EUA monitoravam telefone de Merkel há mais de 10 anos

Os Estados Unidos podem ter grampeado o telefone de Angela Merkel por mais de 10 anos, de acordo com reportagem publicada neste sábado, que também informou que o presidente americano, Barack Obama, disse à líder alemã que teria suspendido a ação se soubesse antes. A indignação da Alemanha sobre denúncias de escutas sobre Merkel pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos EUA levou à convocação do embaixador americano nesta semana, pela primeira vez, numa crise diplomática pós-guerra sem precedentes.

A revista Der Spiegel informou que o telefone celular de Merkel estava na lista do serviço de coleta especial da NSA desde 2002 – conhecido como “GE chanceler Merkel” – e ainda continuava nela semanas antes de Obama visitar Berlim, em junho. Citando comunicado do serviço de coleta, a revista informou que a agência “não tinha legalmente registro de ramos de espionagem” na embaixada dos EUA em Berlim e a exposição levaria a “danos graves para as relações dos Estados Unidos com o outro governo”.

A revista, citando um documento secreto de 2010, informou que tais ramos existiam em cerca de 80 localidades ao redor do mundo, incluindo Paris, Madrid, Roma, Praga, Genebra e Frankfurt. A publicação informou ainda que não estava claro se o serviço de coleta tinha gravado conversas ou apenas os dados de conexão.

Obama se desculpou com Merkel quando ela ligou para ele na quarta-feira para pedir esclarecimentos sobre o assunto, escreveu a Der Spiegel, citando uma fonte do gabinete de Merkel.

REUTERS

 

Fonte: Terra

6 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    .
    Ta zangadinha,tá….Hummmm…não faz esse beicinho…Rsrsrsr
    .
    É uma decepção total na hipocrizilândia…Hahahah
    .
    A turma do me engana que eu gosto,nunca imaginava que a sua vaca sagrada era tão sacana..Rsrsrsrr
    .
    Na Europa os nobre do norte,achando que sacaneando junto com o tio Sam,eram imune as suas americanalhiceses..Hahahah
    .
    Agora os americanófilos,aqueles que achavam que o tio Sam só faziam as suas americanalhices com os bolivarianos,com o ParTido,tem mais essa charada para decifrar,oquê leva a sua santa e puritana deusa a fazer isso ?
    .
    Para o resto do mundo esse procedimento entre os canalhas nunca fora novidade,eu mesmo quantas as vezes bato na mesma telha quando afirmo que o governo dos EUA é um dos maiores governos párias do mundo,que controla e manipula o crime organizado e o terrorismo internacional com o propósito de justificar as suas ações maléfica.
    .
    Não é a toa que eu digo sempre; político safado e americanófilo é tudo farinha do mesmo saco !

  2. Olha o ‘eu não sabia de nada aí minha gente’:

    ‘o presidente americano, Barack Obama, disse à líder alemã que teria suspendido a ação se soubesse antes….’

  3. Todos os líderes mundiais sabem que podem ser espionados de alguma forma, não só pelos americanos mas também pelos Chineses, Russos etc..
    Política e estratégia mundial não é Facebook e nem todo mundo “curte aí” …. mas precisam estar “preparados aí”….
    Parece que, com as revelações que estão acontecendo, todo mundo está aproveitado a deixa para dar um sacode e enfraquecer politicamente os EUA .. que estavam precisando mesmo pra deixar se se achar a polícia do mundo ..
    Abraços,

Comentários não permitidos.