O fornecimento de armas russas ao Vietnã e os interesses chineses

O processo de reequipamento das forças armadas vietnamitas, que decorre com uma participação ativa da Rússia, desperta o interesse do Ocidente e dos países vizinhos asiáticos, assim como uma preocupação crescente da China. Essa preocupação, segundo se sabe, já foi expressa ao lado russo durante contatos bilaterais. Contudo, o Vietnã apenas está a percorrer os passos necessários para que as suas forças armadas se mantenham atualizadas.

Os peritos militares chineses, porém, declararam abertamente que o rearmamento do Vietnã e a sua aquisição de submarinos diesel-elétricos modernos cria uma ameaça à segurança nacional da China.

Realmente o Vietnã se transformou num parceiro importante da Rússia em matéria de cooperação técnico-militar. Com a ajuda da Rússia ele está criando uma esquadra de submarinos composto por 6 unidades do projeto 636 (classe Kilo na designação da OTAN). O Vietnã está igualmente recebendo da Rússia caças Su-30MK2, lanchas porta-mísseis, fragatas, diversos tipos de mísseis antinavio e equipamentos antiaéreos. A Rússia ajuda o Vietnã na assistência aos armamentos anteriormente fornecidos e fornece uma ajuda importante na preparação de oficiais vietnamitas de especialidades técnicas.

Mas não se deve exagerar a importância dos êxitos vietnamitas na área da modernização da sua capacidade de defesa. Seria ingênuo esperar que o maior país do Sudeste Asiático e com uma economia em rápida ascensão fosse ficar para sempre satisfeito com arsenal que herdou dos tempos da URSS.

Isso enquanto a República Popular da China tem a entrar ao seu serviço anualmente novos submarinos nucleares e, fabrica anualmente várias dezenas de caças de quarta geração e desenvolveu o fabrico de contratorpedeiros equipados com o seu próprio sistema análogo ao Aegis norte-americano. Comparados com os ritmos da modernização militar chinesa, os êxitos vietnamitas dão uma imagem modesta. Qualquer que seja o armamento que a Rússia esteja disposta a oferecer ao Vietnã, o Vietnã simplesmente carece de recursos financeiros para formar e manter em condições operacionais umas forças aéreas e navais que possam desafiar a China. O Vietnã tenta apenas garantir as necessidades básicas para a sua defesa.

Apesar dos atritos recorrentes e às disputas territoriais, as relações entre a China e o Vietnã, as relações entre estes dois países são diferentes das relações da República Popular da China com os aliados próximos dos EUA como o Japão e as Filipinas. A China atribui uma importância estratégica ao desenvolvimento das suas relações com o Vietnã e pretende atrair esse país-chave do Sudeste Asiático para uma cooperação econômica substancial. Uma disputa territorial por resolver e a existência de fortes sentimentos nacionalistas de ambos os lados pode dar origem a crises locais, mas os governos chinês e vietnamita tentam apagar esses focos antes de as suas relações se ressentirem de forma irreversível.

Se a Rússia se recusasse a fornecer os armamentos que o Vietnã necessita, o lado vietnamita enfrentaria uma possível perda gradual da capacidade operacional das suas forças armadas e uma alteração do equilíbrio de forças na região. Um forte sentimento da sua própria insegurança obrigaria o Vietnã a recorrer à única alternativa no fornecimento de armamento moderno: os EUA e seus aliados.

Ao contrário da Rússia, os EUA associam quase sempre a cooperação técnico-militar ao cumprimento de um conjunto de exigências políticas. O processo de aproximação americano-vietnamita na área militar, que já se tem gradualmente vindo a reforçar, poderia obter um impulso repentino. O Vietnã iria receber um volume de armamentos idêntico ou mesmo maior àquele que recebe atualmente da Rússia. Nesse caso ele iria alterar o seu posicionamento de uma política de equilíbrio entre as grandes potências para uma política de aliança estreita com os EUA.

Assim, uma recusa da Rússia em fornecer armas ao Vietnã teria consequências mais negativas para a segurança da China que a continuação desses fornecimentos.

