Estados Unidos e OTAN iniciam instalação do escudo antimísseis europeu

Sistema Aegis em terra com destino a Romênia

Os Estados Unidos e a OTAN começaram a instalar na Romênia uma base interceptora de foguetes que formará parte do sistema de defesa antimísseis na Europa. Pela ocasião, foi realizada nesta terça-feira, 29, uma cerimônia especial em uma base militar na cidade romena de Deveselu, onde os equipamentos serão implantados.

SM- 3 (“Aegis terra”) Mísseis interceptores

Participaram do evento o Presidente romeno, Traian Basescu, o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, James Miller, e o Vice-Secretário-geral da OTAN, Alexander Vershbow. Serão instaladas em Deveselu três baterias com 24 interceptores SM3. A base romena, cujo custo é estimado em mais de US$ 130 milhões, deve entrar em serviço em 2015. Outros elementos do escudo antimísseis serão implantados na Polônia, na Turquia e no Mar Mediterrâneo, em fases diferentes que deverão ser concluídas até 2018.

A OTAN assegura que o projeto serve apenas para proteger seus aliados das ameaças representadas pelo Irã e pela Coreia do Norte. A Rússia, por sua vez, considera o escudo uma ameaça à sua própria segurança e exige garantias legais de que o sistema não ficará apontado para o seu território.

Fonte: Diário da Rússia

55 Comentários

  1. A OTAN assegura que o projeto serve apenas para proteger seus aliados das ameaças representadas pelo Irã e pela Coreia do Norte. A Rússia, por sua vez, considera o escudo uma ameaça à sua própria segurança e exige garantias legais de que o sistema não ficará apontado para o seu território. ===== Os Russos vão instalarr seus novos misseis em seu enclave, eis à resposta …em Kalingrado?Esqueci o nome…Quem viver verá.Sds.

    • O papel em que se escreve “garantia legais” nao serve nem pra limpar o cu. Desculpa-me a rudeza da linguagem. Russia sabe que esses escudos e contra ela, e estao dizendo que os paises onde forem estalados esses podem ser os primeiros a serem atacos atomicamente em caso de ameaca de guerra contra a OTAN. Nao vai esperar que a NATO ataca primeiro, pos plano dos EUA e um ataque nuclear preventivo contra Russia e China.

      • Se vc quer dizer que existe uma possibilidade de um futuro conflito entre China e Russia, vc pode estar correto. Russia e China nao sao como o Brasil que acredita em amizade entre nacoes. Elas seguem o principios pragmatico formulado no seculo XIX por Lord Palmerson, antigo primeiro ministro britanico, que disse que a Gran Bretanha, nao tinha, e creio que nao tem, amigos nem inimigos permanentes, tem interesses permanentes. Na epoca da Uniao Sovietica, quase houve uma guerra entre os dois paises, e os EUA, Henry Kissinger em particular, soube como manipular essa rivalidade entre esses dois gigantes, para beneficio dos EUA. As aparencias nos engana. China superpovoada, Siberia praticamente como o Norte do Brasil, pode atrair cobicas. Repito Nao ha amizade nem inimizade permanente entre Nacoes gigantes, com excluindo o Brasil e claro.

      • Até porque está havendo uma migração chinesa discreta para a Sibéria… e os russos já perceberam isso… mais um motivo para os russos serem tentados por uma proposta vantajosa…

      • os russos vao fazer barreira anti míssil em cuba na Venezuela e os gringos vao ficar em uma sinuca de bico novamente
        perderam na síria o ataque agora tentam cutucar onça com vara curta com esse papo de míssil
        os gringos querem apenas colocar outros bois de pianha no lugar dele
        por isso que bases militares estrangeiras sempre foram formas de controle do pais ocupado
        europa tem que expulsar os gringos de seu território e isso para o bem do planeta ,pois os gringos vao fazer qualquer coisa para se manter no estatus que não perceberam que já perderam
        e com o governo dos yankes sendo tudo sionista já ve o ritimo da hipocrisia e dissimulaçao

      • “os russos vao fazer barreira anti míssil em cuba na Venezuela e os gringos vao ficar em uma sinuca de bico novamente”

        Na verdade , se os russos gastarem dinehiro colocando um escudo anti-míssil em Cuba e na Venezuela estariam fazendo um favor aos americanos, pois nehum ICBM americano lancado contra a Rússia passaria sobre esses países. No máximo, os russos poderiam instalar um radar de alerta em Cuba e mesmo assim teria capacidade limitada.

