FX-2: “Le Brésil n´est pas un pays sérieux!”

F2000C_FAB-CópiaPreâmbulo, por Gérsio Mutti

Caros Editores e Comentaristas do Blog Plano Brasil, segue reportagem de Humberto Leite para a Revista Aerovisão Nº 238, outubro a dezembro de 2013, via Poder Aéreo.

Acrescentei logo no início da matéria, comentário de Roberto F. Santana pertinente ao assunto.

O motivo de começar o artigo com o comentário me vem à mente devido a um documentário que assisti em 2006, portanto antes da crise econômica mundial de 2008, num canal de assinatura da TV portuguesa. Esse documentário tratava da formação dos futuros Oficiais da Polícia de Portugal. Em certo momento, o entrevistador entrevistava um aluno sobre aulas teóricas e práticas de tiro no período letivo de um ano. O aluno respondeu que na programação oficial constava que cada aluno deveria atirar 100 vezes, mas que na prática cada aluno só atirava 25 vezes por ano; e que era pouco, “mas que dentro desse pouco estava bom.”

Aqui vemos a mentalidade ibérica que norteia o Brasil e, por extensão, toda a América Latina.

A falta de seriedade com a coisa pública vem de berço e não tem solução à vista! A coisa chega a ser epidêmica!

Em se tratando de Brasil, resumo da eterna opereta bufa : 

“Le Brésil n´est pas un pays sérieux!” 

“O autor coloca o cerne do problema em Anápolis, como se o GDA fosse Roma (Itália) e Manaus e Canoas fossem Avinhão (França), e no final do ano se iniciaria um Cisma do Ocidente , no caso, um Cisma dos Caças. Seria por acaso Anápolis um trono imperial muito vulnerável às fronteiras que estão milhares de milhas além horizonte? Creio que não. Brasília só é vulnerável à seca anual e às hordas de ‘black blocs’, nada mais.

É o Brasil que fica sem caças.

Existem unidades americanas que já foram equipadas com Phantom F-4, passaram por C-130, foram para o F-15, e voltaram para um humilde transporte bimotor, num espaço de quarenta anos e sem sair do mesmo lugar. Isso é normal, não compromete o profissionalismo, a proficiência e a tradição de ninguém.

Sentar à mesa do Presidente da República e argumentar dizendo que o centro de um país de oito milhões de quilômetros quadrados está desprotegido por que não temos caças que voam na velocidade de um Concorde ou que a população de Anápolis vai melhorar sua qualidade de vida com os novos caças, bem, é melhor nos prepararmos para uma longa vacância de caças. ” Roberto F. Santana (comentário  feito em 30/10/2013 às 21:13 horas)

 

“O GDA não terá avião até a chegada do FX-2”

Por Humberto Leite

Revista Aerovisão Nº 238 – out/nov/dez 2013

O “Covil dos Jaguares”, como é chamada a Base Aérea de Anápolis, passará a ser guarnecida por caças F-5EM de outros esquadrões da Força Aérea Brasileira, que vão cumprir o alerta de defesa aérea mantido nas 24 horas de cada um dos 365 dias do ano. Enquanto isso, o 1º Grupo de Defesa Aérea ficará sem aviões. Com um efetivo menor, serão mantidos apenas seis aviadores, que terão a missão de se manterem preparados para futuramente estarem no grupo que irá receber a nova aeronave de combate. Para “manter a mão”, eles também vão cumprir horas de voo em caças F-5EM, que passarão a ser os únicos supersônicos em operação no Brasil.

Em questão de idade, os Mirage 2000, fabricados no início da década de 80, são um pouco mais modernos que os F-5, recebidos pela FAB a partir de 1975. Mas após a modernização realizada na Embraer, os F-5E foram elevados ao padrão F-5EM (M de Modernizado) e se tornaram tecnologicamente superiores. Eles têm agora sistemas que permitem combate além do alcance visual, comunicação de dados (datalink) e até um sistema de mira montado no capacete. Por outro lado, os F-2000 têm características superiores em áreas essenciais para a defesa aérea: têm um alcance maior, voam mais alto e são mais rápidos. Enquanto um F-5EM não passa de 1.700 km/h, ou aproximadamente 1,64 vezes a velocidade do som, um Mirage pode acelerar até 2.300 km/h, o chamado Mach 2,2.

