Chefe da NSA culpa diplomatas por espionagem a líderes estrangeiros

O diretor da Agência Nacional de Segurança dos EUA, general Keith Alexander, culpou diplomatas por espionagem a líderes estrangeiros.

O diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos culpou a diplomacia do país por pedidos de espionagem a líderes estrangeiros, em uma declaração que ameaça um confronto entre a comunidade de inteligência e o Departamento de Estado, de acordo com informações do jornal The Guardian.

O general Keith Alexander fez essa afirmação durante uma entrevista com James Carew Rosapepe, ex-embaixador e atualmente senador pelo partido Democrata. Rosapepe, que trabalhou na Romênia durante a administração Clinton, questionou Alexander sobre o monitoramento do celular da chanceler alemã Angela Merkel.

O senador pressionou o general por uma “justificativa de segurança nacional” para o uso de ferramentas da NSA, supostamente para combater o terrorismo, contra “líderes democraticamente eleitos e negócios privados”. “Nós sempre brincamos que todo mundo está espionando todo mundo. Mas isso não é uma justificativa de segurança nacional”, afirmou.

Alexander não se intimidou e respondeu: “essa é grande pergunta, de fato, como um embaixador, você tem parte da resposta. Porque nós, as agências de inteligência, não criamos os requerimentos. Os formuladores de políticas criam os requerimentos”, disse. “Um desses grupos seria, deixe-me pensar, espera: embaixadores”, ironizou o chefe da NSA.

O general disse que a agência coletou informações quando recebeu pedidos de oficiais para descobrir as intenções da liderança de países estrangeiros. “Se você quer saber as intenções da liderança, estas são as questões”, explicou.

A conversa pouco amistosa na noite dessa quinta-feira provocou risos na plateia que acompanhava a discussão, mas não pareceu impressionar o senador Rosapepe, que rebateu: “nós geralmente não fazemos isso em sociedades democráticas”.

Conflito entre comunidade de inteligência e administração

As afirmações do diretor Keith Alexander aumentam o risco de uma divisão entre a administração de Barack Obama e a comunidade de inteligência do país, que têm culpado um ao outro durante a semana pelos casos de espionagem a líderes estrangeiros.

O general já havia insinuado que os alvos de monitoramento tiveram origem no governo, mas é a primeira vez que ele publicamente cita diplomatas. Mais cedo, o secretário de Estado americano, John Kerry, disse que a espionagem foi “longe demais”, algo que atribuiu ao fato de a política de inteligência estar “em piloto automático”.

“Não há dúvida que o presidente, eu mesmo e outros no governo americano conhecemos detalhes de atos que estiveram acontecendo no piloto automático, porque a tecnologia estava aí e se manteve ao longo de um extenso período de tempo”, explicou Kerry.

Fonte: Terra

12 Comentários

  1. um jogangando o B.O para o outro ,mas estão tudo junto e misturado rsrsrs
    o snodew acabou com a diplomacia americanalha

  2. por LUCENA
    .
    .
    Um certo dia,uma criança ganhou de presente,uma luneta para que ele pudesse admirar as estrelas.
    .
    Um belo dia ele descobriu que,as janelas da sua vizinhança existia muita coisas interessante que as estrelas para admirar…Rsrsrs
    .
    O quê fazer para que essa criança tenha a compostura e auto-determinação para que não faça bisbilhotice ?
    .
    Como essa criança poderá se auto-policiar ?
    .
    Pois bem.essa estórias existiu;a luneta é o NSA e a criança desvirtuosa é o EUA.
    .
    Fica muito difíscio em acreditar que um governo,seja qual ele for,tenha capacidade de controlar o seu aparelho de informação,pois a informação ela corrompe,na bíblia sagrada,a arvore do conhecimento foi a queda do homem,olha só as consequência da queda,até hoje estamos pagando por ela. 😉

    • Salve helveciofilho.
      .
      Eu diria: — “Conhecimento” (está contido informação) é poder, e o “poder”, corrompe.
      .
      Para citar um estadunidense famoso, eu cito Abraham Lincoln: — “Se quiser por à prova o ‘caráter’ de um homem (povo/nação), dê-lhe ‘poder’.”
      .
      Contudo, eu digo que, quando aqueles que ô (poder) alcançam são dotados de ‘sabedoria’, estes, logo discernem o quanto este (poder), é ‘efêmero’, assim sendo, logo o usam com ‘bondade’ para com os demais. Pois, só assim, poderão estender os ganhos de ter estado um dia entre os mais poderosos.
      .
      Mas, só se forem sábios, quando não, o que é mais comum, este (poder) se transforma apenas em um meio mais fácil, de se alcançar seus desejos ‘egoístas’ e ‘gananciosos’.
      .
      Desde o fim da segunda Grade Guerra, os EUA tem tido a oportunidade de exercer seu poder sobre o mundo, povos e nações distintas, e já se vão algumas décadas desde então, será que já podemos avaliar o cerne do ‘caráter’ desta nação?
      .
      Vamos deixar que os fatos contidos na história deem esta resposta…
      .
      Saudações,
      .
      Konner

