PF quer ouvir empresas americanas sobre espionagem no País

Documentos obtidos pelo Jornal da Globo mostram que a Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar a espionagem realizada pelas agências americanas no Brasil. A PF quer que sejam ouvidos fora do País os presidentes mundiais das empresas Yahoo, Microsoft, Google, Facebook e Apple. A investigação começou em julho. O interrogatório no exterior é possível graças a um acordo de cooperação jurídica internacional, que viabiliza a troca de informações entre os Estados Unidos e o Brasil em investigações criminais. O pedido agora será traduzido para ser enviado ao Departamento de Justiça americano.

O delegado do caso também quer ouvir Edward Snowden, o ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) responsável pelos vazamentos que trouxeram à tona a espionagem realizada indiscriminadamente em vários países do mundo – hoje ele está exilado na Rússia. Segundo dados conseguidos pela emissora, a NSA monitorou arquivos da Petrobrás, do Ministério de Minas e Energia e até mesmo e-mails e telefonemas da presidente Dilma Rousseff.

A investigação da PF ouviu no mês passado executivos brasileiros das companhias de tecnologia, que negaram ter repassado dados de usuários brasileiros à NSA. A PF também pediu explicações ao Ministério das Comunicações e Anatel sobre o quanto o Brasil está exposto à espionagem – o prazo para a resposta termina na semana que vem.

Fonte: Terra

7 Comentários

  1. Que gracinha heim o escritorio da CIA no Brasil quer ouvir empresas Americanas instaladas no pais para o que mesmo?
    Ah sei para combinarem estrategias e blindagens né!

    • mesmo assim maluco isso significa que o bicho esta pegando pois antes nem isso iria acontecer ,e se mudarem o comando as coisas aconteceram de forma mais rápida
      para mim isso é uma ótima noticia ,já entrou na esfera policial que pode vir a virar crime para quem cometeu e para quem facilitou

  2. Ok, em se descobrindo algum ‘positivo’, algum tubarão dono de empresa deste porte vai em cana?

    Pena que o Carandiru foi desativado.

  3. É muita hipocrisia o que mais temos é um monte de vendidos,capaxos,baba-ovos de vampiros dentro de nossos meios de segurança e ficam nessa hipocrisia de investigar,investigar o que se a mais necessaria investigação tem de ser interna para depurar para depois se investigar tudo o mais.

Comentários não permitidos.