 

Fonte: Voz da Rússia

23 Comentários

  1. Olhaíí!!!
    .
    Mais um que também consegue…, como será que eles fazem isso…?!?! É tão difícil.
    .
    Estes ainda foram mais longe…, conseguiram até fazer os hangares, são verdadeiros monstros da engenharia, são tão grandes, mas eles conseguem!
    .
    Nos…??, os brasileiros…??, não…, não conseguimos…, fazer o que né!?
    .
    Ainda tem os parafusos…, ouvi dizer que são…, alienígenas.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • Pois é,
      Olha o TAMANHO dos BICHÂO, ainda maiores perdo dos pequenos vietnamitas.
      Será que os vietnamistas fizeram adaptações nos bancos e pedais para poderem alcançar os comandos. E o idioma como eles estão se virando?

      Ahh! Já sei… os russos venderam junto com os Flankers Alienígenas(rsrsrs) os pilotos e os mecânicos. Sim porque senão a operacionalidade é impossível, de acordo com um grupo de especialistas brasileiros….
      haushaushuhsuahsuash!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Vietnã é um País com População de 88,78 milhões.
      Tem relação de amizade a mais de 40 anos com o japão.
      Inclusive o japão desenvolve usinas nucleares desde 2011 ao amigo vietnã.

      Taiwan “ilha formosa” tem 25 milhões de habitantes .

      Filipinas 97 milhões de habitantes.

      Todos ai tem disputa maritima contra a China , china naturalmente vai se expandir , ai veremos alguns atritos , aguardemos !

      • AH , tem a a região do Himalia por outro lado ainda rsrss

        É , o Dragão esta cercado de lanças.

  2. A China esta fazendo muito alarde.

    Será que eles temem que o Vietnã vai invadir o território chinês com algumas dezenas de Sukhoi e alguns submarinos diesel-elétrico?

    A China deveria tomar vergonha na cara e partir logo para a tomada de Taiwan e deixar os demais vizinhos de lado.

    • “A China deveria tomar vergonha na cara e partir logo para a tomada de Taiwan e deixar os demais vizinhos de lado.”

      Pq a China deveria partir para a tomada de Taiwan se o povo de lá quer independência?

      Se a china tem o direito de tomar Taiwan isso deve ser feito politicamente e não com uma guerra. Inclusive, se os Estados Unidos participarem, a China tem grandes chances de perder.

  3. Bom texto.

    Não é segredo que o Vietnam estreita laços com os EUA. Atualmente, os americanos participam ativamente da economia vietnamita, sendo ( salvo engano ) os maiores compradores de seus produtos manufaturados, injetando em solo vietnamita cerca de 14 bilhões de dólares por ano, numa relação bastante saudável e que só faz aumentar.

    Quanto a China, cravou uma estaca em sua relação com o Vietnam no momento em que invadiu o país, em 1979… Mesmo que essas relações corram para a normalidade, o fato é que, nesse instante da história, a desconfiança prevalece. Afinal de contas, a China é um poderio militar contra o qual o Vietnam dificilmente resistiria e esta ali ao lado; enquanto os EUA, apesar de sua força, não estão…

    Na verdade, ao manter relações tão próximas com a Russia e EUA, os vietnamitas garantem um ponto de equilíbrio em suas relações com a China, país do qual ainda importa muito do que precisa.

    Se houver um vacilo por parte dos russos, os vietnamitas poderiam realmente voltar-se em direção aos EUA, colocando-se totalmente sob seu círculo de proteção. Isso seria um golpe duríssimo para China, e talvez um golpe ainda mais duro para a Russia, que virtualmente perderia seu ultimo aliado de peso no sudeste da Ásia, deixando-a ainda mais isolada…

    • Forço a barra em mano.
      Essa relação é frutífera sim e nessa arvore seus cachos produzem napalm.
      Mais bombas que em toda a Segunda Guerra minas por todo lado.
      Aliado jamais, interesses econômicos até cuba deseja ter com os EUA.

      • MalExGrimmjow,

        A mão forte da China foi tão sentida quanto a dos EUA… E a diferença é que a China está ali do lado, com aquele que é potencialmente o maior exército da Terra…

        Tencionando manter os chineses afastados, os vietnamitas podem sim aprofundar suas relações com os americanos, se os russos lhes faltarem… Mas reconheço que isso dificilmente acontecerá, haja visto que os russos mantém relações fortes com os chineses, de modo que estão em posição de manobrar junto a Pequim para evitar que isso aconteça… Afinal de contas, também não seria do interesse russo permitir um aumento da presença americana naquela parte do mundo…

  4. “”Ainda tem os parafusos…, ouvi dizer que são…, alienígenas.””

