Defesa & Geopolítica

Lockheed Martin e Boeing juntas em programa para novo Bombardeiro de Ataque e Longo Alcance da USAF

Posted by
LRS-B

Conceito do LRS-B – imagem: Boeing

Tradução: Luiz Medeiros

Jacek Siminski para o TheAviationist

 

Poucos dias antes da Rússia relembrar o mundo que sua frota de bombardeiros estratégicos é capaz de desdobrar em distâncias internacionais (contornando o espaço aéreo dos EUA), Boeing e Lockheed Martin anunciaram que estão formando uma equipe conjunta para concorrer com a Northrop Grumman no programa para o novo LRS-B (Bombardeiro de Ataque de Longo Alcance, em inglês) da Força Aérea dos EUA.

A parceria entre Boeing e Lockheed data ainda de 2008, quando o programa Nova Geração de Bombardeiros, cancelado em 2010, estava em andamento.

O programa LRS-B, anunciado em 2011, trouxe os parceiros juntos novamente. As companias deve usar tecnologias já provadas – para minimizar riscos. O Presidente e Chefe Executivo Dennis Muilember, da Boeing Defense, Space & Security disse:

Boeing e Lockheen Martin estão trazendo juntas o melhor das duas empresas, e do resto da indústria, em apoio ao programa do Bombardeiro de Ataque de Longo Alcance, e estamos honrados em apoiar nosso cliente a Força Aérea dos EUA e essa importante prioridade nacional. Planejamento estável, juntamente com abordagens de desenvolvimento e produção eficientes e acessíveis, permitem que nosso time diminua o risco de desenvolvimento através do aproveitamento de tecnologias maduras e integração de sistemas já existentes.

Se tratando do novo bombardeiro a USAF planeja encomendar entre 80 à 100 unidades. Estes devem ter longo alcance e possuir capacidades furtivas. A capacidade operacional total deve ser alcançada por volta de 2025.

O bombardeiro deve utilizar tantas peças prontas quanto for possível para reduzir o risco de falhas. O preço de uma única célula é estimado em 550 milhões de dólares.

Adicionalmente, uma versão não tripulada do bombardeiro e um novo missíl de longo alcance devem ser desenvolvidos dentro do escopo da iniciativa do LRS-B.

O orçamento do ano fiscal de 2012 para o LRS-B foi de 581 milhões de dólares. 6,3 bilhões de dólares estão planejados para o período entre 2013-2017.

 

Fonte: TheAviationist

8 Comments

shared on wplocker.com