Em meio a tensão, Brasil vai doar aviões a Moçambique

24avioeshFERNANDA ODILLA
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff pediu ao Congresso autorização para doar três aviões Tucano T-27 para a Força Aérea de Moçambique, no momento em que o país africano vive seu momento de maior tensão desde o fim da guerra civil, em 1992.

O repasse, que precisa ser aprovado pelo Congresso, faz parte de pacote que inclui 25 carros de combate blindados do Exército para o Uruguai.

Esta é, segundo registros do Ministério da Defesa, a primeira vez que Moçambique pode receber equipamentos militares brasileiros.

Usada para treinamento pelo Brasil, a série de aviões Tucano T-27, da Embraer, foi adquirida pela Força Aérea Brasileira há 30 anos.

Além de destacar que os aviões não são de combate, a Defesa afirma que a decisão de repassar as aeronaves foi tomada muito antes do atual momento de tensão.

Moçambique é um dos maiores aliado do Brasil na África. O país abriga investimentos de empresas como a Vale e ações de agências como Embrapa e Fiocruz.

Os moçambicanos votarão em eleições municipais marcadas em 20 de novembro, e um antigo grupo militar rebelde, a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), renegou, nessa semana, o acordo de paz que pôs fim a uma das mais sangrentas guerras do continente.

Combates têm ocorrido entre a Renamo e forças governistas. O Exército ocupou uma base da Renamo.

A cooperação de defesa entre Brasil e Moçambique foi firmada em março de 2009. Em maio deste ano, a Defesa mandou ao Planalto a exposição de motivos para doar os aviões, argumentando que “tem se empenhado em celebrar acordos bilaterais com nações amigas, visando estreitar laços de amizade e permitir a participação mais efetiva do Brasil em questões internacionais”.

Contudo, a presidente Dilma assinou a mensagem encaminhando ao Congresso o texto do projeto que autoriza a doação dos blindados e dos aviões somente na última segunda-feira, quando o conflito entre governo e oposição já havia se acirrado.

As mensagens da presidente foram publicadas no “Diário Oficial” anteontem, mesmo dia em que, por meio de nota divulgada pelo Itamaraty, o próprio governo brasileiro manifestou preocupação com “os incidentes ocorridos nos últimos dias”.

As doações são praxe para se livrar de material obsoleto e desativado, quase sempre com elevados custos de manutenção. São usadas ainda, de acordo com a Defesa, para “suprir eventuais carências apresentadas pelas forças armadas de países amigos”.

No ano passado, Dilma escolheu a Bolívia para entregar quatro helicópteros H-1H. Em 2011, o Equador foi selecionado para receber um Buffalo C -115, mas, no texto encaminhado esta semana aos congressistas, Dilma pede a revogação da doação.

No governo Lula, o Paraguai recebeu nove aviões, sendo seis Tucanos; o Equador ficou com dez aeronaves, e a Bolívia ganhou seis.

A FAB vem substituindo a frota de T-27 Tucano pelo modelo AT-29 Super Tucano.

No caso dos blindados, as negociações com o Uruguai estão sendo feitas desde 2011.

Fonte: Folha 

36 Comentários

  1. Eita que depois que o Amorim virou “ministro da defesa’ nossas Faas, viraram Madre Teresa, para fazer graça diplomatica, vamos doar tudo,ate o que não temos, o ultimo apague a luz.

    Se alguem não ve revanchismo neta desconstrução, só pode ser cego.

    • Tem seu lado positivo, mas tem outros percalços que ficam negativos.
      O Brasil doar três Super Tucanos com mais de 30 anos para uma nação amiga e que precisa de qualquer coisa é uma ajuda. Quem precisa agradece. Com essas doações, com tamanho de nossa economia, é tranquila a decisão das doações e fortalece os laços de cooperação. Porém lá vem os contras: não fizemos o dever de casa, não estamos nos reequipando, dormimos eternamente e aquilo que doamos fica igual ao cobertor curto, puxa para tapar a cabeça e descobre os pés… é dose.
      Com desejo de aumentar a participação nos países, sendo efetivamente ator Global, o Brasil até deveria investir mais, ajudando a estabilizar Moçambique e levando nossas empresas genuinamente brasileiras. Vale não é brasileira??? Quem vendeu essa??? Embrapa esta trazendo o que de lá??? FioCruz esta ganhando quanto, qual benefício??? Respostas que eu não tenho, gostaria de ter. O saldo deve ser positivo ou minimamente ter a perspectiva de futuro próximo ser positivo, ainda mais num país instável que pode inclusive mudar os rumos e se virar contra o Brasil. Nessas questões ou se ajuda valendo ou nem se mete, tudo vai depender do retorno…

    • Tem que fazer isso mesmo, é um país da comunidade delingua portuguesa, e não pode deixar que o país caia em guerra civil e seja dominado por rebeldes que não respeitam acordos ou leis… seria muito risco pra população civil!!

