Nota do Plano Brasil:
O que está por trás da ajuda americana aos ugandenses ocorrida em 2011? O link Burgos, questiona se a ajuda americana é aos ugandenses, ou aos ingleses?
Segundo o link Burgos, a questão diz respeito a áreas de créditos de carbono, onde o discurso do clima vem a ser uma nova forma de neocolonialismo de caça às terras alheias, motivada por fatores diversos.
Países que já se encontram na África: China, Coréia do Sul, Vietnã, Catar, e Arábia Saudita, já se apossaram de 5.939.200 milhões de hectáres de terras, que corresponde no Brasil às áreas de Rio Grande do Norte (RN), Distrito Federal (DF), Município do Rio de Janeiro (RJ) e mais a área da Cidade de Paris, na França, juntas! Acrecentando mais a presença de outros países no continente africano, o total de terras ocupadas chega a 20 milhões de hectáres de terras.
E o Brasil, país de dimensões continentais, onde se encaixa nessa nova geopolítica??? Colonizador, ou colonizado???
Acerca do título acima, seguem duas matérias abaixo (“em tempo 1” e “em tempo 2”).
Em tempo 1: “Exército dos EUA irá se consolidar na Itália para controlar a África”
O primeiro-ministro da Itália, Enrico Letta, chegará quinta-feira (17/10/2013) a Washington, onde se reunirá com Barack Obama.
Voz da Rússia, 16/10/2013
Entre outras questões, os dois líderes discutirão a cooperação militar. De acordo com especialistas, será abordado o tema de construção de uma base americana no território da península Apenina.
Segundo analistas militares, a criação de uma rede de bases militares no Mediterrâneo evidencia uma preparação cuidadosa, por parte dos norte-americanos, de uma plataforma para operações de combate na África e no Oriente Médio.
Em tempo 2: “Obama anuncia envio de 100 soldados americanos a Uganda”
Militares vão ajudar a lutar contra rebeldes no país africano. Primeira mobilização vai ocorrer na próxima quarta-feira (19/10/2011).
AFP, 14/10/2011
O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (14/10/2011) o envio de 100 soldados equipados para combate a Uganda para ajudar a lutar contra os rebeldes do Exército de Resistência do Senhor (LRA), acusado de matar, sequestrar e estuprar milhares de pessoas na África.
“Estas forças agirão como assessoras de forças amigas, que têm por objetivo eliminar do palco de batalha Joseph Kony e outros líderes do LRA”, disse Obama, acrescentando que um pequeno grupo de soldados será mobilizado na quarta-feira e o resto no próximo mês.
Me pergunto porque o Brasil não tem Bases do exercito em outros Países, Poderia colocar facilmente bases na Angola, Moçambique, Cabo Verde entre outros Países da Língua Portuguesa para começar.
Lamento muito dizer isso meu caro Andrews27, mas o Brasil não tem nem forças armadas !
Nossas forças armadas estão sucateadas, caindo aos pedaços, e todos sabemos que para manter uma base no exterior é preciso recursos financeiros !
Ai você me diz:_ Mas possuímos recursos !
Sim possuímos, mas para manter corruptos no poder , infelizmente !
Com a economia que temos poderíamos muito bem fazer isso ou parte disso que você mencionou, mas a corrupção nesse país impede que ocupemos o nosso verdadeiro lugar no mundo !
Veja tudo tem lado bom e lado ruim.
Lógico que isso demanda um estudo profundo, mas… li a algum tempo atrás que na África pós colonizações passou-se a criar simplesmente países misturando neles tribos que nada tinham a ver uma com a outra, algumas até inimigas, dividiram a África aleatoriamente criando uma gigantesca colcha de retalhos entre eles e internamente nas próprias nações.
A África está sem saída , fome, miséria, crime organizado, revoluções, guerras é o que não falta. Lá como aqui países “” espertos “” roubam suas riquezas naturais por canais seguros comprando líderes corruptos e criando “zonas verdes” de exploração colonizadora e extrativista.
Mas a África tem em alguns países um clima e terras férteis para a exploração da agricultura, e se isso for explorado em forma de partilha pode resolver o problema deles e ajudar no dos outros .Há potencial na África se a situação deles melhorar a médio prazo se tornarão um novo mercado consumidor e isso é bom para o mundo todo.
Em síntese, estão redescobrindo a África assim como redescobriram a América do Sul.
É muito simples, não há interesse do governo em questões militares, para eles somos um país pacífico e tal gasto se faz desnecessário. Não concordo com isso, mas vivemos em uma nação onde defesa e segurança não dão votos…
Passaram o rodo no Kadafi quando pretendeu se desvincular do petro-dolar e investir pesado nas relações sociais e economicas com a África… Foi questão de anos! Pra passar dos apertos de mão com o Sarkozy pra as cipuadas de drones… snipers e os Alah-akba-dos-infernos…
eu já vejo como desespero dos estados unidos ,primeiro eles já perderam na africa quando o apartaid apoiado pela Inglaterra e estados unidos ,perdeu para CUBA ,sim foi uma derrota por isso o embargo
depois disso a colonização foi freada ,hoje em dia é como nosso estadista luis inacio lula da silva falou ,que a africa não é como nos conhecemos ,na europa eles acreditam que a américa latina só tem índios
a mesma coisa são com os africanos acham que so tem tribos e miséria ,um exemplo é angola se armando com caças soviéticos ,
porque o desespero americano ,estão perdendo nos países árabes recursos ,e agora abrem o olho para cobiçar a africa
estão querendo desestabilizar moçambique para instalar o caos como fizeram em outros países
se a comunidade de língua portuguesa investir apenas o necessário os gringos podem tentar que não vao conseguir
sobre a italia conceder uma base americana ,mais uma ????? é o começo do despertar povo italiano ,pois os gringos já tem base na italia por causa da 2 guerra ,mais ao querer ocupar mais lugares vai despertar o nacionalismo italiano novamente ,
os gringos com a espionagem acordaram os alemães
os gringos com esse novo pedido de base acordaram o povo italiano ,pois os políticos são vendidos vide o berluscone
os gringos ao colocarem o japao a fazer frente a china como um boi de piranha vao fazer os japoneses a mudarem a constituição deles e assim retiralos do seu pais
e agora a mexer com a africa acordara até países como frança e Portugal que tem vários países falando a sua língua como Moçambique
então chupa mais essa yankes
Estão sitiando a Africa e dentro da Africa, esses Ugandenses …Sds.
Esse é um assunto que eu conheço pouco… os créditos de carbono… melhor dar estudada antes de comentar!