Em silêncio, Brasil exonerou agente suspeito de passar dados para a CIA

abin_logo2 

Funcionário da Agência Brasileira de Inteligência foi investigado sob sigilo por ter se encontrado com suposto espião americano em 2012, na mesma época em que a Agência de Segurança Nacional dos EUA espionava membros do alto escalão do governo Dilma

TÂNIA MONTEIRO / BRASÍLIA – O Estado de S.Paulo, 27/10/2013

Enquanto a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos vigiava alvos do primeiro escalão do governo Dilma Rousseff, o Brasil investigava e exonerava um agente de seu serviço de espionagem, suspeito de passar segredos para a Agência Central de Inteligência (CIA). A ação mostra uma estratégia de vigilância diferente, mas em linha com a revelada pelo ex-agente Edward Snowden, que causa escândalo em vários países.

Sob o manto de um posto diplomático na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, o espião da CIA buscou dados sigilosos sobre a atuação nacional na Tríplice Fronteira e tentou rastrear informantes do governo brasileiro na região onde o País faz divisa com a Argentina e o Paraguai.

A “plotagem” – expressão que na terminologia da arapongagem significa ser descoberto – do espião americano só ocorreu porque durante a operação ele cooptou o analista 008997 da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), um alto funcionário do órgão que chefiara a estratégica subunidade da agência em Foz do Iguaçu, antes de assumir, em 28 de julho de 2011, a superintendência em Manaus.

O caso foi abafado na Abin, sem abertura de um processo administrativo contra o servidor, para evitar o desgaste. Do lado americano, que mantinha, naquela ocasião, o Brasil sob radar, conforme documentos de junho de 2012 divulgados por Snowden, a solução foi abreviar a missão do espião e mandá-lo para outro posto.

Contraespionagem. Foi a simples movimentação funcional do analista da Abin que alertou Brasília e desencadeou uma operação de contraespionagem autorizada pelo diretor-geral Wilson Trezza.

De Manaus, pelo sistema interno da Abin, 008997 passou a acessar remotamente documentos protegidos por sigilo do escritório de Foz de Iguaçu, “que não tinha necessidade de conhecer” e aos quais não poderia ter mais acesso, segundo relato de diversas fontes da área de inteligência consultadas pelo Estado nos últimos dois meses.

As provas documentais extraoficiais do comportamento inadequado do agente brasileiro, uma vez que a Abin não instrui inquéritos, foram obtidas na primeira semana de agosto de 2012, quando 008997 se encontrou para jantar com o americano, em Curitiba, no restaurante Barolo Trattoria.

No jantar, os dois falaram sobre as regiões de fronteira do Brasil, entre outros temas, e foram captados por agentes “novatos”, deslocados de outras regionais, que se acomodaram ao lado da dupla de espiões.

O agente brasileiro garantiu ao colega americano que não precisava se preocupar com aquele encontro e outros que viriam porque ele não era vigiado pela Abin. Eles foram filmados na ocasião.

Apesar da segurança demonstrada na conversa, ambos usaram técnicas de contrainteligência tanto na chegada quanto na saída da cantina, dando voltas no quarteirão, fazendo manobras diversionistas.

Durante o jantar, segundo informações obtidas pelo Estado, os dois marcaram o encontro seguinte para Foz do Iguaçu, dali a um mês, na primeira semana de setembro. Em Curitiba, ficou combinado que, no encontro em Foz, o brasileiro apresentaria outra pessoa que poderia “ajudar” o americano a obter mais informações. A cidade, Curitiba, escolhida por 008997 para o encontro, foi considerada “perfeita” porque o filho do brasileiro mora ali e ele teria explicação plausível para a viagem entre Manaus e Curitiba.

Só que o novo encontro marcado para início de setembro em Foz do Iguaçu não ocorreu. O brasileiro foi para o local na data e hora combinada, mas o diplomata americano não apareceu. Mais uma vez, agentes da Abin desconhecidos do alvo, acompanharam toda a espera pelo contato americano.