      É assim que tem que ser mesmo!!

      Valeu!!

  2. Vão te muitos para criticar (principalmente os “americababaovossafados”), mas eu apoio a doação!
    O Brasil tem mesmo que apoiar seus aliados, e “comprar a amizade” deles com doações é algo muito útil para o futuro.
    No caso de Moçambique o Brasil devia mandar também blindados e fuzis, entre outros equipamentos. Apoiar com tudo que podemos, alem de fazer propaganda de nossas armas e de nossa “generosidade”, garantir no poder um governo aliado, são pra mim motivos muito bons.

    • Apoiar com tudo que podemos, alem de fazer propaganda de nossas armas e de nossa “generosidade”,

      Que armas amigo ? estamos doando o que não temos, metade de nossos carros blindados estão parados por falta de recursos para manutenção,que aparecem a conta gotas.estamos usando fuzil dos anos 70,não foi assinado nenhum contrato referente ao IA2, somente um pequeno lote de testes, estamos aposentando o poucos caças interceptadores que temos, e não teremos nada a altura para por no lugar.
      Quem esta doando alguma coisa para nós ?

      Voltem a realidade pelo amor de DEUS, as forças armadas estão sendo descosntruidas,e no lugar estão cirando uma especie de ‘guarda pretoriana” as poucas aquisições que estão fazendo, visa o controle de população, não soberania.

      • A unica coisa que prestou, foi a aquisição dos subs, Escorpene, e so saiu por conta do lobby, onde membros do partidão devem ter levado uma bela de uma bolada debaixo dos panos.

      • Capa Pret,

        Ainda bem que não é essa sua “Moral” a comandar no mundo, senão veríamos ainda mais violência contra civis em todas as parte do mundo, com sangue e lagrimas pro todos os lados!!

        Se estamos doando é porque temos, e não porque não temos…está sempre intervindo valores pra fazer politicagem!!

        Nosso problemas internos são uma coisa, mas não devem ser barreira pra atuar internacionalmente… não é assim pra ninguém, e todos os países do mundo tem problemas internos!!

        Egoísmo, isso é que vejo nessas suas palavras… pode ser um bom comportamento moral pra você, mas não acho que seja para os demais irmão de língua portuguesa pelo mundo!!

        Se não for o Brasil a ajudar, certamente não serão outros, alias outros de outras culturas, vão querer é dividir pra conquistar… temos que unir os portugueses e não abandona-los!!

        Valeu!!

        Valeu!!

      • o mundo não precisa de mim para cometer violência contra civis, basta apenas de “hipocritas humanistas” onde eles estavam quando a China massacrou milhares no Tibet a pouco tempo ? ou no banho de sangue no Congo ?
        Quer dizer que vamos ser humanistas com eles por falarem português ? acho que os antepassados deles não teriam muito boas lembranças de estrangeiros que falam português .
        E quanto a penuria que se encontra nossas forças, vamos fazer assim franco.
        Você faz uma lista do que temos sobrando.
        e eu faço uma lista do que temos sobrando.
        Beleza ?

      • Capa Preta,

        Veja que invasão de nação a outra nação é diferente do caso Moçambique… mas eu sei que faz só barulho pra desorientar o raciocínio dos outros, típico do patrulhamento politico na internet!!

        Bem, acho que nesse comentário demonstrou claramente tudo aquilo que todos já suspeitavam…

        Então só pode-se fazer e ser “Humanista” com quem está do teu lado politico ou na tua Ideologia de qualquer forma né? Os laços de cultura não contam? Só fazer a tua politica conta…

        Existem muitas razões pra se fazer o “Humanista”… pena que não vê fora da ideologia politica ou como citou, o que é POUCO humano pra ser sincero!!

        “Antepassados que não querem ver alguém falando português” o MOÇAMBIQUE AMA O BRASIL, vejo que não conhece o assunto CLP, deve ser muito difícil pra você conseguir entender… pecado que você não vê nada fora da teu Dic-Tact ideológico… mesmo com a inercia de alguns a violência humana é INCENTIVADA, vimos isso em Ruanda!!

        Pois é, eles que morram todos, mas “Esse PT” não deve mandar nada pra eles,

        Muito claro, fio preciso e conciso!!

        Só lembrando, nossas forças armadas só são penúria por que os recursos ficam praticamente todos em folha de pagamento e pensões!!

        Não termos inimigos também conta!!

        Mas creio que tudo ficou claro para todos depois desse seu comentário!!

        Valeu!!