Quando se analisa só o critério velocidade, a partir do dia 31 de dezembro o Brasil perderá uma capacidade que, no cenário da América do Sul, está presente nas Forças Aéreas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Todos estes países possuem aviões que alcançam Mach 2. A FAB reconheceu essa capacidade com a prorrogação da vida útil dos Mirage. O contrato com os franceses previa mil horas de voo para cada um dos 12 F-2000 recebidos a partir de 2006, sendo 10 monoplaces, para um piloto, e dois biplaces, para dois pilotos, utilizados em missões de treinamento. Pelo plano inicial, os jatos iriam parar no final de 2011. Com alguns ajustes, seis Mirage foram poupados para conseguirem permanecer em voo e com os seus equipamentos – radar, armamentos, sistemas eletrônicos – em pleno funcionamento até o final deste ano. Mas agora o tempo chegou ao seu limite e os caças vão sair de operação ainda sem um substituto com as características necessárias.

‘Não é o ideal. Vamos fazer o melhor possível’

O assunto acabou chegando ao Congresso Nacional. Em agosto, as Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado e da Câmara convocaram o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, para uma audiência pública. Apesar de mostrar tranquilidade no cumprimento da missão, o Comandante – que nas décadas de 70 e 80 foi piloto de F-5 – não escondeu a necessidade de o Brasil adquirir um novo caça. O Brigadeiro foi enfático ao ser questionado como ficará a defesa dos céus do Brasil.”Não é o ideal. Vamos fazer o melhor possível”, declarou.

A FAB possui 46 F-5 modernizados que operam a partir do Rio de Janeiro, Manaus e Canoas (RS). A frota da aviação de caça é completada por três esquadrões de turbohélices A-29 Super Tucano e mais três esquadrões com jatos subsônicos A-1, também em processo de modernização e voltados para missões de ataque ao solo. O projeto F-X2 prevê que a futura aeronave substitua inicialmente os F-2000 e posteriormente novas encomendas sejam feitas para aposentar os F-5 e A-1, jatos que já voam na Força Aérea Brasileira desde as décadas de 70 e 80, respectivamente.

A chegada de novos caças depende agora da Presidência da República. Como assessoramento, em 2011 a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), órgão do Comando da Aeronáutica, concluiu um relatório que aponta três aeronaves como satisfatórias para requisitos estabelecidos pela FAB: o Boeing F-18 Super Hornet, o Dassault Rafale e o SAAB Gripen NG (por ordem alfabética dos seus fabricantes). Com mais de 28 mil páginas distribuídas em 121 volumes, o relatório é a finalização de um processo iniciado há 18 anos, quando foram elaborados os primeiros requisitos para a compra de novas aeronaves de combate. Além de desempenho, também há considerações de aspectos como compensações comerciais, transferência de tecnologia, logística e participação do parque industrial brasileiro. “O foco principal desse projeto não é só comprar um avião de prateleira, e sim desenvolver junto com o parceiro escolhido uma tecnologia nacional”, explicou o Brigadeiro Saito.

A expectativa é que o contrato proporcione um salto tecnológico à indústria nacional. Foi o caso do próprio jato de ataque A-1, desenvolvido no início da década de 80 com uma participação minoritária da Embraer em um projeto de empresas italianas. Os conhecimentos adquiridos permitiram que a Embraer desenvolvesse a família de jatos de transporte regional que são atualmente exportados para todo o mundo. Para o F-X2, o plano é absorver tecnologias ainda inéditas por aqui, tanto em termos de estruturas quanto de tecnologia de bordo.

Mas o tempo não corre de maneira favorável aos planos de pilotos, engenheiros e economistas. O processo de aquisição de um novo caça é lento. A Tailândia, por exemplo, só recebeu em 2011 os seus primeiros caças Gripens de um contrato assinado em 2008. O mesmo ano da chegada dos F-18 Super Hornet australianos, encomendados em 2007. Antes do primeiro caça tocar o solo do país comprador, há ainda o envio de militares para treinamento no exterior, pois é necessária a formação nas novas tecnologias que uma aeronave mais moderna irá trazer.