Operação abafa. O desencontro ocorreu porque houve uma súbita e inesperada remoção do americano. O Itamaraty confirmou ao Estado que o diplomata deixou o Brasil em 12 de agosto de 2012.

Na avaliação de servidores da Abin entrevistados pelo Estado, os americanos, de alguma forma, ficaram sabendo que seu agente tinha sido descoberto e este não poderia mais ficar no país, para evitar problemas diplomáticos. Depois do ocorrido, a Abin teria mantido contato com o governo dos Estados Unidos para pedir explicações. O diplomata americano teria dito que foi procurado pelo analista brasileiro.

Para dar um desfecho menos traumático, apesar de posições em favor da punição, o agente 008997 foi exonerado e aconselhado a se aposentar, e assim o fez em 17 de dezembro de 2012.

Acabou assim, embaixo do tapete, um caso de espionagem americano dentro do território brasileiro que não obteve publicidade.

Fonte: Estadão 

47 Comentários

    • Mas o Estadão não é do PIG ???… mimimi, blablabla… rsrsrsrsrsrs… cadê os ESQUERDALHAS de plantão que vivem falando que o Estadão é a favor dos americanos, que é “imprensa sionista”… rsrsrsrsrss… mais uma prova que os vermelhuxos tão mais por fora que bunda de índio… rsrsrsrsrs…

      • zoinho azul não tenta mudar o foco da noticia ,essa noticia já esta circulando por vários meios de informação
        é como o propinotuto ou trensalao do psdb até a rede globo e a veja estao divulgando pois já é de conhecimento publico
        e te digo mais se a rede globo veja folha e estadão ,serem jornalistas de verdade em uma semana o governo do psdb é expulso de são Paulo
        então zoinho não desvia o foco pois em outros tempos nem aparecer o espião apareceria
        mas eu concordo com o capa preta e o barca traidor cobra cega tem que ser esquartejado e seus pedaços expostos em praça publica
        pena que não foi colocado o nome do traidor e ele vai receber aposentadoria
        outra coisa os gringos compraram dele o nome dos informantes que atuam na região da tripici fronteira
        então os gringos estao querendo interferir na nossa região de controle esse agente trocou a segurança do brasil ,por dinheiro .

      • Olá Todynho!

        O Estadão é do Pig!

        E pra avermelhar de vez…. nada como pegar uma praia!

        A cervejinha vem mais tarde…

      • Blue Eyes,

        As vezes até o PIG tem que dizer a verdade dos fatos como todas as mídias já estão fazendo a dias, é por uma questão de imagem!

        E sabe, tem que limpar também aqueles que por uma questão de ideologia politica seriam capazes de entregar o interesse nacional só pra serem apoiados na conquista do poder por uma nação estrangeira!

        Essa turma é facilmente identificada, pois sempre tenta fugir do tema e vai levando a conversa pro ódio ideológico, pra dividir e conquistar, e nunca toca na coisa como é na realidade, alias pra eles ninguém deve pensar ou chegar minimamente perto da verdade!!

        Repetem sempre slogans, e só… não colocam nunca um raciocínio logico pois o raciocínio pra eles é prejudicial, as pessoas pensarem deve ser evitado a todo custo na pratica politica barata que fazem!

        Valeu!!

      • “E sabe, tem que limpar também aqueles que por uma questão de ideologia politica seriam capazes de entregar o interesse nacional só pra serem apoiados na conquista do poder por uma nação estrangeira!

        ——————–

        Fracoorp,
        resumidamente definiu bem estes inimigos internos, corruptos e ambiciosos traíras entreguistas.

        Más atenção! muitos destes traidores, membros da mesma quadrilha tucana de FHC, hoje renegam (da boca para fora) a antiga e desacreditada plumagem.

        Porém, como cobras que trocam de pele, continuam com os mesmos métodos e objetivos nefastos contra o Brasil, para satisfazer suas desmedidas ambições por poder e riquezas, a qualquer custo…

  1. Esse camarada caso seja verdade essas acusações,deveria ser fuzilado por traição,mas aqui se tem pena de bandido,traidores e outros párias que contribuem para baderna e denegrir a imagem do nosso país.