    • parabéns carl é isso mesmo ,temos que apoiar ,Moçambique em manter a paz na região principalmente em países de língua portuguesa
      os gringos querem atrasar a africa principalmente aquela em que se fala o português

    • Obrigado aos colegas, mas vou deixar uma coisa bem clara, não me importo com o idioma que Moçambique fala. Se defendo ajuda a esse país é por pura segundas intenções. Nós os ajudamos e eles abrem seu mercado para nós, além de todo apoio politico internacional que poderem nos dar.
      Pode não ser uma coisa muito bonita mas é assim que a França, Russia, EUA e outros grandes fazem. Se o Brasil que ser grande então tem que se comportar como tal.

      Se dependesse de mim mandaria até tropas brasileiras para lutar lá, mas sem hipocrisia, tudo teria segundas intenções que nos favorecesse no futuro.

  3. Mais que geopolítica ??? A lingua portuguesa é oficial em Moçambique

    http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/12278/Felino-2013–paises-da-CPLP-realizam-exercicio-conjunto-na-costa-brasileira/

    Ao que parece o atual governo brasileiro escolheu alguém para apoiar, é necessário analisar as ideologias , políticas e interesses econômicos envolvidas no caso , sabe como é EUA e China estão procurando avidamente a África, ou ganhamos espaço agora ou perdemos para sempre… não é ator global BR??? Então tem que agir.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131022_mocambique_itamaraty_jp.shtml

  4. Coitado desse país receber material obsoleto do Brasil ! é o fim da picada um país cujas forças armadas vivem de comprar material obsoleto e usado doando material usado para um terceiro !

  5. BOLSA-AERONAVE

    Invés… de reformar pra algum outro fim pra o Brasil, como por exemplo na fiscalização agrária… ou algum outro fim que a célula não fique tão a mercê das provações…

    Lamentável…

      • Considerar esta ação como geopolítica na importância que o Brasil pretende ter no cenário internacional vide inclusive os próprios meios faltosos e necessários na gerência interna… é por demais forçoso não?

      • Amigo, o sr. está negando o óbvio simplesmente porque estou a criticar o governo atual neste post… Eu não discuto com banderulha. O Sr. já foi mais neutro, agora não sei o que deu em você.

        Com um País continental como o Brasil que inclusive está mapeando o seu terreno o sr. me vem com as questões mal resolvidas das nações ex-colônias?… Sabe o que umas aeronaves dessas seriam úteis para os mais variados setores governamentais? Não né… Acho que não. Poderia dizer que geopolitica são as ações e experiencias sociais que o Brasil permuta com estes países … E não meia dúzia de aviões… com toda a problemática nacional vigente.

        Mas como na minha pergunta o sr. se contentou em responder com apenas um: NÃO… Esqueça tudo que eu disse, e na primeira pergunta sua a resposta… minha é: SIM.

        O 1 BILHÃO PRA CUBA TAMBÉM FOI GEOPOLÍTICA… PIADA.

      • X-Tudo,

        Veja que os USA e UE passam até mais que isso que emprestamos pra Cuba pra grupos terroristas na Síria e chamam de Geopolítica…

        E o ao meu ver o amigo está sendo Banderulha.

        Eu não defendo esse governo, defendo as ajudas pro Moçambique, temos que ajudar senão perdemos influencia!

        Valeu!!

      • Mas to falando do Brasil! Cada país sabe das suas necessidades!

        Tem como ajudar esses países sem ter que dar dinheiro e/ou meios de que temos necessidade!

        Know-how social por exemplo!… Contratos com empresas brasileiras das mais variadas áreas!…

        Se bem que emprestado rende juros… é bom!… mas o governo não baixou um decreto de contenção de gastos na area administrativa?…

      • Então, falando de Brasil…

        Se ESTAMOS DOANDO É PORQUE NÃO TEMOS NECESSIDADE imediata, não temos risco de guerra!!

        Ninguém dá nada assim, descobrindo o próprio santo, seria irresponsabilidade e até traição!!

        E mais Brasil… Atacando a Petrobras acham mesmo que prejudicam o partido no governo ou a empresa??

        Atacando doações a nações africanas, está atacando o partido no governo ou está tentando enfraquecer a influencia brasileira na África??

        Empréstimo pra Cuba não é só o Brasil que faz, os americanos não podem fazer isso então Europeus e outros países aproveitam que ganhar alguns juros… e mais, atacando empréstimos brasileiros pelo mundo, você tenta enfraquecer o partido no governo ou as influencias brasileiras em trazer por próprio lado as nações que tem inimigos potentes e estão sem muitas opções de comercio, ficando nossas dependentes???

        E não é isso que fazem todos OS GRANDES DO MUNDO, emprestam dinheiro pro inimigo de uma outra potencia, trazendo esse país, mesmo que ditatorial pra própria área de influencia??

        É tudo geopolítica, mas alguns não conseguem entender pois não conseguem ver a coisa como um todo, só veem suas parcialidades partidárias!

