Nota do Plano Brasil:
O que está por trás da ajuda americana aos ugandenses ocorrida em 2011? O link Burgos, questiona se a ajuda americana é aos ugandenses, ou aos ingleses?
Segundo o link Burgos, a questão diz respeito a áreas de créditos de carbono, onde o discurso do clima vem a ser uma nova forma de neocolonialismo de caça às terras alheias, motivada por fatores diversos.
Países que já se encontram na África: China, Coréia do Sul, Vietnã, Catar, e Arábia Saudita, já se apossaram de 5.939.200 milhões de hectáres de terras, que corresponde no Brasil às áreas de Rio Grande do Norte (RN), Distrito Federal (DF), Município do Rio de Janeiro (RJ) e mais a área da Cidade de Paris, na França, juntas! Acrecentando mais a presença de outros países no continente africano, o total de terras ocupadas chega a 20 milhões de hectáres de terras.
E o Brasil, país de dimensões continentais, onde se encaixa nessa nova geopolítica??? Colonizador, ou colonizado???
Acerca do título acima, seguem duas matérias abaixo (“em tempo 1” e “em tempo 2”).
Em tempo 1: “Exército dos EUA irá se consolidar na Itália para controlar a África”
O primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, chegará quinta-feira (17/10/2013) a Washington, onde se reunirá com Barack Obama.
Voz da Rússia, 16/10/2013
Entre outras questões, os dois líderes discutirão a cooperação militar. De acordo com especialistas, será abordado o tema de construção de uma base americana no território da península Apenina.
Segundo analistas militares, a criação de uma rede de bases militares no Mediterrâneo evidencia uma preparação cuidadosa, por parte dos norte-americanos, de uma plataforma para operações de combate na África e no Oriente Médio.
Em tempo 2: “Obama anuncia envio de 100 soldados americanos a Uganda”
Militares vão ajudar a lutar contra rebeldes no país africano. Primeira mobilização vai ocorrer na próxima quarta-feira (19/10/2011).
AFP, 14/10/2011
O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (14/10/2011) o envio de 100 soldados equipados para combate a Uganda para ajudar a lutar contra os rebeldes do Exército de Resistência do Senhor (LRA), acusado de matar, sequestrar e estuprar milhares de pessoas na África.
“Estas forças agirão como assessoras de forças amigas, que têm por objetivo eliminar do palco de batalha Joseph Kony e outros líderes do LRA”, disse Obama, acrescentando que um pequeno grupo de soldados será mobilizado na quarta-feira e o resto no próximo mês.
8 Comments