  2. Deveriam era investigarem todos colaborados na PF,Forças Armadas,meio politico,privado e de empresas multinacionais porque a rede é grande e diversificada em nossa sociedade.
    Usar alguem como boi de piranha não é justo.
    Todos aqueles que repassam quaisquer dados e informações a tudo sobre o Brasil e Brasileiros deveriam todos serem acusados de alta traição a Patria e submetidos a conselho de guerra e fuzilados.
    Não fosse so isso tem tambem todo um sistema de colaboração que a titulo de interesse nacional serve como fachada e trampolim para muitas outras coisas.
    O filho da puta que vende o brasil e os Brasileiros vende a propria mãe e o proprio rabo.
    Trairas,vendidos,inimigos do Brasil e dos Brasileiros.

    • Isso, dar um limpa geral em todo lugar.. é agente, duplo agente, propagandista ou colaboracionista estrangeiro… faça boa viagem pro além!!

      Essa conversa de vender o Brasil tem que acabar, e existem aqueles que aprovam isso… não… Adios!!

  3. Galera, ta explicao o sumiço do Vader!

    Safado!

    Sabia que ele tava recebendo BAG Banana pra patrulhar na internet

    Só falta o outro capacho…. Aquele que sempre fica por aqui defendendo o Governo terrorista de Israel… Como é mesmo o nome dele?

    Esqueci o nome dele…. Deve ser por que ele é pouco relevante

    • Não sei pra que os yankes querem espionar o Brasil… todos já sabem quem usa cueca em Brasília !!!… rsrsrsrsrsrs… pra que espionar ???… basta chegar uma graninha pro genoino que ele entrega até a marca da zorba que os petistas usam para carregar dinheiro… rsrsrsrsrsrs… esses PETRALHAS não aguentam ver dinheiro…

      • Blue Eyes,

        Não sabe?? Tem certeza que a 6° economia do mundo não é nada no cenário mundial??

        O que tem tudo isso a ver com o tema Espionagem e seus traidores Blue Eyes???

        Tem certeza que fala dos outros?? Me parece as vezes que fala de si mesmo!

        Agente da inteligência nacional que passa informação pra nação estrangeira é traidor, e quem precisa de apoio de potencia estrangeira pra pegar o poder TAMBÉM É!!

        Talvez seja por isso que desvia tanto o foco do assunto, sujar o outro lado é a questão né… a inteligência estrangeira também atua assim sabia?? Exatamente como você faz, espalhando a discórdia e o suspeito, dividindo sempre… Pra eles, ninguém nunca deve ver a verdade dos fatos ou as intenções reais, você está sempre fazendo assim não é mesmo, basta ver toda a infâmia que sempre prega e no tribunal seria condenação na certa, pois nunca prova nada de nada, só joga lama… não coloca um único argumento que seja, nunca coloca um raciocínio logico…

        Porque faz assim, qual o seu ganho nisso, quem te paga pra ter sempre esse comportamento baixo politicamente???

        Valeu!!

      • Tem toda razão Blue Eyes, com Genuinos e Dirceus no poder, mais vendidos que putas de esquina, gastar dinheiro com espião para que ? quem paga mais, sabe maios.
        na verdade no brasil, temos e leilão de politicos.

    • Então Vadiozinho era o contato Yankee heim hummmm ele numsa banheira cheia de candirus se urinando ia ficar lindo.

  4. Esta historia de fuzilar traidor me fez lembrar que TANCREDO NEVES era a favor de nossas forças armadas desenvolverem armas nucleares,morreu antes da poce O CANDIDATO A PRESIDENCIA ENEIAS tambem a favor morreu o senhor FERNANDO HENRIQUE,e o senhor FERNANDO COLLOR ambos contra o armamento de nossas forças armadas estam por aigozando de saude incluzive o FHC guanhou dinheiro dos USA no Brasil é ao contrario mata-se os heróis e se gratifica os traidores.

