Snowden: Espionagem não tem a ver com terrorismo, e sim com controle

Foto: AFP

Personagem central do escândalo de espionagem americana ao vazar milhares de documentos de inteligência, o ex-agente da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) recebeu o apoio de manifestantes que protestaram neste sábado em frente ao Congresso, em Washington, em um ato que pediu respeito ao direito à privacidade dos cidadãos. Durante o protesto, os manifestantes leram em voz alta uma declaração assinada por Snowden, na qual o ex-agente afirma que o programa de vigilância promovido pelo governo de Barack Obama não tem o objetivo de combater o terrorismo, e sim de garantir o controle sobre a população.

“Hoje, nenhum telefone nos Estados Unidos faz uma ligação sem que a NSA tenha um registro. Hoje, nenhum dado de internet entra ou sai dos Estados Unidos sem passar pelas mãos da NSA. Nossos representantes no Congresso nos dizem que isso não é vigilância. Eles estão errados”, atesta Snowden, que atualmente está asilado na Rússia.

Segundo o ex-agente da NSA, a vigilância sobre a população é uma política de Estado, de forma que não é uma prática específica de democratas ou republicanos, e “tampouco diz respeito ao terrorismo”. “É uma questão de poder, controle e confiança no governo”, diz o manifesto de Snowden.

Citando a Quarta Emenda da Constituição americana, o ex-agente afirma que o governo não tem o direito de vasculhar bens ou informações de cidadãos sem um mandado de Justiça, e critica atitudes de políticos que afrontam o interesse público. “Nós estamos aqui para lembrar aos nossos governantes que eles são servidores públicos, e não investigadores particulares”, diz o texto.

“Este ato é sobre as ações inconstitucionais, antiéticas e imorais do atual Estado de vigilância americano, e como todos nós devemos trabalhar juntos para lembrar o governo de impedi-las. (O ato) É sobre o nosso direito de saber, de nos associarmos livremente, e de vivermos em uma sociedade aberta”, afirma Snowden, que, ao citar as próximas eleições presidenciais, cobra dos políticos americanos o fim das violações de privacidade. “Mantendo-nos fiéis a esse princípio, declaramos que a vigilância em massa não tem lugar neste país. É tempo de mudanças. Em breve teremos eleições, e estamos de olho em vocês”, conclui.

 

Fonte: Terra

Milhares declaram apoio a Snowden em protesto contra espionagem nos EUA

Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado em Washington para pedir a cessação da espionagem por parte da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e gritaram palavras a favor do ex-agente da NSA Edward Snowden, que filtrou milhares de documentos de inteligência.

“Atualmente, a NSA está espionando as comunicações pessoais de todo mundo e está operando sem supervisão de verdade”, disse a nota da convocação, que agrupou mais de cem grupos pró-direitos civis.

O próprio Snowden, que se encontra como asilado político na Rússia há alguns meses, divulgou um comunicado de apoio à manifestação. “Hoje em dia, nenhum telefone dos EUA realiza uma chamada sem que seja registrada na NSA. Nenhuma transação pela internet entra ou sai dos EUA sem passar pelas mãos da NSA. Nossos legisladores no Congresso nos dizem que não é vigilância. Estão equivocados”, indicou o ex-agente.

A manifestação, convocada sob o lema “Detenham a vigilância em massa”, saiu da estação de trem Union Station e terminou perante o Congresso dos EUA, no centro da capital americana, com cartazes que diziam “Obrigado, Edward Snowden” e “Espionar é censura”.

Nesta semana, os líderes europeus mostraram indignação diante das novas revelações da indiscriminada espionagem americana, que foi feita inclusive no telefone pessoal de alguns deles, como o da chanceler alemã Angela Merkel. No entanto, a manifestação de hoje em Washington foi centrada mais no âmbito doméstico e na falta de controle dos organismos de inteligência americano por seus cidadãos.

Uma das principais coordenadoras do protesto, Rainey Reitman, do grupo Electronic Frontier Foundation, destacou em seu discurso que exigem uma maior “supervisão” das atividades de inteligência e “aumentar a transparência” destes programas. “Não nos podem fazer escolher entre liberdade e segurança”, disse Rainey.

EFE

 

Fonte: Terra

10 Comentários

  1. KKKK

    Isso, Snowden!!! Voce vai acabar matando de raiva a patrulha macartista AMERICANOPATA !!!

    Os dizeres de Snowden só confirmam aquilo que a gente já sabe: os EUA e seus idólatras são um bando de SEM MORAL…..

    É gente do tipo “Demostenes Torres”: uma postura na frente das câmeras e outra por debaixo dos panos !!!!!

    Sem moral, hipócritas, falsos moralistas, cinicos etc: todos são adjetivos que se encaixam feito uma luva nessa gente falsa!!!!

  2. “Milhares declaram apoio a Snowden em protesto contra espionagem nos EUA”

    .
    EU SOU UM DELES !!!

    Go, Snowden !!!!!!!!!!!!!!

    Fala mais !!!! Fala mais !!!!!!!!!!!!!!!!

    .
    Abaixo a hipocrisia do império e de seus lacaios !!!

  3. Snowden, o novo guevara… a esquerda antiamericana precisa criar de tempos em tempos essas figura míticas para poderem cooptar mais desavisados… faz parte do show… não me surpreenderia se começassem a pipocar camisetas vermelhas com a imagem do snowden estilizado como “o herói pensando”… rsrsrsrsrsrs… mais uma geração perdida de idiotas úteis… srsrrsrsrsrs… esse mundo é muito engraçado… para pegar abelhas basta um pouco de mel…

  4. Chefa ser engraçado perceber como são sempre os mesmos que saem na defesa da aceitação dos atos mais vís, quando são praticados pelo governo estadunidense. Ignoram inclusive o sentimento da maioria do povo Yanke, para tentar desqualificar uma sincera e totalmente coerente desaprovação. É por essas e por outras que não dá para levar a sério criticas vindas de pessoas tão estranhas, de comportamentos tão hipócritas que chegam a ser cínicos, quando falam da moralidade de brasileiros, por que muito provavelmente não são.

  5. Temos que ter controle sobre as zoonoses nacionais… principalmente a esquerdopata que é transmitida via cães guias aos demais não vacinados… em alguns caso não há solução senão o sacrifício… mas para quem já estava castrado, pouco vai perder da vida, apesar de infestar mais desavisados que perambulam pelas ruas… é questão de saúde mental pública manter esses infectados longe dos demais sadios…

  6. Se 30 anos atrás alguém afirma-se que, no futuro, algum cidadão norte-americano pediria asilo na Rússia para fugir da vigilância do Estado americano, fatalmente seria considerado como louco. No entanto, o tempo passou e… aconteceu!

    Já começam a surgir pela net as primeiras comparações entre NSA e Stasi.

    Quem diria.

Comentários não permitidos.