Crise dos EUA se amplia com revelações de espionagem na Espanha

Os Estados Unidos negaram que o presidente Barack Obama estava ciente da espionagem à chanceler alemã Angela Merkel, mas a tempestade diplomática prosseguia nesta segunda-feira com novas acusações envolvendo a Espanha.

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, a Agência de Segurança Nacional (NSA) americana espionou 60 milhões de chamadas telefônicas no país entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, uma revelação que se soma a uma longa lista de países europeus espionados.

O ministério espanhol das Relações Exteriores convocou o embaixador dos Estados Unidos para dar explicações sobre as supostas escutas de autoridades espanholas reveladas na sexta-feira pela imprensa.

A Espanha pediu para que os americanos “facilitem o acesso a toda informação necessária sobre as escutas realizadas” no país, segundo um comunicado do ministério.

A mensagem, enviada ao embaixador americano James Costos, ressalta que tais “práticas são certamente n impróprias e inaceitáveis”.

A tempestade provocada pelas escutas da NSA na Europa continua a alimentar a polêmica nos países envolvidos, e mais particularmente na Alemanha, onde as revelações sobre a espionagem do celular da chanceler provocaram indignação.

De acordo com o jornal Der Spiegel, o programa de espionagem de Merkel pode ter começado em 2002.

Já o jornal alemão Bild am Sonntag, que citou fontes do serviço secreto americano, destacou que o diretor da NSA Keith Alexander havia informado Barack Obama sobre uma operação de espionagem das comunicações de Merkel em 2010.

Em um comunicado enviado domingo à noite à AFP em Washington, a NSA nega essas últimas acusações.

“O general Keith Alexander (diretor da NSA) não falou com o presidente Obama sobre uma suposta operação de inteligência que envolvia a chanceler Merkel e jamais falou de alguma operação que a envolvesse. As versões da imprensa que dizem o contrário não são corretas”, declarou Vanee Vine, uma porta-voz da agência.

Nesta segunda-feira, o Wall Street Journal afirmou, entretanto, que os Estados Unidos pararam com o programa de escutas depois de Barack Obama ser informado da existência da espionagem.

Sem comentar as últimas informações, a imprensa alemã continuou a expressar sua indignação contra os Estados Unidos e seu líder.

Em um editorial intitulado “O amigo escuta”, em referência aos cartazes de propaganda da Segunda Guerra Mundial, convidando os cidadãos a se manter alerta porque o “inimigo escuta”, o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) comparou os Estados Unidos a uma “potência de ocupação digital”.

“A superpotência americana deve aprender a ser mais fiel e justa com seus parceiros e amigos”, considerou o jornal conservador Die Welt.

A classe política, apesar de se dizer chocada, tem dificuldades para agir de forma clara nesta crise. Alguns pedem a suspensão das negociações de um acordo de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos, mas Merkel se posicionou contra a tal movimento na semana passada.

Da mesma forma, alguns partidos da oposição (Verdes, o radical Die Linke de esquerda) desejam convocar uma sessão especial do Bundestag, ou pedem a abertura de inquérito parlamentar, e até uma audiência com o ex-consultor da NSA, Edward Snowden como testemunha, mas o seu peso político é pequeno para que realmente seja levado em conta.

A Alemanha enviará esta semana para os Estados Unidos uma delegação de representantes de alto nível dos seus serviços de inteligência para “avançar em discussões com a Casa Branca e a NSA sobre as acusações recentemente citadas”, segundo o porta-voz da chancelaria, Georg Streiter .

Uma delegação do comitê das liberdades cívicas do Parlamento Europeu também deve viajar aos Estados Unidos, a partir de segunda-feira e até quarta-feira.

“Os sujeitos a serem discutidos com as autoridades americanas incluem o impacto dos programas de espionagem (Prism e outros) sobre os direitos fundamentais dos cidadãos da UE, particularmente o direito à vida privada”, segundo um comunicado do PE.

A delegação anunciou várias reuniões com os americanos, mas não “recebeu nenhuma resposta ao pedido de encontro entre os deputados e o diretor da NSA, o general Keith Alexander”, indicou a mesta fonte.

AFP

 

Fonte: Terra

10 Comentários

  1. Bem feito para o governo espanhol que obedeceu as ordens americanas impedindo que o avião do presidente Evo Morales passasse pelo seu território.

    Toma!

  2. Bem feito quem manda ser vassalo, e olha que a espanha sempre foi fiel, se lembra do atentado ao metro deles a alguns anos atrás , foi uma retaliação da Al Kaeda por mandarem tropas ajudarem os Eua … essa é paga da fidelidade… já passamos por isso por mandarmos tropas pra Itália.