    • O primeiro foi Araribóia o grande traira bóia mmeu caro.Essa filosofia vem desde a colonia e o heroi ficou marginalizado Cunhãmbebe e o traira eternizado tem estatua,nome de estação das barcas e etc…
      Ja viu algo na vida com o nome de cunhãmbebe,não né!

  5. É brincadeira, o cara é pego com a boca na de calças curtas e ainda ganha o prêmio de uma aposentadoria, ganhou do tio san vendendo seu próprio país agora vai mamar nas tetas do estado via aposentadoria, isso tudo às nossas custas do impostos que pagamos.Devia ser no mínimo preso e cassada essa aposentadoria.

  6. É pessoal! No Brasil, tudo cai pro lado ou pra cima. Até os agentes NACIONAIS traidores!

    Depois quando eu falo que foi BEM FEITO o que aconteceu, ai vem as pedras.

  7. Provavelmente o agente 008997,se aposentou com uma generosa aposentadoria paga com impostos brasileiros !

    Esse agente 008997,cometeu um crime GRAVÍSSIMO e foi apenas exonerado, pôs o país em perigo e ainda saiu ileso mesmo descoberto !
    É melhor a ABIN se profissionalizar rápido e ficar de olho nesse rato, pois certamente o 008997 continuará a atuar na clandestinidade pois ainda deve possuir comparsas dentro da ABIN !

    PS: Em algumas nações quando agentes duplos são descobertos eles fogem para outros países,mudam suas características físicas e tudo mais para fugirem das punições severas impostas pelo Estado ao traidor, mas aqui no Brasil o traidor é apenas exonerado do cargo e tudo bem !

  8. Eu compartilhei esta notícia em tudo que foi lugar…. o mais interessante é que ninguém deu a menos bola…. esse meu país é um barato.

    • William, o maior problema do brasil é o próprio povo , é o povo de baixa intelectualidade, e até mesmo os que são mais cultos nao tem conhecimento nestas “áreas” e estão pouco se fu.. para isso, assim como vc notou ao passar esta noticia para os “outros”

  9. A sorte desse Traira é que felizmente para ele e infelizmente para a cidadania sua traição foi no Brasil, fosse lá nos States poderia ir parar em Guantánamo, ou até ser fuzilado, se fosse Russo então poderia ter de beber um drink de polônio.
    No Brasil passará incólume, como passam todos que praticam infrações gravíssimas neste país, inclusive contra a pátria.

  10. por LUCENA
    .
    .
    .
    É para isso que serve os 5 colunas,é para fazer o jogo sujo e o que tem de 5 coluna neste país,até dentro das forças armadas vamos encontrá-los, em especial na PF, é impressionante;coitado do Brasil.
    .
    A sua paixão pela vaca-sagrada (os EUA), os colocam na linha de frente das sacanagem que ocorrem no Brasil,com as suas posturas ante-Brasil,sempre buscam desqualificar gratuitamente a tudo que seja brasileiros,com os seus vícios anti-patrióticos,estes ratos vivem no meios de nós na surdina,como parasitas, ou então,como todos os criminosos que se prestam.
    .
    É justamente este tipo de desclassificado, que os EUA sempre buscam para as suas americanalhices.
    .
    Por isso sempre afirmo: político safado e americanófilo são tudo farinha do mesmo saco,quer seja ele sionista ou não !

    • Vcs REALMENTE acham que representam o povo brasileiro, seus bostas ???… vcs são a verdadeira 5a coluna do internacionalismo que quer acabar com os estados nacionais… é que vcs são BURROS demais para entenderem isso, o seu caso, e outros são SAFADOS por saberem e terem ambições políticas inconfessáveis… não pensem que muitos já não perceberam isso, seus pulhas… sabe porque vcs podem se juntar todos, uns dentro dos outros e vir pra cima, porque juntando tudo não dá nem pro café, bando de ESQUERDOPATAS… o povo brasileiro não quer o projeto de escravidão que vcs querem lhes enfiar goela abaixo… podem ranger os dentes, canalhas, que vcs não prevalecerão… a verdade está comigo e com quem compartilha dos valores de DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA… o resto vai apodrecer a céu aberto com o tempo… nós sabemos quem somos… e vcs, sabem ???…