Três esquadrões para quatro bases

“Nós vamos ter um hiato. Espero que não seja tão profundo”. A frase é do Brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar, responsável pelo comando de toda a aviação de caça no Brasil. Ele engrossa o coro dos que acreditam que a modernização do F-5 o tornou apto para a missão neste momento. “Hoje em dia, o avião de combate é muito mais sistema, ele é muito mais armamento inteligente do que propriamente dito a plataforma”, diz.

Por outro lado, o Brigadeiro não esconde que o pior aspecto da aposentadoria dos Mirage é a realocação de forças. Os três esquadrões com F-5, do Rio de Janeiro, Manaus e Canoas (RS) vão assumir o alerta de defesa aérea a partir de Anápolis (GO) com suas próprias aeronaves. Vão ser três esquadrões para cobrir o espaço de quatro.

Todos os dias, pelo menos dois desses caças deverão estar em Anápolis, de qualquer uma das três unidades. “Pode acontecer de um dia estarmos com um F-5 de Canoas e outro de Manaus em alerta em Anápolis. Não importa”. A preocupação maior, no en tanto, é com o futuro. “Tem muita gente que pensa que se modernizou o F-5 e por isso não mais necessitamos de outro caça. Não! O F-5 chegou ao Brasil na década de 70. Continua sendo uma célula antiga, com restrições”, garante o Brigadeiro. Para ele, o importante agora é estar em condições de receber a nova aeronave. “Qualquer um dos três concorrentes a ‘F-X2’ supera em muito os Mirage e os F-5”.

Com a aposentadoria dos Mirage, o 1° Grupo de Defesa Aérea ficará sem aeronaves. “O F-5 não vai substituir o Mirage. O GDA não terá avião até a chegada do F-X2. É uma Unidade Aérea sem aeronave até a chegada do F-X2”. Boa parte do efetivo foi transferida para outras unidades. Permanecerá um grupo de seis pilotos, um Major e cinco Capitães, que vão manter a vida administrativa da unidade, cumprir horas de voos em jatos F-5 e participar de treinamentos e, no futuro, irão compor o primeiro grupo de militares a voar o novo caça a ser adquirido para a FAB. “Nós não podemos desperdiçar essa experiência que eles já têm como pilotos de Mirage”, finaliza o Brigadeiro Aguiar.

Para ler toda a matéria, acesse a fonte.

Fonte: Revista Aerovisão Nº 238 (out/Nov/dez 2013)  via Poder Aéreo 

39 Comentários

  1. C certeza q não, n autori// ñ são sérias, se fossem, já teríamos novos caças na FAB,satélites geostacionarios, VLS seria uma reali//,te´riamos + de 27 subs e c AIPs; certa/ nossas “ortori//” ñ merecem serem lavadas à sério por suas ações nada responsáveis.E dizer q elegemos às mesmas. Trágico.Sds.

  2. Bem gostaria de ressaltar a frase :
    ”Aqui vemos a mentalidade ibérica que norteia o Brasil e, por extensão, toda a América Latina.”

    Vamos parar com isso nosso atraso não esta na nossa raiz ibérica como alguns querem nos fazer crer, nosso atraso é culpa nossa mesmo !

    Posso ressaltar inúmeros adjetivos de Portugal, que podemos por em prática ,por exemplo a coragem de ousar, pois quando muitos países temiam o oceano o pequeno Portugal teve coragem e saiu navegando em busca de novas terras ai depois ficou fácil para as outras nações que foram na boa !

    Posso citar a ESCOLA DE SAGRES que embora digam ser apenas um mito, como explicar o avanço português no campo náutico sem uma escola que formou os mais competentes navegantes muitos inclusive estiveram a serviço de outras nações !
    Pois vamos imitar os bons exemplos ibéricos,vamos ressaltar oque houve de bom e parar de culpar nosso passado por um fracasso que é culpa nossa, fruto da nossa inanição de nosso complexo de inferioridade, devemos lembrar que o nosso destino esta em nossas mãos e nenhum estrangeiro sabe oque é ser brasileiro !

    • Ate um certo ponto a mentalidade Iberica se faz sim presente no coraco de toda a America latina,, nao foi a ESCOLA DE SAGRES mas sim a ESCOLA DE BAGRES que formou todo o pessoal que colonizou o Brasil..plantaram a raiz do “jeitinho” Hoje se aprimora o sentido em todos os lugares..

