Os Estados Unidos e a OTAN começaram a instalar na Romênia uma base interceptora de foguetes que formará parte do sistema de defesa antimísseis na Europa. Pela ocasião, foi realizada nesta terça-feira, 29, uma cerimônia especial em uma base militar na cidade romena de Deveselu, onde os equipamentos serão implantados.
Participaram do evento o Presidente romeno, Traian Basescu, o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, James Miller, e o Vice-Secretário-geral da OTAN, Alexander Vershbow. Serão instaladas em Deveselu três baterias com 24 interceptores SM3. A base romena, cujo custo é estimado em mais de US$ 130 milhões, deve entrar em serviço em 2015. Outros elementos do escudo antimísseis serão implantados na Polônia, na Turquia e no Mar Mediterrâneo, em fases diferentes que deverão ser concluídas até 2018.
A OTAN assegura que o projeto serve apenas para proteger seus aliados das ameaças representadas pelo Irã e pela Coreia do Norte. A Rússia, por sua vez, considera o escudo uma ameaça à sua própria segurança e exige garantias legais de que o sistema não ficará apontado para o seu território.
55 Comments