EUA vende porta-aviões por 1 centavo

O porta-aviões Forrestal

O porta-aviões USS Forrestal (CVA-59), retirado de serviço da Marinha dos EUA em 1993, foi vendido como sucata por apenas 1 cêntimo.A empresa All Star Metals, do Texas, tendo em conta o custo estimado de transportar a embarcação para o local de reciclagem, pagou ao Departamento de Defesa o preço de 1 centavo (de dolar americano).

O histórico vaso de guerra americano estava disponível para doação a alguma organização que o pretendesse conservar como museu, mas não apareceram contudo propostas viáveis. Aparentemente, os custos de manutenção seriam demasiado elevados para que o projeto se tornasse viável.

O USS Forrestal, lançado em 1954, foi na época o maior navio da Marinha dos EUA e considerado como um milagre da tecnologia americana. A sua construção custou ao Tesouro cerca de 217 M USD, ou seja, cerca de 2.000 M USD nos dias de hoje.

5 Comentários

    • Também poderia ser usado para testar armas anti-navio. Pelo seu tamanho, porta aviões são difíceis de afundar, muitos testes poderiam ser feitos.

    • Estudo, projeto e desenvolvimento, aliados à injeção contínua de recursos ‘financeiros’. Expertise! (conhecimento adquirido com base no estudo de um assunto e a capacidade de aplicar tal conhecimento, resultando em experiência, prática e distinção naquele campo de atuação. Está relacionada com as habilidades e competência para executar algo).

      Existem forças alienígenas que nos impeçam? Duvido muito.

      • Caro William… as forças alienígenas estão bem aqui dentro…rs Meu pai entrou pra Marinha em 1950 quando éramos a 5ª marinha do mundo e já naquele tempo o “chaleirismo” aos americanos imperava mas mesmo assim os navios navegavam e atiravam em exercícios. Daí pra frente sempre trabalhamos com “refugos” dos EUA o que melhorou um pouco quando resolvemos “montar” as Vospers… e parou por aí como primeira linha de defesa, tendo somente o projeto das corvetas (quase submarinas..) que melhorou quando alteraram o projeto para a Barroso… que levou mais de uma década ficar pronta (uma mísera corveta).
        Trabalho com todos os tipos de Engenheiros e posso dizer que os nossos são tão bons ou melhores que os de qualquer outro país do mundo… o que falta aqui é justamente seriedade, investimento e estratégia do estado para nos tornarmos realmente independentes!

Comentários não permitidos.