      • Cesar,

        Se nao fossemos graduados da Escola de Bagres o Brasil teria 60 cacas modernos, mas no sentido Bagriano 45 de 1970 ta bom demais..

      • Meu caro nelore1 você é um cara inteligente e sabe muito bem que eu quero dizer !

        Não devemos por nos outros a culpa que nós pertence para tentar justificar o nosso fracasso, também quero deixar claro que existe muita coisa boa que herdamos das culturas ibéricas !

        Mas o maior defeito que temos é aceitar essas carapuça que os gringos insistem em nos colocar !
        Já se passaram 191 anos desde a nossa independência oficial de Portugal e ainda tem gente com esse mesmo discurso !

        Infelizmente nós brasileiro temos o feio hábito de querer desmerecer os feitos dos outros,por exemplo ,deixar de reconhecer a importância da ESCOLA DE SAGRES para o progresso da humanidade !
        Concluindo o dia que nós brasileiros deixarmos de querer ser oque não somos ai sim esse país decola de vez !

      • Nelore voce continua na tua visão burguesa emigrante enluarada e depois de tantos anos o mesmo disco arranhado a não compreender que o Brasil não quer e nem vai comprar caças e sim obter a capacidade de fabricar caças e tudo o mais na area de defesa.
        O brasil e os Brasileiros mudaram e isso voce não ve e nem mostram ai pra voces.
        Ate a Globo dai é totalmente diferenta da daqui.

  3. É lamentável e não é digno do nosso país passar por isto. O resto seria mais do mesmo. Já me cansei de reclamar… vamos aguardar e ver o que nossos ‘comandantes’ farão à respeito. Poxa, pelo menos tampão tinha que ter… e um tampão decente. Mesmo que fechássemos o FX-2 agora já seria tarde… teria que vir tampão de qualquer jeito porque a entrega dos primeiros referentes ao FX viriam lá para 2017.

    Olha, o que mais me deixa perplexo é eles terem atrelado o FX ao Mirage. Tinha que ser decisões em paralelo, sem um ter a ver com o outro.

    Vou chorar mais um pouco… esqueçamos o FX-2 e falemos apenas sobre Leasing ou coisa similar:

    Vi notícia hoje no primeiro jornal. São Paulo. Roubo dos cofres públicos pode ser de 280 ‘MIL REAIS POR SEMANA!’… estamos falando só de São Paulo, e de 4 fiscais em questão e talvez alguns associados no crime.

    “A prefeitura estima que o esquema tenha causado um prejuízo de R$ 500 milhões desde 2010.”

    fonte:

    http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/2013/11/1365309-fraude-rendia-ate-r-280-mil-por-semana-para-servidores.shtml

    Agora vejam os números da corrupção:

    Um estudo realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) revelou os prejuízos econômicos e sociais que a corrupção causa ao País.

    O valor chega a R$ 69 bilhões de reais por ano.

    fonte:

    http://sindjufe-mt.jusbrasil.com.br/noticias/2925465/o-preco-da-corrupcao-no-brasil-valor-chega-a-r-69-bilhoes-de-reais-por-ano

    Gostaram dos valores? Deve dar pra alguns caças usadinhos lá do AMARG… acho que ainda dá pra voltar troco…

    Eita Brasilzão véio de guerra….

  4. “O motivo de começar o artigo com o comentário me vem à mente devido a um documentário que assisti em 2006, portanto antes da crise econômica mundial de 2008, num canal de assinatura da TV portuguesa. Esse documentário tratava da formação dos futuros Oficiais da Polícia de Portugal. Em certo momento, o entrevistador entrevistava um aluno sobre aulas teóricas e práticas de tiro no período letivo de um ano. O aluno respondeu que na programação oficial constava que cada aluno deveria atirar 100 vezes, mas que na prática cada aluno só atirava 25 vezes por ano; e que era pouco, “mas que dentro desse pouco estava bom.”

    Aqui vemos a mentalidade ibérica que norteia o Brasil e, por extensão, toda a América Latina.

    A falta de seriedade com a coisa pública vem de berço e não tem solução à vista! A coisa chega a ser epidêmica!”

