PLA Navy divulga imagens da primeira frota de submarinos nucleares

China Marks 60 Years Of The Chinese Navy
Foto, datada de 17 de julho de 2013 e liberada pela Marinha chinesa no domingo (27/10/2013), mostra uma equipe tentando desinfetar um submarino nuclear durante um treinamento na base de Qingdao, na província de Shandong, leste da China. Fonte: Associated Press (AP) via UOL
A Marinha divulgou as imagens da primeira frota de submarinos nucleares, um de seus programas militares mais secretos.
A China está direcionando recursos para forças navais para salvaguardar os seus interesses marítimos e fazer valer suas reivindicações territoriais.
[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1a0WU3m” standard=”http://www.youtube.com/v/mwC0AB7I-rY?fs=1″ vars=”ytid=mwC0AB7I-rY&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2867″ /]
 ap28chinah
PLA Navy divulga imagens da primeira frota de submarinos nucleares

Leia também:

Changzheng_1-580x345

Marinha chinesa descomissiona submarino nuclear após 40 anos de serviço

A Marinha do Exército de Libertação Popular da China acaba de descomissionar seu primeiro submarino de propulsão nuclear, o Long March 1 (Changzheng 1), após mais de 40 anos de serviço. Segundo informações da agência de notícias estatal Xinhua, os componentes nucleares do navio, incluindo o motor elétrico de 90MW e o reator de água pressurizada foram descartados de acordo com protocolos de segurança. Ainda de acordo com a agência, após o descomissionamento o submarino deve se tornar atração turística.

Long March 1 foi o primeiro de cinco unidades da classe Changzheng (Tipo 091 ou classe Han na classificação do Departamento de Defesa dos EUA) – foi construído em 1970 e comissionado à Marinha do ELP em 1974. O exemplar final,Changzheng 5, entrou em serviço em 1990. Os submarinos da classe medem 98 metros de comprimento, deslocam cerca de 5 mil toneladas, e conseguem transportar seis torpedos ou 36 minas marítimas. Os três Tipo 091 em serviço atualmente fazem parte na Frota do Mar do Norte e estão alocados na base naval de Quingdao.

Segundo informações do portal GlobalSecurity.com, as unidades 1 e 2 apresentavam problemas de vazamento de radiação, supostamente resolvidos com extensas reformas durante a década de 1980. Ainda de acordo com o site, a unidade 1 suspendeu as operações no final da década de 1990, e a unidade 2 estaria em situação semelhante. Alguns analistas acreditam que desde o ano 2000 apenas dois classe Han estejam efetivamente em operação.

Conforme dados da agência Xinhua, atualmente os SSBN da classe Xia (Tipo 092) é que patrulham as águas das zonas econômicas do país. Segundo informações divulgadas em 2009 pelo portal SinoDefense.com, a classe Xia é uma adaptação da classe Han de ataque para acomodar mísseis balísticos – o primeiro Tipo 092 foi comissionado em 1987. Assim como os Tipo 091, os classe Xia de 6.500 toneladas são movidos por um complexo turbo-elétrico composto de reator de água pressurizada e motor com potência estimada de 90MW. Os SSBN carregam 12 mísseis JuLang 1, capazes de transportar uma ogiva cada.

Ainda são raras as imagens dos Tipo 092 circulando na mídia, mas as divulgações recentes apontam que as Forças Armadas chinesas estão mais confiantes. “É a primeira vez que a classe Xia está sendo discutida tão detalhadamente na mídia estatal chinesa”, aponta Taylor Fravel, pesquisador da indústria chinesa de defesa no Massachusetts Institute of Technology. ” À medida em que a modernização militar da China avança, o ELP vem se mostrando mais disposto a discutir suas capacidades.

Fonte: UPI via Naval Open Source Intelligence via Poder Naval 

10 Comentários

  1. O deles está aposentando depois de 40 anos de serviço, o nosso primeiro submarino nuclear, se tudo der certo, conhecerá as profundezas do atlântico em meados de 2023. Algo de muito errado andamos fazendo nos últimos 50 anos.