        Outro problema, depois de tantos anos sob dominacão soviética, seriam os próprios países do leste europeu que teriam interesse na construcão de um escudo anti-míssil contra os russos.

        Além disso, os russos estào longe de poder bancar uma nova corrida armamentista com os EUA. Mas pelo visto nào aprenderào a licão.

      • Desculpe o ignorante acima, amigo… o pé de poodle tem QI de uma criança de 10 anos… um parvo… quer dizer então que a Rússia iria colocar “um escudo em Cuba e na Venezuela… RSRSRSRSRSRSRS… e eu é que não acerto uma em geopolítica… rsrsrsrss… esse é demente MESMO… um sátiro comedor de Gardenal… ele é tão idiota que acredita mesmo que suas idiotices são compartilhadas pelos russos… rsrsrsrsrs… pé de poodle, amiguinho, os russos de hoje sabem o que querem e não dão ouvidos a dementes… por isso continuarão a ter boas relações comerciais com o ocidente e a Europa… vai tomar seu remedinho e fique caladinho… rsrsrsrsrsrsrs… coitado…

      • Evidente que bases na Venezuela e em Cuba não terão por objetivo interceptar mísseis estadunidenses que venham a ser lançados para atingir a Rússia, mas sim desferir um rápido contra-ataque contra o território dos EUA,

      • Isso deve ser uma vantagem e tanto para cuba e venezuela… rsrsrsrsrsrsrs… só vindo de um esquerdista fanático…

      • “manter no estatus que não perceberam que já perderam”

        Não sei, mas me parece que quem não percebe que perdeu o status de superpotência são os próprios russos.

        Por sorte, as novas geracòes russas não estào muito interessadas em confrontar os EUA como esses diossauros da era soviética que ainda dominam o poder na Rússia.

        Daqui a 20 anos, quando os tubarões da era comunista se forem, a tendência e termos uma Rússia bem menos agressiva e muito mais próxima da europa e talvez até dos EUA.

        O sonho socialista acabou, e não volta mais.

      • “O sonho socialista acabou, e não volta mais.”… gostaria que isso realmente se concretizasse… tomara… que Deus nos proteja dessa praga…

      • A única coisa que consegui ver no seu link é um monte de gente descendo o pau nos comunistas… é isso mesmo ???…

      • Se vc quer dizer que existe uma possibilidade de um futuro conflito entre China e Russia, vc pode estar correto. Russia e China nao sao como o Brasil que acredita em amizade entre nacoes. Elas seguem o principios pragmatico formulado no seculo XIX por Lord Palmerson, antigo primeiro ministro britanico, que disse que a Gran Bretanha, nao tinha, e creio que nao tem, amigos nem inimigos permanentes, tem interesses permanentes. Na epoca da Uniao Sovietica, quase houve uma guerra entre os dois paises, e os EUA, Henry Kissinger em particular, soube como manipular essa rivalidade entre esses dois gigantes, para beneficio dos EUA. As aparencias nos engana. China superpovoada, Siberia praticamente como o Norte do Brasil, pode atrair cobicas. Repito Nao ha amizade nem inimizade permanente entre Nacoes gigantes, com excluindo o Brasil e claro.

      • Russos barreira antimissel em Cuba? Sei nao. Considerando que em 1963, a Uniao Sovietica estava em relacao com a Russia de hoje numa posicao militar muito superior frente aos Estados Unidos. No entanto, a Uniao Sovietica, retirou-se de Cuba; para irritacao de Che Guevara, ela cedeu-se diante da pressao ianque.

      • Vc é comunista mas não é tolo como alguns aqui que querem por que querem mudar a realidade como num passe de mágica… valeu pelos pés no chão…