  3. Andre Bacha
    28 de outubro de 2013 at 22:25

    Bem feito para o governo espanhol que obedeceu as ordens americanas impedindo que o avião do presidente Evo Morales passasse pelo seu território.

    Toma! ==== Será q vão pedir o impedimento do Obaobamahussein? C amigos assim quem precisa de inimigos?Sds.

  4. por LUCENA
    .
    .
    .
    Eles caíram do cavalo I
    .
    Como sabemos,a americanalhice não despensa ninguém,nem os seus mais chegados “baba-ovo”.
    .
    veja mais uma da americanalhice com os seus “parceiro” de bucanagem.
    .
    *******************
    .
    Depois de ser espionada, UE quer unir forças com Brasil para pressionar EUA
    .
    Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, defende ação conjunta
    .
    .
    GENEBRA – A União Europeia quer trabalhar com o Brasil para estabelecer um entendimento sobre proteção de dados, depois que ambos foram alvos de ampla espionagem por parte dos Estados Unidos. Respondendo ao Estado, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, confirmou que o diálogo com o Brasil vai ocorrer.
    .
    “Com certeza falaremos com o Brasil”, disse Barroso. “Trabalharemos com todos os governos que estejam dispostos a encontrar uma solução para isso”, afirmou.
    .
    A meta da cooperação entre Bruxelas e Brasília seria justamente a de colocar pressão sobre o governo americano, mostrando que a indignação diante das revelações é ampla.
    .
    Hoje, a imprensa espanhola revela que as autoridades de espionagem americana monitoraram 60 milhões de chamadas telefônicas na Espanha. Isso depois que foi revelado que 35 líderes mundiais tiveram suas ligações espionadas. No caso de Angela Merkel, seu celular teria sido alvo de um monitoramento desde 2003.
    .
    Barroso, considerado como uma pessoa próxima dos EUA, não deixa de destacar que também irá buscar um acordo com a Casa Branca. Alemanha e França querem costurar um acordo com os americanos para estabelecer uma espécie de código de conduta. ”Estamos trabalhando com os americanos sobre isso”, disse.“É uma questão que merece toda a nossa atenção e a cúpula dos líderes europeus se manifestou claramente sobre isso também.”
    .
    Já na ONU, em Nova Iorque, Brasil e Alemanha lançam uma iniciativa para a aprovação de uma resolução na Assembleia Geral das Nações Unidas.
    .
    .
    (*)fonte:Estadão
    .
    [ blogs.estadao.com.br/jamil-chade/2013/10/28/depois-de-ser-espionada-ue-quer-unir-forcas-com-brasil-para-pressionar/eua]
    .
    *****************
    .
    O que tinha colunistas da PIG criticando a dilminha por este na ONU denunciara as americanalhice e a turma do “me espiona que eu gosto”,a tinha criticado por ela fazer o papel de defende o Brasil na tribuna da ONU e agora,o que estes infames falaram agora,a não ser que também eles considerem os europeus todos bolivarianos ou petistas também..Hahahahah
    .
    Há como esse mundo da voltas..Hahahah…e não é a toa que eu falo e não me canso de afirmar: politico safado e americanófilo é tudo farinha do mesmo saco,independentemente se são sionistas ou não.
    .
    .
    A Dilma na ONU estava certa e vocês(americanófilos) errado….como sempre !
    .

  5. os estados unidos esta parecendo um domino que vai caindo as peças uma após a outra
    a Alemanha esta na mesma situação do brasil ela tem poder na europa como o brasil tempoder na américa latina aqui os gringos estão torrados ,la começaram a ser toscados
    o texto fala da espanha mais demostra o que os jornais alemães estão falando e comparando
    os alemães estão comparando a técnica americana com a técnica nazista rsrsrs
    e os alemaes sabem o que é nazismo!!!!!
    parabém estados unidos estão acordando os alemães ,e por tabela lvantara a italia e o japao ,
    pois ate agora vocês podem perceber o snoudew só soltou notas sobre países ocidentais ,o brasil além de amigo dos yankes lutou e apoiou em varias guerras quando esse estados unidos era um pais comum ,hoje eles são potencia e agem como agia os nazifaci que tivemos que lutar ao lado deles
    é isso o problema dos sionistas terem dominado os estados unidos

  6. Calma gente é que França, Alemanha e Espanha são governados pelo PT que é tudo um bando de bolivarianos comunistas e por isso, só por isso, o governo dos EUA espionam seus civis, autoridades e empresas (é claro).

    Como é aquele papo mesmo de que americano respeito contratos e acordos internacionais?

    Vader e Blue cadê vcs?

Comentários não permitidos.