americano Edward Snowden.

Em meio a esse programa secreto, chamado SIGINT, os serviços de inteligência dos EUA teriam realizado trabalhos de espionagem através de escutas e outros métodos com a Coreia do Sul e outros países em diversas áreas, de política externa até inteligência e tecnologias estratégicas.

As novas revelações confirmariam que Coreia do Sul, como se suspeitava, foi um dos mais de 30 países espionados pelos EUA, segundo os documentos revelados por Snowden há vários meses. Além disso, no caso de Seul vários veículos de imprensa levantaram suspeitas sobre a possível espionagem dos EUA na embaixada sul-coreana em Washington, assunto que o ministro das Relações Exteriores de Seul, Yoon Byung-se, já classificou como “grave” na semana passada.

A Coreia do Sul é um dos principais aliados dos EUA na Ásia.

EFE

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. Seul qualificou o assunto como “grave” e adiantou que seu governo pode tomar as “medidas correspondentes” assim que receber a resposta dos EUA.

    Objetividade é pouco.

  2. os estados unidos espionaram mais a coreia do sul do que a do norte ,sabe porque ,pois a do sul tem empresas para poder tirar vantagens
    e outra coisa os americanos não querem a unificação das coreias se tornariam um pais forte e soberano ,e dessa forma sairia das garras do titiu sam

  3. Seul solicitou nesta terça-feira a Washington uma explicação “razoável” sobre as informações que incluem a Coreia do Sul na lista de países supostamente espionados pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos.==== Nota-se a vassalagem na frase:’explicações razoáveis..p favor..ainda bem q o BRASIL ñ fez assim..Trágico.Sds.

    • ou pode ser apenas “discurso di puliticu”…jogo de cena……..circo senhor walfredo….pra enrolar,enganar e aquietar o povo lá deles…eles precisam fazer isso pois a reação natural do povo será de revolta e inconformismo….todos nós sabemos bem aqui que estes países ai como Coreia do sul/Japão/Europa são teleguiados/fantoches dos eua….são completamente submissos e adestrados pelos eua…toda essa “revolta” é espetáculo pra convencer os seus respectivos povos de que tomaram alguma providencia…de que tomaram alguma atitude…

  4. Vejam… está rolando uma CPI da espionagem. Os americanos tem 841 antenas aqui no Brasil, autorizadas pela Anatel. Algumas são móveis, ou seja, os caras podem andar com elas por aí, livre leves e soltos….

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-05/cpi-da-espionagem-quer-explicacoes-sobre-841-antenas-dos-eua-no-brasil

    Pedro Peduzzi
    Repórter da Agência Brasil

    Brasília – A presidenta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem, senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), disse que o órgão quer explicações sobre o uso de 841 antenas pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para suas comunicações. O dado foi repassado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As antenas têm autorização da Anatel e a maioria é móvel, segundo a senadora.

    “Estamos estudando tecnicamente o potencial e localização de todas elas. Já era de conhecimento que a embaixada dos Estados Unidos tinha autorização [da Anatel] para o funcionamento. O que não sabíamos é que são 841 antenas, sendo a maioria móveis”, disse a senadora.

    Para saber se outras embaixadas também dispõem de antenas, a CPI solicitou informações sobre pedidos similares feitos pelas representações dos países à Anatel. “Vimos que outros três países têm antenas homologadas, mas em número muito menor”, informou. De acordo com a senadora, a Romênia têm autorização para usar 20 antenas; França, cinco; e Chile, dois.

    http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/11/05/comeca-reuniao-para-ouvir-representantes-das-maiores-empresas-de-telefonia-movel-que-operam-no-pais.

    • Caro Wiliam;

      Como já foi dito aqui neste espaço (PB) só não me recordo quem, toda esta situação está sendo “benéfica” para o Brasil.

      Diferentemente das nações alinhadas/amigas (Alemanha, França, Espanha, Coréia do Sul) não poderemos ficar só na retórica.

      O Snowdem descobriu somente a ponta do novelo e agora não tem mais volta, vai se desenrolar até o fim.

Comentários não permitidos.