      • deagol sua visão de geopolítica é milpe e por isso ve da ótica como se estivesse nos estados unidos e não percebe o que esta acontecendo na sua frente
        outra coisa deagol as forças armadas do mundo não estão em nenhum joguinho de UNO .aonde você ve as características e supõem serem melhores ou piores que a outra
        então como já diria o chico picadinho vamos por partes
        primeiro você fala que a russia não colocaria uma barreira anti milssil na Venezuela ou em cuba ???????
        porque não se são seus aliados ,você não percebe o que esta acontecendo no mundo pois sua visão esta milpe ,navios chineses começando a visitar portos latinos
        compra de material russo mais que dobrou na américa latina
        aviões bombardeiros pousando na Venezuela e você vem me dizer que os russos não tem porque colocar barreiras anti míssil na Venezuela e em cuba
        para de ser mundrungo
        os russos irão fazer tudo e não apenas os russos mais os chineses também
        sim os russos colocando barreiras anti míssil em seus países aliados ajudaria a fortalecer de forma eficaz os seus aliados mais próximos e não perceber isso significa apenas um puxa-saquismo virala para com os gringos
        e jojo os russos retornaram com seus misseis de cuba pois os misseis na Turquia dos yankes ficaram em segundo plano também
        e hoje te garanto que todos os erros que eles cometerão não vao fazer novamente
        e isso é o que esta colocando o mundo na ponta de lança ,se os gringos pagarem para ver vao acabar se dando muito mau ,e junto o mundo inteiro
        sobre o zoinho azul pertencente aos alcolicos anônimos da resistência não passa de um vira lata velho e cheio de sarnas o que ele escreve não passa de baboseiras nunca acerta uma so demostra sua ignorância
        agora achar que a russia não é uma super potencia porque expirou uma par de republiquetas que se destruíram entre si depois da era soviética ,é apenas mostrar que não esta vendo como geopolítica e sim como uma thilider americanizada
        quando esses pararem de ficar torcendo contra e fazendo torcida de outro e analizar a situação do mundo vai ver que esta tudo muito equilibrado e que os americanos já perderam a moral entre os povos do planteta ,o deles esta guardado

      • PÉ DE CÃO

        “primeiro você fala que a russia não colocaria uma barreira anti milssil na Venezuela ou em cuba ?????””

        Cara, uma barreira anti-míssil em cuba ou na Venezuela não teria funcão prática nenhuma!
        Apenas para transfromar esses dois países em alvos.

        Não tem nada a ver com visào de geoplítica míope ou puxa saquismo dos gringos.
        O problema é que fisicamente impossível interceptar ICBMs americanos através de cuba e da Venezuela.
        É geografia básica.

      • rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssrrssrs… esse menino do pézito deve ter uns 13 anos… deve ser virgem e vive no 5 contra 1 para passar o tempo… ele ainda não teve aquela aula de geografia que demonstra que a terra é um globo e que há dois hemisférios… rsrsrsrsrsrsrs… é burro demais… rsrsrsrsrsrs…

  2. hahahahaha…A Rússia esta com seus submarinos nucleares invisíveis em toda a costa dos EUA…..A Rússia destrói os estadunidenses em menos de 24 horas…. 🙂

    • Na verdade a Rússia tem uns poucos submarinos invisíveis na costa americana e muitos estão sendo rastreados por subamrinos americanos mais sofisticados e nem sabem.

      Não sei da onde você tira essas fantasias!

    • “hahahahaha…””

      Até os vídeos militares russos possuem trilha sonora ocidental, as próximas geracões russas estào sendo criadas assistindo “sessão da tarde” e comendo Mcdonalds. Depois que os velhos ex-comunistas desaparecerem a Rússia será dominada pela cultura americana, como já está acontecendo agora.

      Não entendo pq enaltecer a Rússia, visto que hoje ela é um dos países mais capitalistas e corruptos do mundo.

      • É que ela é igual ao Brasil dos PETRALHAS nesse quesito, amigo… lá, como cá, impera o poder das máfias que sugam o estado e o povo… deve ser por isso…

      • “Até os vídeos militares russos possuem trilha sonora ocidental, as próximas geracões russas estào sendo criadas assistindo “sessão da tarde” e comendo Mcdonalds. Depois que os velhos ex-comunistas desaparecerem a Rússia será dominada pela cultura americana, como já está acontecendo agora.”

        Não mais do que nos demais países… o povo lá lê bastante!… Não fica grudado À TV assistindo palhaços… como no Brasil.

        Ao meu ver, não é questão de enaltecer a Russia, mas sim sentimento de todos quanto à justiça… o outro lado que está em condição geopolítica (papel!…) de ser a voz!… da ética digamos… Mas que claro… na realidade… chega nem perto disso… puro cenário que lhe convém!…

      • O mundo não se divide entre capitalismo e comunismo. Todos os países “capitalistas” instituíram elevadas compensações sociais e os países “comunistas” criaram espaços para o estímulo à iniciativa privada.

        O mundo se divide entre os que querem impor uma cultura Mcdonalds e aqueles que, sem objetar a cultura estrangeira, defende os valores da cultura nacional, incluindo religião, modo de vestir, idioma, música, etc…

        O mundo se divide entre os que desejam impor um mundo unipolar e os que desejam criar um mundo multipolar.

        Nesse aspecto, a Rússia, detentora da maior tecnologia em armas, não alinhada com a ideia de mundo unipolar, é fundamental para quem deseja proteger a cultura nacional e instituir um mundo multipolar.