    • Errado walfredo? Certamente tudo ERRADO!
      Depois de 30 anos de “know-how” com os IKLs alemães não fomos capazes de construir um único sub-convencional sozinhos! Jogaram tudo pela janela e foram de sub-francês com a intenção de montar para daqui a uma década ainda um sub-nuclear desdentado e desarmado (pra lançar só torpedo é melhor ir de convencional mesmo).
      Em pleno século 21 não temos ainda a capacidade de construção naval dos alemães da década de 30!
      Está tudo muito errado…. como sempre!
      Abraço,

      • Henrique não é o Walfredo que está errado,é vc,aconselho ao amigo a procurar uma leitura mais aprofundada do assunto,primeiro a escolha do Scorpene e o descarte dos submarinos alemães não tem nada haver em jogar know-how fora,vc não pode enfiar um motor de Toyota HILUX num fusca,temos capacidade de construir submarinos antigos dos quais a marinha comprou dos germanicos,mas esses submarinos tem serias limitações quanto a função de patrulha.Vs sabia que se nossos atuais subs precisarem ir a um ponto do nosso literoal e foram a velocidade máxima as batérias durariam poucas horas,se não me engano 3 horas,a limitação dos sub convencionais está na duração de suas batérias,que limitam o equipamento,o subnuclear dá autonomia tanto em energia gasta no sistema como no deslocamento.

      • Continuando,outra vantagem foi a construção desse estaleiro que é de primeiro mundo,não devendo em nada aos estaleiros europeus e americanos,o casco do scorpene tem uma hidrodinamica muito avançada,inclusive da parte de contra medidas contra sonares,algo que não temos,e nem esses sub alemaes tem,e pra finalizar,eu moro no RJ e não iria querer ver um submarino nuclear andando por aqui,sendo que o casco desse sub é feito por u país que não tem know-how na contrução de cascos de sub,o casco do Scorpene é o mesmo usado nos subnucleares franceses.

        Leia esse documento
        http://www.mar.mil.br/menu_v/ccsm/temas_relevantes/submarino_Escorpene.html

        Um dos maiores meritos do Lula foi ter ouvido o clamor da marinha e ter dado verba para o sub,mas infelizmente o radicalismo de alguns não os deixa ver com uma perspectiva mais crítica.

      • Caro Barca… se vc tivesse realmente prestado atenção no que escrevi perceberia que não disse que o walfredo está errado, pelo contrário… está certíssimo. Também não critico a escolha por scorpenes ou qualquer outro meio mas o fato de não termos feito como outros países (China, Israel, Índia etc..) em aproveitar o know-how adquirido durante 30 anos e desenvolver nossos próprios meios (mesmo que sejam via Ctrl C / Ctrl V). Se os IKLs fossem tão ruins assim não seriam escolhidos por outras marinhas … alemães seguem contrato e se mantemos nossas forças capengas e sem recursos, não é culpa deles.
        Espero não ver com os Scorpenes o mesmo destino das Vospers e IKLs.
        Interprete melhor o comentário dos outros sem ideologias e poderá ver mais claramente as opiniões!
        Abraço,

      • Sim, capachismo ao projeto de poder euro-asiático que agora mostra suas garrinhas… não adianta ganhar independência política e tecnológica dos yankes e passar a ser vassalo dos russos ou chineses… cadê a educação de qualidade que os socialistas tanto defendiam nos idos de 1985 e depois de 30 anos no poder ainda não foram capazes de resolver ???… sem ela não haverá independência de verdade… cobrem isso desse governo e do outro que está por vir… da educação de qualidade depende nosso futuro… se é que os socialistas no poder nos deixarão termos um…

  2. 80 anos de gramscismo destroem o capital intelectual e moral de qualquer nação… fomos até longe, graças ao militarismo… depois, uma merda, intelectual e moralmente… não tinha como dar certo… a esquerda solapou toda a tentativa de se criar unidade nacional para poder criar o seu modelo de unidade, parodiando o anterior… mas como toda cópia, tende a ser mau feita e mau concebida… hoje colhemos suas desconstruções… triste fim…

Comentários não permitidos.