Defesa & Geopolítica

Governo americano adverte outros países sobre documentos de Snowden

Posted by

O governo dos Estados Unidos advertiu os serviços de inteligência de outros países de que os documentos obtidos por Edward Snowden contêm informações sobre como outras capitais cooperam em sigilo com Washington.

De acordo com o jornal The Washington Post, alguns das dezenas de milhares de documentos extraídos pelo ex-consultor de inteligência contêm material sensível sobre programas estrangeiros de compilação de informações contra países como Irã, Rússia e China.

O jornal cita funcionários do governo americano não identificados.

A informação foi revelada no momento em que a ação de Washington é criticada, especialmente depois da divulgação de que a NSA espionou países aliados e seus líderes, incluindo a chanceler alemã Angela Merkel.

Segundo o Washington Post, o gabinete do diretor nacional de inteligência tem a missão de alertar os outros países sobre as informações.

Em um dos casos apontados pelo jornal, os documentos de Snowden contêm informações sobre um programa de espionagem da Rússia por um país da Otan, o que resultou em dados valiosos para a Aeronáutica e a Marinha dos Estados Unidos.

“Se os russos soubessem, não seria difícil adotar as medidas adequadas para interromper”, disse uma fonte ao jornal.

AFP

Fonte: Terra

 

14 Comments

shared on wplocker.com