      • A Rússia só é a favor de um mundo multipolar porque está mais por baixo que barriga de cobra, sem condições de impor sua vontade aos demais… no auge da URSS eles não protegiam tanto a cultura dos outros… que o digam poloneses, alemães, georgeanos e demais países tomados pelos russos… se vc quer continuar vivendo com a cabeça enterrada na areia como uma avestruz continue pensando assim…

  3. Defesa anti-aérea americana. o forte: contra mísseis balísticos.

    Em uma eventual hecatombe nuclear! 😉 Russia e China cercadas por estas belezinhas… é de se ter um “medinho” não?…

  4. “A Rússia, por sua vez, considera o escudo uma ameaça à sua própria segurança e exige garantias legais de que o sistema não ficará apontado para o seu território.”

    Se os mísseis são para defesa pq a Rússia o considera uma ameaça?

    Se os russos fazem o que querem, como vender armas para a China e Síria, pq agora esperneiam contra o escudo americano?

    Não afirmavam que seu míssies podiam evadir qualquer sistema de defesa?

    • Como sempre, amigo, perguntas pertinentes que provavelmente receberão respostas fúteis… infelizmente…

      • alias…. cadê hein?!…cadê a invasão que iriam fazer a síria!?…não disseram que iriam invadir aquele pais independente do que fosse?!….não disseram que iriam invadir aquele pais não importando o que fosse?!..não disseram que iriam invadir aquele pais de qualquer forma/jeito….?!

        🙂

    • E os EUA agradecem os russos… geopolítica não é para amadores… e olha que os russos são craques nisso…

      • que isso… Blue Eyes… a imagem dos EUA tá valendo hoje menos que 1 dólar!… E se implantar o escudo anti-misseis… Lança apontada por lança apontada vai continuar como está!… Russia e China em expansão… e EUA em declínio!..

      • KKK, Poh! Eu esperando uns 3 parágrafos!… Detonando a minha assertiva!… Se pensam que eu me dou por satisfeito numa conclusão que ninguem endaga estão enganados!… Sempre acho falha… faltando algo mais.. inclusive pra dar uma reviravolta na conclusão toda….

      • “Eu prefiro ser
        Uma metamorfose ambulante
        Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”… vai contra meus princípios conservadores… rsrsrsrsrs…

      • Não acordou! A Rússia não tem as mínimas condições de bancar uma corrida armamentista com os EUA. Hoje eles são tão capitalistas quanto os americanos, além disso tem pior distribuição de renda e são muito mais corruptos.

      • Se voce estudou as declaracoesa de Putin, e obvio que a Russia esta ciente do plano elaborado por Andrew Marshall, guru dos neoconservadores que controlam o Pentagono, “pre-emptvie nuclear atack” contra Russia e China. Russia acordou de fato, que os EUA estao se preparando para estar numa posicao de atacar primeiro e suceder em destruir seu sistema de defesa. e ataque. Agora se Russia esta em condicao fionanceira de fazer muita coisa e ouitro assunto. Lembra-se o resto do mundo continua pagando os gastos mil;itares dos EUA, e Russia nao tem o privilegio que a Uniao Sovietica tinha de fazeros paises do leste europeu contribuir financeiramente com oseus fgastos militares.

      • Vc quis dizer na verdade que hoje a Rússia não é a URSS que escravizou os países do leste europeu para bancar seus projetos megalômanos…

  5. Há um ponto de verdade no temor dos russos…

    O míssil SM-3 block 1, o “braço” desse sistema romeno, em baterias posicionadas nos lugares citados acima, teoricamente não teria chance de interceptar um míssil russo em direção ao continente americano. Faltaria a ele o alcance para lograr êxito contra um ICBM partindo do território russo, e que certamente estará a grande altitude, além das possibilidades dessa variante do SM3… Por tanto, para todos os efeitos, o sistema anti-mísseis projetado para a Europa não seria relevante no que tange a defesa dos EUA; a menos que apelem para a variante block 2 ( muito mais capaz ), mas realmente parece não ser o caso. Ademais, o próprio posicionamento das baterias visa claramente uma linha de defesa para proteção contra balísticos que possam partir do Oriente Médio ( Iran ), e não propriamente da Russia… Contudo, mesmo com o block 1, pode representar uma ameaça no que diz respeito a capacidade balística russa contra os europeus, podendo ( em teoria ) interceptar mísseis russos que visem o leste ou até o centro da Europa ( e teoricamente antes que as tão faladas ogivas manobráveis possam ser acionadas )…