    Colega Konner, esta é a cereja do bolo. Tem gente que quer arrumar desculpa pra tudo…. fazer o quê?

    Bom pro Vietnã. Quem quer fazer se meche, não fica olhando pro céu esperando cair na cabeça.

    Eita Brasilzão véio de guerra….

  5. para mim não tem buchicho nenhum com a china e o vietna
    se houvesse a china pediria para russia não vender nada ,ao contrario a russia vende bastante
    penar que o Vietnam hoje é amigo dos gringos e forçar a amizade apenas negócios ,amigos eles são de cuba acabaram de fazer uma visita ,enquanto que para os estados unidos nada de um intercambio entre nações amigas e sim uma cobrança pelos crimes de guerra feito pelos gringos
    aos que acham que china e Vietnam entraram em choque ,faz um favor a vocês mesmos esperem sentados

    • PÉ DE CÃO,

      Russos querem vender; precisam vender… Simples assim… Até mesmo porque, se eles não venderem, outros vendem… Ademais, a Russia não tem razão alguma pra escutar os chineses…

      Tem séculos que os vietnamitas estão as voltas com os chineses, sempre gravitando em torno de sua esfera, e é certo que nesse novo mundo globalizado eles desejam ter mais autonomia. O Vietnam de hoje ( como qualquer país ) busca seu progresso econômico… Para tanto, necessita estender suas relações com europeus, americanos e demais asiáticos.

      • rr a russia e china bebem da mesma aqua ,você se esquece das fronteiras que os dois compartilham ,e suas ideologias e seus inimigos comum ,a russia escuta muito a china e vice versa
        sobre o Vietnam ,também tem uma historia que é atrelada a dos chinas que enviaram armamento para eles existirem
        quem caiu de paraquedas é os gringos que acham que tudo pode sr esquecido é so dar tempo ao tempo
        mas como eu disse quem vai sair chamuscado nessa região é o próprio estados unidos

  6. Muita gente aqui fala em parceria com os russos, eu até gostaria de ver Su-35S e outros equipamentos deles nas nossas forças armadas, mas tenho certeza que eles não pensariam duas vezes em armar também qualquer adversário nosso ao mesmo tempo.
    Assim como fazem com Índia e China, não seria bom se nossos inimigos utilizassem os mesmos equipamentos que nós e os mesmos métodos de treinamento.
    Saberiam muito bem nossas forças e fraquezas, isso se os russos não vendessem também nossos segredos militares para o adversário.
    Há muita corrupção na Rússia, especialmente nos setores militares, não sei se podemos confiar neles como aliados estratégicos.

    • Caro Deagol.
      .
      Por favor, diga-nos então.
      .
      Qual o país entre os fabricantes de armas não fariam isso também?
      .
      Em quem podemos confiar?
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • Caro konner.

        Tens razão!

        Eu só quis mostrar que a Rússia pode não ser um parceiro estratégico diferente dos outros.

        Saudações.

  7. Olha aí o pessoal municiando a Gryazev-Shipunov GSh-301 canhão de 30 mm e vemos uma grande monta de parafusos PADRÃO chave de fenda ,se a FAB precisar tenho uma grande quantidade de chaves de fenda em minha maleta, aliás não só chave de fenda como também um maquinário modesto que não é muito não é muito serve para o esquadrão poti dar manutenção nos Mi-35, dizem que estão precisando.

  8. Tem muito traíra gigantão estragando tudo… pessoal. Muitas vezes a cúpula quer fazer algo mas é tanto traíra atrapalhando… desde a base… Por isto que a fiscalização tem de ser feita pelo o povo… e somente com uma educação boa é que se reascenderá a cultura local de cada região do país e consequentemente o sentido de coletividade e união… Pois está e é CADA UM POR SÍ… Alguém envolvido com milhões… sem ter nucleos sociais fortes ( familia – amigos – sociedade ) vai deixar de se envolver de forma negligente ou ilícita?… CLARO QUE NÃO!!… E as risgas entre classes estão sendo reacesas agora… PIORANDO ainda mais a situação. ENGANAM-SE que isto visa a justiça social, muito pelo o contrário!!!…

Comentários não permitidos.