    Má análise, aquilo não é por falta de seriedade mas por falta de dinheiro (mesmo antes da crise económica este sector da sociedade civil faltava brutalmente de dinheiro).Quando o dinheiro está lá, as coisas são feitas com seriedade e zelo, por exemplo: A nossa rede de auto-estradas e outras coisas …. O problema é o inimigo interno, o agente do caos, o cúmplice que está seguindo as diretrizes dos países supostamente amigos. Também é a mesma coisa que acontece no Brasil e eu acho que o problema é muito mais grave, porque eles são mais 300 mil vivendo no Brasil (nenhum deles está na miséria, todos eles têm dinheiro suficiente para aproveitar a vida), vês de que quero falar? O excelente plano “ÁLCOOL” diz-lhe alguma coisa? Qual é “o genio” que tem agido de modo que seja suprimido? Conheces FHC realmente? Conheces as suas verdades origens?

    • O inimigo externo é somente um espantalho para ser malhado no lugar do verdadeiro traidor, o interno, aquele que realmente está sugando o sangue do povo brasileiro como um grande parasita que não se contenta até que leve o parasitado a morte… quem sabe assim o país se livra dele… morrem todos para ver se há possibilidade de renascimento somente da nação, agora livre de seus sanguessugas…

  5. Essas materias envolvendo o FX2 são recheadas de pura esquizofrenia que usa a necessidade dos caças para na verdade precionarem de todas as formas que o Brasil ceda a Americanos e a Boeing.
    Senhora Presidenta Dilma Rousseff use de sua autoridade de chefe de Estado e cancele esta licitação sem vergonha,corrupta e capaxo e faça compra direta de caças Russos pois são as melhores ofertas a nossos interesses tcnico-industrias por autosuficiencia e liberdade dos que sempre subjugaram e condicionaram o Brasil e os Brasileiros.
    Como ja citei em muitas outras materias antes desse atual governo ninguem reclamava do sucateamento de nossas forças armadas e a milicada ficava alegresinha com os refugos de terceira que recebiamos dos EUA.

    • Sou a favor do cancelamento deste FX.

      Compra imediata de prateleira de um tampão razoável… aí pode ser americano, russo, chinês, marciano, qualquer um serve, desde que atenda às necessidades de substituição dos Mirage. Minha preferência seria SU-35.

      Início imediato nas conversações sobre o PAKFA BR.

      Ou então, escolha do Gripen no FX-2 (só 36), mas com compra imediata de prateleira pra substituir os Mirage e início imediato nas conversações sobre o PAKFA BR.

      • Tampão não Willian mas uma joint venture ou mesmo um consorcio de criação,desenvolvimento e fabricação.
        Na verdade esta mais interesado o Brasil em 5G e Drones o que seria um 6G caça não tripulado.
        Poderemos ter um leasing de Gripen ou SU30 e a propenção é mesmo u consorcio 5G entrando tambem algum outro pais junto conosco e os Russos.
        Muitas coisas estão sendo vistas e muitas delegações estrangeiras estão ja a tempo no Brasil em diversos estados e entidades tratando muitos assuntos.
        Ate aqui vem sendo digno de louvor todo o trabalho pois os comprados e vendidos não captam nadinha de nada e jogam so especulações aos quatro cantos.
        Tenha a certeza meu caro que teremos nossos caças,nossas defesas aereas,nosso SISFRON e SISDABRA e que serão o melhor possivel ao Brasil.

      • Assim disse a Suramaya a xamã siberiana que vive em um bunker na Amazonia cheirando sementes de parica torrada com canudinho de castanheira

      • Willian,

        Seria impossível uma compra de prateleira do Gripen NG antes de 2018, ano no qual se prevê a entrega em serviço dos primeiros exemplares produzidos. O Gripen C seria uma alternativa mais rápida, mas além de não pertencer a essa concorrência dos caças, sequer estaria dentro dos parâmetros propostos pelo FX-2…

        A rigor, o melhor seria uma decisão logo de uma vez. Uma vez que foram apresentadas essas três propostas ( Rafale, F-18E/F e Gripen NG ) como as melhores, então não haveria qualquer empecilho técnico; ainda mais se formos considerar que não há mais tempo para qualquer outra concorrência… Cancelar eu não considero uma alternativa razoável, pois isso implicaria em diversos problemas de confiança em concorrências futuras, provavelmente afastando outras empresas do setor…

        Quanto a PAK FA, isso é caso para ser estudado, mas visando algo para a próxima década… No meu entender, se for para ter algo nesse sentido com os russos, o melhor seria uma aeronave criada do zero, sem que houvesse qualquer entrave com terceiros, ainda mais no caso do atual projeto russo, que já está bastante avançado…

      • 1maluquinho,

        O que os suecos tem de monte é Gripen C e Gripen A ( que salvo engano modernizado para o padrão C )… Gripen E é outra denominação para NG, cujo protótipo creio estar previsto para voar em 2015… O que existe do Gripen NG até aqui é o seu demonstrador de conceito, com itens que já estão sendo desenvolvidos faz um tempo ( como o radar RAVEN ).