  3. O vazamento das ações de espionagem deixaram os Americanos em um beco sem saída.
    Os políticos começaram a acusar a NSA de espionar indiscriminadamente. Isto é verdade, Mas acredito que a NSA espionava e repassava estas informações quando era requisitada, e estes requerimentos eram feitos pelos mesmos políticos que agora estão tentando tirar o deles da reta.
    Isto esta obrigando a NSA a se defender e a mostrar para a sociedade que se espionaram foi porque alguém lá de cima pediu as informações.
    Esta novela ainda tem muitos capítulos pela frente.
    Mas uma lição ficou: Os Americanos não são confiáveis, chegaram a fazer ate mesmo espionagem industrial para favorecer suas empresas com informações privilegiadas de suas concorrentes.
    Eles querem crescer e dominar de maneira indiscriminada, não importando se para isso precisam cometer ações irregulares e que atentam contra a soberania de outras nações.
    Enquanto não mudarem este modo de agir, será um risco considera-los como parceiros estratégicos.
    É claro que o Brasil e seus políticos tem culpa pelos atos de espionagem contra nós.
    São responsáveis devido à irresponsabilidade e omissão com que sempre trataram nossa segurança.
    Só restou à Dilma espernear e gritar, mas nem assim foi ouvida, ela foi ignorada pelo Tio Sam , afinal, o Brasil não é um país sério e para eles somos “pouco confiáveis”.
    Só começaram a se mexer quando a chanceler Alemã fez o mesmo que a Dilma: Esperneou e gritou.
    Mas com os Alemães a coisa é diferente. Eles tem projeção no mundo, são um pais sério e são um aliado do qual os EUA precisam.
    Mas ficou também outra lição. A de que o Brasil precisa aprender a escolher melhor seus parceiros, e de que o pais precisa ser administrado com seriedade.
    Nosso governo precisa entender que respeito não se ganha só com conversa. Respeito se impõe.
    Sds

  4. por LUCENA
    .
    .
    O mais irônico dessa história toda é que muitos criticaram a presidente Dilma,(governo brasileiro), por essa protestar na ONU defendendo o Brasil contra o ataque dos EUA ao governo brasileiro,no seu sistema de informação.
    .
    A bisbilhotice americana,até os mais chegados dos tio Sam fizeram-se de surdo quando a Dilma alertou o mundo sobre a americanalhice.
    .
    Hoje essa mesma turma de hipócritas gritam e os americanófilos se calam, engasgado com a sua hipocrisia barata.

  5. Espionar lideres TODOS FAZEM… o caso que você espionaram civis e isso muda tudo…

    EX: Espionando civis quem tiver os dados podem chantagear algum funcionário de fabrica ou usina hidroelétrica ou quem sabe nuclear pra sabotar e parar o funcionamento da mesma ou entregarão os documentos comprovatórios da amante dele pra mulher… viu o problema e a diferença da espionagem??

    As pessoas são pessoas e não robozinhos do politicamente correto… jogar assim é jogar sujo!!

    Valeu!!

  6. Até agora não vi nenhum americano se descabelando por esses supostos vazamentos… todo esse esperneio vai passar, eles vão continuar espionando e quem não puder faze-lo que chore por sua incompetência… sorte deles… azar o nosso se nosso governo é entreguista e incompetente… quem sabe mudando o governo para um que tenha projeto de nação o Brasil deixe de ser sempre o otário da vez…

  7. Ainda bem que é só um jogo… quem quiser jogo limpo não vá a um cassino… rsrsrsrsrs… vai ser limpo… quem não pode com a mandinga não carregue patuá…

      • Isso sim dá injúria… rsrsrsrsrsrss… eu, politicamente correto ???… conta outra… eu não sou ESQUERDALHA, amigo… eles sim, compram essas merdas como verdade… politicamente correto é para os tolinhos… espero que vc não esteja no meio desses… é um verdadeiro pega-moscas… ou seria pega-otários ???… rsrsrsrsrsrs… e Fanco, jogo não é para crianças… então que quem não tem competência para jogar que não jogue e fique no cantinho torcendo… e incompetência não tem faltado a esse governo…

Comentários não permitidos.