JYL-1, parte do Comando Conjunto da defesa aeroespacial da Venezuela : foto, Omar Quintero
Rustam, Moscou
Tradução e Adaptação, E.M.Pinto
Em 18 de outubro passado a Força Aérea Venezuelana pôs em operação seis grupos de observação e controle do espaço aéreo (Grupos de Vigilancia y Control), ativando o recém criado Comando Conjunto de Defesa Aeroespacial (Comando de Defesa Aeroespacial Integral – CODAI). composto pelo
- Grupo de Vigilancia y Control Occidente
- Grupo de Vigilancia y Control Los Llanos
- Grupo de Vigilancia y Control Central
- Grupo de Vigilancia y Control Oriente
- Grupo de Vigilancia y Control Guayana
- Grupo TACTICO de Vigilancia y Control ‘General Pedro Torres Finol.
Os grupos são equipados com sistemas de radares adquiridos à China, compostos por sistemas de radares de detecção de alvos aéreos JYL-1 e JY-11B.
Como parte integrante do CODAI esses grupos vão interagir com seis unidades de defesa equipadas com sistemas de mísseis “Pechora-2M”, “Buk-2ME” e S-300VM “Antey-2500”.
Para o gerenciamento centralizado das forças de defesa aérea, a Venezuela projetou em 2007 e construiu com assistência técnica de especialistas da Bielorrússia um centro conjunto de comando que integra todo o sistema automatizado de defesa aérea.
Em agosto de 2005, a Venezuela assinou um contrato com a estatal chinesa do conglomerado China Electronic Technology Group Corporation (CETC) para a compra de três radares 3D JYL-1. Em 2006, um novo contrato para a compra de sete radares JYL-1 radar e três JY-11B . Todos os radares foram recebidos pela Venezuela para o final de 2010
3 Comments