      • Julio naturalmente depois da escorregada Americana o gripen ganhou força e conta com forte força da industria nacional que mais do que ninguem é especialista em projetos de risco e sabe onde aplicar.
        Mas os oferecimentos Russos ja de 4 anos são multiplos e bastante atrativos.
        O que ocorre é a faze de acertos,a parte comercial financeira pois tudo o mais ja foi mais do que exposto,estudado e medido.
        Eu postei ja por lgumas vezes este video caseiro filmado por celular em Cuiaba que não tem campo de prova oficial nem de misseis e nem de foguetes.Foi filmado em 2010 no exato momento que o Brasil jogava a copa do mundo contra a Costa do Marfim teoricamente em um momento onde todos estavamos prestando atençao na telinha esse bichão saiu do chão verticalmente e inclinou-se para a esquerda ganhando altitude em alta velocidade.Veja : http://www.youtube.com/watch?v=77s_ee765h8
        Desde 2010 o EB vinha testando em segredo armamentos Rusos e Chineses inclusive os avaliadores ficarão impressionados com a plataforma de defesa aerea Chinesa não sei qual modelo e dizem que abate aeronaves que voam acima de 15 mil metros e utiliza dos tipos de misseis genericos de um missel Israelense e outro italiano ja usados a anos pelas forças armadas Brasileiras.

      • 1maluquinho, e quanto a dificuldade de adaptação e manutenção desses caças Russos por parte da FAB?
        A migração de uma FA ocidental para um caça russo não seria fácil e o pós venda russo ainda não é dos melhores…

      • Isso chamasse assimetria meu caro a verdadeira assimetria pois uma forças armadas que não tem capacidade de adaptação,adequação e inovação não passa de um grupo de escoteiros e tudo o que os Russos vem fazendo para exportação ja esta vindo no padrão otan inclusive em dual mode GPS e Glonass

  6. E segue o enterro !!.ao som de samba e carnaval .!!!!… n vamos ter caças …..por culpa dos políticos sim mas mt tb culpa da atual cúpula de Comando da FAB … tem q por pressão .. jogar ”m” no ventilador … ”paga” materia em jornal ..tem q gritar pra todo lado ….. mais n e o q acontece … enquanto o dindin estiver caindo na conta ta tudo bem tudo ok ….. nosso atual comando se comporta como um ”clubinho” . e nada mais …… vergonha ..deixo claro q ainda acredito num milagre .. mais ta dificil …

    ”’Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”

  7. A rotação de aeronaves F-5M dos demais esquadrões já era algo previsível. É, certamente, uma solução muito mais lógica que dotar o GDA de caças F-5M ( o que terminaria por exaurir as aeronaves restantes; num ritmo que talvez a introdução dos jordanianos não fosse cobrir ).

    Quanto a perda de capacidade, isso é relativo… A introdução de um radar competente e mísseis avançados aos F-5M compensou bem a falta de performance. É evidente que quanto maiores as performances da aeronave, melhor será. Contudo, tendo capacidades físicas aceitáveis, a aeronave pode cumprir bem o seu papel de manter as unidades de caça da FAB treinadas e aptas para receber o que quer que seja adquirido do FX-2, além de prover um policiamento aéreo sobre as regiões de maior importância para o país…

  8. ViventtBR
    30 de outubro de 2013 at 19:30

    A nossa Defesa é tão frágil, e o tal poder de dissuasão de nossas FA é tão insignificante que bastaria UM, e somente um, F-22 para liquidar toda a FAB.

    Gostaria muito que os os oficiais fabianos nos provassem que isso não é fato.

