A China é líder mundial em drones

Os êxitos da indústria de defesa chinesa provocam frequentemente a euforia dos comentadores chineses. Se lermos os fóruns online chineses, podemos ficar com a impressão que a China já ultrapassou há muito a Rússia e a Europa em tecnologias militares e só lhe falta um último esforço para alcançar os EUA.

A realidade, regra geral, é bastante mais complexa, o atraso em relação à Rússia e ao Ocidente se mantem em muitas esferas. Contudo, numa área como a aviação não-tripulada a China realmente ultrapassou a Rússia em vários anos e só está ligeiramente atrás dos melhores resultados norte-americanos .

A mídia russa divulgou, citando fontes do complexo militar-industrial, que o primeiro protótipo de um drone de ataque russo, com uma massa inicial de 20 toneladas, irá surgir em 2018, enquanto o protótipo de um drone mais ligeiro de 5 toneladas aparecerá no limiar entre 2015 e 2016. Temos de considerar que estes são apenas os prazos planejados, que durante o processo de execução de programas técnico-militare s tão complexos falham com muita frequência tanto na Rússia, como no Ocidente.

dronechinese

Contudo, mesmo que esses planos sejam cumpridos na totalidade, eles representarão pelo menos 4 a 5 anos de atraso em relação à RPC na área da aviação não-tripulada. É do conhecimento geral que o protótipo chinês de veículo aéreo não-tripulado (VANT) pesado com tecnologia furtiva Lijian apareceu no início de 2013 e já está numa fase de testes intensivos.

Este não é o único drone chinês furtivo. Os chineses também criaram um aparelho semelhante ao RQ-170 Sentinel norte-americano.

Além disso, a China já em 2011-2012 iniciou o fabrico em série do drone de ataque mais ligeiro Yi Long, com 1200 kg de massa. Pelas suas capacidades ele se assemelha ao Predator estadunidense. Até agora esse aparelho já foi vendido a vários países, incluindo um país da Ásia Central.

Para o Yi Long já foi desenvolvida uma grande quantidade de armamento de diversos tipos, incluindo mísseis com guiamento por laser e bombas teleguiadas de dimensão reduzida. Entretanto a Rússia neste momento ainda não tem um único drone produzido em série com capacidade para transportar armamento.

O atraso russo se deve tanto a razões objetivas, como a erros no planejamento dos respectivos programas. As tecnologias para o fabrico de drones começaram a adquirir a prioridade que hoje têm nos anos de 1990 – início dos anos 2000, durante o período mais difícil para a economia e para a indústria de defesa russas, quando elas enfrentavam como único objetivo a sobrevivência. Mais tarde, quando apareceram os meios disponíveis, toda a atenção ficou concentrada no equipamento eletrônico dos drones em prejuízo dos seus outros sistemas. Assim se perdeu tempo precioso.

A Rússia poderá se basear na sua grande experiência no desenvolvimento de aeronaves tripuladas para desenvolver os seus drones, mas na Rússia ainda não existe uma produção desenvolvida de motores a pistão para a aviação, indispensáveis nos drones ligeiros, não existe o fabrico de muitos tipos de materiais e equipamentos especiais. A indústria russa tentar resolver parcialmente o problema através da cooperação com Israel e com os países ocidentais, mas essa cooperação depende em grande parte das posições políticas dos EUA.

Acompanhando o crescimento do mercado internacional de veículos aéreos não-tripulados, a China terá a oportunidade de nele se consolidar e não temer a concorrência russa nessa área.

 

Fonte: Voz da Rússia

7 Comentários

  1. O drone Lijian realmente impreciona, um conceito ainda nao testado por outro pais , talves venha ser o drone mais manobravel ,considerando as barbatanas salientes, dominio sobre design e aerodinamica os chinas demostram possuir, resta saber o nivel das capacidades hard,softs e operacionais !

  2. Não concordo com tudo da matéria. A Rússia esta atrasada? Sim, mas dizer que terá um imenso obstáculo é muito. Quando se faz o dever de casa e isto os Russos sempre, de alguma forma, fizeram. Para eles é só questão de querer e com rapidez se chega lá. A China prioriza seja com desenvolvimento, espionagem ou tecnologia reversa, o melhoramento tecnológico. Por enquanto, os chineses podem até estar fazendo cópias e correndo atrás e em segundo lugar. Podem inclusive sendo criativos e criando outros mecanismos de defesa e ataque que não convêm divulgar e nem pensar em vender. Quando se desenvolve um armamento inédito o melhor é possuí-lo, dominá-lo e aprimorar, nem pensar em vender, se algum dia alguém pensar em fazer algo parecido, então, já estarão a gerações na frente e ai sim vende-se com reserva de tecnologia e com alto preço e grande margem de lucro. Por estas razões a tecnologia de vanguarda sempre reserva lucros e mais recursos para sempre continuar seguindo avante e conquistando realmente soberania, isto é fazer no presente, para garantir o futuro, igualzinho faz aquele pais grande e imenso lá na América Latina, que pensa de dois em dois anos, nem pensa mais nos quatro anos de um mandato, pois no primeiro ano pensa em compor governo e no último só se fala em campanha eleitoral buscando aquilo que se fez e se anunciou nos dois anos do meio do mandato de quatro. De “quatro” mesmo é como fica a nação….
    UFFF….quando teremos educação em tempo integral em 100% das escolas? Quando teremos um governo que pare com o entreguismo? Iniciei uma pesquisa e 75% da produção de etanol brasileira estão na mãos sabem de quem? De um grupo Francês, Inglês e Holandês. Quem diria um dia o alcool foi 100% brasileiro. Por isso que digo o Brasil não precisa investir em Defesa, aqui nunca vai ter guerra. O Brasil entrega de boa paz, para que invadir se sai mais caro? Ta mais barato assim e ainda dá lucro…kkkk … para não chorar. Idem comunicação (telefonia), Varejo (supermercado), Complexo Soja (óleo, margarina, maionese…), Material de Limpeza e Higiene pessoal, Leite, Cerveja (Imbev, Skin, Kaiser), Chocolates e Balas,… sobrou a “farinha”.
    Mas vamos lá, não vivemos numa ilha…
    O importante e melhorar: Não deixe fazer usucapião de seu VOTO, nunca reeleja um Deputado, Senador ou Vereador. As Leis passam por eles e quem fica mais de um mandato acaba ficando dono da sua representação, ai é que começa o bacanal… a culpa é do povo.

    • Penso 100% contigo qnto ao voto e a culpa do povo pela ignorância política que possui… qnto ao entreguismo, lembro-me da esquerda gritando, nos anos 70 sobre o “entreguismo” dos militares… agora olhe nossa situação atual e veja o passado recente qnto ao quesito industrialização e nacionalização das indústrias brasileiras e constataras exatamente que a esquerda privatizou tudo que os militares criaram para o Brasil… inclusive agora, a PETROBRAS… que vergonha para a esquerda de outrora… os de hoje não possuem vergonha alguma… por isso é perda de tempo discutir com eles… para solucionar isso só uma primavera brasileira com muita “justiça” aplicada a ferro e fogo… como dizia o poeta: meus heróis morreram de overdose… meus inimigos estão no poder… saudações…

Comentários não permitidos.