      • pronto o alcolico anônimo da resistência surtou de novo rsrsrsrs
        zoinho azul não tomou seu gardenal ?????
        o zoinho azul defende o traidor espião porque o espião estava ajudando os estados unidos ,vai ser capacho de gringo assim no inferno rsrsrsrs
        viralatismo tem limites e o seu só freud explica ,cada vez mais problemático rsrsrs
        zoinho você esta apenas fazendo as pessoas rir de você ,você não convence nem a si próprio
        e ainda quer convencer outros com seus delírios ,faz me rir sr gardenal rsrsrs

  11. Surpresa, surpresa! Esse pessoal todo trabalha para um departamento ou outro dos Estados Unidos. Brasil e colonia ianque. Saiu das maos dos portugueses, caiu nas maos dos ingleses, Tio Sam veio, expulsou os ingleses e tomaram conta. Como nao pode confiar muito nos vassalos, mandam todos espiar todo mundo e passar as informacoes para CIA. Ate o Canada espia o Brasil, principalmente a Petrobras. Isso foi noticia nos jornais internacionais, mas foi ignorado pelo Plano Brasil.

    • JOJO, deixa de ser virulento… todos sabemos que as cartas do “leilão” de Libra já estavam marcadas… por isso as petro yankes se retiraram… o povo é ignorante, por isso não percebe o vassalismo do governo PETRALHA junto aos chineses… eles irão doar 10% de cada poço aos chinas até completar 100%… mas os ESQUERDOPATAS de plantão não sabem aritmética básica… são analfabetos funcionais… pode acreditar… os petistas são tão óbvios que se alguém estiver espionando o governo nacional é pra saber o qnto eles estão desviando para os próprios bolsos nos esquemas para depois chantageá-los… coisa que a PF deveria fazer em beneficio da nação e não os yankes… nisso eu concordo…

      • E foi um negocião ? ( as vzs acredito que petista n]ão tenha senso logico nenhum)
        Vejamos:
        o Brasil comprou uma reserva de petroleo no Brasil, para ficar com 40% para o Brasil.

  12. É mesmo uma vergonha a forma como nossas autoridades trataram este traidor. Ao invés de ser punido, ele foi premiado com a aposentadoria antecipada. Isto é um estimulo para outros traidores, que agora sabem que este tipo de crime não tem punição aqui no Brasil. Eles ganham do Tio Sam ao passar informações sigilosas, e se descobertos, são premiados pelo governo com a aposentadoria antecipada.

  13. Se eu encontro um cara desses na rua, eu arranco um cipó de arvore e lapeio até as penas ficarem vermelhas…..

    Um desgraçado desse merece apanhar de cinta !!!

  14. Uma vez em conversa entre amigos saiu um comentario de que o Brasil só seria dos Brasileiros se ouve-se uma revolução armada na epoca eu concordei apos fazer o mesmo comentario para meu pai ele me convenceu de que eu não sabia do que estava falando pois a pior das guerras é aquela travada entre filhos da mesma mãe ou irmãos da mesma patria mas pelo que vejo temos irmãos que querem vender nossa MÃE comeso a pensar se a salvação de nossa mãe depende de pegarmos em armas contra irmãos canalhas penso que estamos atrasados.

  15. O FDP foi apenas exonerado? isso apesar de parecer grave nem punição é.
    O servidor público federal pode ter a aposentadoria caçada.

  16. Apenas “exonerado” ??? Já que aqui gostam de copiar tudo, porque não copiam o que os EUA fariam com um espião destes, ou o que os Russos, Israelenses ou Chineses fariam com um espião no mesmo tipo de caso!? … citei os dois lados para os direiteopatas e esquerdeopatas ficarem felizes….rs
    Do jeito que vai a coisa, a tirar pela impunidade vista nas manifestações de depredação (Black Blocks, vândalos, criminosos, assaltantes etc…etc..) ocorridas pelo país, ninguém mais é preso por nada aqui! Só se deixar de pagar a “PJ”….
    Abraços,

Comentários não permitidos.