    • RSRSRSRSRSRSRS… amigo, agora sim me sinto protegido… como disse um comentarista do artigo: “contribuindo para dissuasão e incrementando a projeção do Poder Naval”… RSRSRSRSRSRSRSS… alguém ainda duvida que as FAs estão PROIBIDAS de terem algo mais mortífero que lanchas, caminhões e STs ???… brincanagem !!!…

      • Mas eles não podem reclamar (as FAs) pois armamentos não possuem mas tá vindo dinheiro a rodo que eles… não tão tendo a onde gastar, e por isso estão tendo que fazer “festas” e “confraternizações” para que o dinheiro não tenha que voltar para os cofres do governo federal… isso me foi dito por alguém que é ligado ao meio… ou seja, estão vendidos ao partidão… pelo menos a cúpula…

      • sobre o albatroz eu fico com o comentário do único militar da marinha que comentou no blog poder naval e falou que sim é uma ótima compra e servira ao proposito
        e ele acabou calando a boca daquele site corrompido por um bando de civil que apenas joga UNO e acha que entende de investimento militar
        e para o zoinho azul que so sabe criticar ,quem não te conhece que te compre vira lata dos gringos rsrsrs

  9. É como sempre digo: quando o planeta, num futuro muito muito distante, estiver utilizando o disco voador como arma de guerra, nosso querido Brasilzão (olha… rimou com corrupção, mensalão, privatização, ladrão etc), ainda estará utilizando o incrível f-5, talvês mach 0,5, com uma super modernização made in Israel(com autorização USA é claro). Neste futuro creio que estaremos no FX150 para comprar aviões de 4ª geração.
    Parece brincadeira mas já existe aviões de 6ª geração. Estamos 3 gerações atrasados!!!???!!!
    O que está acontecendo com o Brasil???Como mudaremos este quadro catastrófico?
    Já sei, poderiamos incluir no FX2 a total e irrestrita transferência de políticos honestos ou leis menos brandas que a nossa. Neste caso sou a favor da compra do F-18.

    • O desalento é uniforme, amigo, entre aqueles que estão vendo a vaca ir pro brejo e não podermos fazer nada… acabaremos como a Venezuela, cheia de rifles 5.56 e sem papel higiênico… como diria o C.A., trágico… estamos sendo governados pelo PCC… eles é que decidem como será editada a legislação penal, entre outras ações de estado…

  10. CHORA BANANEIRA

    “A Rússia, sendo inspirada com o Brasil não ter assinado o contrato com os americanos, agora pretende vender seu caça Su-35, oferecendo o desenvolvimento conjunto de aeronave da quinta geração T-50. Este caça de quinta geração é caracterizado pelo alto índice de informatização a bordo e pelo chamado voo furtivo, ou seja, capaz de escapar aos radares possuindo a tecnologia stealth. De acordo com os planos do governo russo, os aviões vão começar a chegar para Força Aérea Russa em 2016″.

    As nossas propostas são de caráter sistêmico e complexo”, disse ao Pravda. Ru Igor Korotchenko, o editor chefe da revista russa Defesa Nacional. ” Os sistemas de armas de defesa aérea que estão sendo oferecidos ao Brasil é uma arma muito eficaz, de acordo com suas características de desempenho, e podemos supor que, com alta probabilidade o Brasil assine o contrato. Quanto às propostas para a produção conjunta do Su-35 e para o desenvolvimento do T-50, ninguém, exceto a Rússia fará uma proposta similiar aos brasileiros. Nenhum país ocidental nunca vai oferecer tal pacote de opções com a transferência de tecnologia. Significa que a Federação Russa considera o Brasil um parceiro estratégico ”

    E COM A PALAVRA A ISTERIA BOSTÉRICA kkkkkkkkkkk

    • Produção conjunta do SU35S ou seja entra como material nacional dispensando-se licitação.
      Então vemos que as negociações entre Russia e Brasil envolvendo aviação de caça,defesa aerea,defesa aeroespacial e area aeroespacial tambem são complexas.altamente vantajosas e impossiveis de serem cobertas por qualquer outra nação tornando-se praticamente irrecusaveis.

  11. SONHAR NÃO CUSTA NADA… NÃO SE PAGA PRA VIVER… rsrsrsrsrsrsrsrs…

    QUEM ESPERA NUNCA ALCANÇA… rsrsrssrrsrrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.