        Valeu!!

      • A observação em relação ao meu modus operanti no que tange às críticas é uma inverdade!…

        Quando inclusive noto que erro me retrato!.. Inclusive o fiz! Quando do comentário do sr. a respeito da petrobras… quando afirmei que era privatização… e não era… nada tinha a ver… Pois bem!…

        Com apenas uma frase já dá pra ver o porquê de eu ser contra tal atitude:

        A geopolítica tem de caminhar na mesma velocidade dos passos internos!… E vejo uma discrepância! Entre as ações externas e as internas.

        Tais meios aéreos são necessários sim!… Não disse em nenhum momento que seriam para as FA’s… mas sim para outros orgãos da esfera pública.

        O Brasil que estás a expor não corresponde ao da realidade.

      • X-Tudo,

        Olha se interpretou alguma coisa como ataque pessoal ou à sua forma de comentar, não era minha intenção, eu coloquei perguntas!!

        Coloquei que existem diferenças entre um partido no governo INTERNO e suas ações na Geopolítica…

        Fica muito caro desse jeito X-tudo… A Geopolítica tem que ficar sempre abaixo do interno e em ritmo brando… A questão no Moçambique é emergencial, não tem um planejamento a ser feito, tem que ir agora senão depois é tarde demais!!

        No caso interno se estudam as variáveis e as melhores propostas, se faz com calma… é diferente!!

        E isso demonstra falta de informações ao nosso governo, e mais, falta de Tato internacional, pois deveria saber e se preparar antes ao invés de ficar fazendo as coisas na “Emergência”, na Geopolítica são raras as surpresas!!

        E essa coisa na ultima hora corresponde sim ao Brasil, é típico até!!

        Valeu!!

      • Deixe de ser modesto, Franco… vc é mais que banderulha… muito mais… é o próprio porta voz dos petralhas… afirma que não, mas sua neutralidade é pífia… não vale um tostão… tem que ser cego ou idiota para achar que vc não nutre simpatia (pra não dizer que anda de quatro) pelo partidão… vc faz a mesma linha “neutra” do tapado do lucena que acha (na verdade faz tipo) que neutralidade é não citar ou promover a sigla do partidão… se isso for neutralidade, então eu também sou neutro, pois nunca defendi partido algum…

      • E você, quando é que vai para com seus ataques pessoais diretos e trazer algum raciocínio logico pra compartilhar com a gente???

        No fim seus ataques pessoais só me fortalecem, pois as pessoas veem qual o interesse por traz disso!

        Valeu!!

      • Raciocínio lógico a gente compartilha com quem quer ouvi-lo e não com quem já “sabe tudo” e não aceita outro ponto de vista que não o que consta no manual de proprietário da esquerda… vc é um daqueles casos perdidos como outros por aqui… o que vcs fazem passa longe de uma discussão ou troca de ideias… vc imprimem um ritmo de pensamento que lhes convém e obriga os demais a segui-lo sob pena de humilhação pública… essa tática foi muito usada na China, durante a revolução cultural… não pense que está tratando com noviço, meu caro… dessa sua água eu já bebi e vi que o gosto é amargo… mas convém que vcs também provem um pouco dela… quem sabe assim ganham um pouco de lucidez… e sim, as pessoas estão começando a separar o joio do trigo… é somente isso o que eu quero… esse é meu sacerdócio… saudações…

      • E novamente confirma minhas palavras Blue Eyes… falou e não disse nada fora de suas ideologias, que falam toda a verdade não é??… Não falou nada mesmo dentro de um raciocinio, nada!!

        Raciocínios lógicos levam ao “Raciocino”, e pelo visto isso prejudica a sua politica de slogans baratos e fáceis de memorizar… pra que precisam pensar se podem ter você pra pensar por eles e terem as palavras de ordem como conforto não é mesmo??

        E mais ataques pessoais… não muda o disco hein!!

        Valeu!!

  6. Virou moda agora o grande e “rico” Brasil doar coisas a outros países. “Doamos” duas refinarias para a Bolívia e depois alguns helicópteros, perdoamos dívidas de países africanos (doamos dinheiro) e aceitamos calote de alguns vizinhos, doamos energia elétrica para o Paraguai através de aumento de tarifas aqui internamente..
    Ninguém entendeu ainda que está sobrando aqui e temos que doar para os demais…. compartilhar riqueza é um dever de países ricos como o nosso!
    Uma pena que estes demais países agraciados pela nossa generosidade não aceitem também doação de “políticos”, principalmente os apátridas!
    Abraços,

    • Fazer caridade com o chapeu alheio, para filar boia diplomática ta moda nesse governo meu caro.
      Por isso o Amorim foi para o MD

Comentários não permitidos.