    Assumindo que exista a possibilidade desses mísseis interceptarem mísseis russos, e como tudo o que é do meio bélico afeta o meio político e econômico, o verdadeiro medo dos russos ( creio eu ) é que esse sistema termine por ter um efeito de dissuasão muito maior sobre estes, implicando numa postura mais rígida dos europeus em relação a Russia… Isso também implicaria em um esforço russo para deslocar mais mísseis para posições das quais possam ter uma chance maior de êxito sobre alvos europeus, o que poderia implicar em custos adicionais aos cofres russos…

    Numa outra ponta, os americanos também podem ganhar “uns pontinhos” com isso… Não é segredo que os americanos tencionam se aproximar mais dos europeus, buscando melhores vantagens comerciais com a Comunidade Européia. A concepção do escudo, portanto, auxilia nesse objetivo, sendo utilizável como cartada política…

    • Na decada de 1970, quando a antiga Uniao Sovietica ja estava economicamente estagnada, e a CIA sabia disso, os EUA atraves de sua imprensa prostituida, “prestitutes” no dizer de Paul Craig Roberts, apregoava que a URSS era uma ameaca a seguranca da Europa, e por isso os europeus se quisesse protecao Ianque deveriam dividir as despesas. O perigo de um possivel avanco sovietico era a desculpa dada para os EUA manter sua ocupacao militar do continente europeu. Uniao Sovietica acabou, ja nao ha mais justificativa para a existgencia da OTAN, mas os EUA nao quer abandonar essa parte do mundo que eles conquistaram no final da Segunda Guerra Mundial. Dai essa provocacao contra Russia, que depois da implosao da Unkiao Sovietica, praticamente deixou seus misses, submarinos e avioes militares se enferrujarem. Foi essa provocacao ianque que forcou a Russia renovar seu arsenal termonuclear. In the political arena, the collapse of the Soviet Union presented Washington with the grand opportunity to rellocate the Pentagon budget to other uses. Part os the reduction could have been returned to taxpayers for their own use. Another part could have been used to improve worn out infrastructure. …A final, but perhaps most important part, COULD HABE BEEN USED TO BEGIN REPAYING THE TRESURY YOUS IN THE SOCIAL SECURITY FUND FROM WHICH WASHINGTON “BORROWED” E GASTOU $2 TRILLION. Instead, influencedby the neoconservatives warmongers who advocated America ising its “sole superpower” status to establish hegemony over the world. the consequence was that Washington destroyed its soft power WITH LIES AND WAR CRIMES, ONLY TO FIND THAT ITS MILITARY POWER WAS INSUFICIENT TO SUPPORT ITS OCCUPATION OF IRAQ, ITS CONQUEST OF AFGHANISTAN, AND ITS FINANCIAL IMPERIALISM….THE REST OF THE WORLD IS ISOLATING WASHINGTON. …THE ONLY MARKET THAT UNITE STATES OF AMERICAS DOMINATES IS THE MARKET FOR FINANCIAL FRAUD.. O unico mercado que os EUA domina e o mercado da fraude financeira.

      • “praticamente deixou seus misses”

        Não, na verdade a única área de defesa russa que não foi abandonada com o fim da Guerra Fria foram justamente as armas nucleares estratégicas.
        O que estamos vendo agora é a Rússia executando seu papel de país emergente, muito longe da superpotência que um dia foi.

        E para os países do leste europeu, que detestavam a ocupação russa, a existência da OTAN é uma benção, principalmente se os russos continuarem tentando fazer o papel de potência militar.

  6. Deagol
    30 de outubro de 2013 at 20:07

    “A Rússia, por sua vez, considera o escudo uma ameaça à sua própria segurança e exige garantias legais de que o sistema não ficará apontado para o seu território.”

    Se os mísseis são para defesa pq a Rússia o considera uma ameaça?

    Se os russos fazem o que querem, como vender armas para a China e Síria, pq agora esperneiam contra o escudo americano?

    Não afirmavam que seu míssies podiam evadir qualquer sistema de defesa? === A guerra outra x vai estar dentro do seu terrítorio, fronteira, Daí o rito de espernear..faz parte, e vc poderá comprovar o fato q os DAM Russos são bons no último episódio no mediterraeo, mare nostrum, costa da Síria…o atake parou ali mesmo…ou aconteceu outros? …Sds.

  7. Esse “escudo” anti-mísseis” pode desaguar na falência total do tratado de não proliferação, que impõe às atuais potências nucleares a obrigação de reduzir seus arsenais.

Comentários não permitidos.